Montagem de Vasos
Pouco Espaço Boas Soluções

Montagem de Vasos

Se tem algo que demorei para colocar em prática, e sofri por isso, foi a correta montagem dos vasos. Fiquei muito tempo colocando a camada de drenagem sem a manta e isso não era nada bom. Não era bom pra mim na hora de desmontar o vaso e separar o substrato da drenagem, normalmente argila expandida, nem para a própria planta que ficava com um sistema de drenagem menos eficiente.

Mas já faz um bom tempo que faço a montagem com todas as camadas que ela deve ter e agora vou mostrar como faço todo o processo, seja com vasos novos ou vasos que já estavam com plantas.

1º Passo: O vaso deve ter pelo menos um furo no fundo, caso o vaso não tenha, o furo deve ser feito. Se o vaso for novo eu borrifo bastante álcool por dentro e deixo secar. Quando o vaso já estava com outra planta, eu passo uma escova (dessas grandes de limpeza com cerdas) para tirar o excesso de terra, depois lavo com água (depende do tamanho do vaso, se for muito grande não lavo), borrifo álcool e deixo secar bem antes de plantar;

m_vaso_00

2º Passo: Depois de preparar o vaso, coloco a camada de drenagem no fundo. Eu costumo usar argila expandida que tem a vantagem de ser leve e facilmente encontrada em lojas de jardinagem, mas pode ser brita, pedaços de telha, isopor, entre outros materiais. Eu cubro completamente o fundo do vaso com a drenagem. O tamanho da camada depende do tamanho do vaso, se for um vasinho pequeno um ou dois dedos são suficientes, mas para vasos maiores uso 3 dedos na camada de drenagem, aproximadamente. Essa camada é fundamental porque evita que acumule água no fundo do vaso, o que pode apodrecer as raízes;

m_vaso_01

3º Passo: Colocar a manta de drenagem, também chamada de bidim. Eu corto um pedaço que cubra o fundo do vaso com sobra e o que exceder eu dobro. A manta não é cara, em lojas de jardinagem encontra-se com facilidade e dá pra usar em vários vasos. Ela é muito importante porque evita que o substrato se misture ao material que foi colocado no fundo, melhora o processo de drenagem e também evita que parte do substrato saia pelo fundo do vaso a cada rega. Tem quem ainda use uma camada de areia por cima da manta, antes de colocar o substrato, mas eu uso apenas a manta entre o substrato e a camada de drenagem;

m_vaso_04

m_vaso_02

4º Passo: Colocar o substrato e adubos usados normalmente por cima da manta. Cuidado para não tirar a manta o lugar ao misturar os adubos ou revolver o substrato com a pá;

5º Passo: Para finalizar pode-se usar uma cobertura como pedriscos, cascas de pinus e etc. Eu prefiro não usar porque acho que dificulta pra saber se precisa regar ou não e além disso, se a rega for excessiva, contribui para fungos.

Esse é o processo que faço para montagem de vasos. Coloquei algumas observações extras de coisas que não faço, mas podem ser feitas, fica a critério de cada um.

O 1º passo não é absolutamente necessário, mas acho bom fazer. Já o 2º e 3º passos considero fundamentais para plantio em vasos.

35 respostas para “Montagem de Vasos”

  1. Esqueci de colocar a manta e o substrato vaza pelo vaso de planta. Poderia até tirar a planta e corrigi isso, mas é um vazo de 75cm de altura e este manejo não será fácil. Tem alguma dica? Posso colocar a manta no fundo do vazo mas pela parte externa ?

    1. Crisliane a manta ajuda muito também a não misturar substrato e camada de drenagem e colocando no fundo não resolveria esse problema, mas realmente refazer um vaso de 75 cm não compensa rs. Pode colocar no fundo sim, mas é provável que mesmo dessa forma ainda perca substrato, porém vai ajudar.
      Abraços Floridos

    1. Dani depende do tamanho da jardineira, se for pequena não recomendo porque tirará mais do pouco espaço que já tem, mas se for uma jardineira grande você pode fazer sim.
      Abraços Floridos

  2. Se eu usar vasos de cerâmica impermeabilizados com neutrol, ainda preciso fazer o sistema de drenagem para o plantio de hortaliças?

    1. Marcia a drenagem e a impermeabilização tem funções distintas. Eu recomendo a drenagem em vasos maiores ou médios, se for uma floreira ou vaso pequeno plante direto sem drenagem.
      Abraços Floridos

  3. Se eu usar vasos de cerâmica impermeabilizados ocm neutrol, ainda preciso fazer o sistema de drenagem para o plantio de hortaliças?

  4. Olá tudo bem?
    Estou tentando montar um vaso mais está difícil.
    O vaso é de plástico e tem 60cm de altura, com furo embaixo e fiz mais 3 furos extras com a furadeira na parte baixa dele.
    Para a drenagem utilizei argila expandida + granilha grande + bidim, em torno de 6cm de altura.
    Coloquei 1 saco de 20kg de substrato e plantei 4 Sunpatiens, mas a água não penetra no vaso, ela fica somente na superfície formando uma lâmina d’agua sem baixar e sair pelo dreno.
    O que de o fazer?
    Grato.
    Henrique

    1. Henrique isso é por causa do substrato que você usou. Sugiro fazer uma mistura em partes iguais de húmus de minhoca e substrato e acrescentar para cada duas partes dessa mistura uma de esterco bovino. Faça isso e veja se há melhora. Quanto à montagem do vaso está perfeita.
      Abraços Floridos

  5. Bom dia, Bruna estou plantando algumas suculentas e tem algumas que nem se são suculentas, gostaria muito de ajudar pra mante las, estou fazendo o processo normal de plantas mas sem muita molhaçao

    1. Silmara eu te indico a Camila, do blog Diário de uma Sementeira, ela é altamente especializada em suculentas, rs. Quanto às não suculentas fique à vontade para tirar suas dúvidas.
      Abraços Floridos

  6. Foram otimas aees dicas.Gostaria d e saber como usar a manta para cobrir a terra e colocar pedras brancas por cima.As pedras vao continuar brancas ou se vao absorver a sujeira da terra.Estou falando do acabamento visual.

    1. Sonia nunca usei a manta para acabamento visual, mas acredito que ela deixe as pedras brancas por mais tempo, porem em algum momento acho que vão encardir. Como nunca usei não posso afirmar, mas acho que vale a pena testar.
      Abraços Floridos

  7. Fiz uns replantio de mudas hoje , como ñ tinha o material necessário improvisei com pedriscos de alvenaria e para cobri- las coloquei um pedaço de TNT Mas acho que ñ vai dar certo. Por favor me responda.

    1. Boa pergunta Mario, rs, acredito que funcionaria sim. Sinceramente nunca tentei nem pesquisei sobre isso, mas pode ser uma boa alternativa.
      Abraços Floridos

    1. Mara se for algo que permita a drenagem sim. Em casos pequenos pode-se usar filtro de café por exemplo.
      Abraços Floridos

  8. Olá, Bruna. Cheguei até o seu blog graças ao Google, para tirar uma dúvida sobre plantas e não pretendo mais perdê-lo de vista. Parabéns pelo conteúdo, é muito bom encontrar informações e dicas colocadas de modo fácil e prático. Uma dúvida sobre a montagem de vasos: posso usar o filtro de café como alternativa para a manta (bidim)?

    1. Obrigada Douglas : ). Quanto ao filtro de café pode usar sim, sem problemas. Ele provavelmente terá uma vida útil menor do que a da manta, mas funciona da mesma forma.
      Abraços Floridos

  9. Olá, ganhei no dia dos namorados desse ano, um vaso de begônia, linda, e replantei num vaso bem maior fazendo este mesmo processo, porém, não desinfetei o vaso com álcool. Ela continua linda, lotada de flores, mas estou notando que está aparecendo por fora do vaso umas manchinhas esbranquiçadas, meu esposo disse que está mofando e provavelmente vai alastrar por todo o vaso. O vaso é novo, comprei especialmente pra ela e meu esposo envernizou por fora para combinar com os móveis da sala. O que fazer? Pesquisando agora, vi que é bom impermeabilizar o vaso antes de plantar, informação que não tive quando ensinaram este processo de plantio e cuidados específicos com as begônias, em outro site…

    1. Josiane isso é complicado, rs. Eu já fiz uma experiência, testei vários métodos até chegar a um, mas não achei muito confiável e testes de ph específicos para solo são muito caros. Eu ainda vou publicar como testar o ph, mas não acho confiável e mesmo os testes mais caros, segundo os próprios vendedores de lojas de jardinagem, também não são tão confiáveis assim.
      Abraços Floridos

  10. Muito bom post, sem frescura!

    Eu tenho uns vasos com argila expandida e outros com isopor picado. Como tinha um predação de tecido sintético que passava bem rápido a água por ele, usei em substituição ao bidim. Até agora tudo bem!

  11. Bruna… seu blog revolucionou minha vida.. e a minha “horta” rsrsrs durante muito tempo as únicas coisas que sobreviviam nos meus vasos eram cebolinha e capim limão (sem contar ervas daninha!).
    Me custava muito conseguir fazer uma sementinha germinar, e quando raramente algo crescia.. logo era destruído por algum fungo, pulgões ou etc. Graças às suas dicas agora tenho praticamente uma quitanda!

    1. Olá Rakelita! Fico muito feliz de saber que o blog te ajudou a conseguir sua horta! Eu também demorei a ter sucesso com a minha e ainda não estou satisfeita. Ainda tem espécies que sofro para cultivar, rsrsrs.
      Abraços Floridos

  12. Bruna,eu nunca coloquei essa manta, é mesmo muito necessaria?
    ja procurei algumas vezes, pois sempre vejo especialistas falando dela, mas nunca encontrei

    Bjs

    Andreia

    1. Olá Andreia! Eu acho que é fundamental para vasos considerados como definitivos. A drenagem sem a manta não é tão eficaz e tem a perda do substrato. Para os vasos menores nos quais a planta vai ficar apenas por um período não vejo necessidade alguma, mas nos definitivos sim.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *