Pimenta Jalapeno
Legumes e Verduras

Pimenta Jalapeno

No começo desse ano, numa das viagens que fiz pra ver minha família em Cabo Frio, estava conversando com meus pais sobre os pés de pimenta deles e resolvi chegar em São Paulo e colocar a mão na massa plantando minhas próprias sementes de pimenta, entre elas a jalapeno.

Claro que antes eu fui pesquisar sobre o cultivo, porque diferente do meu pai eu não pretendia jogar (percebam que eu disse jogar e não plantar) uma semente num vaso para tempos depois nascer um pé que fica enorme e carregado de pimenta.

Durante a minha pesquisa eu descobri que existem muitas, mas muitas variedades de pimenta. Eu fiquei quase chocada porque não imaginava que tinham tantas assim, mas no meio das minhas pesquisas descobri o fórum pimentas.org que me ajudou muito e aliás eu recomendo mesmo pra quem não tem interesse em plantar pimentas porque é possível aprender muito no fórum sobre diversos aspectos da jardinagem.

Depois de algum tempo conhecendo melhor o fórum e as pimentas fiquei querendo plantar tudo que arde nessa vida e obviamente fui comprar sementes.

No dia que fui comprar as primeiras (de muitas) encontrei apenas 3 tipos: jalapeno, biquinho e habanero vermelha. Voltei pra casa e fui plantar. Como eu vi várias pessoas comentando no fórum sobre dificuldades de germinação plantei uma mini sementeira de cada (6 sementes) achando que talvez fossem nascer poucas, apesar de ter muito sucesso nas minhas germinações. Nem preciso dizer que nasceu tudo e mais um pouco e eu fui comprar mais vasos pra transplantar todas as mudas que nasceram.

Depois dessa superpopulação inicial de pimentas a coisa ainda piorou. Recebi de pessoas do fórum mais sementes, que eu plantei, lógico, aí comprei mais vasos e tinham mais mudas. Depois eu ainda comprei mais sementes e aí vaso não cabia mais então foi copo descartável mesmo e daqui pra frente eu já estou pensando em usar tubo de ensaio como se vaso fosse.

Depois de começar a minha paixão pelas pimentas e superlotar a minha varanda finalmente vieram os primeiros botões e as primeiras flores e quem me deu o prazer foi a jalapeno, que das 3 primeiras espécies que plantei é a minha preferida : )))

As jalapenos germinaram em 10 dias, o que é o normal para as pimenteiras em geral. Eu fiz o transplante das mudas da sementeira para vasos (tamanho de violeta), depois escolhi uma muda para transplantar para um vaso grande e as outras eu doei para família e amigos, todas já com botões.

Essa muda que ficou comigo cresceu rápido e se adaptou muito bem ao local que está. As flores vieram logo, mas os frutos demoraram a aparecer por inexperiência minha. Quando vi as primeiras flores caindo sem dar frutos fui pesquisar e encontrei algumas hipóteses para o problema. Coloquei todas em prática e as flores continuavam caindo. Fui pesquisar mais e encontrei no fórum pimentas.org alguém comentando que depois que começou a polinização manual das flores elas pararam de cair e deram frutos. Lá fui eu pegar um cotonete para assediar as flores da minha pimenteira e felizmente o problema foi resolvido.

Pude notar que a jalapeno é uma espécie muito resistente. Quase todas as minhas biquinhos e habaneros tiveram ácaros (praga profundamente desagradável), mas as jalapenos pouco se abalaram. Só uma muda mostrou sinais de estar com ácaros enquanto as outras ficaram super saudáveis e sem sinal de doenças.

Para ver todo o desenvolvimento dessa pimenteira basta clicar na primeira foto e ir passando uma a uma da galeira (basta clicar nas setas laterais para passar para a próxima foto ou voltar) ou clique nas fotos que desejar ver independente da ordem. Caso visualize na galeria, clique em ESC para sair.

31 respostas para “Pimenta Jalapeno”

  1. Porque as pimentas jalapenhas duram tão pouco. As minhas logo após a primeira safra morreram. Elas estão plantada s no chão.

    1. José isso não é o normal. Elas não deveriam secar, apesar da frutificação retirar bastante energia da planta, elas não costumam morrer logo após. Pode ser alguma praga ou doença que faz com que morram.
      Abraços Floridos

  2. Não precisa ser consumida verde, vai do gosto. A questão é que muitas pessoas pegam uma informação e saem copiando e colando nos blogs e sites da vida. A pimenta verde é menos ardida e é comercializada assim por conta de ser mais fácil a conservação do fruto. As vermelhas são mais ardidas. Eu mesmo faço feijão pico elas bem picadinhas e vermelhas fica uma delicia. Futuramente pretendo fazê-las recheadas..

    1. Não necessariamente Daniela. Já vi informações sobre isso, mas sem embasamento algum. Aliás agradeço se você souber qual o motivo plausível para essa restrição. A única diferença é que vermelhas as jalapenos são mais picantes, mas não vejo problema algum em consumir crua eu mesma uso tanto vermelhas quanto verdes, mas prefiro consumir verdes por serem mais suaves.
      Abraços Floridos

      1. Tem molhos famosos feitos com jalapenos bem maduras. Geralmente se consomem verdes, mas não faz sentido a restrição.

  3. Plantei antes de ontem quatro sementeiras de jalapeno e uma já brotou! Tá o talinho verde pra cima! É a primeira vez que planto e em dois dias já germinou, é normal?

    1. Jalapenos germinam muito rápido mesmo. Não me lembro se já tive germinações tão rápidas assim, rs, mas não considera anormal para essa variedade, especialmente se estiver fazendo bastante calor onde você mora.
      Abraços Floridos

  4. Bom dia Bruna!
    Também plantei pimenta jalapeno e estão muito bonitos os pés, com muitos frutos, mas li em um artigo que não podemos comer os frutos vermelhos.
    Por que?
    Um braço

    1. Olá Maurilio! Desconheço essa informação. O que sei e faço em casa é comer os frutos verdes porque são mais saborosos assim, mas não há problema nenhum, que eu saiba, em comer os frutos maduros.
      Abraços Floridos

  5. Achei incrível seu depoimento, pois comigo aconteceu exatamente igual, passo-a-passo. Fui na casa de um amigo que teve uma pimenteira germinada naturalmente num vaso, uma jalapeño, Depois que vi as pimentinhas dele, comecei a pesquisar tudo sobre pimentas, e comprei minhas primeiras sementes. Não queria comprar mudas, queria plantar e vê-las crescerem. Nunca tive sorte com sementes, já tentei plantar algumas flores ou hortaliças, mas nunca germinaram. Aconteceu tudo igualzinho, pesquisei tudo sobre adubação e cultivo, plantei em copinhos, germinaram todas. Fiquei com umas dúzias de mudas, escolhi as mais bonitas e desenvolvidas, e doei as outras mudas restantes para amigos e família. Hoje, depois de uns 4 meses, elas estão lindas, tenho umas 10 variedades, a maioria está florindo, algumas já estão apontando pimentinhas pequeninas.

    Acho que o que faltava antes era amor, sério. É tão satisfatório vê-las crescer a cada dia, só não sei se terei coragem de comê-las depois de maduras, afinal são como filhas… rs

    Abraços e boa sorte com suas pimenteiras!

    1. Olá! Realmente o carinho que temos com as plantas faz diferença. : )
      Não sei se você já conhece o pimentas.org mas se não conhece entre nesse forum que é muito bom. Tem um post aqui no blog só sobre pimentas com bastante informação também. Boa sorte com as suas meninas e qualquer duvida estou à disposição. : )
      Abraços Floridos

  6. Parabéns pelo blog, Bruna

    Olá, adquiri recentemente um jalapeno de cerca 40 cm, já com pimentas. Há mais de 1 mês replantei-o num vaso de 30 cm de boca, com pedrisco no fundo. Está no sol, irrigo normalmente, mas noto que, apesar de continuar frutificando, ele não ramifica. O que pode estar acontecendo?

    1. Olá Joaquim! A planta não produz nenhum broto novo ou produz, mas lentamente? Se não produz nada pode ser alguma praga ou falta de adubo. As pimentas são bem exigentes com relação às adubações. A jalapeno ainda é menos exigente, mas se ela não se desenvolve só imagino essas duas possibilidades já que você disse que a planta pega sol.
      Abraços Floridos

  7. ola bruna meu nome e lucia gostaria desaber como colher as pimentas que eu comprei e ja vieram caregada de pimentas ornamentais n sei o nome delas esta sempre amarelas que deve ser a cor natural delas obrigada desde ja

    1. Olá Lucia! Pimentas ornamentais que vendem em lojas de jardinagem e supermercados em geral não devem ser consumidas. Normalmente no próprio saquinho plástico que envolve o vaso vem dizendo que é imprópria para consumo. Essas plantas recebem altas doses de agrotóxicos e por isso servem apenas para ornamentação. Você pode colher os frutos e tirar as sementes para criar novas mudas. Para isso deixe o fruto ficar bem maduro e corte o cabinho que une o fruto à planta. Se estão todas amarelas sem variação de cor o fruto deve ser amarelo quando maduro.
      Abraços Floridos

  8. Olá Bruna!!! Me ajude por favor! Comprei sementes de jalapeno, plantei em copinhos pequenos, mas transparentes, só com terra mesmo e aguando, pega só um poko de sol pela manhã, mas não tive sucesso…onde eu errei? Desde já agradeço!!!!!!

    1. Olá Fabio! Faz quanto tempo que você plantou? As pimentas demoram um pouco para germinar.
      Se não for só o caso de esperar um pouco mais, o problema pode ser o método que você está usando. Normalmente nos copos, se forem copos descartáveis, o substrato seca muito rápido especialmente no sol e isso é fatal para sementes. Existem duas coisas básicas que quase toda semente precisa para germinar: umidade e calor. Então o que eu sugiro é que você não deixe no sol, deixe em local com muita luz indireta, mas sem sol direto e ao invés de regar todos os dias faça o esquema da estufa que passei no post Técnica para Germinar Sementes I. Com isso dificilmente você terá problemas na germinação, exceto se mora em local que faz frio (pimentas não germinam no frio).
      Outra questão é se você usou somente terra pura sem húmus. As pimentas adoram adubo e húmus é importante em qualquer fase de crescimento das plantas. Se você encontrar compre o substrato que já vem pronto chamado biomix que é muito bom e mesmo assim acrescente um pouco de húmus para o plantio.
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

      1. Obrigado querida Bruna, tenho apenas uma das minhas pimentas brotando, fiz 5, vou hj mesmo adotar o seu método!!! Depois te mando fotinhos, obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Olá Marco! As sementes de jalapeno da isla você encontra com facilidade em casas de jardinagem e às vezes em lojas de animais e supermercados. Em alguns sites você também encontra para comprar como o Toca do Verde, o próprio site da Isla e o Mercado Livre, mas é melhor procurar os saquinhos de sementes mesmo que saem super em conta. Se você tiver qualquer dúvida quanto ao cultivo me avise. : )
      Abraços Floridos

  9. Olá Bruna! obrigada pela resposta rápida! la está cheia de ramificações! vou então ter atenção, e ver o que resulta! não sabia que usava só os raminhos! tenho de experimentar ! 😉 já experimentou a tecnica da batata? tenho de postar no meu blog.

    boas plantações!

    1. Oi Ana! Você pode usar a cebola também, mas eu prefiro ir aproveitando os ramos que são deliciosos.
      Sobre a técnica da batata você se refere a deixar ramificar e depois plantar? Eu já fiz isso aqui e o crescimento delas é vigoroso. Só que como não acompanhei todo o processo não postei no blog.
      Abraços Floridos

  10. olá! eu cheguei aqui atraves duma pesquisa sobre hortas e plantaçoes em casa. e experimentei a sua técnica da cebola cortada e posta em agua para criar raiz. a minha já esta como a sua,cheia de ramificações! e agora???? donde nascem as cebolas? é preciso fazer alguma coisa? ou dali vao rebentar cebolas?! obrigada pela ajuda!

    1. Olá Ana! Eu uso apenas os ramos como tempero, mas as cebolas se formam no mesmo local onde estava a que deu origem às ramificações e normalmente ficam visíveis crescendo um pouco acima da terra. Para que as cebolas se formem basta cuidar bem da planta e esperar ; )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *