Propagação de Suculentas
Cactos e Suculentas

Propagação de Suculentas

Eu testei vários métodos de propagação das folhas das suculentas: só colocadas sobre o substrato, levemente enterradas e com ou sem estufa nos dois casos, mas o que deu melhores resultados foi colocar as folhas sobre o substrato sem estufa.

Propagação de Folhas de Suculentas

Como faz tempo que propago suculentas assim, ao longo do tempo fui aperfeiçoando e vou mostrar passo a passo como fazer essa técnica dar certo. Ela é bem simples e traz ótimos resultados.

Coleta das Folhas

O primeiro passo é retirar as folhas da planta com cuidado, porque elas deve sair inteiras sem perder nenhum pedaço, especialmente da base.

O melhor método é pegar as folhas segurando bem rente à base (próximo ao caule da planta) e fazendo pressão para baixo para elas se soltarem. Normalmente elas saem com facilidade.

Não puxe as folhas nem segure pela ponta, porque além de correr o risco de partir a folha, o caule da planta pode quebrar.

Cicatrização

Depois de retirar as folhas elas devem cicatrizar antes de serem plantadas. Essa é a fase mais importante! Essa fase de cicatrização evita que as folhas funguem e apodreçam quando colocadas no substrato e regadas ou pelo menos reduz bastante a quantidade de folhas perdidas por esse motivo.

Para esse processo de cicatrização há duas opções que funcionam bem. A primeira opção é deixá-las soltas por uma semana em local iluminado, mas sem sol direto.

Propagação de Folhas de Suculentas
Folhas cicatrizando no parapeito da janela

As minhas eu coloco no parapeito da janela do escritório, mas elas podem ser colocadas em um pires ou outro recipiente e deixadas em qualquer lugar desde que não tenha umidade (banheiros), nem sol direto.

Outra opção é preparar um vaso, preenchendo-o com uma mistura de uma parte de substrato pronto de boa qualidade, uma parte de húmus de minhoca e uma parte de areia de rio média (facilmente encontrada em lojas de aquarismo).

Propagação de Folhas de Suculentas
Nesse vaso usei mais a areia fina de rio porque era a que eu tinha, mas prefiro a média

Sobre o substrato que foi preparado deve-se colocar as folhas sem enterrar, apenas apoiadas.

Propagação de Folhas de Suculentas
Folha cicatrizando apoiada no substrato

Esse vaso deve ser deixado em local que não tenha umidade, protegido da chuva e bem iluminado, mas sem sol direto, por uma semana sem que seja feita nenhuma rega.

Plantio

Passada uma semana do início do processo de cicatrização, caso tenha sido usada a primeira opção, prepare o vaso com a mistura de substrato, húmus e areia, que já foi mencionada, e coloque as folhas apenas apoiadas, sem enterrar. Caso tenha sido usado o segundo método para a cicatrização as folhas já estarão sobre o substrato.

Algo que eu sempre procuro fazer ao plantar folhas de suculentas, e recomendo que seja feito, é colocar as folhas dispostas em círculo, meia lua, ou qualquer outra forma que permita que fiquem todas com as bases viradas para o centro do vaso. Dessa forma pode-se regar no meio com bastante facilidade, umedecendo apenas o substrato próximo às folhas, sem molhá-las, que é o ideal.

Propagação de Folhas de Suculentas

Não é que as folhas não possam ser molhadas em hipótese alguma, caso caia um pouco de água sobre elas não será o fim do mundo, mas o ideal é evitar para que não apodreçam ou funguem, porque mesmo depois de cicatrizadas isso é possível e dependendo da variedade bastante provável.

Cultivo

Após colocar as folhas já cicatrizadas sobre o substrato para enraizarem, coloque o vaso em local que tenha sol da manhã, leia-se, sol fraco, nada de sol pleno e escaldante ainda. A partir daí comece a regar e tenha paciência.

Se estiver quente elas enraízam mais rápido, mas se estiver frio você vai precisar de muita, mas muita paciência mesmo. Nessa fase não adianta querer fazer isso ou aquilo para acelerar o processo, porque o máximo que você pode fazer é criar uma estufa com plástico filme, mas nesse caso o risco das folhas fungarem é maior.

Propagação de Folhas de Suculentas

Propagação de Folhas de Suculentas

Durante todo o período que ficam no substrato para enraizar eu costumo colocar água duas ou três vezes por semana, dependendo do clima, sempre regando o meio do vaso bem próximo à base das folhas, de onde sairão as raízes, mas evitando molhá-las.

Após alguns dias (ou muitos se estiver frio) as folhas vão começar a soltar raízes. Algumas começam a formar mudas antes das raízes, o que é bem comum com algumas variedades.

Propagação de Folhas de Suculentas
Folha sem raízes ainda, mas já com muda

Não se preocupe se perder algumas folhas, nem todas vão permanecer saudáveis e enraizar.

Replante

Quando começarem a surgir as mudas, antes das raízes ou depois, as folhas devem ser replantadas para vasinhos individuais. Para replantar eu utilizo a mesma mistura que uso no plantio com substrato pronto de boa qualidade, húmus de minhoca e areia de rio média.

Propagação de Folhas de Suculentas

Para o plantio definitivo, ao invés de só colocar as folhas apoiadas no substrato, eu recomendo que elas sejam levemente enterradas, só com a micro muda para fora e as raízes no substrato. Não há necessidade de enterrar demais. Apenas uma leve camada de substrato cobrindo as raízes é suficiente.

Nesse momento os vasinhos individuais com as folhas replantadas devem ser colocados no sol pleno.

As folhas podem ser mantidas mais tempo no sol da manhã após as mudas começarem a se formar, mas elas vão ficar estioladas.

Propagação de Folhas de Suculentas
Muda bem estiolada que plantei anos atrás quando ainda não tinha tanta experiência com elas

O sol pleno é importante para que as mudas já comecem a crescer compactas e bem formadas.

Propagação de Folhas de Suculentas
Muda bem formada

No sol pleno, além de crescerem mais bonitas e coloridas, as mudinhas também começam a crescer mais rápido, mas o rápido das suculenta é bem devagar comparado à outras plantas.

Desse ponto em diante basta continuar regando e cuidando das mudas normalmente enquanto aprecia o seu crescimento (bem, bem lento).

*É incrível que vejo em muitos sites e blogs publicações que incluem as suculentas entre plantas de fácil cultivo ou para iniciantes, que dizem que elas não requerem muito cuidado, que sugerem até como plantas para ter dentro de casa, entre outras informações que por experiência discordo completamente. Pelos comentários que recebo a cada postagem que faço sobre elas percebo que minha opinião é compartilhada por muitos.

De fato suculentas, quando você finalmente acerta os detalhes, não dão tanto trabalho, mas podem ter muitos problemas, que nem sempre encontramos solução e surgem sem explicação. Qualquer pequeno erro no cultivo causa grandes efeitos e demora até que sejam corrigidos e sanados.

Até tenho posts aqui no blog sobre outras espécies, que podem ser vistos na categoria suculentas, mas não são as suculentas mais conhecidas entre essas gordinhas e fofas.

O cultivo das plantas suculentas sempre foi um desafio pra mim, Ou colocava água demais ou errava o substrato, ou não tinha sol suficiente, simplesmente não dava certo. Depois que resolvi tentar de novo pela quarta ou quinta vez, pesquisei mais ainda e mudei o local onde deixava os vasos delas começou a dar certo.

72 respostas para “Propagação de Suculentas”

  1. Boa tarde, minha dedo de moça, cresce esparramada pelo vazo, enche mesmo, mas as folhinhas ficam fininhas, já em outro vazo crescem com as folhas grossas, elas finas são normais?

    1. Erika não tenho experiência com essa planta, então não sei dizer, mas recomendo que você entre em contato com a Camila, do blog Diário de uma Sementeira que é especialista em suculentas. Ela com certeza poderá te ajudar.
      Abraços Floridos

  2. Oi Bruna,
    Quando chega a etapa que aparece raiz e um botinho (igual a primeira foto do seu post), como faço o replante, coloco a folha-mãe enterrada e deixo só o broto pra fora, ou é de outra maneira?

    1. Eu enterro a raiz e deixo a folha mãe inclinada para cima junto com a mudinha, como na penúltima foto do post. ; )
      Abraços Floridos

  3. E quando a muda tá lindinha mas não cresce? Tenho várias assim … estão fofas mas em meses mesmo com luz boa não crescem 🙁

  4. Olá! Vou casar em Junho de 2019, se plantar a folhinha agora ela cresce para ocupar um vaso pequenino até lá?
    Há alguma espécie que seja mais resistente e que cresça mais rápido?
    Obrigada!

    1. Catarina cresce sim, recomendo graptopetalum paraguayense, das que eu tenho é a que cresce mais rápido a partir as folhas, mas quanto antes começar a fazer mudas melhor.
      Abraços Floridos

  5. Amei o post!!! Amanhã mesmo começo a propagação das minhas. Se já tivesse areia aqui em casa começaria hj mesmo 🙂
    Parabéns sempre por esse blog lindo!


    1. Obrigada Débora 😊

  6. oi Bruna,
    elas gostam de calor certo?
    bom, meu quarto vive fechado, ou seja, é meio quente e úmido
    acha que as mudinhas gostariam de lá?

    1. Elas gostam de calor, mas precisam de sol na fase de crescimento, após enraizarem. Umidade elas não gostam. Mas se tiver bastante sol filtrado e uma janela para arejar pode colocar sim.
      Abraços Floridos

  7. Jardineira usei duas técnicas para propagação de uma espécie de suculenta que achei muito linda, minha enfermeira técnica que me auxilia no caps adulto, tem ela e me pediu para propagar que já tem a cinco anos e eu consegui ela esta muito feliz.

  8. Olá!
    Está tendo festival de suculentas e cactos na minha cidade então está no precinho bem melhor!!! Eu vou casar em 28/04 , vc acha que se eu comprar agora corre o perigo de eu perder elas até abril? elas vem nos vasinhos pequenos.
    Obrigada!!!

    1. Risco corre, rs, sempre corremos risco de perder plantas por mais que a gente saiba cuidar e cuide muito bem, mas se os preços estão bons você pode arriscar, mas terá de cuidar bem delas até lá rs.
      Abraços Floridos

  9. Oi eu tenho suculentas do tipo rabo de burro, dedo de moça e orelhas de Shrek. Elas estavam crescendo bem porém de uns tempos pra cá as orelhas de Shrek pararam de crescer a muda que soltou não quer crescer de jeito nenhum , a rabo-de-burro tambem não quer crescer e muitas pétalas estão meio murchas sendo que estão protegidas da chuva ! Oque eu faço?

    1. Emily pode ser alguma praga ou doença se o cultivo não mudou. Você as trocou de lugar ou fez alguma adubação diferente?
      Abraços Floridos

    1. Camilla a raiz não demora pra aparecer, mas o brotinho leva uma vida pra crescer rs. O crescimento é lento, mas bem mais rápido do que quando são plantadas a partir de sementes. Recomendo que você faça a experiência porque é muito bacana ver as mini suculentas surgindo a partir das folhas.
      Abraços Floridos

  10. Boa tarde bruna!
    Ganhei hj uma suculenta lindinha! Que tinha um pendulo com alguns botoezinhos de flores!
    Minha amada filhota, quebrou o pendulo, bem na pontinha, perto das flores…..(fikei mto triste!)
    O q eu faço agora?! Pode me ajudar por favor?
    Eu corto o restante do pendulo proximo as folhas? Deixo la? Help me

  11. Adorei o post. Vou casar em Setembro do proximo ano, e já comecei a propagação das suculentas para lembranças. Comecei muito cedo? Tenho usado a “terra” que se compra no horto para colocar no berçário, mas ele é fofo e não areoso, será indicado?. O que aconselhas fazer? preciso de colocar algum suplemento?

    1. Paula não começou cedo não. O desenvolvimento é muito lento, então quanto antes começar melhor. Sugiro que você acrescente o cascalho de rio e o húmus como mencionei no post. Não precisa acrescentar nenhum adubo além do húmus.
      Abraços Floridos

  12. Olá Bruna. Tudo bem?

    Resolvi fazer as mudas de suculentas para o meu casamento que vai ser em novembro agora no começo de abril. Eu tenho muitas folhas da dedinho de moça que já têm mudinhas, mas que as folhas estão escurecendo. Será que posso colocar elas em vasos individuais e elas têm chance de sobreviver? Será que elas escureceram pq as mudas sugaram tudo da folha mãe?
    Obrigada!

    1. Débora o que está escurecendo é a folha mãe? Se for provavelmente é excesso de umidade no substrato. Transfira sim para vasos individuais e tome cuidado com as regas. : )
      Abraços Floridos

  13. Estou tentando fazer mudinhas, mas agora que li que não se enterra as folhinhas, fui lá e desenterrei tudo…rs, Como faz pouco tempo que as enterrei, espero que brote algumas. Adorei as dicas.

  14. Que interessante, estava difícil achar alguém falando de tempo de crescimento. Ontem fiz dois jardins de suculentas e cactos e algumas folhas caíram, usei os vasinhos que elas vieram e coloquei substrato e coloquei as folhas em cima, hoje já vi folhas com raiz. Tô apaixonada no meu berçário e nos jardins. Tive idéia de plantar suculentas, porque perdi minha companheira de 4 patas de 13 anos e como o trauma da perda ainda esta grande e não quero outro animal ainda, resolvi arriscar criando essas plantas lindas e delicadas.

    1. Amanda sinto muito pela sua companheira. Conheço a dor dessa perda, mas a jardinagem é realmente uma ótima terapia. Fico feliz que as dicas do blog tenham te ajudado.
      Abraços Floridos

    2. Oi! Me identifiquei com q sua história que é igual a minha… perdi meu bebê tem 2 meses…. desde então entrei de cabeça nesse mundo das plantas… ? Tem feito muito bem para a minha cabeça… ❤️

  15. Olá!

    Tenho uma folhinha de uma suculenta para servir de muda, mas ela está escurecendo e murchando. O que faço para não perdê-la?

    1. Jessica talvez não tenha mais o que fazer. Mas deixe por enquanto e observe. Se ficar totalmente murcha e escurecida descarte. : (
      Abraços Floridos

  16. Olá Adriana! Gostei muito do post … Eu quero muito dar de lembrancinha do meu casamento uma suculenta e agora to pensando na possibilidade de eu mesma plantar… Vc pode me ajudar? Eu caso em abril, tenho muitas duvidas principalmente em relação ao tempo de crescimento… Vc acha que devo começar a plantar quando pra em abril ficar boa? Aguardo sua resposta, bjs.

    1. Plante agora, rs. Elas demoram muito pra crescer e mesmo que fiquem um pouco maiores não vão estar grandes demais, pode ficar trânquila. ; ) Já comece a produção, rs.
      Abraços Floridos

  17. Bruna só passei pra agradecer as dicas.
    Já consegui fazer 17 mudinhas de suculentas.
    Minha irmã irá usar na festa de casamento e fará lembrancinhas com elas tbm.
    Muito obrigada, não teria conseguido sem ver seu post. Ela ficou muito feliz quando viu o berçário de suculentas pro casamento dela 🙂

    1. Aline fico muito feliz de saber! Espero que as mudinhas façam sucesso no casamento como lembrancinhas ; )
      Abraços Floridos

    1. Tamara demora meses. Sinceramente eu não observei quanto tempo especificamente, mas demora bastante.
      Abraços Floridos

    1. Fernanda provavelmente sim, mas pode demorar bastante especialmente quando iniciar o inverno. Plante o quanto antes.
      Abraços Floridos

  18. Então, gostaria de saber pq algumas enraízam, mas não liberam mudas.
    Ex: duas folhas de uma mesma planta, em igual condições. Uma desenvolve roseta e a outra apenas raízes que não libera muda.

    1. Ana acredito que seja uma questão de tempo. Realmente algumas demoram muito para dar as mudas, mas não me recordo de nenhuma que não tenha dado.
      Abraços Floridos

  19. Oie, amei suas dicas.
    Já estou fazendo meu berçário de suculentas, e fiquei com uma dúvida durante o processo. Como você faz para passar as mudas do berçário para os mini vasinhos?
    Muito obrigada, bjus

    1. Nathalia eu tiro as mudas com uma colher preservando a raíz e levo parte do substrato do berçário junto na hora de plantar no mini vasinho. Normalmente as raízes não são grandes quando as mudas ainda são pequenas assim então não precisa cavar tão fundo, mas apesar das suculentas serem muito resistentes é bom tomar cuidado ao retirar para não causar danos. É só usar uma colher para pegar a muda e parte do substrato já vai junto.
      Abraços Floridos

      1. Comecei tem uns 4 dias, as deitei por cima da terra, e alguamas já tem a raiz.
        É impressionante RS. So estou com dúvidas se até meu casamento eu tenha feito o tempo que preciso.
        Acho que comecei tarde. 🙁
        Caso em dezembro .

      2. Giselle elas vão estar bem pequenas ainda porque demoram muito para crescer, mas estarão fofinhas, rs.
        Abraços Floridos

  20. Prezada, comprei algumas variedades de sementes no aliexpress. Entretanto, elas não vieram com nenhuma referência de quais plantas eram. E como comprei cada vez vários pacotes nunca sei o que vou plantar. Recebi um pacote com sementes bem pequenas, redondas e brancas, que germinaram muito rápido, verifiquei que ou são cactos diversos ou suculentas (pelo número da ordem).

    As plantas nascem com duas folhas, igual a uma pimenteira. Se você tivesse fotos das suas mudinhas que brotaram a partir de semente eu agradeceria.

    1. Olá Alexandre! Eu só plantei cactos a partir de sementes e todos que germinaram e cresceram tem fotos no post, que por acaso se chama “Cactos”, rs. Eu nunca plantei suculentas a partir de sementes, apenas fiz mudas a partir de outras plantas.
      Abraços Floridos

  21. Ola Bruna, gostei muito do seu blog!! Parabens!!
    Eu estou tentando propagar minha suculenta, ja fiz com 3 folhas e fiz exatamente como esta no seu blog, mas nao consegui ainda pois as folhas vao apodrecendo por dentro ate morrerem e eu nao molho, eu nao sei o que acontece. Minha suculenta eh a “echeveria perle von numberge”. O que sera que esta saindo errado, vc teria alguma ideia? Obrigada e um abraco.

    1. Olá Mara! Tem plantas que são mais difíceis mesmo. Nunca tive tanto sucesso com echeverias. As suculentas de folhas mais gordinhas são bem mais fáceis. Você pode tentar enterrar um pouco a base da folha ao invés de só apoiar sobre o substrato.
      Abraços Floridos

  22. OI Bruna adorei suas dicas ,sera de grande ajuda tenho muitas semenres vou fazer as bombas depois diho o resultado tenha um dia muito florido fico grata pela ajuda

  23. Muito boa a postagem sobre a propagação das suculentas; eu ainda não consegui fazer as mudas, inclusive perdi algumas espécies que morreram e eu não consegui mudas, mas vou seguir as dicas e agora vai dar certo. Obrigado e parabéns pelas postagens!

    1. Olá Ademar! Apesar do processo com as mudinhas ter dado super certo, eu também não tenho muita sorte com suculentas. Meus cactos plantados de sementes e as mudas feitas a partir das folhas vão muito bem, mas as suculentas que compro já adultas normalmente eu perco depois de algum tempo. ; (
      Abraços Floridos

    1. Olá! Um blog muito bom sobre cactos e suculentas é o “cacto e afins”, o vida suculenta também é excelente. Quanto às sementes não tenho nenhum site pra te recomendar, o único que eu conheço e vendia muitas variedades de suculentas é o garden mania, mas não aconselho comprar nele, é puro aborrecimento. Você pode comprar sementes de cactos de saquinho mesmo da feltrin, já de suculentas só em sites como ebay ou aliexpress ou em trocas com quem as tenha.
      Abraços Floridos

  24. Oi Bruna!
    Seu blog está inspirando muito a flora aqui de casa! Já estou com planos para um jardim de fadas, um bonchi e algumas suculentas (espero!).
    Tenho uma dúvida que provavelmente é meio boba, mas lá vai: depois de crescidinhas, as suculentas precisam de sol pleno? É que se penso “cactus” penso “sol”, mas sei que kalanchoes (flor da fortuna) se dão bem se há apenas claridade.

    1. Olá Fabi! Você vai adorar os jardins de fada e o bonchi. Eu estou no terceiro, rs. Fiquei viciada nos mini jardins. ; )
      Quanto às suculentas depende da espécie. Algumas preferem sol pleno, outras não. Quem sabe muito sobre suculentas é a Camila do blog Diário de uma Sementeira. Ela pode te ajudar mais do que eu nesse caso.
      Abraços Floridos

    1. Oi Camila! Eu também perdi algumas mudas por causa da rega antes de começar a usar o conta-gotas. Essa dica achei pesquisando outros blogs, mas não lembro qual agora. Foi ótima!
      Abraços Floridos

  25. Muito bem ilustrado e explicado! Ainda não tive sucesso, mas também ainda não tentei muito e vou continuar a tentar, porque com professoras como a Bruna ou a Camila não há como só falhar!…

  26. Adorei o post Bruna. Na falta do Biomix, difícil de encontrar em cidade pequena, qual substrato posso usar? Daria para usar arei de construção, grossa (lavada) junto com o humus de minhoca?

    1. Olá Claudia! Eu sugiro que você misture 2 partes de terra preta com 2 partes de húmus de minhoca. Dessa mistura você usa 1 parte para 1 parte de areia ou cascalho de rio como mostrei. Só use areia se for realmente mais grossa. Areia fina eu não sugiro usar porque eu experimentei e não gostei do resultado.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *