Cenouras em Vasos
Legumes e Verduras

Cenouras em Vasos

Cenouras são uma ótima opção para qualquer horta porque podem ser plantadas praticamente o ano todo. Além disso podem ser cultivadas em vasos sem problema algum desde que haja espaço suficiente para as raízes se desenvolverem.

cen_01

Cultivar cenouras não é difícil, pelo contrario, depois de muito tentar e descobrir do que elas precisam para serem felizes, cheguei à conclusão que cultivar cenouras é bem fácil, mas têm alguns detalhes que precisam ser observados.

Plantio

Eu diria que as cenouras podem ser plantadas o ano todo. Eu já plantei no inverno e elas germinaram mesmo na friaca, mas o ideal é plantar do meio do verão até o fim do outono. Pelo que pude observar, quando a temperatura está mais amena aqui em SP mesmo fazendo bastante sol, leia-se no outono, as cenouras têm um desenvolvimento melhor e mais rápido.

As sementes devem ser plantadas no local definitivo, jamais no algodão ou em sementeiras para depois serem transplantadas. O transplante das mudas danifica as raízes e deforma as cenouras. Então sempre plante as sementes no local definitivo. Sempre!

As minhas cenouras são plantadas em vasos, afinal moro em apartamento, e nesse caso há duas opções: plantar cenouras do tipo bolinha, que cabem em vasos menores, ou plantar cenouras de tamanho normal, mas em vasos com pelo menos 20 cm de altura.

Têm vasos de plástico que são maleáveis e bem altos, uma ótima opção para as cenouras. Mas não há motivo para se preocupar com o vaso, porque dá para plantar até em garrafas pet.

cen_02
Vasos de mudas bem altos e ótimos para plantar cenouras

Para plantar as cenouras eu só uso a montagem de vasos que ensinei no blog se for um vaso bem alto e com espaço de sobra para o crescimento das raízes. Se o vaso for do tamanho limite, de 20 a 25 cm, eu não uso drenagem nem manta.

No plantio uso apenas o substrato pronto e húmus de minhoca na mesma proporção. Não uso torta de mamona, torta de algodão nem farinha de osso. O único adubo que eu usaria ao invés do húmus é o esterco, mas somente no plantio.

Ao preparar o vaso não se deve ficar apertando o substrato porque cenouras gostam de terra fofa e com boa drenagem. Então a mistura de substrato e húmus deve ser colocada no vaso de forma que fique bem solta.

Outra questão é que o substrato não pode ser muito rígido nem ter pedras, pedaços de galhos ou qualquer outra coisa que possa atrapalhar o desenvolvimento da raiz ou deformá-la.

Quando vou montar o vaso sempre deixo a mistura de substrato e húmus 3 dedos abaixo do limite de altura. Os brotos de cenoura nascem fininhos e altos, então plantando dessa forma tenho espaço para ir completando o substrato, que deve cobrir todo o caule. Isso é  muito importante para a formação das cenouras.

As sementes devem ser plantadas a uma distância de 5 a 7 cm uma da outra. Eu sugiro marcar onde elas serão plantadas antes de começar o plantio. Eu uso o cabo de uma das minhas mini ferramentas de jardinagem para fazer uma cova bem sutil para cada semente.

A marcação também pode ser feita usando palitos de dente. Basta pegar uma régua e posicionar a 5 cm das bordas do vaso e ir colocando os palitos a cada 5 cm na vertical e depois na horizontal, formando uma grade. Depois é só plantar uma semente ao lado de cada palito. Os palitos podem ser retirados logo em seguida ou deixados no vaso até que as mudas estejam mais firmes.

cen_11

As sementes de cenoura, seja qual for a variedade, devem ser cobertas por uma fina camada de substrato, suficiente apenas para cobri-las completamente. Como as sementes são muito pequenas, minha sugestão é molhar o substrato antes de plantar, após o plantio cobrir levemente com mais uma camada substrato e então regar com borrifador.

Felizmente as sementes de cenoura tem uma ótima taxa de germinação, mas devem ser mantidas úmidas. Facilita muito usar a técnica da estufa com plástico filme.

Quando as sementes germinam, o que leva entre 7 e 15 dias, um fino e comprido brotinho surge. Eu deixo ele crescer até aparecerem mais dois pares de folhinhas, então acrescento mais substrato e húmus para deixar por volta de metade do comprimento do brotinho coberto.

cen_05

Quando ele está um pouco mais desenvolvido vejo se todo o caule está coberto, se não estiver completo com mais substrato e húmus.

cen_04

Nesse ponto a base de onde saem novas folhas deve estar na linha do substrato, por isso é importante deixar aqueles 3 dedos de espaço sobrando no vaso.

cen_09

Cultivo

Depois que as sementes germinam as mudas precisam de solo levemente úmido e sol, muito sol. As minhas cenouras só começaram a se formar depois que coloquei o vaso em local de muito sol. Antes eu plantava as mudas, as folhas cresciam estioladas e as cenouras não se formavam.

O substrato deve ser mantido sempre úmido, mas sem encharcar pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes.

cen_07

Se ao longo do crescimento as mudas estiverem muito próximas será necessário fazer a retirada das mais fracas e amontoadas e manter apenas as mais fortes que estejam com um bom espaçamento entre si. Caso as mudas em excesso não sejam retiradas as cenouras podem ficar pequenas, finas ou mal formadas.

cen_08

Quanto ao adubo eu uso muito húmus no plantio e depois mantenho apenas a rega com adubo líquido 1 vez por semana.

É importante observar as cenouras ao longo do crescimento, especialmente quando começam a se formar. A parte que ficar exposta vai se tornar esverdeada e amarga, por isso o ideal é manter a cenoura totalmente coberta pelo substrato. Caso queira deixar levemente exposta para facilitar a observação do crescimento não tem problema algum, basta cortar essa parte antes de consumir.

Problemas e Pragas

A única praga que minhas cenouras tiveram foi o ácaro aranha. O bichinho é chato, mas controlei a infestação com exofre. Fora isso as mudas não tiveram problemas.

É importante estar atento ao aspecto das folhas. Se estiverem amarelando é sinal de que algo está errado, então observe com cuidado procurando pragas.

Além das pragas já conhecidas, existem alguns problemas que podem ocorrer com as cenouras e os mais comuns são:

– Cenouras não se formam: provavelmente é falta de sol ou excesso de mudas no mesmo vaso. Outro fator que pode influenciar é a temperatura, que se for muito alta pode estagnar o crescimento das raízes.

– Cenouras com topo verde e amargo: topo descoberto e exposto ao sol. A cenoura deve estar totalmente coberta pelo substrato ou basta cortar a parte verde ao consumir.

– Raízes deformadas: cenouras foram transplantadas, plantadas muito próximas e em grande quantidade ou o substrato é muito rígido, possui pedras ou outros elementos que prejudicam o crescimento das raízes.

– Cenouras com muitas raízes: quando você puxa a cenoura ela não deve ter muitas raízes penduradas ao longo do comprimento, se tiver pode ser excesso de fertilizante.

– Cenoura dura demais e fibrosa: substrato muito seco.

– Cenouras amargas: diz a lenda que elas ficam mais saborosas se a temperatura for amena e quando crescem em temperaturas muito altas ficam mais amargas. Nunca comparei sabores, então não posso afirmar, mas fica a dica.

– Cenouras rachando: isso pode acontecer quando o substrato fica seco e logo em seguida é feita uma rega muito abundante. Se esse processo ocorre continuamente as cenouras podem ficar com rachaduras longitudinais.

– Cenouras pequenas demais: excesso de mudas ou colheita prematura.

Colheita

O tempo de colheita varia de 65 a 100 dias dependendo da espécie, da época de plantio, entre outros fatores.

O ideal é colher quando a cenoura estiver com pelo menos 2,5 cm de diâmetro no topo. Para acompanhar o crescimento eu tiro um pouco do substrato ao redor da muda com o dedo mesmo só para ver de que tamanho as cenouras estão. Mas na verdade, se a criatura não for tão coruja assim com as plantas, basta esperar que normalmente as cenouras “pulam” do substrato à medida que crescem.

cen_06

Ao fazer a colheita das cenouras não descarte as folhas porque elas são comestíveis.

cen_00

Variedades

De todas as variedades de cenoura que estou cultivando, quatro no total, nenhuma delas é laranja. Uma das coisas mais interessantes que descobri quando decidi cultivar cenouras é que as originais não eram laranjas, eram roxas. Havia também as amarelas, brancas e vermelhas e as de coloração laranja foram criadas a partir dessas cenouras coloridas.

Eu achei incrível descobrir que essas cenouras coloridas e lindas são na verdade o que há de mais próximo das cenouras originais. Vale a pena pesquisar sobre a história das cenouras. É bem interessante!

cen_10
Cenouras da variedade branca lunar recém colhidas

As minhas sementes de cenouras coloridas vieram de saquinhos da Topseed e de um mix de cenouras comprado na loja Garden Mania, que recebi depois de uma boa dose de estresse.

As sementes que comprei na Garden Mania germinaram muito bem, quanto a isso não posso reclamar, mas essa foi minha última compra nessa loja depois de 2 compras que só chegaram com um atraso absurdo e sem que nenhum dos e-mails que enviei fosse respondido.

As sementes da Topseed também tiveram uma ótima germinação e dá para escolher exatamente as variedade que você quer comprar porque são vendidas separadamente. Entre as opções estão as cenouras amarela solar, branca lunar, roxa cosmic e vermelha atomic. Essas sementes são todas da linha Gourmet da Topseed e tem um preço mais elevado do que as sementes tradicionais, mas vale a pena por serem muito difíceis de encontrar e pelo prazer de cultivar cenouras coloridas.

Ao comprar as sementes é bom observar se são de inverno ou de verão já que algumas variedades se adaptam melhor a uma ou outra estação. Normalmente nos próprios saquinhos é possível encontrar essa informação.

Depois desse post enorme, que levei vários meses para escrever enquanto eu tentava encontrar a melhor forma de cultivar as cenouras, posso dizer que elas estarão sempre na minha humilde horta. Me tornei apaixonada por elas e não porque eu amo cenouras, eu apenas gosto, especialmente em forma de bolo e de preferência com cobertura de chocolate, mas apesar de não ser meu vegetal preferido não tem como não amar essas cores e sabores maravilhosos.

A idéia de colher cenouras e ver aquelas criaturas lindas uma de cada cor me traz uma alegria tão grande que fez valer a pena cada minuto que eu passei plantando sementes, arrancando mudas que não deram certo, plantando mais sementes e assim por diante até conseguir minhas primeiras cenouras, lindas e deliciosas.

Posts Relacionados

33 respostas para “Cenouras em Vasos”

  1. Boa tarde, gostaria de fazer uma decoração que ví mas não lembro como fazer, usando a cenoura como um vasinho,sei que deve se fazer um furo no meio da cenoura p/ colocar agua e ela vai soltando os brotos como flores e se usa suspenso por cordas finas sem machucar , poderia me ajudar, amei seu blog sei a sensação maravilhosa de quando um botão se abre, pura felicidade.Obrigada.
    Rosa Maria

    1. Rosa nunca vi nada parecido. Vou pesquisar sobre isso, mas no momento, como não conheço não consigo te orientar. : (
      Abraços Floridos

  2. Adorei as dicas!!!.
    Mas queria saber: se eu cortar a parte de cima da cenoura onde ficam as folhas, ela brota de novo e gera sementes?

    1. Adeilma acredito que qualquer um que tenha sementes comercializadas. Eu desconheço alguma variedade de agrião ou alecrim que não seja própria para consumo. Você também pode fazer estaquias a partir de galhos de alecrim e agrião comprados no próprio supermercado. Veja o post “Estaquia”.
      Abraços Floridos

    1. Adeilma tem um post no blog mostrando passo a passo como plantar cebolas. Busque por cebola e você encontrará ; )
      Abraços Floridos

  3. Boa note, gostei muito do seu post, vim aqui para tirar uma duvida quanto a colheita:

    Plantei varias cenouras no ano passado e estou com medo de colher na data errada, elas devem estar laranja na hora de arrancar?
    Tenho uma parecida com a 3 foto (de baixo para cima).
    Se passaram 89 dias a partir da data que plantei as sementes.

    1. Diego passe o dedo ao redor da cenoura e veja se está com um bom tamanho para ser colhida. Ela deve sim estar laranja, mas se a parte superior estiver exposta ficará verde, por isso é importante passar o dedo no substrato rente à raíz para ver se está bem formada.
      Abraços Floridos

      1. Entendi. Acaba ficando verde em cima por causa da clorofila. Colhi as cenouras mas não ficou no tamanho esperado. Não acho que colhi precoce, talvez o terreno com alguns detritos que atrapalharam o desenvolvimento delas.
        Agora fiz um canteiro e retirei toda a terra colocando novamente filtrando pedras e detritos. Vamos ver se agora fica legal. Estou plantando de pouquinho também, a cada 2 semanas, para proporcionar uma colheita mensal. O chato é esperar 90 dias novamente.
        Obrigado pela dica.

    1. Mari com certeza pega a cor das cenouras. A branca por exemplo é toda branquinha então o bolo não ficaria com aquela cor tradicional de bolo de cenoura, mas não recomendo a cenoura branca para bolo, o sabor dela é diferente, não combinaria na minha opinião.
      Abraços Floridos

    1. Josiane por volta de 7 a 10 dias, mas tenho cenouras que nasceram em 5 dias outras em 12, varia dependendo da época do ano, da temperatura e das condições que você mantém o vaso ou local de plantio. Mas no geral não é uma germinação demorada.
      Abraços Floridos

  4. Eu que ja estava achando que essa coisa de plantar sementes de saquinhos e colher fosse lenda urbana…pra ainda éh,rsrsrs já fi umas cem sementeiras e dessas só o maxixe e umas de tomates me dão orgulho, chegaram a umas seis folhas, o resto, estolam, morrem, minguam….já comprei vários substratos, humus, terra vegetal, farinha de osso e torta de algodão e vermiculita, porém acho que não estou sabendo usar na proporção certa …queria muito conseguir pelo menos Alecrim e Manjericão…agora vou seguir suas dicas e plantar cenoura, veremos….Adoro suas Dicas e as tenho seguido, pelo menos,germinar eu já consigo fácil, o problema é o desenvolvimento….Um abraço e obrigada por compartilhar.

    1. Olá Wilma! Se estão morrendo pode ser excesso de água ou falta, pode ser também tombamento (fungo). Se estão estiolando coloque em local que tenha sol da manhã ao invés de apenas luz indireta. Talvez o problema não esteja no substrato, mas sim no local onde elas estão e nas regas.
      Abraços Floridos

    1. Olá Andreia! Eu acho que dá certo sim. Eu nunca plantei, mas sei que as folhas brotam sem problemas, então imagino que com o tempo novas cenouras se formem. Vale a pena tentar!
      Abraços Floridos

  5. Bruna, parabéns pela sua plantação! Ficou muito bom o artigo.
    É uma benção poder plantar o nosso alimento orgânico. Estou querendo plantar beterraba e cebola, tomara que eu consiga, rsrsrs.
    Abraços!

    1. Oi Ana Paula! É maravilhoso sim. Sonho poder plantar tudo que eu gosto de consumir, mas numa varanda pequena fica ligeiramente difícil, kkk. O plantio da beterraba deve ser semelhante ao da cenoura. Nunca plantei, mas acho que deve dar para aproveitar bastante coisa desse post. Já a cebola eu só plantei a partir de outras cebolas para aproveitar as cebolinhas. Tem um post no blog sobre isso. ; )
      Abraços Floridos

  6. olá gostaria de tirar uma duvida com relacao ao substrato que voce usa. Ele não vem com humus adicionado? Não ja vem pronto para o uso?

    1. Olá Elayne! Ele vem pronto sim, não sei se com húmus especificamente, mas vem pronto e é de ótima qualidade, mas sempre acrescento húmus, acho fundamental para qualquer planta, mesmo plantada em um bom substrato.
      Abraços Floridos

  7. Bruna, amei muito o post! Se eu tava com preguiça de plantar cenouras, agora me animei muito! Não sabia que a topseed tinha das coloridas, achei que fosse só gringas! Vou procurar! Achei mto legal tb saber que as laranjas não são as originais, que coisa hein? E pq ela se popularizou? Será pq é de mais fácil desenvolvimento e mais resistente a pragas? Como é o sabor dessa branca? Adoro cenoura, sou doida pra provar das coloridas, amo bolo de cenoura com cobertura de chocolate tb, hehehe. Tenho vontade de plantar no chão e deixar florir tb, a floração é mto linda e acho que atrai abelhas! Vamos ver! Bjs!

    1. Oi Camila! Essa é uma daquelas variedades que você planta uma vez e quer sempre. Eu também fiquei surpresa de saber que as laranjas não são originais. Aliás descobri que o milho é a mesma coisa sabia… os milhos originais são lindos, super coloridos. É bacana descobrir essas coisas. A gente passa a olhar os vegetais que consome de outra forma. Agora nunca mais vou olhar uma cenoura laranja do mesmo jeito, kkkkk. Essa branca é deliciosa, achei diferente da cenoura normal, bem mais gostosa, mas não achei tão adocicada. Acho que as vermelhas e as roxas são mais doces. Com essas próximas mudas que tenho crescendo quero deixar pelo menos algumas florescerem, aí eu atualizo o post com as fotos das flores. ; )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *