Orquídea Oeceoclades Maculata
Orquídeas

Orquídea Oeceoclades Maculata

A oeceoclades maculata foi minha primeira orquídea e ela chegou bem antes de eu descobrir minha paixão por outras espécies, como a phalaenopsis. Ganhei essa muda do meu irmão e por isso tenho um carinho enorme por ela.

Oeceoclades Maculata

Essa orquídea terrestre é a única espécie do gênero oeceoclades que ocorre no Brasil. Essa variedade é pouco conhecida ou pelo que pesquisei parece, já que achei pouquíssima informação sobre ela.

O cultivo da oeceoclades maculata é bem fácil não só comparado a outras orquídeas, mas também a outros tipos de planta. Além disso essa espécie é muito resistente, a minha nunca teve nenhuma praga ou doença e eu a tenho há aproximadamente 3 anos.

Oeceoclades Maculata

Algo que eu amo nessa variedade, e é o que mais chama a atenção nela, é que a folhagem é muito ornamental. Ela é bem diferente de outras espécies conhecidas e as folhas lembram muito a espada de são jorge. Quem não a conhece certamente não imagina que é uma orquídea.

Oeceoclades Maculata
Os lindos detalhes da folha da oeceoclades maculata, parecidos, porém diferentes da espada de são jorge

As flores da oeceoclades maculata saem de pendões finos e altos e são bem delicadas. Eu tenho duas mudas, uma mais velha, a primeira orquídea que já tive, que tem flores amarelinhas e a outra ganhei recentemente do meu irmão também, mas essa ainda não deu flores.

No primeiro ano que cultivei essa minha muda mais velha ela estava estagnada, não saiam folhas novas nem flores. Eu não fazia idéia de como cultivá-la. Apesar do meu irmão ter dado dicas eu ainda não tinha aprendido o que era melhor pra ela aqui no clima de São Paulo.

Eu acredito que o problema foi falta de regas e adubo. Sabe aquela história de regar orquídea uma vez por semana que a gente lê em muitos sites e blogs por aí? Eu fazia isso e a pobrezinha esturricava. O substrato ficava muito seco, mas eu achava que estava fazendo o certo, deixando secar bem e regando pouco. Felizmente ela sobreviveu a mim e minha falta de informação e hoje está linda, tem um crescimento regular e floresce todo ano como deve ser.

Por ser uma orquídea terrestre recomendo para o cultivo uma mistura de 3 partes de substrato pronto, 2 partes de areia média (pode ser areia de construção ou areia de rio) e uma parte de húmus de minhoca.

Oeceoclades Maculata

O substrato deve ser mantido levemente úmido, mas sem encharcar. Sugiro que as regas sejam feitas quando o substrato estiver começando a secar, mas em pequena quantidade, apenas para manter úmido. Como eu uso vasos de plástico transparente para minhas mudas isso facilita muito. Então quando vejo que o substrato está começando a secar por inteiro, inclusive do meio para baixo, eu rego novamente.

Quanto à luminosidade ela não gosta de sol direto, no máximo sol da manhã. Minhas mudas ficam em um local da varanda que tem muita claridade, mas sem sol direto e vão muito bem.

Eventualmente preciso limpar as folhas dela que sujam com muita facilidade. Ficam cheias de pó e perdem o brilho bonito que têm, ainda mais agora que está tendo uma obra próxima ao meu prédio. Felizmente esse é um problema que qualquer paninho úmido resolve.

Oeceoclades Maculata
Folha nova que está nascendo esse ano

A oeceoclades maculata tem um comportamento bem característico. Ela solta uma folha nova por ano e pouco tempo após o desenvolvimento completo da nova folha ela floresce.

Oeceoclades Maculata
Placa com a data da floração

Em regra, ela floresce todos os anos no mesmo mês, no meu caso no mês de janeiro. O ideal é anotar a data ou pelo menos o mês da floração para saber quando ela irá florescer novamente.

9 respostas para “Orquídea Oeceoclades Maculata”

  1. Bom dia. Sou estudante de agronomia e trabalho como técnico de segurança rural, hoje pela manhã enquanto fazia minhas inspeções de rotina eu encontrei 2 plantas dessas na mata no meio do dendezal. Eu sei que retirar orquideas da natureza é crime mas eu as recolhi para estuda-las e tentar reproduzi-las para devolve-las e repovoar a área a qual eu as encontrei. Sou um amante das orquideas e sei o quanto elas estão sofrendo com a extinção.

    1. Ivanildo essas orquídeas costumam produzir cápsulas de sementes, as minhas pelo menos sempre produzem, mas germinar orquídeas é uma tarefa muito difícil. Eu já tentei sem sucesso. Eu espero sinceramente que você consiga de algum modo reproduzi-las para devolver à natureza, porque de fato elas sofrem bastante com o desmatamento e muitas espécies estão correndo risco de extinção, mas não aconselho retirar muitas mudas, ainda que seja com o intuito de preservar. Que se retire um bulbo com raiz se for o caso e preserve a planta mãe no seu local original.
      Abraços Floridos

  2. Bom dia me chamo Regina sou de São Paulo e estou a procura dessa orquídea mas está difícil de achar, vc poderia me indicar onde posso achar?

    1. Veja no site do orquidário 4 estações, talvez lá você encontre e já comprei com eles, são ótimos.
      Abraços Floridos

    2. posso te dar uma mudinha se quiser entre em contato comigo pelo meu zap 21972415263 moro no rio de janeiro e encontrei a minha numa estrada onde passavam carros toda hora e pisoteavam ela ainda nao deu flor mas ficarei feliz em lhe ceder uma muda,

    1. O cultivo é muito tranquilo e floresce religiosamente rs. Obrigada pela dica do grupo. : )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *