Receitas de Adubos para Plantio
Adubos e Fertilizantes

Receitas de Adubos para Plantio

Eu estava pesquisando sobre tomateiros e encontrei uma receita de adubos para cova de plantio. A receita inclui uma cabeça de peixe inteira, duas aspirinas, farinha de osso, cascas de ovo e húmus de minhoca. Alguns ingredientes podem parecer estranhos, mas segundo os comentários de pessoas que testaram funciona muito bem.

Lógico que eu queria fazer um teste com as minhas plantas, mas apesar dos comentários positivos eu teria dois problemas: a farinha de osso, que não uso há algum tempo e a cabeça de peixe, que até poderia ser substituída por cascas de camarão, mas eu sou vegetariana e não me agradava nem um pouco a idéia de manipular restos de animais.

Comecei a pesquisar alternativas e encontrei vários blogs e vídeos sugerindo cascas de banana para serem usadas na cova de plantio. Como definitivamente não ia rolar usar a farinha de osso nem as cabeças de peixe, eu adaptei a receita para utilizar uma mistura de cascas de banana, cascas de ovo, torta de algodão e húmus de minhoca. Eu tinha plena consciência que não era a mesma coisa, mas era a alternativa viável, não só pelo vegetarianismo, mas também porque tenho vasos e restos de animais não eram uma boa opção.

Depois chegar a uma conclusão quanto à receita de plantio, outra questão importante era a aspirina. Pesquisei bastante sobre o uso dela e todos que a mencionavam diziam ter ótimos resultados, então decidi usar na rega ao invés de colocar nos vasos como ensina a receita original.

Eu selecionei algumas mudas para testar a receita e fiquei impressionada com o resultado, mas, como sempre, antes de falar dos resultados vou mostrar todo o processo.

Material

– Torta de algodão;

– Cascas de ovo;

– Cascas de banana;

– Húmus de minhoca;

– Substrato;

– Aspirina 500mg;

– Pilão;

– Seringa de 5ml.

Método

Para o teste usei mudas de ashwagandha e pimentas variegata, cabaça roxa e mirasol. Separei as mudas e montei os vasos da seguinte forma:

Receita de plantioQueria testar em alguns pares ou trios de plantas para ter mais certeza dos resultados. No caso da variegata e da cabaça roxa deveriam ser duas cabaças, mas as sementes provavelmente estavam misturadas.

Antes de iniciar qualquer plantio eu preparei tudo que ia usar, para isso coloquei as cascas de banana e de ovo no sol para secarem. Quando estavam secas piquei as cascas de banana e fragmentei bem as cascas de ovo.

rec_pl_03
Cascas de banana e ovo secando no sol
rec_pl_05
Cascas de banana secas e picadas
rec_pl_06
Cascas de ovo trituradas

Nos vasos que preparei seguindo a receita de plantio primeiro coloquei uma camada de substrato cobrindo por volta de 1/3 do vaso, acrescentei as cascas de banana, em seguida as cascas de ovo, depois a torta de algodão e por fim cobri tudo com uma boa camada de húmus de minhoca. Por cima do húmus posicionei a muda e completei o vaso com substrato e mais húmus.

rec_pl_08
Primeira camada: Cascas de banana
rec_pl_09
Segunda camada: Cascas de ovo
rec_pl_11
Terceira camada: Torta de algodão
rec_pl_12
Quarta camada: Húmus de minhoca

No vaso de pimenta mirasol que preparei com a mistura de adubos que uso normalmente, eu fiz uma camada de substrato cobrindo metade do vaso, em seguida coloquei torta de algodão, adubo a base de algas e húmus. Misturei levemente todos os adubos com o substrato e acrescentei mais húmus e substrato até completar o vaso.

rec_pl_07
Mistura de adubos que eu costumo usar

Eu costumo usar um medidor para colocar o adubo nos vasos. Esse medidor vem nas caixas de torta de algodão. Tem uma medida maior que equivale a uma colher de sopa e uma menor que equivale a uma colher de café.

rec_pl_10
Medidor que costuma vir nas caixas de torta de algodão

Para usar a aspirina na rega primeiro transformei um comprido de 500mg em pó usando um pilão. Coloquei o pó dentro de um copo plástico e usando uma seringa de 5ml acrescentei água para diluir. A quantidade de água foi a mesma da seringa. A diluição não ficou uma maravilha, mas isso não foi um problema.

Depois de diluir um pouco a aspirina na água, puxei com a própria seringa todo o líquido completando perfeitamente os 5ml. Essa seringa ficou guardada com o líquido para ser usada na rega uma vez por semana.

rec_pl_00
Aspirina em pó
rec_pl_01
Seringa de 5ml

Para usar a aspirina eu colocava o dedo tampando a abertura da seringa e agitava para misturar o pó com a água já que o pó decanta com o tempo. A cada rega eu usava 1ml da seringa em um regador de 1 litro.

Resumindo, eu fiz o plantio usando os adubos conforme o esquema no começo do post. Nos vasos que selecionei, um para cada grupo, usei também a aspirina na rega uma vez por semana. Nos demais vasos não usei aspirina.

Resultado

Os vasos ficaram montados por 45 dias e os resultados me surpreenderam.

Achei que as mudas de pimenta mirasol tiveram crescimento bastante similar, independente do tipo de adubo usado. Não vi grande diferença entre os vasos nos quais usei a mistura de adubos que uso normalmente e os que foram preparados com a receita de plantio. Já as mudas de ashwagandha, cabaça roxa e variegata, que eram bem menores, tiveram um ótimo crescimento com o uso da receita de plantio, achei até que foi um pouco acima do normal, mas nada tão evidente.

rec_pl_13
Mudas de Ashwagandha e cabaça roxa assim que preparei os vasos
rec_pl_14
As mudas de mirasol

Minha conclusão em relação à receita de plantio que usei é que se eu tiver cascas de banana e de ovos disponíveis vale a pena usar dessa forma sim. Não vi grande diferença, mas acho que teve alguma melhora no crescimento, no entanto nada significativo a ponto de eu acrescentar isso na minha rotina de cuidados com as plantas.

Em relação à aspirina devo dizer que fiquei impressionada com o resultado. As plantas nas quais usei a aspirina na rega não tiveram nenhum ganho no crescimento, mas com certeza foi um grande diferencial em relação a pragas e doenças.

Comparando as mudas de mirasol fica muito evidente a diferença entre a muda que recebeu as regas com aspirina e as demais. As outras duas mudas tiveram ácaros, mas a que foi tratada com aspirina, apesar de estar muito próxima das outras, permaneceu sempre saudável.

rec_pl_15
Muda de mirasol que teve ácaros e não foi tratada com aspirina
rec_pl_17
Outra muda de mirasol que teve ácaros e não foi tratada com aspirina
rec_pl_16
A muda tratada com aspirina. Muita diferença!

Já as mudas de ashwagandha, variegata e cabaça roxa permaneceram todas saudáveis, fossem as com ou sem aspirina.

rec_pl_18
Ashwagandha
rec_pl_19
Cabaça roxa
rec_pl_20
Variegata

Depois de iniciar essa experiência e perceber os resultados em relação à aspirina comecei a usar em outras plantas da varanda e os resultados foram ótimos, especialmente nos meus tomateiros. Portanto recomendo a aspirina, fez muita diferença e continuo usando. Aliás tenho usado para fazer a primeira rega nas sementes quando as planto no substrato, logo no começo da germinação.

Para quem pretende usar a receita original com o peixe ou com restos de camarões eu sugiro que só o faça se for plantar direto no solo. Se isso for usado em vasos pode se tornar um desastre.

23 respostas para “Receitas de Adubos para Plantio”

  1. Bruna boa tarde,estou iniciando um plantio de tomate organico, estou usando o leite e estou gostando do resultado, será que posso usar a aspirina na rega ? Se sim em qual proporção ?

    Desde já obrigado pela atenção.

    1. Carlos nesse post mesmo falo sobre isso. Você pode diluir a aspirina em uma seringa de 5 ml e usar 1 ml da seringa por litro de água. : )
      Abraços Floridos

  2. Sensacionais sua dicas…percebe-se que é estudiosa e adora o assunto. Parabéns.
    Estou lutando pra cultivar a bhut jolokia, a moruga e a carolina reaper. As pragas sempre atacam, mas com seus ensinamentos estou mais otimista.

    1. Obrigada Nadir! : ) Pimentas exigem atenção, mas vale a pena o esforço e com o tempo fica mais fácil. Qualquer dúvida estarei à disposição.
      Abraços Floridos

  3. Camila…estou adorando seu blog!!!
    Estou começando uma horta orgânica e está sendo muito útil.
    Tenho mais espaço e vou poder plantar no chāo. Primeiro me preocupei em fazer compostagem para produzir húmus. Consigo 40 kg a cada dois meses. Vou tentar fazer um conjunto de compostagem com restos de peixe e camarão pq preciso de terra rica em bóro para, por. Ex o repolho. Depois te conto…

    1. Mirian fico feliz de saber que o blog tem ajudado! Qualquer dúvida estarei à disposição, mas eu sou a Bruna, rs. ; )
      Abraços Floridos

    1. Andrea sugiro usar na rega uma vez por semana e você pode usar em qualquer planta. Só não use de duas formas diferentes simultaneamente, tipo regar e pulverizar toda semana a mesma planta. Faça um ou outro.
      Abraços Floridos

    1. Pode sim, mas cuidado com a quantidade. Nunca usei pó de café nas minhas plantas, mas pesquise bem antes de usar para não errar na dose.
      Abraços Floridoa

    1. Pode usar sim, mas a aspirina não é para a planta florir, se suas azaleias nãos estão florindo o ideal é adubar ou verificar se não estão em vasos pequenos demais, se não tem pregas, entre outros fatores.
      Abraços Floridos

  4. Oi Bruna! Parabéns pelo seu site! Sempre dou uma passadinha por aqui. Tem informações valiosas. Estou com umas mudas de pimentão Vermelho, amarelo e verde e acho que eles estão com ácaros, eu posso usar a aspirina neles? O leite já uso nos tomateiros é uma maravilha! Bjs

    1. Olá Eliane! Pode usar a aspirina sim, mas use também o enxofre. Veja o post sobre ácaros que ensina como fazer o tratamento. A aspirina ajuda muito, mas ainda não testei se ela é capaz de combater pragas, então é melhor não arriscar já que ácaros causam muitos danos à planta e rápido.
      Abraços Floridos

  5. Oi Bruna
    Parabéns pelo site. Está cada vez melhor. Sempre que posso dou uma passada para me inspirar.
    Já ouviu falar em ALLIUM GIGANTEUM? Eu só vi em fotos, mas estou pensando em plantar em vasos para experimentar.

    Boa noite e continue assim, inspirando.

    1. Olá Almir! Já ouvi falar dessa planta, vi fotos, mas nunca vi ao vivo. Imagino que seja linda e deve ser muito aromática!
      Obrigada pelos elogios ao blog ; )
      Abraços Floridos

  6. Oi Bruna,adorei a receita da aspirina,acho que vou acrescentar nas regas também,meus tomateiros estão super saudáveis,tenho usado o leite nas regas,acredito que logo comecem a frutificar.Beijão…

    1. Olá Renata! Que ótima notícia! Mesmo assim acho válido usar a aspirina e desde o plantio nas suas próximas mudas.
      Abraços Floridos

  7. Muito interessante! Não sabia da aspirina, vou testar! O duro é que aqui em casa é muitaaaaaaaaaaaaa planta, então as regas vão tudo de mangueirada mesmo, agora nem tanto porque está chovendo praticamente todos os dias… mas quero testar nas plantas mais sensíveis à pragas… vc rega nas folhas ou só na terra? Bjos!

    1. Oi Camila! Eu só rego a terra, mas no blog Garden Betty ela até comenta que borrifa uma solução de aspirina nas folhas antes de plantar os tomates. Pode ser usada das duas formas, mas pra mim fica mais fácil na rega. Acho que pelo menos nos tomates e nas pimentas vale muito a pena usar.
      Beijos Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *