Como Isolar Flores de Pimenta
Frutíferas

Como Isolar Flores de Pimenta

Os loucos por pimentas que preferem se assegurar que as variedades cultivadas irão manter suas características devem isolar as flores e nesse post vou mostrar como faço isso com as minhas plantas.

Imagino que alguns não entendam bem o propósito de fazer isso e outros não tenham essa preocupação. Então antes de falar sobre como isolo as flores das minhas pimenteiras, devo explicar quais motivos me levam a fazer isso.

como isolar flores de pimenta

Eu sou assumidamente louca por pimentas e estou sempre com variedades novas. Apesar de cultivar muitos tipos diferentes, pra mim é importante preservar as características de cada um e por isso isolo as flores. Esse procedimento é fundamental para evitar polinização cruzada e plantas híbridas.

Eu só comecei a me preocupar com isso quando notei híbridos surgindo no meu cultivo e características sendo perdidas. Antes eu simplesmente deixava as pimentas de variedades diferentes em vasos separados e não os colocava um ao lado do outro, mas isso, obviamente, não era suficiente. Na época eu achava que sim, achava que bastava, mas quando começaram a surgir as diferenças nos frutos fui pesquisar e vi que não estava nem próximo de bastar.

Um dos problemas são os insetos polinizadores. Na verdade eles são solução e super importantes, mas nesse caso não, porque fazem a maior bagunça com o pólen de uma planta que vai para outra e assim os híbridos surgem.

Apesar de serem os principais agentes polinizadores, os insetos não são o único problema. Mesmo que não tenha nenhuma abelhinha sem vergonha sapateando sem rumo nas flores das pimentas, o vento (na minha varanda venta bastante) faz o serviço.

como isolar flores de pimenta
Frutos de pimenta padrón formados de flores que foram isoladas

Essa facilidade de surgirem híbridos entre pimenteiras ocorre porque as flores são hermafroditas e podem se auto-polinizar. Além disso elas também podem polinizar outras variedades através da polinização cruzada, que ocorre quando o pólen de uma variedade é transferido para a flor de outra. Então a chance de criar híbridos tendo plantas próximas é imensa.

A facilidade pode ser benéfica quando há intenção de criar híbridos, mas de forma controlada, sabendo exatamente quais espécies serão usadas e quais características são desejadas na espécie nova que está sendo criada. Quando as híbridas surgem sem critério sequer sabemos de quais variedades surgiu e pode ser que alguns frutos mantenham certas características outros não. Híbridas são muito instáveis e as variações nas flores, frutos e na planta como um todo são muito grandes. Só com muito trabalho é possível obter variedades híbridas estáveis.

Pra variar pesquisei muito e encontrei pouca informação sobre isso. Acredito que não exista muito interesse nesse assunto ou quem faz não acha relevante para abordar. Particularmente eu considero importante, e como eu compartilho tudo que apreendo e faço no blog, vou mostrar em detalhes o método que uso.

Para isolar as flores uso durex e crio uma bolsa ao redor do botão, tomando cuidado para não deixar apertada demais. O ideal é deixar o botão livre para a flor abrir ou com pelo menos alguma folga para abrir parcialmente.

É dificil explicar de forma clara como faço esse processo, por isso tem o vídeo mostrando o passo a passo.

Eu apenas isolo quando os botões estão grandes e prestes a abrir. Nada impede que isso seja feito quando os botões estão menores, porém fica mais difícil dimensionar o quanto de espaço será necessário deixar para que as flores abram com alguma folga.

como isolar flores de pimenta
Botão bem desenvolvido

Após isolar os botões basta esperar a flor abrir. Quando isso ocorre deve-se das petelecos nas flores para que elas liberem o pólen e se auto-polinizem. Essa etapa é importante! Apesar de ter aqui frutos que se formaram mesmo sem fazer isso, recomendo que seja feito para aumentar as chances de polinização.

como isolar flores de pimenta
Flor aberta após o botão ser isolado

Após a flor estar com aspecto amarelado e seco, soltando ou completamente solta, deve ser retirado o durex.

como isolar flores de pimenta
Flor polinizada e já completamente solta

Se a polinização não ocorrer o botão amarela e cai sem formar o fruto, mas é raro isso ocorrer se todo o passo a passo for seguido. Esse método funciona muito bem e deu certo para mim.

como isolar flores de pimenta
Flor polinizada e com o fruto em desenvolvimento

Outra possibilidade que testei foi cobrir toda a planta com tecido ou apenas a ponta dos ramos onde estão os botões. Usei tule, mas organza também é uma boa opção.

Apesar de ser um método que funciona, não me agradou. Fazendo dessa forma é mais difícil observar a planta como um todo, especialmente os botões e brotos novos. Como os locais que as pragas mais gostam ficam cobertos o controle de infestações e da saúde da planta fica mais difícil.

As poucas informações e sugestões que encontrei nas minhas pesquisas foram usando o tecido para isolar, mas pra mim não foi interessante. Vivo em eterna vigilância contra pragas e preciso ver os botões e brotos.

Isolar os botões individualmente com durex não é prático, mas vejo toda a planta e sei se está com pragas ou não. Se ela fica coberta eu não a vejo e sinto falta disso, admirar minhas pimenteiras também é importante pra mim, não só pela vigilância em relação às pragas, mas pelo carinho que tenho por elas. Pra ser sincera já sinto falta de ver as flores abertas, mas para manter a pureza das variedades esse é um mal necessário, usando um método ou outro.

9 respostas para “Como Isolar Flores de Pimenta”

  1. Tenho pimentões e pimenta malagueta e biquinho plantadas em vasos diferentes, mas próximas. Preciso isolar as flores também?
    A pimenta biquinho é a mais velha, já está cheia de botões de flores, os pimentões e malaguetas ainda são pequenos, devem florir no final de dezembro ou inicio de janeiro.

    1. Dandara precisa apenas se quiser evitar híbridos, mas as possíveis mudanças nas plantas e frutos só seria notada ao plantar as sementes dos frutos gerados por essas plantas que você tem. Se você for apenas consumir as pimentas e não pretende plantar sementes não precisa se preocupar. Caso queira plantar algumas sementes pode simplesmente isolar um número pequeno de flores apenas para preservar as características nos frutos gerados por elas e saber que as sementes desses frutos serão “puras”.
      Abraços Floridos

    1. Telma caso floresçam veja o post “Por que as flores de pimenta caem”, irá te ajudar. Caso não floresçam podem estar com pragas e precisar de tratamento ou precisam de adubação e/ou sol.
      Abraços Floridos

    1. Jorge sinceramente não sei dizer se é necessário fazer algum procedimento formal para isso, porque nunca fiz, mas você pode divulgar no fórum pimentas.org pra começar, o reduto dos pimenteiros, rs.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *