O Resultado do Picnic de Inverno
Meu Jardim

O Resultado do Picnic de Inverno

Fui pela primeira vez em um Picnic de Troca de Mudas e Sementes na edição de inverno que aconteceu no dia 3 de agosto e adorei!

Eu estive ausente da edição de primavera por um motivo nobre: eu estava em Holambra. Como reservei hotel e programei toda a viagem antes de saber a data do picnic dessa estação não deu para conciliar, mas poderei prestigiar outros futuramente.

Eu já falei sobre esse evento em um post próprio que tem informações sobre a proposta dos encontros e principalmente onde se informar sobre futuros locais e datas.  Nesse post eu venho mostrar as mudas e sementes que troquei no picnic passado e como estão hoje, aproximadamente 1 mês e meio depois, na data do encontro seguinte.

picnic_00
Frutos da pimenta cabaça roxa
picnic_01
Sementes que levei para troca

Quando montei os saquinhos de sementes que ia levar achei que era bastante coisa, mas não duraram nem meia hora. Já plantei várias mudas para levar para o próximo picnic e pretendo selecionar mais sementes, inclusive de vinagreira roxa.

picnic_09
Capuchinha com raízes aproximadamente uma semana após o plantio
picnic_10
Assim que começaram a aparecer as raízes surgiram novos brotos
picnic_13
Com várias novas folhas após 15 dias. A maioria das folhas que já vieram no galho murcharam.
picnic_21
Imensa e crescendo um mês e meio após o encontro

Ao escrever essa parte do post falando sobre as mudas que eu recebi, decidi começar pela capuchinha exatamente porque não acreditei que ela fosse enraizar e se desenvolver. Como me surpreendi! Ela não só enraizou como cresceu muito rápido. Está linda! Acredito que não deve demorar a dar as primeiras flores.

picnic_04
O tomilho era um fiapo de muda quando o trouxe pra casa

picnic_17

picnic_18
Depois da capuchinha, o tomilho foi o que mais cresceu

Outra que eu fiquei com medo de perder foi essa muda de tomilho. Parecia tão frágil, mas começou a dar novos brotos e crescer pouco tempo depois do transplante. Ela não está no vaso ideal ainda, mas por enquanto precisa ficar fazendo companhia para minha romã por falta de espaço no vaso que quero colocá-la.

picnic_02
Quando chegou era bem pequena
picnic_16
Hoje a amora está bem maior, mesmo que ainda não esteja no vaso ideal

Amora é infância pra mim. Comi muita amora do pé e muita geléia de amora feita em casa quando era criança. Quando vi essa muda não resisti. Adoro essa fruta! Até hoje geléia de amora é a minha preferida e sempre me lembra daquele jardim imenso cheio de frutas e flores no qual eu cresci.

picnic_03
Framboesa quando chegou…
picnic_20
Agora está bem maior e sempre tem folhas novas brotando

Quando vi essa muda de framboesa fiquei louca. Vi pela primeira vez um pé de framboesa em uma viagem para Brotas. Estava carregado de frutas e espinhos. Foi nesse dia que descobri que framboesa tinha espinhos, muitos espinhos. Eu já havia visto fotos de mudas, mas nunca observei essa característica.

A minha muda está se desenvolvendo bem e espero que depois de transplantada para um dos vasos maiores cresça ainda mais rápido.

picnic_05
Adorei essa caixinha
picnic_08
As sementes de tomates que estavam dentro da caixinha fofa
picnic_14
As mudas germinadas que já foram separadas em vasos individuais

Minha loucura por tomates dispensa comentários, mas o cuidado de quem levou essa caixinha fofa merece todos. Como o próprio adesivo já diz percebe-se o carinho com que foram preparadas essas sementes para o encontro.

Pelo que conversei com a moça de quem recebi a caixinha os tomates são da variedade cereja, mas segundo ela são bem escuros. Estou apostando no black cherry ou no black zebra.

picnic_07

picnic_06

Essas sementes das fotos acima eu ainda não plantei. São dois tipos de feijões e como ainda não tenho um vaso digno vago para plantá-los, estão na fila de espera. Aqui em casa tem que pegar senha pra ir pra terra.

Não sei se as pessoas com quem fiz trocas vão ler esse post, mas quero agradecê-las de novo e dessa vez publicamente pelas mudas e sementes que eu recebi. Participar do picnic foi um momento maravilhoso pra mim. Quem vai sabe com quanta alegria volta pra casa.

Espero que minhas sementes estejam hoje germinadas, bem cuidadas e dando a alguém tanta satisfação quanto essas que eu trouxe me dão.

12 respostas para “O Resultado do Picnic de Inverno”

    1. Dina acesse a comunidade do Facebook que tem as datas dos próximos encontros. O link está no post.
      Abraços Floridos

    1. Olá Priscylla! Existe sim e é lotado de espinhos, inclusive nas folhas. A única coisa que tem delicado são os frutos, rs.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *