Hypoestes (Confete)
Folhagens

Hypoestes (Confete)

Eu adoro hypoestes, também conhecida como confete. Sempre foi uma daquelas plantas que eu via e, mesmo não tendo espaço, queria levar, nem que fosse pra ser forração no vaso de alguma outra.

hyp_18

Apesar de ser apaixonada por essas plantas e suas cores lindas, eu só comecei a vê-las prosperar aqui em casa recentemente com as minhas últimas aquisições que vieram de Holambra. Eu já havia comprado algumas mudas ao longo da minha vida de jardineira urbana, mas elas acabavam morrendo e eram dois os motivos: excesso de umidade no substrato ou pragas, normalmente cochonilhas.

O mais comum era que eu colocasse as mudas no escritório e nesse caso elas morriam por excesso de umidade. Demorei para perceber isso, mas o grande problema era que o substrato original acumulava água demais e como o escritório é um ambiente interno e com pouco sol direto demorava muito para o substrato secar, mesmo que aparentasse estar superficialmente seco.

Algumas mudas eu colocava na varanda e aí o problema eram as cochonilhas. Na época eu ainda sofria para lidar com elas e perdia muitas plantas por causa disso.

hyp_17

Depois de perceber esses problemas e descobrir como solucioná-los, eu finalmente consegui ter belas mudas. Atualmente tenho três hypoestes em um vaso com uma muda de blueberry, mas essas estão infestadas de cochonilhas e ainda estou tentando salvar as pobrezinhas, que não estão tão bonitas quanto antes.

hyp_19
Hypoestes que ficam no vaso com minha muda de blueberry

Também tenho outras duas hypoestes em um mini jardim (o xodó), que já nem está tão mini assim de tanto que elas cresceram.

hyp_09
Meu xodó: o mini jardim de fada

Quando montei esse mini jardim o centro das atenções, além da fadinha, deveria ser a serissa, mas as hypoestes cresceram muito e já estão tão grandes que ofuscaram a protagonista do vaso.

hyp_14
A fadinha Rosalie
hyp_13
Serissa

A planta em si é pequena e compacta, ótima para pequenos vasos e espaços. O grande atrativo das hypoestes são as folhas super coloridas e há vários “modelos” diferentes. Por enquanto tenho só dois, mas pretendo aumentar minha coleção.

hyp_11
Hypoestes de folhas verdes com manchas verde-claras
hyp_01
Hypoestes de folhas verdes com manchas rosadas

As hypoestes já são um espetáculo e as flores, apesar de discretas, são muito bonitas. Elas nascem ao longo do caule e são pequenas, chegam a ser difíceis de encontrar por causa do colorido da planta.

hyp_06

hyp_05

hyp_06

Tomando alguns cuidados as hypoestes são de fácil cultivo. O primeiro cuidado que se deve ter é com as regas. O ideal é manter o substrato levemente úmido. Se vejo que o substrato secou eu rego. Se ainda está levemente úmido na superfície ou logo abaixo dela (técnica de afundar um pouco o dedo no substrato), eu não rego, mas também não deixo secar demais.

Algo que eu costumo fazer quando compro vasos de hypoestes é trocar o substrato. Depois que passei a fazer isso a vida delas aqui em casa melhorou muito. Eu só consegui cultivar com sucesso as hypoestes quando passei a transplantá-las para outros vasos assim que comprava, trocando quase todo o substrato. Claro que essa troca exige que se tenha o cuidado de deixar a planta alguns dias fora do sol, mas vale a pena replantar.

hyp_15
Mudas de folhas verdes com manchas verde-claras dão flores rosas muito clarinhas, quase brancas

Quanto à luminosidade, alguns dizem sol pleno, outros meia sombra.  Sou a favor de deixar a hypoestes à meia sombra se o sol for forte demais, se não for elas podem ficar no sol pleno ou pegar apenas sol da manhã que vão ficar felizes.

hyp_08
Mudas de folhas verdes com manchas rosadas dão flores roxinhas

Uma questão muito importante, especialmente com as hypoestes, é observar a parte inferior das folhas para verificar se há pragas. Lógico que isso é importante para qualquer planta, mas no caso das hypoestes o formato da planta (pequena e compacta) compromete muito a visão da parte inferior das folhas e até do caule, com isso as pragas vão infestando a planta e não percebemos até que seja tarde demais. Se a planta começar a amarelar, parar de crescer ou se as folhas começarem a nascer enrugadas olhe atentamente a parte inferior das folhas e os brotos novos, porque provavelmente ela está infestada com alguma praga, mas se estiver não há motivo para pânico, no blog há vários posts sobre pragas e os melhores defensivos para combatê-las.

22 respostas para “Hypoestes (Confete)”

  1. Bom dia!
    Recentemente tive a oportunidade de visitar uma Exposição de flores e evariados tipos de plantas de Holambra. Fiquei deslumbrado e apesar de leigo tenho interesse em conhecer mais e a começar a cultivar. Adquiri quatro casos de hypoestes.

  2. Amo plantas e apaixonei por confete quando comprei uma muda estava linda agora com 3 meses ela cresceu e ficou feia com folhas rugadas porém dando flores o que faço pra elas ficarem bonitas

    1. Adriana folhas enrugadas pode ser sintoma de ácaros. Veja o post Ácaros do blog e tente identificar pelas fotos se são os sintomas da sua planta. Caso sejam use o enxofre dimy que é ótimo para esse problema. Além disso use o adubo liquido borrifando a planta uma ou duas vezes por semana. Para fazer o adubos líquido veja o post Adubo Prático – II.
      Abraços Floridos

  3. Olá ,boa tarde Comprei hoje no supermercado um vasinho pequeno de confetes Pensei que eles poderiam ficar no proprio vasinho que é pequeno e retangular Devo muda -las para um vaso de que tamanho ? Obrigada

    1. Luci um vaso médio vai mantê-los bem por um bom tempo. O dobro do tamanho de um vaso de violeta aproximadamente.
      Abraços Floridos

    2. Coloque 3 dentes de alho numa garrafa de 2 litros de agua, depois de 3 dias coloque 4 colheres em um borrifador de um litro e quando ouver sombra borrife em toda a planta! Problema reaolvido e planta brilhante viva e fortificada!!! Espero que tenha ajudado!

  4. bruna,

    Estou na dúvida se as que tenho são exatamente confetes.
    elas não tem muitas pintinhas rosas , são poucas , umas ou outras.
    Será que elas estão precisando de algum nutriente? e também ainda não deram as florzinhas…

  5. Tenho duas confetes, porém agora pararam de crescer e tem meia duzia de folhas cada uma, e essas folhas ficam com a ponta parece queimada, mas não ficam no sol direto.
    Você sabe o que pode ser e como posso melhorar o desenvolvimento delas?

    Obrigada!

    1. Katarina elas ficam pequenas, pode ficar trânquila, rs. Agora se você plantar abóbora como eu é motivo de preocupação., kkk.
      Abraços Floridos

  6. Bruna, faça uma calda de fumo pra jogar nas cochonilhas. É um “veneno” natural, eficiente e que não danifica as plantinhas, nem o solo. As proporções corretas não me lembro, mas da uma olhada pela internet que tem a receita certinha. Vc vai precisar somente de um pedaço de fumo de corda (encontra em tabacarias), água e sabão. Acaba com cochonilhas, pulgões, caramujos, etc =)

    1. Livia já testei fumo e não acho o mais eficiente para cochonilhas. Uso neem, sabão de côco e álcool contra elas. O fumo é mais eficiente contra pulgões na minha opinião.
      Abraços Floridos

  7. Tenho delas no meu quintal ao ar livre. Comprei 3 vasinhos delas no supermercado no natal. Uma se cada cor… aí resolvi replantar no chão…. deu super certo. Elas ficaram lindas e super saudáveis…. resultados, nasceram as flores, e quando elas secrama foi uma infestação de mudas…. não sei nem mais pra quem eu dou…. digamos que tem umas 300 mudinhas ainda no meu quintal….. só tenho uma dúvida…. posso podar? Se sim, quando?

  8. oi bruna!

    Estou começando agora nessa vida de jardineira de apartamento e sou totalmente leiga, estou começando a pesquisar agora!
    existe um tipo de substrato ideal para os confetes?

    1. Débora eu uso o biomix para todas as plantas e misturo outros adubos como húmus e adubo à base de algas. Com certeza existe uma mistura mais apropriada para hypoestes, cada planta tem necessidades diferentes, mas sinceramente eu não me atento muito a isso (faça o que eu digo, não faça o que eu faço, RS). Quem sabe numa próxima fase mais avançada na jardinagem eu comece a estudar os seus tratos. Kkk
      Abraços Floridos

  9. Boa noite, Bruna.

    Estava pesquisando sobre a planta Confete para saber melhor como cuidar de uma que tenho aqui em casa e achei o seu site. Estava olhando suas fotos, que estão muito boas por sinal, e reparei que você tem o Confete num Jardim de Fadas. E ultimamente estou procurando muito esses enfeites para Jardins de Fadas e não encontro nada aqui no Brasil. E lá fora, por conta do Dolar, o valor está bem salgado. Você comprou por aqui mesmo? Poderia me dizer onde? Muito obrigado e parabéns pelo site.

    1. Jeversoneu entendo sua dificuldade. Eu só achei em uma loja no ebay as minhas fadinhas lindas (vou fazer um post sobre elas depois, aliás, rs) e mesmo quando o dólar estava baixo saiu caro porque fui taxada. Aqui no Brasil não achei nada nem remotamente semelhante, o máximo que achei foi uma fada na feira de Embu das Artes, mas não era tão delicada quanto as outras que comprei no ebay numa loja só de itens para jardins de fada. Fico frustrada aqui com isso, querendo mais itens e não acho. Se eu achar um site bom ou alguma loja eu publico no blog.
      Abraços Floridos

  10. Oi Bruna! Amo os confetes, são lindos né? Tenho vermelho, rosa e branco, todos com verde… o problema mesmo são as cochonilhas que amammmmm essa planta, igual os coléus… (alías, vc tem coléus? tenho uma pequena coleção, sou apaixonada, mas as cochonilhas amam tb. Então, sobre os confetes, os meus ficam no tempo mesmo, no quintal, pq nem tenho espaço fechado pra por… aí estão tomando todas essas chuvas desses dias e estão indo bem. Ficam no sol pleno na manhã apenas. Elas crescem horrores se por em vaso grande, e se por em vaso pequeno as raízes tomam conta e elas atrofiam. Acho que o caso da sua morrer no escritório por conta de ficar molhada era o ambiente ser interno mesmo. E pra ela ficar bonitinha, é bom podar quando vai esticando, pra conservar o aspecto de forração! Bjos! (ah, amo serissa tb, tenho dois tipo!)

    1. Oi Camila! São maravilhosos! Estou atrás dos que tem fundo rosa e vermelho. Coléus eu não tenho por enquanto. Esses confetes eu vou podar assim que pararem de florir, mas estão dando horrores de flores e fico com pena de podar. Mas agora com a chegada do outono vou podar várias plantas.
      Beijos Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *