Projeto Bonchi
Legumes e Verduras

Projeto Bonchi

Tudo começou quando conheci o site do Fatalli. Entrei para procurar sementes de algumas espécies de pimenta que eu queria e acabei encontrando muitas informações interessantes sobre cultivo de pimentas, entre elas um artigo falando sobre o bonchi.

Bonchi, segundo o Fatalii, é um apelido para bonsai chiles ou bonsai de pimenta. Como eu sempre gostei de bonsais, apesar de só ter tido um anos atrás, e adoro pimentas, resolvi aceitar o desafio e tentar criar meu próprio bonchi.

A Escolha da Planta

Basicamente qualquer espécie de pimenta serve, mas como é um bonchi e o objetivo principal não é a colheita dos frutos eu sugiro que você use espécies consideradas ornamentais como a numex twilight, bolivian rainbow, black pearl, variegata, etc, que vão dar bonsais muito bonitos.

O Crescimento

Como sugerido no link do site fatalii.net eu usei uma planta já desenvolvida ao invés de começar o bonchi da muda ainda jovem. Fazendo dessa forma você tem um bonchi bonito e já com “cara” de bonsai muito mais rápido.

Então plante a semente normalmente em num vaso médio, depois em um bem maior, o maior possível, e quando estiver mais desenvolvida, com um caule que tenha um aspecto mais velho, você faz o bonchi.

Preparo do Bonchi

Poda

Essa etapa sempre parte o meu coração.

Você deve escolher a planta que quer usar para o bonchi e fazer uma poda drástica. Tire todas as folhas e deixe apenas o tronco principal e ramificações. Dependendo do tamanho da planta você pode podar  a gema apical dos ramos principais e tirar os ramos menores e todas as folhas. Tudo vai depender do formato que você quer dar ao bonchi e do tamanho da planta. A poda é algo mais complicado e sugiro pesquisar bem sobre o assunto caso você não tenha conhecimento. É muito extenso para explicar tudo nesse post.

Faça a poda sempre na lua crescente.

Vaso

Procure um vaso para bonsai. Não serve aquela tigela bonitinha que você tem em casa, tem que ser vaso com furo. O tamanho depende do que você quer fazer, mas não sugiro nada muito minúsculo.

Substrato

Esse assunto rende… Basicamente você deve ter um substrato bem drenável que não fique muito compacto. Eu usei basalto (usado em aquários) misturado ao substrato biomix. Usei 40% de basalto na mistura e acrescentei um pouco de húmus. Tem funcionado perfeitamente, mas existem várias misturas que podem ser usadas em bonsais e até substratos prontos, em blogs e fóruns específicos de bonsais tem muita informação para quem quiser se aprofundar no assunto.

Ao invés do basalto também pode ser usado o cascalho de rio, mas na época eu só tinha basalto em casa então foi ele mesmo.

Rega e Adubo

Coloquei rega e adubo no mesmo tópico porque vão sempre caminhar juntos. Como o bonchi tem pouco espaço para substrato a planta precisará que você forneça muitos nutrientes para que ela possa crescer saudável, por isso a cada rega você vai usar adubo líquido ou pelo menos 2 vezes por semana. Pelo menos é como eu cultivo meu bonchi e tem dado muito certo.

As regas devem ser feitas apenas quando o substrato estiver seco, mas certifique-se de que realmente está seco colocando o dedo no substrato. Excesso de umidade pode apodrecer as raízes, mas as regas devem ser feitas sempre porque o bonchi tem pouco substrato e ele seca rapidamente com isso você pode perder facilmente a planta. Então a atenção com as regas deve ser muito maior do que com qualquer outra planta.

Manutenção

Mantenha a planta em local sem muito sol direto se o sol for muito quente porque o vaso tem pouco substrato, seca rapidamente e você pode perder a planta. Sol da manhã é o ideal.

Decoração

Você pode usar o musgo, que é muito comum em bonsais, pedras em geral, pequenos enfeites, forrações bem pequenas e delicadas como a barba de moisés, etc.

Eu aproveitei meu bonchi para fazer um jardim de fada e amei o resultado.

Meu Bonchi

Usei uma muda que eu tinha podado radicalmente alguns dias antes por causa dos ácaros. Eu ia descartá-la, seria o correto, mas eu não tenho coragem, protelo ao máximo, fico com pena, me apego demais às minhas plantas, então podei e comecei o novo tratamento com enxofre. Como decidi que ia fazer o bonchi peguei essa muda que já estava podada.

Comprei o vasinho de bonsai, preparei o substrato e fiz todo o plantio como expliquei aqui no dia 15/07/2013. Fui mantendo as regas e usando o adubo líquido e minha pimenteira reviveu e ficou linda!

Fazer esse bonchi foi uma experiência ótima e vim mostrar todo o progresso da minha pimenteira que teve uma segunda chance. Agora ela vai para um vaso maior e vai viajar para a casa dos meus pais e outra vai ter lugar no meu vaso de bonchi.

Clique na primeira foto e passe uma a uma para ver toda a galeria ou clique em cada foto individualmente para ampliar.

13 respostas para “Projeto Bonchi”

  1. Boa tarde Bruna.
    Bacana o projeto.
    Você tem fotos recentes dele?
    Deve ficar legal com biquinho, cumari, etc. Vou tentar. Já estou trabalhando em um bonsai de limão cravo e quero muito desenvolver as técnicas necessárias.

    Obrigado!

    1. Fernando hoje ele está desativado esperando sua nova moradora, mas já fiz bonchi de murupi, variegata e sweet banana nesse mesmo vaso. A próxima será pimenta pirâmide ornamental. Certamente mostrarei o resultado no blog. : )
      Abraços Floridos

  2. Bruna gostaria de saber se no caso das pimenteiras, essa calda de leite pode ser aplicada? as pimenteiras sofrem com a mesma praga que atacam os tomateiros, emboloram as folhas fazem os brotos ficarem mirrados e por fim secam, só que ao contrario dos tomateiros as pimenteiras resistem por muito mais tempo renovando seus brotos que logo são atacados novamente.
    At. Josafá

    1. Olá Jorge! Obrigada pela visita e por se colocar à disposição. Eu infelizmente ainda não posso ter grama, mas certamente alguns leitores devem ter dúvidas. ; )
      Abraços Floridos

  3. Pois é, aqui essa época até que não tem mtos ácaros, e pulgões raros, tem mais aquela cochonilha branca, mas onde vejo esmago com o dedo. Aqui eu amtei algumas suculentas pela mania de regar demais, hehe. Mas vai indo! Vc vai ficar louca com as que comprei, hehe. A gente fica mais louca ainda pq as danadas são baratas… depois mostra os filhotes de sementes das sucus! Beijos!

    1. Eu já vi suas novas suculentas e já surtei obviamente, rs. Eu só estou conseguido manter o auto-controle para não comprar mais sementes e mudas, especialmente as de lithops, porque ando estudando tanto antes de depois do trabalho que não tenho tempo de pensar em nada, mas mesmo assim é difícil. Depois que entrei numa comunidade de troca de sementes no face piorou mais ainda, mas o que que eu fui fazer lá também eu não sei né, kkk.
      Beijos Floridos

    1. Olá Camila! Eu amei a experiência. Já levei essa pimenteira para os meus pais e montei outro jardim de fada/bonchi, rs. Dessa vez fiz com uma variegata que insiste em ficar pequena apesar de já estar florescendo e acrescentei duas mudas pequenas de tagete e um ramo de barba de moisés para fazer a forração. Está mais fofo do que ficou com a minha murupi.
      Você vai amar fazer um. : )
      Beijos Floridos

      1. Aiii, depois põe foto! Deve ter ficado lindo! Acho que vou aproveitar uma pimenteira ali que nem sei qual é que tive que podar todinha pq estava cheia de larva minadora… aqui dá mto nas pimenteiras… vc não tem aí não esse problema? A variegada que vc mandou semente tá tão fofinha… depois te mando foto! Tem duas Thai Dragon e uma da Neide que vingaram tb, mas estão menores! Torcendo pra variegada vingar, sou mto apaixonada nela! Fico namorando as suas, rss. A pimenta dela é comestível ou é só ornamental? E como vão as suculentas? Lembra aquele cactário que te mandei no face? Comprei lá outro dia, amei! TÔ fazendo outra encomenda… quando chegar essa posto tudo de uma vez no blog! Comprei 6 lithops, são a coisa mais fofa! Beijos!

      2. Oi Camila! Coloquei foto do meu novo bonchi no post de Natal. Aqui nunca tive esse problema, ainda bem, mas quem aparece nessas épocas de calor são os pulgões. Não causam estrago porque controlo, mas todo ano aparecem. Felizmente os ácaros estão sob controle com o enxofre. A pimenta da Neyde fica linda também, mas a variegata é um espetáculo. Adoooooro! Pode comer a pimenta, mas não tem sabor, só ardência. A thai tem sabor, mas arde tanto que nem dá pra sentir, rsrsrs, a da Neyde dizem ser muito saborosa, mas a minha ainda não deu frutos apesar de estar dando muitas flores. Manda foto da variegata sim, adoro ver minhas netas por aí, rs. Aliás postei foto de uma das suas. ; )
        Minhas suculentas estão bem. Perdi duas na verdade e tem duas que estão em estado crítico, mas foi excesso de sol, queimou as folhas ; (. As outras estão bem bonitas e minhas bebês estão crescendo, fora as que plantei da semente e estão fofinhas também.
        Não quero nem ver esse seu post que não vai me fazer bem, kkk, estou tentando me controlar para não comprar mais nenhuma semente, nem nenhuma planta para ver se consigo diminuir bem a quantidade de sementes que tenho. Sou louca por lithops, já namoro as sementes deles no Garden Mania faz tempo, rs.
        Beijos Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *