Barba de Moisés (Soleirolia Soleirolii)
Cactos e Suculentas

Barba de Moisés (Soleirolia Soleirolii)

Eu adoro forrações. São plantas pequenas, compactas e normalmente têm folhas e flores bastante delicadas. Uma das menores forrações que conheço é a barba de moisés, soleirolia soleirolii, uma suculenta que uso muito nos mini jardins.

Conheci essa planta em uma das minhas viagens a Holambra, quando comprei um pequeno vaso. Faz anos que comprei esse vaso e plantei junto com meu manacá de cheiro e até hoje a muda está linda, não pára de crescer e floresce uma ou duas vezes por ano.

barba de moises_03

barba de moises_02
As pequenas folhas da barba de moisés

O crescimento da barba de moisés é rápido e ela se espalha criando um tapete baixinho e bem fechado, por isso é perfeita para ser usada como forração. Além disso as raízes dela são superficiais, então pode ser usada mesmo em vasos pequenos ou com plantas de raízes maiores.

barba de moises_05
Meu manacá de cheiro e sua forração de barba de moisés

barba de moises_07

A barba de moisés prefere solo mais seco, então o substrato deve secar entre uma rega e outra.

Sempre cultivei a barba de moisés no mesmo solo das minhas outras plantas, sem nenhuma modificação como com as outras suculentas e os cactos para os quais faço um preparo diferente do substrato.

Quanto ao sol a barba de moisés gosta, mas apenas sol da manhã. Quanto mais sol a planta pega mais claras as folhas ficam e como a maioria das plantas, no sol a barba de moisés floresce mais. As flores são muito pequenas, mas aparecem em grande quantidade.

barba de moises_04
Delicadas flores da barba de moisés

Eu gosto muito de usar a barba de moisés nos meus mini jardins. Já mostrei aqui no blog um deles, meu bonchi de sweet banana.

bonchi_swt_02
O bonchi pouco tempo depois de montado com uma pequena muda de barba de moisés
bonchi_swt_06
O bonchi depois de algum tempo tomado pela barba de moisés

Agora montei outro bonchi, mas também coloquei mudas de barba de moisés esperando que daqui há algum tempo cubram o vaso.

bonchi_05_04
As mudinhas de barba de moisés e meu gatinho super fofo

Fazer as mudas de barba de moisés é muito simples e elas pegam com facilidade. Basta cortar um pedaço de um dos ramos e plantar em outro local, cobrindo não só a ponta do ramo, mas também parte do comprimento dele. O ideal é retirar o ramo com a raíz, mas mesmo sem a raíz a muda pega.

12 respostas para “Barba de Moisés (Soleirolia Soleirolii)”

    1. Raimundo eu desconheço quem venda ou até mesmo lojas on-line, infelizmente : (. Você pode tentar o orquidário 4 estações para mudas dele, talvez tenha.
      Abraços Floridos

  1. Oi Bruna tudo bem?
    Tenho uma linda Barba de Moisés, mas ela parece que não vai pra frente rs, Nao sei se o vasinho é pequeno, ou se estou regando de forma errônea, como também não faco ideia que tipo de substrato devo usar para que ela fique linda como as suas. Me ajuda?

    *Não sei se pode ser considerada como “forração” mas tenho Dinheirinho em penca no meu mini jardim e são uma belezinha. Voce conhece?
    Fico esperando sua resposta e parabéns pelo post.
    Bjs
    Patricia

    1. Patricia me mande uma foto da sua planta. Eles gostam de sol, mas não muito forte, e não gostam de muita água, mas toleram bem se você errar a dose. Se for a que estou pensando conheço sim dinheiro em penca e considero uma forração. Nunca cultivei por muito tempo, mas pelo que já observei gostam de mais água do que a barba de Moisés.
      Abraços Floridos

  2. Adorei, tenho dela mini, e tamanho das folhas maiores, acho lindinhas como forrações. Se vc. tiver outras novidades para forraçoes posta pra nos. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *