Mudas de Violeta
Flores

Mudas de Violeta

Finalmente, depois de algumas tentativas frustradas no passado, consegui fazer mudas de violeta a partir das folhas. Eu já havia tentado tanto utilizando o método de plantar direto no substrato quanto colocando na água, mas em nenhum dos dois casos eu tive sucesso. Por causa dessas tentativas mal sucedidas eu desisti por um bom tempo, mas, agora com mais experiência, resolvi tentar novamente.

Violetas são plantas que eu adoro e tenho 3 delas, duas mini (amo!) e uma de tamanho normal. Fiz mudas a partir das folhas de cada uma e também recebi algumas das violetas da Camila.

Comecei fazendo o de sempre, pesquisando, afinal dessa vez era para dar certo e eu tinha que entender onde errei. Coloquei tudo que já sabia mais o que aprendi em prática e depois de ver os resultados vim mostrar o passo a passo.

A primeira coisa a ser feita é cortar as folhas. Deve-se selecionar as folhas mais velhas, as da base da planta, mas desde que estejam saudáveis.

Violeta
Essa folha mais comprida que aparece na foto é a ideal para ser retirada, é uma folha grande, bem desenvolvida e está bem na base da planta

O corte deve ser feito próximo à base, mas não precisa ser muito rente. Com a folha já cortada o ideal é deixar apenas entre 1 cm e 1,5 cm do caule.

Folha Cortada da Violeta
Folha já cortada, mas ainda com todo o caule
Folha de violeta cortada
Folha com o caule cortado no tamanho ideal

Depois de cortar a folha prepare um vaso com partes iguais de substrato, húmus de minhoca e areia de rio ou de construção. Eu gosto de usar areia média, mas acredito que a fina também possa ser usada, o importante é preparar um substrato solto, que é o ideal para elas. Outras misturas podem ser usadas, mas como só testei essa não posso emitir opinião sobre as demais.

Ao plantar deve-se colocar a folha levemente enterrada, falando em números eu diria que 0,5 cm seria bom. A questão é que o ideal pode não ser tão fácil de fazer, a folha cai, o substrato solta, a pontinha levanta, mas há solução. Eu uso dois palitos de dente atrás da folha para dar suporte.

Folha da violeta amparada por palitos de dente
Folha da violeta amparada por palitos de dente

Depois de plantar e acomodar a folha regue uniformemente. Daí para frente basta manter o substrato úmido, mas sem encharcar, caso esteja úmido demais a folha pode apodrecer.

Folha da violeta plantada
Folha da violeta plantada

Considerando que tudo foi feito adequadamente e estão sendo mantidas as condições ideais basta esperar, esperar muito. Eu plantei algumas folhas das minhas próprias plantas em 14/03 e no dia 02/04 observei que estavam enraizadas e bem presas ao substrato. No dia 06/04 recebi da Camila mais algumas folhas e as plantei.

No dia 17/06 vi o primeiro broto em uma das folhas que a Camila me mandou.

Broto de violeta
Muda feita a partir da folha da violeta

Broto de violeta

Havia ainda outra folha com um brotinho bem pequeno surgindo no substrato.

Folha de violeta com brotação
Outra folha de violeta com brotação

Folha de violeta com brotação

As minhas folhas, apesar de terem enraizado bem antes ainda não tem brotos.

As folhas estavam no vaso do trevo roxo, mas quando vi o primeiro broto transplantei todas para vasinhos individuais.

Mantenho com elas os mesmos cuidados que teria com uma violeta adulta. Muita luz indireta com algumas poucas horas de sol, mas filtrado pela janela e substrato mantido levemente úmido.

Vou atualizando o post à medida que os brotos crescerem.

13 respostas para “Mudas de Violeta”

  1. Boa noite gostaria de saber se no Brasil tem algum grupo de violetas, amo mas não tenho muitas sorte ou nas sei lidar com elas, gostaria muito de fazer parte de um grupo para aprender e conseguir novas variedades, já tive muitas hoje tenho 4 tamanho e 2 minis. Tem reproduzir as mini as folhas de continuam na água e da outra as duas folhas apareceram.Não sei o que estou fazendo de errado. Aguardo e obrigado.

    1. Sandra no Facebook deve ter algum grupo só de violetas, vale a pena procurar por lá ; ). Quanto às folhas é comum que demore muito para as folhas começarem a se formar. Se as folhas estão saudáveis e enraizadas só aguarde.
      Abraços Floridos

  2. Oi, boa tarde!
    Não acho substrato facilmente na minha cidade. Posso plantar a folha da violeta na terra comum, de quintal, junto com esterco de vaca?

    1. Tatiana acrescente um pouco de areia para ficar mais leve. Coloque duas partes de terra e uma de areia. Se tiver húmus acrescente na mesma proporção da terra.
      Abraços Floridos

  3. Oi Bruna!
    Também estou muito feliz com minhas mudinhas de violetas!
    Plantei de forma semelhante e as minhas estão com muitas folhinhas próximas ao caule da folha mãe/adulta. Será que a folha mãe vai atrapalhar o crescimento da muda? o que fazer com ela?
    Abraço e obrigada!

    1. Dannusa quando as mudinhas já estiverem um pouco maiores e já com mais raízes o ideal é retirar a folha mãe ou apenas cortar. Eu optei por cortar, mas você retirar se quiser, separando as novas mudas da folha mãe, mas deve ter muito cuidado para não danificar as raízes.
      Abraços Floridos

  4. Eu plantei uma violeta e nasceram duas folhinha e um dia eu fui ver e elas estavam caídas no chão e náo sobrou nem uma folhinha na minha violeta e eu n sei se a violeta morreu

    1. Eliana já nos falamos por e-mail e como conversamos provavelmente foi o excesso de Fertilizante próximo demais à raiz.
      Abraços Floridos

  5. Plantei 2 folhas há algum tempo. Acho que fiz tudo que vc falou aqui: características das folhas, substrato mais soltinho (apesar de que eu usei humus e substrato para orquídeas). De tudo que vc falou, talvez a água esteja sendo pouca. É difícil de saber no inverno! Mas enfim, estou aguardando.

    1. Mari demora muito pra dar a muda, então dependendo do tempo é normal. A água é importante. Se você puder fazer algum tipo de vaso autoirrigável que mantinha o substrato úmido sem encharcar é o ideal.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *