Erva do Gato, Catnip ou Gatária (Nepeta cataria)
Ervas e Temperos

Erva do Gato, Catnip ou Gatária (Nepeta cataria)

 

Se você é gateira, e isso não quer dizer apenas que tem gatos, mas que os ama e nutre por eles uma admiração, provavelmente já ouviu falar na erva do gato ou catnip ou gatária, aquela plantinha que dá um barato nos felinos.

Sim, eles ficam loucos quando estão em contato com a erva. Se você nunca viu essa cena recomendo pesquisar vídeos na internet para ver como é. Alguns gatos ficam dengosos, outros agitados, outros agressivos (nesse caso não recomendo oferecer a erva), mas a maioria deles só ficam doidões, rolando no chão, se esfregando, nada demais. É muito bonitinho de ver.

Se você gosta de gatos esse livro é uma delícia de ler. Eu amei! Clique na imagem para comprar na Amazon!

Eu sou gateira e sempre quis plantar catnip para o meu gato Diego, na época só tinha ele, mas agora tenho também o Igor, meu caçula.

Diego sempre adorou ursinhos recheados de catnip e eu poderia continuar comprando, mas além de gostar de cultivar, gosto de fazer tricô. Então decidi unir o agradável e o mais agradável e cultivar minhas próprias mudas de catnip para desidratar a erva e rechear os brinquedos que eu fizesse para eles.

Eu também poderia comprar catnip e tricotar os brinquedos, mas catnip custa caro e eu perderia o prazer do cultivo.

Propriedades

A nepeta cataria, famosa catnip ou erva do gato, tem origem na Europa e Ásia e é uma planta da mesma família botânica das mentas e das hortelãs, a lamiaceae.

Quem vê a interação entre um gato e catnip chega à conclusão que ela tem efeito narcótico e de fato tem. Essa plantinha tem uma substância chamada neptalactona, que é a responsável pelas reações divertidas que os gatos têm ao entrar em contato com ela.

É através do aroma que a neptalactona estimula os felinos. Já comprovei isso quando meu gato Diego ficou doidão só de sentir o cheiro do catnip num móvel no qual apoie a erva após a colheita, recolhendo logo em seguida.

Eu já tive vários gatos, todos eles experimentaram catnip em algum momento da vida e todos reagiram, mas podem haver exceções. Alguns gatos não demonstram interesse na erva. Também há gatos que gostam de comer a erva, como meu gato Igor, e há gatos que só rolam em cima dela e cheiram, como meu gato Diego. De qualquer forma a ingestão não fará mal e pode até ajudar a eliminar bolas de pelo.

Uma questão importante é a procedência. Se você irá oferecer a erva em si para o gato certifique-se de que ela é orgânica, mais um motivo para você plantar ao invés de comprar ou comprar de quem confia.

Caso você compre a erva e não saiba a procedência ou não tenha informação se é orgânica ou não, recomendo só esfregar para liberar aroma no local desejado ou fazer brinquedos recheados com ela.

A erva do gato pode ser usada para fazer com que o gato se interesse em arranhar um brinquedo novo, comprado, talvez, com a finalidade de evitar que ele arranhe seu sofá. Basta esfregar um pouco no arranhador.

A erva também pode ser usada para estimular a comer uma determinada ração, misturando um pouco no potinho. A quantidade usada deve ser bem pequena já que o que os atrai é o aroma.

Apesar deles adorarem catnip, não é indicado oferecer de forma recorrente. Use com moderação. Eu diria que uma vez por semana é suficiente.

Não se preocupe, a nepeta cataria não é tóxica e não causa dependência, pelo contrário, ela tem efeito calmante. Se você observar, depois da euforia inicial, os gatos dormem profundamente e ficam super relaxados logo em seguida.

Não bastasse essa plantinha servir como método de recreação para nossos amados gatinhos, ela também serve para nós. Sim, a catnip tem propriedades medicinais que são ótimas para humanos. O chá pode ser usado para ajudar no tratamento de gripes e resfriados e tem efeito calmante, ajudando em casos insônia, ansiedade e nervosismo. Ela só é contraindicada para mulheres grávidas, porque pode ter efeito abortivo.

Plantio

Minhas mudas de erva do gato (nepeta cataria) foram plantadas a partir de sementes que germinaram muito rápido, em apenas 6 dias, e tiveram ótima taxa de germinação.

Plantei as mudas numa mistura rica em matéria orgânica. Usei três partes de substrato pronto de boa qualidade, três partes de húmus de minhoca, duas partes de esterco bovino bem curtido e uma parte de fosfato moído de rocha.

Fiz uma experiência e algumas mudas deixei crescendo com sol da tarde filtrado pela janela, outras deixei na varanda apenas na claridade , sem sol direto. Foi impressionante como as da varanda tiveram um desenvolvimento muito superior.

Depois de observar isso, coloquei todas as mudas na varanda e distribuí em três locais diferentes. Onde pegavam sol da manhã apenas, onde tinha sol da tarde por mais tempo, mas não chegava a ser sol pleno, e onde tinha apenas claridade, local inicial.

Abaixo foto do meu vaso lindo de catnip no instagram:

O crescimento das mudas foi incrível! Quando as plantei não imaginei que iam se desenvolver tanto. Elas estavam em vasos de apenas 12,5 cm de altura e ficaram imensas. Os ramos eram enormes e elas mal cabiam nos vasos, mesmo assim continuavam se desenvolvendo, mostrando ser uma planta pouco exigente e de fácil cultivo.

Sol

Como relatei, inicialmente minhas mudas de erva do gato ficaram em vasos na treliça, que tinham apenas 12,5 cm de altura e pegavam sol da manhã e um pouco à tarde. Como elas cresceram demais, as transferi para um vaso bem maior, baixo e de boca larga (adoro vasos desse tipo), que pegava somente o sol da manhã.

Mesmo após a mudança para um local com uma incidência de sol um pouco menor, elas continuaram crescendo muito bem e ficaram lindas!

Catnip - Erva do Gato - Gataria

Não cheguei a testar colocar a erva no sol pleno, mas imagino que tendo regas adequadas ela vá bem.

Só não recomendo menos incidência de sol, como o cultivo em meia sombra, porque testei e elas não apresentam o mesmo desenvolvimento.

Rega

Como a maioria das ervas, a erva do gato prefere substrato levemente úmido e não tolera bem falta de rega, especialmente se pega mais sol ou em épocas de muito calor.

As minhas mudas estão em um vaso grande e mesmo assim precisam de regas diárias e são bastante exigentes com água, mas deve-se levar em consideração que estão em um vaso de barro, que absorve bem a umidade.

Adubos

Para a erva do gato, ou catnip, eu uso os mesmos adubos da maioria das minhas plantas, que consiste numa rotina de adubos líquidos e eventualmente adubos sólidos misturados ao substrato.

Catnip - Erva do Gato - Gataria

O que uso de forma bastante recorrente é o adubo líquido, que aplico uma vez por semana ou pelo menos a cada 15 dias, borrifando toda a planta sempre pela manhã, antes que comece a bater sol. O adubo líquido que uso é o mesmo da receita que passei aqui no blog no post Adubo Líquido.

Às vezes faço variações usando esterco de ave ao invés do esterco bovino, um pouco (bem pouco) de borra de café ou casca de ovo moída, mas no geral coloco húmus, esterco bovino (que é o que mais gosto de usar) e fosfato moído de rocha e fica um adubo excelente.

Além do adubo líquido uso também os mesmos adubos nas suas versões sólidas, espalhados pelo substrato a cada 3 ou 4 meses.

Pragas

Minhas mudas tiveram pulgões e moscas brancas, mais fáceis de resolver, e ácaros, terríveis de resolver, considerando que é uma planta muito ramificada e de folhagem compacta que dificulta que o defensivo atinja a parte debaixo das folhas, onde os ácaros costumam se instalar.

Recomendo vigilância constante se sua muda virar um matagal como a minha virou, porque acaba sendo difícil observar as pragas quando há muitos ramos e muitas folhas sobrepostas.

Para lidar com qualquer tipo de praga recomendo ler o post Guia de Defensivos Naturais, no qual falo sobre o que usar para combater vários tipos de pragas, inclusive as que minha erva do gato teve.

Colheita e Secagem

A colheita é simples e pode ser feita retirando pontas de ramos ou ramos inteiros ou apenas as folhas.

Eu prefiro, no caso da erva do gato, retirar folhas e colho as mais velhas e das bases dos ramos. Basta fazer uma pressão para baixo e a folha solta com facilidade.

Depois da colheita basta colocar para secar. O ideal é ter um espaço seco e arejado onde você possa dispor as folhas lado a lado para secarem. Mas se você, assim como eu, não tiver espaço, vou mostrar passo a passo como secá-las de outra forma.

Primeiro pegue todas as folhas pela base e junte-as.

Catnip - Erva do Gato - Gataria

Depois amarre todas pela base com um barbante, linha ou fita.

Catnip - Erva do Gato - Gataria
Catnip - Erva do Gato - Gataria

Enrole uma folha de papel toalha ao redor das folhas.

Amarre o papel toalha na base, prendendo-o junto com as folhas e faça um laço no final para que sirva de alça para pendurá-lo.

Pendure em local seco e arejado e aguarde pelo menos duas semanas para estarem completamente secas. Observe até notar que as folhas estão todas quebradiças.

Caso você faça a colheita de ramos inteiros o processo é o mesmo. Basta pendurá-los pela base, amarrando-os e depois cobrindo com papel toalha até as folhas estarem totalmente secas e quebradiças. No post Como Secar Ervas e Temperos tem uma explicação detalhada desse processo com os ramos.

Catnip - Erva do Gato - Gataria

A secagem das folhas e ramos é lenta.

Catnip - Erva do Gato - Gataria
Folhas de catnip secas

As minhas demoram por volta de 20 dias para estarem bem secas.

Como Usar

A erva do gato pode ser usada pura, fresca ou desidratada, ou em brinquedos para os gatos, mas nesse último caso deve ser sempre desidratada.

Pode-se usar a folha desidratada inteira, mas eu prefiro triturar no pilão.

Há várias formas de fazer brinquedos de catnip. Uma das mais simples é rechear uma meia velha com lã de vidro (em lojas que vendem artigos para aquários sempre tem) salpicada com um pouco de catnip desidratado e depois amarrar bem ou costurar a ponta, fazendo uma trouxinha.

Eu, como gosto de fazer tricô, decidi tricotar um brinquedo para meus gatos. Usei uma receita que peguei na comunidade de tricô Ravelry, mas vou resumir e traduzir aqui como eu fiz:

Material

  • Agulhas de duas pontas nº 2 ou 3;
  • Usei um barbante colorido que exigia uma agulha um pouco maior do que as que usei, mas pode ser usado qualquer fio (barbante ou lã) adequado para esse tamanho de agulhas ou para agulhas um pouco maiores.

Como Fazer

Coloquei 24 pontos na agulha e dividi em três agulhas de duas pontas, 8 pontos em cada uma.

Tricotei 8 carreiras em ponto tricô, depois 16 carreiras em ponto meia, finalizei com mais 8 carreiras em ponto tricô. Arrematei.

Catnip - Erva do Gato - Gataria
Brinquedo pronto, só falta o recheio

Como não tinha lã de vidro, usei um saquinho de tecido furadinho e coloquei dentro a erva do gato para não ficar solta no brinquedo e sair pelos pontos.

Catnip - Erva do Gato - Gataria

Amarrei bem o saquinho e coloquei dentro do brinquedo.

Catnip - Erva do Gato - Gataria

Levantei uma lateral de cada ponto meia do início da carreira do corpo do brinquedo com uma agulha de tapeçaria. Fiz isso ao longo de toda a circunferência do brinquedo, depois puxei e amarrei. Cortei a linha, deixando só um pedaço, e coloquei para dentro as sobras com uma agulha de crochê.

Catnip - Erva do Gato - Gataria
Catnip - Erva do Gato - Gataria

Fiz o mesmo processo do outro lado e o brinquedo ficou parecendo um bombom. O resultado fica bem bonitinho e eles adoram.

Catnip - Erva do Gato - Gataria

Outra opção mais simples é colocar 24 pontos na agulha e dividir em três agulhas de duas pontas (recomendo agulhas nº 2 ou 3), 8 pontos em cada uma.

Depois basta tricotar 24 carreiras, rechear e costurar com agulha de tapeçaria para fechar, fazendo uma almofadinha simples, mas que eles amam.

2 respostas para “Erva do Gato, Catnip ou Gatária (Nepeta cataria)”

  1.  

    Amei sua matéria de catnip!
    TB já tive experiência com ela.
    Meus gatinhos atuais não gostam dela fresca !
    Uma coisa q faço e eles amam é cortar uns pequenos raminhos e por entre os cobertores e almofadas limpas deles que ficam fechadas em um armário.
    Quando troco a caminha deles é lindo de ver! Eles correm pra caminha Los e se rolam! Comecei a usar para disfarçar o cheiro de sabão em pó q as vezes ficava na roupa, e eles tem o nariz sensível e não gostam.

    1.  

      Eu sempre dou a desidratada, mas a fresca eles gostam também, se eu esfregar em algum lugar eles ficam loucos kkkkk.
      Adorei a ideia de colocar entre os cobertores ; )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *