Técnica para Germinar Sementes – III
Da Semente à Flor

Técnica para Germinar Sementes – III

Eu já conhecia essa técnica para germinar sementes, mas nunca tinha usado. Porém, quando montei minha estufa de inverno esse ano eu resolvi testar novas técnicas porque a tradicional do plástico filme que eu usei das outras vezes não deu resultados tão bons quanto costuma dar fora da estufa.

Muitas tentativas (e erros) depois eu cheguei no que vou mostrar para vocês agora, que é uma variação da técnica de germinar sementes no algodão. É aquela mesma que você fez com feijão quando era criança.

Seguem as considerações básicas que você deve levar em conta ao plantar qualquer semente independente da técnica que usa:

– Você deve adaptar a técnica às necessidades da semente que você vai plantar. Se precisa de luz como as camomilas deixe o recipiente em local com muita luz indireta, mas sem sol direto, se precisa de escuridão total para germinar como o amor-perfeito deixe dentro de um armário ou outro local totalmente escuro. Sempre pesquise as necessidades da semente que você pretende plantar;

– Leia o tópico Como Plantar SementesNesse caso você só vai plantar a semente depois que ela germinar, mas deve levar em consideração as observações desse post, principalmente: a fase da lua, quais sementes deve plantar dependendo da estação do ano e o local ideal para deixar as sementes germinando (isso vai depender da semente que você quer germinar como foi dito no primeiro item).

Materiais

– sementes;

– bolas de algodão;

– borrifador;

– recipiente plástico com tampa ou qualquer recipiente e plástico filme. Para a estufa usei copos descartáveis sem plástico;

– etiquetas, fita crepe, palito de sorvete, qualquer coisa que sirva para identificar as sementes;

Como fazer

Prepare cada caminha de algodão, não precisa de uma grande quantidade, e coloque por cima a semente. O ideal é não colocar um monte de sementes. Coloque no máximo 4 se forem sementes maiores ou se forem pequenas dê uma distância entre elas de forma que seja possível depois tirar os pedaços do algodão separando as sementes.

Coloque a identificação de cada semente da forma que achar melhor e dependendo de como vai montar o local onde elas vão ficar.

Molhe o algodão com o borrifador deixando úmido, mas nunca encharcado, senão as sementes podem apodrecer. Eu sempre coloco no borrifador, além da água, um pouco do adubo líquido, mas numa diluição de 1:20. Bem maior do que a que uso nas regas.

Feito isso coloque o recipiente em local aquecido (em cima da geladeira, do gabinete do computador, etc) e olhe todos os dias para ver se o algodão ainda está úmido.

Esse é o passo a passo básico, mas vou mostrar agora com as fotos a variação dessa técnica que eu fiz para a estufa.

Montei um copo descartável com seixos no fundo para fazer peso e o copo afundar.

germ_00 (1)

Coloquei dentro do copo com seixos outro copo descartável com a etiqueta de identificação. Dentro desse segundo copo coloquei a caminha de algodão umedecida com as sementes.

germ_01 (1)

germ_02 (1)
Etiqueta para identificar a espécie de pimenta

germ_03_ (1)

Depois posicionei todos os copos na estufa para que o calor da água aquecida passasse para os copos e consequentemente para o algodão.

germ_04 (1)

germ_05 (1)

O tempo de germinação varia de acordo com a espécie, isso é óbvio, mas também depende do quanto a semente é nova. As sementes de pimenta que mostrei nas fotos do post demoram mais para germinar, especialmente se forem mais antigas (como é o caso). Outras espécies, como o manjericão, germinam mais rápido e se as sementes forem novinhas, muito mais rápido.

germ_07 (1)
Essas sementes de manjericão germinaram dentro do copinho na estufa em dois dias.
germ_06 (1)
As sementes de manjericão ficam cobertas com essa gelatina branca quando são molhadas.

Transferência

É nesse momento que muitas vezes as pessoas que usam essa técnica perdem as mudas tentando tirar a semente recém-germinada do algodão para colocar no substrato. Não faça isso!

Logo que a semente germinar prepare um vasinho (no caso da estufa um copo descartável) com substrato misturado com húmus e abra uma cova bem rasa no meio. Caso você tenha colocado várias sementes no mesmo algodão corte o algodão com tesoura de ponta fina separando com muito cuidado as sementes.

O ideal é que assim que sair o broto da semente você já coloque no substrato. Não espere até que a muda cresça mais e apareçam as folhas. O algodão não tem nutriente nenhum para oferecer e por isso deixá-la mais tempo do que o necessário no algodão é prejudicial ao crescimento.

germ_08 (1)
Dependendo da quantidade de sementes que você coloque a separação vai ser uma cirurgia complicada. Então tome cuidado com a distância entre elas!

Coloque na cova o algodão com a semente sempre tentando posicionar o algodão de forma que a parte germinada da semente (o rabinho) fique levemente inclinada para baixo. Feito isso cubra a semente jogando parte do substrato ao redor da cova por cima do algodão, mas não cubra totalmente.

germ_10 (1)
Semente germinada de manjericão na cova ainda sem cobrir
germ_11 (1)
Semente germinada de pimenta já parcialmente coberta

Quando a semente começar a desenvolver a raiz, à medida que ela for emergindo, cubra com um pouco mais de substrato e espere pelo primeiro par de folhas. Depois basta cuidar da sua nova mudinha normalmente.

A semente germinada de manjericão dois dias depois de transferido para o substrato acordou assim.
A semente germinada de manjericão, dois dias depois de transferida para o substrato, acordou assim

Técnica I x Tecnica II x Técnica III

É fato que a técnica I, pelo menos pra mim, ainda é a melhor. É a mais prática, não exige cuidados diários e funciona muito bem.

A técnica do algodão e do papel toalha são muito semelhantes, mas ainda prefiro para a estufa a do algodão que permanece úmido mais tempo e me dá menos trabalho. No entanto, não é toda semente que germina na estufa com essa técnica. Sementes muito grandes como de capuchinha e de espinafre eu sugiro germinar usando a técnica I, a germinação no algodão não funciona bem para elas.

Pra mim a grande vantagem da técnica do algodão é que permite visualizar o processo de germinação desde o princípio. Nem preciso dizer que isso faz toda a diferença para os ansiosos. Mas independente da ansiedade é interessante acompanhar as etapas, desde o rompimento da semente, até o desenvolvimento no substrato e aparecimento das folhas, só que é algo que toma mais tempo e exige mais cuidados. Usando a técnica do algodão ou mesmo do papel toalha corre-se tanto o risco de apodrecer a semente por excesso de umidade, quanto de desidratação por falta de água, especialmente no caso de sementes que demoram muito a germinar, além do trabalho que dá separar as sementes depois de germinadas. Por isso, apesar de ter gostado da experiência e de saber que vou repetir essa técnica todo inverno na minha estufa, ainda prefiro o método do vaso com plástico filme.

78 respostas para “Técnica para Germinar Sementes – III”

    1. Marilene você pode usar essa técnica que mostrei no post ou outras que já mostrei, só recomendo que germine agora nessa época de temperaturas mais baixas porque azaléias não gostam de calor para germinar, pode inibir a germinação.
      Abraços FLoridos

    1. Neusa eu nunca plantei jade, então não tenho experiência com elas, mas o que sei é que a Jade precisa de frio para germinar, então deve ser plantada agora no inverno. Veja o post sobre o amor-perfeito, que também é plantado no inverno e irá te ajudar. Veja também o post Como Germinar Sementes.
      Abraços Floridos

  1. olá! Conheci hoje seu site e amei a forma como você explica e todo seu cuidado com as plantas. Gostaria de uma ajuda: comprei sementes de Alicia anisopetala, fotos nesse link: file:///C:/Users/User/Desktop/sementes-de-alicia-anisopetala-black-ayahuasca.jpg
    Gostaria de saber se olhando para esse tipo de semente se você consegue me dizer como eu obter um sucesso maior ao germiná-las, pois são sementes bem estranhas e diferentes e não faço ideia como garantir que germinem. Será que poderia me dar uma luz sobre isso? Gratidão!

    1. Gustavo eu não conhecia, mas fui pesquisar sobre ela, rs. Parece que precisa de estratificação mecânica, lixar as sementes, e mesmo assim leva semanas, às vezes meses para germinar. Infelizmente essas sementes são um caso especial e vão exigir muito paciência. : (
      Abraços Floridos

    1. Têm várias Eder, depende da espécie, pêssego e maçã são exemplos de sementes que precisam de quebra de dormência e já falei sobre ambas aqui no blog. ; )
      Abraços Floridos

  2. Olá, me chamo Uchôa e moro em Santa Catarina.
    Estou com uma dúvida sobre a germinação em algodão. Comprei mais de 1000 sementes de suculentas de fora do Brasil
    Pone me ajudar?
    Meu whats: 47 992004491

    Obrigado desde já

    1. Recomendo que você veja o post Cactos e use a mesma técnica que usei para eles. Sugiro que você não germine essas sementes no algodão, use a mesma técnica que passei no post que mencionei. Pelo menos é o que eu prefiro utilizar. : )
      Abraços Floridos

  3. Olá gostaria de saber se a semente da camomila pode ser geminada no algodão e transferida para um copinho de café pois estou fazendo um trabalho e irei dar a camomila como lembrancinha se eu plantar hoje até dia 19 de maio elas já podem ter nascido .?

    1. Thaís elas gostam de calor para germinar , então dependendo de onde você mora vão demorar mais ou nem vão germinar nessa época do ano. Mas você pode fazer um dos tipos de estufa que mostrei no blog e isso resolveria o problema. Quanto ao algodão não recomendo para a camomila. As sementes são muito pequenas então plante direto no substrato.
      Abraços Floridos

    1. Diego só pesquisando mesmo no Google e dependendo da variedade é difícil achar informações. Às vezes eu tenho que procurar muito pra encontrar um site que me ajude. Aqui no blog eu procuro falar em detalhes sobre todas as variedades que cultivo.
      Abraços Floridis

  4. Olá Bruna , eu comprei várias sementes de suculentas da China e assim que recebi comecei a fazer a técnica do algodão , escolhei 10 variedades para germinar , hoje fazem 08 dias que eu coloquei mas ainda não germinou , coloquei no pote transparente com a tampa um pouco maior para a ventilação, estão perto de uma janela com vidros onde tem claridade , eu moro no RS e nessa época ainda não faz calor , gostaria de saber se estou fazendo certo e quanto tempo as sementes vão levar para germinar e também se tenho que molhar novamente. abraço….janice

    1. Mari eu nunca germinei suculentas, apenas cactos e foi direto no substrato, mas para os cactos o calor é um fator importante, como não tenho experiência com sementes de suculentas não posso dizer se para elas também é.
      De qualquer forma pela que já li sobre elas a germinação costuma ser mais demorada.
      Abraços Floridos

      1. obrigado pelo retorno……hoje verifiquei que duas sementes germinaram depois de estarem 30 dias no algodão …muito pequeninas e frágeis , vou esperar para ver se vão crescer um pouco mais e se realmente são suculentas , pois conversei com várias pessoas pelas redes sociais que me disseram que nasceu capim . abraço…janice

  5. Olá, Bruna!
    Querida, tinha um antúrio com mais de oito anos, mas, entrei em obra e algumas plantas morreram, pois não tive lugar apropriado para elas. O antúrio ficou sem flor nenhuma e pensei que a tinha perdido também, porém meses depois saiu uma folhinha que por 8 meses continua do mesmo tamanho de uma moeda de 0,50 centavos , não cresce. Já troquei para um vaso menor com 10 cm de diâmetro e 7cm de altura com terra vegetal e terra comum e mantenho úmido com uma tampa de vidro tipo uma estufa. Mas ja estamos no meado do ano e ela não desenvolve. Será que tenho que colocar algum adubo? Será que tenho chance?
    Não quero perder meu antúrio, me ajude.
    Fico no aguardo e agradeço antecipadamente.
    Bom saber que ainda existe pessoas que se interessam em ajudar.
    Abraços.
    Taniamara

    1. Tania Mara provavelmente esse substrato está muito pobre em nutrientes, mas mesmo assim devia ter tido algum desenvolvimento. Acrescente húmus de minhoca nesse vaso. Retire um pouco do substrato, substitua por húmus e misture bem, tomando cuidado com as raízes. Além disso faça o adubo líquido que mostrei no blog e use a cada 15 dias na rega. Espero que ele se recupere.
      Abraços Floridos

    1. Aloysio nunca tinha ouvido falar, mas fui pesquisar ao lar seu comentário e que coisa interessante, RS. Infelizmente não sei nada sobre ela, mas adoraria um feedback se você fizer a experiência. : )

    1. Jonata eu nunca tentei, mas acredito que funcione sim. A acerola, que eu saiba, não exige nenhum procedimento de quebra de dormência, então pode ir para o algodão direto.
      Abraços Floridos

      1. Oi Bruna…Socorro!!eu estou conseguindo germinar varias semente,Mas na hora de pôr na terra,sempre da errado,pois elas morrem :(,(principalmente minhas de tomate).o que estou fazendo de errado?? (eu uso terra preta) beijos e obrigado!

      2. Jonata podem ser vários fatores. O caule fica escuro na base? Quais sintomas elas apresentam? Se puder me mandar fotos é melhor.
        Abraços Floridos

      3. Olá bruna, venho aqui agredecer pelas dicas.finalmente conseguir que minhas semente se desenvolver se!! Agora do com várias mudinhas! ^-^

      4. Fico muito feliz Jonata : ))). Precisando de ajuda com as Mudinhas estou à disposição.
        Abraços Floridos

    1. Irene você pode usar qualquer pote com tampa como estufa ou usar plástico filme para cobrir os vasos. É o que eu uso normalmente. Só uso uma estufa propriamente dita no inverno.
      Abraços Floridos

  6. Olá, amei as dicas, vou usar todas as técnicas, já fiz algumas vezes mas não funcionou. Coloca mais informações sobre o cultivo de amor-perfeito, portulaca e rosa do deserto. Obrigada!

    1. Cássia estou cultivando agora duas variedades que já tentei no passado e não deram certo, uma delas é o amor-perfeito e a outra o morango. Assim que aparecer uma florzinha eu faço o post, mas você também pode acompanhar pelo face, Instagram ou pinterest as novidades. : )
      Abraços Floridos

  7. Boa noite, como faço mudas de tulipas de maneira mais fácil a partir de sementes, por favor me ajude eu adoro tulipas, abraços

    1. Patricia eu nunca cultivei tulipas então não sei como te ajudar. O que posso sugerir é ver os posts sobre germinação no blog e pesquisar sobre a germinação delas especificamente.
      Abraços Floridos

  8. Vou fazer a técnica do algodão, achei simples e fácil. Já estava desesperada para saber como colocar sementes para germinar . Obrigada, aos colaboradores do site, são eficientes e práticos.

  9. Olá,Bruna.
    Comprei umas sementes do Aliexpress e não germinaram,mas não usei técnica nenhuma. Posso usar essa técnica do algodão para as sementes importadas?
    obrigada!

    1. Cícera pode usar para qualquer tipo de semente a princípio. Tem algumas sementes que precisam de técnicas especificas para germinar, mas nesses casos só pesquisando para saber o que é melhor.
      Abraços Floridos

  10. Olá, Bruna Pimentel.

    Fiz o plantio inicial das sementes do Manjericão conforme sua técnica 1, mas sem o papel filme. Fiquei preocupado porque não nascia nada. Em paralelo, fiz a técnica 3 e a semente desabrochou rapidamente. Então, eu as transferi para a sementeira. Ai, as sementes da técnica 1 desabrocharam também. Porém, estou achando o crescimento muito lento. Já tem uns 10 dias que as plantinhas estão exatamente no estágio da sua foto “A semente germinada de manjericão, dois dias depois de transferida para o substrato, acordou assim”.

    O processo mesmo é muito lento?? Tem algo que eu possa fazer pra agilizar o crescimento delas?? Ou é apenas paciência mesmo?

    Parabéns pelo seu site, li bastante e estou curtindo o plantio.
    Obrigado,

    Guilherme Pereira

    1. Olá Guilherme! Isso é normal, especialmente nessa época será mais lento mesmo por causa da temperatura mais baixa, mas depois que ele começa a crescer o progresso é rápido. Use o leite no manjericão uma vez por semana porque evita fungos e deixa a planta bem mais bonita e mantenha uma boa rotina de adubos que ajuda bastante também 😉
      Abraços Floridos

    1. Olá Liliane! Nunca plantei, mas tem muitos fóruns especializados só no cultivo dessa planta e costumam trazer ótimas informações sobre estufas, métodos de germinação e etc. Sugiro que você entre em algum deles para tirar suas dúvidas. : )
      Abraços Floridos

  11. Boa noite! Procurando ajuda para germinar algumas sementes que tenho em casa, achei seu blog! Sexta no dia 26/06/15,resolvi fazer a técnica do algodão, colocando sementes de coentro,salsa,e hortelã,e coloquei em cima do microondas,hoje dia 28/06 percebi que uma semente de coentro está germinando, porém ela não está agarrada ao algodão, o que faço nesse caso? Por favor me ajude,obrigada!

    1. Olá Caroline! Normalmente depois que germinam eu planto em um vasinho usando a técnica da estufa com plástico filme. Veja o post Mix de Técnicas de Germinação que lá tem toda a explicação e qualquer dúvida volte a comentar ou me mande um e-mail. ; )
      Abraços Floridos

  12. Bom Dia Bruna, primeira visita no Blog e gostei muito, parabéns.
    Gostaria de uma ajuda sua se poder.
    Tenho sementes de Orquídeas para germina, como posso fazer, qual técnica é melhor, tenho que fazer choque de temperatura.
    no aguardo e obrigado.

    1. Olá! Nunca germinei sementes de orquídea. Não faço a menor idéia do processo, se tem alguma particularidade, quebra de dormência e etc. Talvez algum leitor do blog saiba e te oriente nos comentários, mas infelizmente eu não tenho conhecimento para te ajudar nesse caso ; (
      Abraços Floridos

    1. Olá Raquel! Pode ser por vários motivos, plantio em horário de sol muito quente, excesso de água, falta de água, falta de proteção para a muda recém transplantada para local que tenha muito sol, etc. Você deve observar para ver o que aconteceu e qual foi o problema.
      Abraços Floridos

  13. Haaha!

    Ainda bem que eu li isso antes das minhas sementes começarem germinar! Salvou minhas sementinhas rsrsrs.

    Eu ia esperar até crescerem folhas hehehe.
    Muito obrigado pelas dicas!!!

  14. Olá Bruna!
    Plantei algumas sementes de pimentas em vasos e os deixo na sacada. Algumas já fazem duas semanas que plantei e até agora nada de germinar, acho que as baixas temperaturas em Campinas contribuíram para uma certa dormência das sementes. Será que se eu cobrir os vasos com papel filme como na sua técnica 1 elas podem quebrar essa dormência ou tenho que plantar novamente?
    Outra coisa, aqueles saquinhos de sementes sempre sobram, como posso armazenar? Posso congelar?

    Obrigado e parabéns pelo blog!
    Bjo

    1. Olá André! Você pode e deve usar o plástico, mas sem uma estufa, com o frio que vem fazendo, vai ser difícil germinarem e se germinarem vão levar bastante tempo. Eu sugiro que você faça uma estufa como mostrei no post “A Evolução da Estufa”. Se você for virar um pimenteiro vai logo querer uma de qualquer forma, rs. Eu guardo no saquinho mesmo, mas sementes de pimenta não são viáveis por tanto tempo quanto as de tomate, por exemplo. Eu sugiro que você plante muitas se tiver espaço ou faça trocas ou doações, seja das sementes ou das mudas já crescidas, porque com o tempo a semente vai perder o potencial de germinação. Sinceramente nunca tentei congelar para ver se preserva a viabilidade, mas vou pesquisar sobre isso depois.
      Abraços Floridos

    2. Bom Dia!!! André as sementes de pimenta de cheiro ou pimenta ardosa precisam de uma temperatura média de 25ºc para germinarem, e aproximadamente levam 14 dias (as ardosas), as de cheiro uns 07 dias. e o substrato no copinho deve esta cobrindo apenas a semente, e deve-se manter úmido(não encharcado) para não matar ou apodrecer as sementes..e precisa-se de luz indireta como a bruna já falou.

    1. Olá Brígida! A água realmente é necessária se não houver outra fonte de calor. Pode ser que na época que você plantou estivesse mais quente do que o normal, porque no inverno mesmo em SP fica muito frio e as sementes não germinam de jeito nenhum se não tiver a água ou uma lâmpada que aqueça o substrato. Em locais onde o inverno é menos rigoroso não há necessidade mesmo.
      Abraços Floridos

    1. Olá Angelina! Nunca plantei sementes de rosas então não posso te dizer se dá certo ou não porque não tenho experiência, mas acredito que seja viável sim. Se você quer plantar sementes de rosas sugiro que procure sites que sejam especializados em rosas. Neles você vai achar mais informações.
      Abraços Floridos

  15. Ola Bruna!!! Me ajude veja se fiz certo fiz 30 mudas(copinhos de cafe) de Celosia Plumosa (rabo de galo), usei sua 1ª técnica e olhe adorei!!! Cobrir com um pedaço de TNT e guardei dentro de um recipiente transparente com tampa e guardei dentro um quarto. So não sei se essa semente precisa de sol para germinar. Se possivel me ajude. Antes que minhas sementinhas apodreçam.
    Abraços Nazare

    1. Olá Nazare! Não conheço o processo de germinação da celosia, mas pelo visto você fez tudo corretamente. Talvez ela demore mesmo para germinar ou precise de luz, o ideal é pesquisar sobre a germinação delas. Eu infelizmente não tenho experiência com essa planta para te dar melhores informações.
      Abraços Floridos

  16. Oi, posso deixar minha sementeira perto da janela com o vidro fechado e as venezianas entre abertas?Pois é assim que deixo a minha fico o dia todo fora e a casa fica fechada esse é o único jeito da sementeira pegar alguma luminosidade.
    E também queria saber sobre o método de plantio eu segui o que estava escrito nos pacotes das sementes que são de flores. Algumas de 1cm de profundidade e outras 5cm. Mais vi que tem gente que nem tampa as sementes muito pequenas como orégano e papoula que por sinal enterrei como mandava 1cm e agora será que vão nascer?
    To muito ansiosa é a segunda vez que tento germinar só que desta vez comprei sementes da isla que passaram por teste de germinação entre maio e julho deste ano. To esperançosa rsrsrs faz 5 dias que plantei elas. Abraços!

    1. Olá Silvana! Pode deixar a sementeira perto do vidro sim, mas as sementes não precisam de luz direta, apenas de iluminação indireta. Se deixar a cortina aberta pode deixar as sementes próximas à janela, numa mesa ou prateleira, mas sem que elas peguem sol direto.
      Eu entendo sua ansiedade, rs. Orégano por exemplo eu coloco sobre o substrato sem cobrir, manjericão também, camomila, etc. Se vai ser necessário cobrir ou não depende da semente.
      Publiquei ontem um post que pode te ajudar. Veja esse post mais recente.
      Abraços Floridos

  17. Essa técnica (mas com papel higiénico) eu usei este ano em Abril, para germinar sementes de “Bela de Noite”. A Mirabilis Jalapa está lindíssima e muito florida. No ano passado não consegui esta maravilha, mas este ano consegui. Tive de cortar um pouquinho da “casca” da semente, mas ela germinou perfeitamente e em poucos dias utilizando a técnica que a Bruna aqui expôs. Agora tenho outra batalha pela frente, com sementes de Viola Odorata, que também desde o ano passado, ando a tentar germinar.
    Adoro este blog, acho-o excelente. Muito obrigada pela sua generosidade em partilhar tão bons conhecimentos.

    Manuela

    1. Olá Manuela! Espero que você consiga germinar as sementes de viola. A gente sempre na expectativa e quando não consegue germinar de jeito nenhum é frustrante. Mas há de dar certo dessa vez ; )
      Abraços Floridos

      1. Olá, Bruna! Muito obrigada pela sua resposta. Aqui em Portugal estamos no Verão e Agosto tem tido dias muito quentes. Presumo que as sementes de viola odorata tenham as mesmas necessidades que as de amor-perfeito, portanto, vou semear em Outubro ou Novembro, quando o frio, aqui, começar. É sempre uma aprendizagem vir aqui ler o que escreve.
        Beijinhos.

  18. Oi Bruna! Já usei desta técnica e não gostei mto, achei meio trabalhosa… mas não usei estufa, coloquei em uma vasilha transparente de plastico com tampa em um lugar que batia sol indireto. De vez em quando eu abria por algum tempo pra não criar mofo. Deu certo, mas fiquei com preguiça de separar as mudinhas de sementes que eram mto pequenas, como as da papoula. Tentei desta técnica pq tinha dificuldade de germinar algumas plantas, então queria ver se o problema era da semente ou se era da “pecinha”, rss. O fato é que não costumo germinar antes de plantar não. Já jogo as sementes direito no substrato, dependendo do tamanho, de 3 pra cima. O bom de germinar separado é que depois vc não precisa fazer o raleio né? Eu morro de dó dessa parte… nunca jogo fora, replanto as outras e deixo a mair forte no lugar. Não costumo olhar tb época do ano e lua pra plantar não… não costumo ter problemas, só algumas que teimam em não nascer, dai compro denovo ou de outra marca e dá certo. As sementes que são tipo uma farinha, como de quaresmeiras, russélias, escova-de-macaco, papoula, portulacas e etc, só jogo em cima do substrato e pronto. Nem precisa cobrir. Meu amor eterno é ter amor-perfeito, já comprei uns 8 saquinhos de todas as cores e NENHUM germinou. Não estava em local escuro, mas enterrei bem fundo, como vi recomendando em alguns lugares… vou fazer no escuro como vc disse. Ah, e nenhuma das suas sementes ainda germinou =( Já tem uns 15 dias… mto ansiosa! Bjos!

    1. Oi Camila! É trabalhosa mesmo, mas para a estufa foi o que funcionou melhor. Quando a semente é quase um pó é triste. O orégano é assim. Vou sofrer pra separar ou então vou ter que plantar mesmo a galera reunida, rs. Nem me fale do amor-perfeito. Também não dou sorte. Já tentei vários tipos também.
      Que pena que ainda não germinaram ; ( , mas as sementes não são tão novas e por isso deve estar demorando mais. Além disso as pimentas precisam de bastante calor.
      Abraços Floridos

  19. oi! comprei algumas sementes de flores, plantei mas ñ germinaram. eu gostaria de saber como plantar essas sementes para q germinem: amor perfeito, cineraria marítima, cravo, margarida gigante, petúnia, scabiosa. vc poderia me ajudar? eu ficaria muito grata. Date: Sat, 3 Aug 2013 17:12:38 +0000 To: [email protected]

    1. Olá Meirelanne! Veja os outros posts sobre técnicas para germinar sementes I e II e o post como plantar sementes. Todas as informações gerais estão nesses posts, mas algumas sementes tem necessidades específicas como o amor-perfeito que precisa de temperaturas mais baixas para germinar.
      O ideal é que você também pesquise sobre cada espécie que quer cultivar.
      Abraços Floridos

    1. Oi Luzia! A técnica dá super certo, mas dá muito trabalho. Não vejo a hora de esquentar e eu poder aposentar minha estufa e voltar para os vasinhos com plástico filme, rs.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *