NATAL, Flores e Frutos
Meu Jardim

NATAL, Flores e Frutos

O Natal sempre passo com minha família na casa dos meus pais. Além de mim, minha mãe e meu irmão também adoram plantas e sempre levo algumas mudas que eu cultivo de presente para eles. Da última vez que estive lá, antes do Natal, levei algumas espécies entre elas uma muda de tomate peche blanche e não acreditei no quanto o tomateiro cresceu. Quando cheguei lá já estava com 15 tomates e muitas flores.

cabo_frio_09 (1) (1)

cabo_frio_08 (1) (1)

A acerola, essa não fui eu que levei, também está maravilhosa, lotada de flores e dando frutos enormes e muito saborosos.

cabo_frio_05 (1) (1)

cabo_frio_03 (1) (1)

cabo_frio_04 (1) (1)

Entre as frutas também têm as romãs, lindas e super doces.

cabo_frio_02 (1) (1)

Além de algumas frutíferas, tem as flores…

cabo_frio_01 (1) (1)
Onze horas
cabo_frio_06 (1) (1)
Um dos vasos forrados de onze horas
cabo_frio_10 (1) (1)
Essa não sei o nome, mas a folhagem dela é linda assim como as flores
cabo_frio_07 (1) (1)
Lágrima de cristo rosa

Na volta para casa, já sentindo falta dos meus pais e do meu irmão, pude rever meus filhotes felinos que estavam carentes e com muita saudade e minhas plantas que sempre sofrem um pouco na minha ausência apesar de receberem cuidados.

Quando cheguei fui ver meu novo bonchi e a variegata já está formando frutos e com vários botões, e ela tem apenas 10 cm de altura.

bonchi_II_dia_05_ (1) (1)
Meu novo xodó, o bonchi de variegata com tagetes e barba de moisés
bonchi_II_dia_05__ (1) (1)
Variegata com dois frutos começando a se formar e alguns botões

Outra que está linda e me dando muitas alegrias é a jalapeno purple. A planta está grande e muito vigorosa, além de estar sempre com botões.

jalapeno_purple_01 (1) (1)

jalapeno_purple_02 (1)

Minhas outras pimenteiras também estão muito bonitas apesar de menores por serem mais jovens. Todas estão cheias de botões e as flores já estão abrindo!

pimentas_01 (1) (1)
Na foto há duas leopards e duas cabaças roxas

Fiquei super animada também com as sálvias que a Camila me mandou. Quando voltei já tinham crescido um pouco mais. Não vejo a hora de ver as flores.

salvia (1) (1)

Outra que me enche de expectativa é a mirabilis. Está crescendo enlouquecidamente. Nessa foto está com 28 dias.

mirabilis (1) (1)

Minha hortelã está linda como sempre e crescendo cada vez mais. Essas mudas foram feitas a partir de estaquia e estão com uma cor verde linda e brilhante. O segredo: leite, elas amam e evita que tenham ferrugem, eu borrifo uma ou duas vezes por semana.

hortela (1) (1)

Ultimamente tenho vários xodós e um deles são as mudas de melão andino. São peludinhas e super fofas. Fico ansiosa querendo ver as flores e os frutos dessa espécie.

melao_andino (1) (1)

Essas foram algumas das flores e frutos que fizeram parte do meu Natal. Depois vou mostrar em outro post as flores, os pássaros e as lindas paisagens que fizeram parte do meu Ano Novo.

25 respostas para “NATAL, Flores e Frutos”

    1. Elieth veja o post Fungicida Natural para Tomateiros, lá tem toda a explicação sobre como usar.
      Abraços Floridos

  1. Obrigada Bruna. Vou seguir as dicas. No
    tomateiro estou usando sua receita de neem com sabão de coco. Estou pensando em começar uma horta vertical na pet e queria saber qual o melhor substrato para plantar alface. Dá certo germinar semente de alface? Depois de germinar no algodão planto direto na pet ou no vaso com o filme como vc ensinou? São muitas dúvidas kkkk obrigada

    1. Annelize eu gosto muito do biomix e agora tem uma versão orgânica que é maravilhosa. Você pode usar outros substratos de outras marcas, mas se achar esse eu recomendo que use. Compro sempre na Cobasi Ceasa. Use também húmus de minhoca misturado ao substrato sendo 1 para 1 a proporção. Meus alfaces sempre foram germinados por mim, não confio na compra das mudas já desenvolvidas por achar que não serão realmente orgânicas. Germinar sementes de alface é bem simples e germinam muito rápido no algodão, o problema é manter as mudas que são bem frágeis, mas assim que germinar pode transferir para o vaso com plástico filme, tome cuidado com vento porque as mudas não resistem e evite regar demais porque são sensíveis ao tombamento (fungo). Qualquer outra dúvida estou à disposição ; )
      Abraços Floridos

  2. Olá. Estou iniciando como jardineira amadora kkkk e amei seu site!!
    Gostaria de saber se vc tem alguma dica para plantar acerola em vaso e como cuidar e também o limão siciliano.
    Outra coisa meu tomate cereja está com
    bichinho verdinho e formigas? O que devo usar? Obrigada!

    1. Annelize acerola gosta de água, então mantenha o solo levemente úmido e não deixe secar muito entre uma rega e outra. Já o limão é o oposto, não gosta de muita água, deixe o solo secar entre uma rega e outra. Frutíferas em geral precisam de muito adubo, então não deixe de adubar regularmente. Os bichinhos verdes podem ser pulgões ou cochonilhas, tem posts no blog ensinando a combater os dois, pesquise por esses nomes ; )
      Abraços Floridos

  3. oi, Bruna! Conheci seu blog há pouco tempo e estou relendo todos os posts antigos, portanto espere comentários meus, kkkkkkkk!!!!! Deixa eu te perguntar, essa dica do leite na hortelã, faço a diluição para borrifar igual vc ensinou no outro post, a 10%? E borrifo sempre só nas folhas, e não uso para regar? Minhas hortelãs crescem sempre tão lindas, e de repente queimam e morrem… mas ainda não desisti, pois amo hortelã!

    1. Olá Patrícia! Isso mesmo, use a diluição de 10%. Aqui eu preparo somente o que vou usar na hora e o que sobra após borrifar eu despejo nos vasos, senão o cheiro no borrifador fica terrível. Se as hortelãs estão com aspecto queimado, folhas com manchas marrons provavelmente é ferrugem e o leite resolve isso, mas se o caule fica escuro próximo à raiz é apodrecimento, nesse caso você deve diminuir as regas.
      Abraços Floridos

  4. Gostei…. muuuuito… do seu novo post. Os assuntos bem dimensionados e as fotos simplesmente deslumbrantes. Como sempre: muita eficiência na hora de descrever. Parabéns…
    Aguardamos os pássaros, flores e paisagens do Ano Novo…

  5. Olá Bruna, suas plantinhas estão bem vistosas! A dica do leite na Hortelã foi bem legal e tem dica para o substrato? Essa forração de florzinha amarela parece ser a Gazania rigens, coincidentemente tirei uma foto dela esse final de semana, quando fizer um post sobre forração pretendo utilizá-la,,, E não posso deixar de citar sua foto da Lágrima de cristo rosa, que além de bela é atrativa para os beija-flores… Parabéns pelo post!
    Jardinet – O jardim virtual das flores e beija-flores!

    1. Olá Juliana! Obrigada pelos elogios. O substrato eu faço igual para todas, substrato pronto biomix (se achar) e húmus de minhoca, e a hortelã gosta de água. Obrigada pela dica quanto à gazania. 😉
      Adorei seu blog! Fiquei encantada com o post sobre beija-flores. As fotos são suas? São magníficas!
      Abraços Floridos

  6. As plantas estão lindas Bruna! Que beleza os tomateiros! Aqui desisiti, mesmo com leite elas estavam fungando muito! =( E as pimenteiras estou numa guerra com a larva minadora… todo dia tem uma ou duas folhas de alguma pimenteira infestada e tenho que podar… duas tive que fazer uma poda drástica. As ipoméias que vc me andou estão indo bem e estou com 4 mudas de pimentas que me enviou, estão saudáveis! A variegada que é minha paixão esão fofinha! Que gracinha a sálvia! Elas crescem rápido, vc vai ver! E depois dão mtos sementes! As mirabilis tb depois viram praga, rss, dão infinitas sementes! Doida pra ver as próximas fotos! Beijos!

    1. Oi Camila! Que pena que desistiu dos tomates. Aqui levei muito tempo para conseguir ter sucesso com eles. Estou louca pra ver as flores da salvia e da mirabilis. Espero que não me torturem por muito tempo, rs.
      Beijos

  7. Feliz Ano Novo, que 2014 venha com muitas novidades, flores, frutos, e por ai afora. !!!!!! Ah, como acabo com as pulgas (pulgas mesmo !!!!) de minhas petunias ???? e as cochonilhas, estao acabando com as minhas onze horas e as lagartas com minhas couves !!!!! Kkkkk, a bicharada esta solta no meu jardim !!!!! Abracos.

    1. Olá Luzia! Obrigada, também desejo um 2014 maravilhoso para você 😉
      Em cães e gatos eu uso frontline para pulgas, mas em petúnias eu não sei, rs. Acho que você poderia tentar a solução de cravo e álcool. Preencha o fundo de uma garrafa plástica de 500ml com dois a três dedos de cravos. Complete a garrafa com álcool e deixe uma semana descansando. Depois aplique ou borrife onde tem formigas, mosquitos, pulgas, etc. É o melhor repelente natural que conheço. O problema para formigas por exemplo é que tem que tomar muito cuidado ao aplicar porque mancha o rejunte e não sai de jeito nenhum. Não sei se seria prejudicial aplicar na planta, mas talvez borrifando só no substrato não tenha problema. Nunca testei num caso desses.
      Para as cochonilhas use o combo super top plus. Acredito que funcione com as lagartas também.
      Abraços Floridos

  8. Oi Bruna, muito lindo seu jardim, tudo é plantado em vaso? Moro em um apto térreo e estou começando meu jardim, e estou tendo alguns problemas com cochinilha na minha árvore da felicidade e pulgões na minha árvore primavera. Quanto ao leite que você utiliza nas plantas pode ser integral e qual seria a medida? Um beijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *