Enxofre
Pragas e Doenças

Enxofre

Hoje vim apresentar um dos melhores amigos das minhas pimenteiras: o enxofre.

Depois de muito lutar contra os ácaros com óleo de neem e sabão de côco, decidi procurar outro defensivo, porque esses só atenuavam o problema, mas não resolviam. Como eu já havia lido sobre o enxofre, fui atrás do que eu conhecia: o enxofre dimmy.

Enxofre Dimy - Acaricida e Fertilizante Foliar

Esse defensivo é considerado natural e é bem barato. Apesar de ter na embalagem apenas um saquinho de 30 gramas, ele rende horrores, porque usa-se muito pouco a cada diluição.

O enxofre é um defensivo que além de ter uma excelente ação acaricida, também atua como adubo foliar, porque ele é um micronutriente bastante importante, que melhora as defesas das plantas contra pragas e doenças, então o uso para combater os ácaros ainda ajuda a suprir eventuais deficiências.

Para os que têm interesse em adquirir enxofre dimy é possível encontrar na loja Sementes do Jardim.

Como Fazer

Meus borrifadores são de 500ml, portanto utilizo a medida de uma colher de sobremesa rasa. Se o borrifador for de 1 litro use uma colher de sopa rasa.

Para preparar basta colocar o pó no borrifador, encher com água e misturar bem. Eu costumo usar um funil que tenho só para jardinagem e que facilita muito a vida. Ao colocar o pó através do funil deve-se tomar muito cuidado porque ele pode irritar os olhos e não deve ser inalado.

Enxofre Dimy - Acaricida e Fertilizante Foliar
Enxofre dimy

Além da opção mais simples, que é usar apenas o enxofre diluído em água, também pode-se utilizar associado a outros defensivos que tenham função aderente , como o sabão de côco ou o álcool. Eu costumo utilizar o enxofre diluído na água e acrescento três tampas de alho curtido no álcool, que, além de ter a função aderente por causa do álcool, também funciona como repelente em função do alho.

Como Usar

Quando há uma infestação nítida e já espalhada por algumas ou muitas folhas recomendo usar a cada dois dias na primeira e segunda semanas e nas semanas seguintes a cada três dias.

Quando as plantas já não tiverem mais nenhum sintoma e os brotos novos estiverem nascendo todos normais, sugiro usar uma vez a cada 15 dias ou uma vez por semana e isso pode ser mantido de forma constante como preventivo.

Usar direto uma vez por semana ou a cada 15 dias não é necessário, mas é uma opção minha e que recomendo para quem também cultiva plantas muito suscetíveis a ácaros como as pimentas, especialmente porque o enxofre não é apenas um defensivo, mas é um fertilizante foliar. Essa dupla ação faz com que ele seja benéfico para as plantas ao invés de ser apenas um defensivo contra pragas como a grande maioria. Quando se trata de outros casos, como o óleo de neem, sabão de côco, etc, eu não uso preventivamente, porém com o enxofre eu procuro manter essa prática.

Quando você for usar não se preocupe com as manchas brancas que ficam nas folhas, são resíduos do enxofre. Também não se preocupe se aos poucos as folhas mais afetadas e mais velhas da planta amarelarem e caírem, isso pode acontecer.

Ao usar o enxofre tome os mesmos cuidados que tomaria com qualquer outro defensivo: aplique sempre no fim do dia sem sol, não deixe a planta encharcada e com excesso de líquido nas folhas e só consuma depois de 5 dias da última aplicação. Além disso use somente a medida indicada. Não há muita margem para erro e se for feito forte demais o enxofre dimy pode danificar ou até matar a planta.

Resultados

Acompanhei os resultados do uso do enxofre na minha pimenta pérola negra recentemente. Logo que a infestação surgiu os sintomas começaram a progredir muito rápido.

Pimenta Pérola Negra - Sintomas de Ácaros Praga
Folhas deformadas
Pimenta Pérola Negra - Sintomas de Ácaros Praga
Brotos atrofiados e má formação

Como a planta não estava reagindo bem optei por fazer uma poda drástica e, claro, fazer as aplicações de enxofre dimy a cada dois dias.

Pimenteira - Ácaros Praga - Enxofre

Pimenteira - Ácaros Praga - Enxofre

Quando os novos brotos começaram a surgir estavam bonitos e saudáveis e a planta voltou a se desenvolver.

119 respostas para “Enxofre”

  1. Boa tarde,
    Bruna, sempre gostei de plantas, mas tenho pouco espaço e tempo, porém estou me aventurando a plantar em vasos, plantei sementes de várias pimentas, algumas estavam com folhas verdes e bem desenvolvidas, depois umas encraquelaram, outras amarelaram e as flores das mais velhas cairam todas, acho que estou fazendo alguma coisa errada. Pode me ajudar, posso te mandar as fotos?

    Nilva Faustino

    1. Claro Nilva, mande fotos para o e-mail [email protected], mas veja o post Ácaros, porque os sintmas que você descreveu são típicos dele e se identificar que são mesmo a causa do problema use o enxofre dimy para tratar.
      Abraços Floridos

  2. Olá Bruna. Como vai? Espero que bem. Primeiramente quero te agradecer por dividir seu tempo e conhecimento com seus leitores. Eu acabei de descobrir seu blog e o achei simplesmente maravilhoso, muito dedicado, detelhado, visivelmente feito com carinho na tentativa de dividir conhecimento com as pessoas, e por isso te agradeço pelos posts. Eu sou iniciante em relacionamentos com plantas, mas posso dizer que já me entreguei totalmente, hehe. Tenho uma citronela que eu amo de paixão e que, por ser muito forte e valente, prospera sem muitos esforços. Assim, recentemente, encorajada pela citronela, decidi cultivar hortelã, porém meu vaso de hortelã, no início, ficou pouco tempo no sol e foi atacado por duas lagartas famintas que comeram a metade das minhas queridas hortelãs. Enfim, eu removi as lagartas, mas fiquei tão chateada que comecei a aplicar uma mistura de alho, cebola e água diariamente na planta na tentativa de protege-la, mas acredito que exagerei e agora minha amada hortelã está feinha, acredito que adoeceu, penso que pode estar com fungos ou acáros. Enfim, comecei hoje a borrifar a mistura de leite após a rega, dia sim dia não e também já providenciei enxofre, mas como é somente UM vasinho de hortelã, eu queria saber se após eu diluir a colher de sobremesa de enxofre em água, se posso armazenar essas mistura e ir utilizando já pronta por algumas 3 ou quatro semanas? O que que você acha? desde já te agradeço pela atenção.

    1. Danielle eu que agradeço o carinho : ). Me mande fotos da sua hortelã se for possível para o email [email protected]. Vendo fotos posso te dizer exatamente qual é o problema e o melhor tratamento. Mas quanto ao enxofre pode armazenar sem problemas.
      Desculpe a demora para responder.
      Abraços Floridos

  3. tenho 2 pes de lichia esta dando uma praga que deixa as folhas cor marrom feito ferrugem acaba passando para os frutos como posso acabar com esta praga.

    1. Pela sua descrição parece ser ferrugem, que é um fungo. Trate com leite diluído duas vezes por semana. Veja o post fungos, lá tem todas as orientações sobre o uso do leite. : )
      Abraços Floridos

    2. E bom sim pois passei no meu está dando resultado porém vc tem que tirar todas as folhas e galhos danificados no meu caso meu perfil só ficou com cerca de 40% de folhas não danificada e após passar o enxofre está renovando

    3. Faça uma poda radical nas folhas afetadas e queime as mesmas, pois eles estão infestadas com um ácaro terrível. Depois siga as instruções desse site, passando o enxofre diluído até no tronco e caules. Fiz isso e tive um excelente resultado, agora as folhas estão bem e o pé de lichia teve um crescimento rápido.

  4. olá, Bruna. você sabe me dizer se o enxofre ventilado (flor de enxofre), comprado em agropecuárias, pode ser utilizado? estou começando agora a cultivar algumas plantas e seus conhecimentos passados nesse blog estão sendo de grande ajuda. obrigada!

    1. Julie não posso afirmar porque nunca usei desse tipo, mas a princípio não poderia porque não deve ser solúvel em água, como é o caso do enxofre dimy, que já é próprio para esse uso. Se for possível recomendo que você procure o enxofre dimy, em lojas on-line você encontra, ele rende bastante.
      Abraços Floridos

    2. Olá também comprei este enxofre coloque 1colher de enxofre
      acrescente uma colher de detergente incolor e mexa bem
      Acrescente 250 ml de água fervente e misture bem Aguarde a mistura esfriar um pouco importante coar em pano e depois acrescente 1 litro de água e aplique normalmente​ no borifador ????

      1. Anderson eu não costumo usar panos para coar, uso apenas um coador quando uso sabão de côco porque ficam alguns pedaços dele, se usar detergente não precisa coar. Para preparar acrescento tudo no borrifador de 500 ml no meu caso, não faço mais diluições a partir disso. As medidas que passei no post já são para essa quantidade de água ou se for usado um borrifador de 1L deve-se usar uma colher se sopa de enxofre.
        Abraços Floridos

  5. Bruna, li seu post e resolvi fazer a aplicação com o enxofre dimy, mas creio que algo deu errado. Eu acho q exagerei no enxofre, usei duas colheres rasa em 500ml de água, resultado: as folhas que não estavam com ácaros irrugaram, como se tivessem queimadas. Usei apenas 1 aplicação até agora. O que fazer? suspende as próximas aplicações? ou vou perder minas pimenteiras?

    1. Eliane essa proporção está um pouco mais forte do que costumo usar sim, mas não creio que seja suficiente para queimar. Provavelmente bateu sol na planta após a aplicação ou você usou muita quantidade e deixou as folhas com resíduos demais e no dia seguinte com o sol elas queimaram.
      Eu recomendo que você dilua mais e continue usando, mas use também um adubo líquido borrifado a planta para ela se recuperar e se os danos foram muito severos faça uma poda de revitalização.
      Abraços Floridos

  6. Olá, Bruna, tudo bem? Estou com uma pimenteira infestada por ácaros. Já comprei o enxofre e vou iniciar o tratamento. Minha dúvida é a seguinte. Vi que você tem gatos também. Você isolou a planta dos gatos ou eles têm livre aceso a ela? Usei defensivos quimicos que não deram muito efeito e nesse tempo deixei as pimenteiras num quarto onde a gata não tinha acesso. Devo continuar mantendo as plantas longe da minha gata por causa da aplicação do enxofre? Obrigado pelas dicas e muito mais sucesso pra você e suas plantas! Grande abraço.

    1. Minhas plantas são isoladas dos gatos porque eles adoram comer minhas ervas e pimentas principalmente rs. Uso apenas Defensivos Naturais e na dose que uso não fariam mal, mas como deixo-os separados isso acaba não sendo um problema no meu caso. No seu caso se usar químico deixe longe da gata sim, você fez muito bem. Usando o enxofre, se você seguir a dosagem recomendada acredito que não vai ter problema, só se ela comer a planta toda rs. Enxofre dimy é ótimo e traz excelentes resultados. Use também o adubo líquido e o leite para ajudar a planta a se recuperar.
      Abraços Floridos e obrigada : )

  7. Olá Bruna, preciso de uma ajuda, tenho o pé de pepino que está crescendo bonito, porém uma praga esta atacando as folhas, pois as folhas estão sendo tomadas por uma mancha branca, sabe o que posso ajudar para combater?

    1. Junor parece sintoma de fungo. Veja o post fungos, ele deve te ajudar a identificar o problema e tratar. Caso você acredite que não sejam fungos me mande fotos por email e tento identificar, [email protected]. ; )
      Abraços Floridos

    1. Nunca usei Adelino, mas talvez sim. A questão é que o enxofre puro não é solúvel em água, já o enxofre dimy sim.
      Abraços Floridos

  8. Passando aqui para agradecer a postagem sobre o uso do enxofre Dimy em pimenteiras, porém os benesses não só se restringiram em uma pimenteira biquinho, como também em um pé de lichia atacado pelo ácaro da erinose ( fiz uma poda drástica na folhagem e passei a usar o enxofre) Resultado: pimenteira e pé de lichia desenvolvendo lindamente! Muito obrigado

    1. Fico muito feliz de saber que você teve ótimos resultados e obrigada por compartilhar! Enxofre dimy não falta aqui em casa rs.
      Abraços Floridos

    1. Poder pode, mas o enxofre puro não é solúvel em água, então apesar de poder ser usado, será difícil você conseguir usar. Recomendo o enxofre dimy porque é perfeitamente solúvel e muito prático de ser usado.
      Abraços Floridos

  9. Parabéns pelo Post. Muito enriquecedor. Pergunto: O Enxofre pode ser usado nas Hortaliças, como alface, almeirão, Espinafre, rúcula etc.?
    Obrigada se puder me esclarecer.

    1. Teresa eu sou usei o enxofre dimy e ele é específico para ser misturado com água. O enxofre puro sei que não é solúvel.
      Abraços Floridos

  10. Olá..
    Eu tenho dois pés de pimenta, um de pimenta jalapeno e outra de tabasco. Há um tempo atrás descuidei das duas e as pobrezinhas foram tomadas por ácaros. Sigo seu blog tem um tempo, pois resolvi fazer uma hortinha e vi essa dica do enxofre e resolvi usar. Dica maravilhosa.. Usei menos enxofre do que vc recomendou, mas tá resolvendo. Aplico a cada dois dias e as pimenteiras já estão com novos brotos.. Obrigada por sua ajuda..☺

    1. Nunca usei nada melhor do que o enxofre contra ácaros. Fico feliz de saber que você teve bons resultados também.: )
      Abraços Floridos

    1. Laure os meus não tem contato com as minhas plantas, mas eu evitaria que eles lambessem. Sinceramente não tenho dados sobre isso, mas não arriscaria.
      Abraços Floridos

  11. Adorei td,fui recomendada,por uma amiga do Grupo Hortelões Urbanos,usar ,enxofre e cobre,no mue pé de figo,aplicando a cada 15 dias,um e depois o outro,só conhecia a calda bordaleza,acabei comprando (enxofre ventilado),para alimentação animal,eu posso usar,vi a sua medida,é preventivo no caso.
    Gratidão!

  12. Olá Bruna!

    Gostaria de dizer que utilizei a técnica do enxofre e graças a Deus a minha horta ficou com uma aparência incrivelmente melhor. Agradeço imensamente por você continuar compartilhando seus conhecimentos conosco. Deus te abençoe!

  13. Olá querida boa tarde.
    A pouco mais de um ano cultivo pimentas e de uns quatro meses pra cá percebo que algumas estão nascendo com as folhas enrugadas e feias. Houve uma pessoa que disse que era vassoura de bruxa, achei estranho pois nunca tinha ouvido falar nisso.
    Pesquisando encontrei seu blog e achei muito válido todas as informações aqui colhidas. Desde já agradeço!!
    Gostaria de saber se o enxofre usado tem que ser apenas esse, ou qualquer outra marca também pode?
    Espero ansiosa a sua resposta!

    1. Alana parecem sintomas de ácaros mesmo, mas os pulgões também podem levar as folhas a ficarem mal formadas, porém são fáceis de identificar. Eu nunca testei outras marcas, mas você deve tomar o cuidado de comprar um enxofre próprio para ser usado como defensivo porque o puro não é solúvel em água. Recomendo que você compre o enxofre dimmy se for possível.
      Abraços Floridos

    1. O meu nunca entupiu com o enxofre dimmy. Só coloco água, agito bem e nunca tive problemas, mas não uso aquele borrifadores que tem a ponta quadradinha, esses entopem com muita facilidade, só dá pra usar com água mesmo.
      Abraços Floridos

    1. Carlos eu nunca usei e sinceramente não sei se isso é recomendado. Sugiro mesmo o uso como foi mostrado no blog.
      Abraços Floridos

  14. Olá, Bruna, tenho vários pés de pimentas germinadas por mim, biquinho, dedo de moça, bode vermelha, de bico e de cheiro alaranjada e pés de pimentão. Estavam lindos, inclusive as de cheiro frutificando. De repente as folhas antigas e as novas começaram a enrugar e os brotos e flores a secarem. Tive inicialmente infestações de moscas brancas, mas apliquei calda de fumo com sabão se coco e consegui controlá-las. Vez ou outra aparece uma que manualmente retiro. Mas não consigo ver nenhum outro bichinho que possa estar provocando esse problema. Olhei as fotos das suas pimenteiras atacadas por ácaros e as minhas estão bem parecidas, mas estão muito piores que as suas. No começo pensei que fosse super adubação, pois coloquei superfosfato simples, farinha de ossos, humus e casca de ovos trituradas no plantio de algumas mudas, mas acho q não é isso, pois existem mudas q só coloquei terra vegetal, esterco de boi e farinha de osso e estão do mesmo jeito. Então, eu pergunto, os ácaros e pulgões podem ser vistos a olho nu? Agradeço antecipadamente a sua atenção.

    1. Paula os pulgões são bem visíveis, há os ácaros nem sempre. Os vermelhos sim, podem ser vistos, com certa dificuldade, mas podem, agora os que causam esses sintomas que você citou não. Tudo indica que são ácaros mesmo. Use o enxofre dimmy e aplique a cada dois dias até ver melhora.
      Abraços Floridos

      1. Olá, Bruna,obrigada por ter respondido. Já fiz três aplicações com o enxofre da Dimmy na dosagem q vc ensinou de dois em dois dias. Só vi reação até agora em um pé de dedo de moça, um de bico e um de pimentão, os novos brotos estão nascendo um pouco melhores, folhas menos enrugadas. Além do enxofre, estou fazendo aplicações semanais de 4-14-8 foliar. Adoro pimenta, além do sabor, acho lindo um pé de pimenta qd está cheio de frutos. Sou iniciante no plantio e n sabia q as pimenteiras fossem tão propensas a ter tantas pragas. Tô com vontade de fazer uma poda radical nas q estão mais atacadas, pois as folhas enrugadas n mais voltarão ao normal, mas tô com medo e com pena. O q vc acha? Devo fazer isso para acelerar o processo? Agradeço imensamente as suas dicas.
        E abraços floridos para vc tb!!!

      2. Não é necessário uma poda radical , exceto se estiver muito comprometida mesmo. Mas as folhas mais velhas e afetadas você pode tirar sim. O tratamento para ácaros demora mais pra ter efeitos nítidos porque somente os brotos novos nascem normais, os afetados não se recuperam. De qualquer forma se você achar necessária uma poda radical veja o post revitalização de pimenteiras.
        Abraços Floridos

      3. Ah, Bruna, eu de novo, esqueci de perguntar, para q serve a tampinha de álcool misturada a solução de enxofre no borrifador? Obg.

      4. Ajuda na aderência do defensivo quando aplicado nas plantas. Vi muita diferença acrescentando o álcool nas misturas que faço.
        Abraços Floridos

      5. Oi, Bruna. Parece um milagre, o enxofre curou minhas pimenteiras e pés de pimentão. Tive que fazer a poda radical em 4 pimenteiras, pois estavam muito afetadas. Agora, nem parecem a mesmas, estão lindas, as folhinhas perfeitas! E os pimentões já estão com frutinhos. Lindos!!! Estou sempre atenta às outras pragas tb, como moscas brancas e pulgões (agora sei quem são esses danadinhos,kkkk). Mantenho a aplicação semanal do enxofre como vc ensinou e está tudo dando certo. Eu fiz até geleia com as pimentas de cheiro que colhi antes da poda radical . Com um toque de pimenta de cheiro, huuummm, ficou uma delícia. Bruna, muito obrigada por suas valiosas dicas e por vc compartilhar conosco.
        Abraços floridos e virtuais

      6. Paula fico muito feliz de saber! O enxofre é excelente mesmo para os ácaros, mas às vezes a poda radical é a solução e revigora muito as pimenteiras quando feita corretamente. Que bom que as suas estão se recuperando. É muito gratificante ver que estão saudáveis novamente. ; )
        Abraços Floridos

  15. Olá Bruna,tenho pé de manga que está carregada de flores,é verdade que polvirizar com enxofre ela não perde muitos frutos ?

    1. Pulverizar enxofre só se estiver com pragas, mas se for necessário você deve usar e ela na deve perder flores nem frutos por causa disso se o produto for usado corretamente.
      Abraços Floridos

  16. Eu resolvi o problema da acares nas pimenteiras aqui em casa por emcrivel que pareça com cimento é isso mesmo cimento .peguei duas mão cheia do cimento coloquei num 1ltro de água sacodi bem até dissolver o produto aí é só joga nas folhas uma vez por semana .resolveu. 0

  17. Oi Bruna, acabei de encontrar seu blog buscando soluções para minhas pimenteiras e estou adorando.
    Nunca tive ácaros nas minhas pimenteiras, mas já sofri e sacrifiquei diversos tipos de flor (vermelha anã, roseiras…) por causa do tal do ácaro-aranha. Eles também aparecem nos meus manjericões (verde e roxo). Até agora estive remediando com pó de fumo, da Dimy, mas eles sempre acabam retornando e quando vejo eles já tomaram de volta minha planta. O que me deixou curiosa é essa poda radical que você fez nas suas plantinhas. Sempre tive muito medo de deixá-las assim, mas pelas fotos elas se recuperaram bem. Tudo bem fazer isso com outros tipos de planta (como roseiras)? Não há risco de acabar matando-as?

    Adoro as pimenteiras dedo de moça. Por inexperiência, acabei perdendo as três que já tive antes. Agora estou com uma planta nova e pela primeira vez polinizei as flores com sucesso. O que me preocupa é que a cada dia ela parece mais murchinha. Consegui um lugar na minha varanda que fornece sol direto por 3 horas ao dia, e iluminação indireta o restante do dia. Estou regando todos as manhãs pois o vaso é pequeno e a terra sempre amanhece seca, ao menos na superfície. Os frutos parecem estar crescendo normalmente. Isso é normal ou estou regando demais ou adubando de menos?
    Obrigada! (:

    1. Amanda essa poda eu só faço nas pimenteiras, nunca fiz em outras plantas e só faço se for um caso de vida ou morte, rs, senão vou tentando resolver com defensivos. Tente usar o enxofre que é muito eficiente para ácaros e acrescente uma tampinha de álcool no borrifador. Especificamente no caso do ácaro aranha arrebente as teias antes de usar o defensivo.
      Quanto à pimenta parece ser um sintoma de que o vaso está pequeno demais e ela está com muitas raízes, por isso seca muito rápido. Se for esse o problema é você não trocar o vaso ela provavelmente vai sofrer e definhar até você perder a planta : ( Mesmo que não seja troque o vaso, mas faça isso com cuidado retirando todo o torrão e no fim da tarde ou à noite. Já aproveite para fazer uma boa adubação orgânica e ela irá frutificar ainda mais : )
      Abraços Floridos

  18. Olá Bruna, este enxofre é excelente para combater fungos, especialmente para manchas pretas (fungos) que surgem em folhas das roseiras . Att

  19. Olá Bruna,
    A menos de um ano me mudei para uma casa e resolvi comprar várias flores…
    Fiz uma horta em vasos na parede e várias plantinjas espalhadas pela casa.
    Mas elas aparecem com furos nas folhas e procuro por sinais de pragas e não sei identificar o que é. O que é indicado usar qdo não se identifica?

    1. Renata se tem furos provavelmente é alguma lagarta ou besouro. Eu sugiro o fumo nesse caso ou algum outro defensivo que seja repelente. Veja no post sobre a Cartilha de Defensivos Naturais se acha algo que te agrade mais ou seja mais viável para você.
      Abraços Floridos

  20. Bruna, tenho uma muda de bhut jolokia chocolate com 6 folhas fora os cotilédones. será que posso começar a aplicar enxofre? tenho a impressão que a s folhas mais velhas estão se enrugando…

    1. Rossana pode aplicar sim, só tome os cuidados básicos de não aplicar em excesso, não aplicar quando a planta estiver no sol, etc.
      Abraços Floridos

  21. Boa tarde Bruna!
    Primeiramente quero agradecer pelo seu post! Eu estava bem chateado de ver minhas orquídeas sendo atacadas por esses inimigos quase invisíveis.
    Já fiz a primeira aplicação mas estou com uma dúvida pertinente: é uma colher de sobremesa rasa/500ml ou é uma colher de chá/500ml.
    Acabou surgindo esta dúvida pq o rótulo diz que a diluição é 30g/10L. Então, seguindo o fabricante, teria que ser 1,5g para cada ml?
    podes me esclarecer essa dúvida. Na primeira aplicação usei a sua medida e me parece que as plantas não sofreram por estar muito forte (mas eu fiquei encucado).

    bjs,

    Paulo

    1. Paulo eu uso uma colher de sobremesa rasa para 500ml, não uso de chá e nunca tive problemas, mas você deve evitar deixar as folhas pingando e aplicar em horários de sol forte ou muito calor.
      Abraços Floridos

  22. Só passando para agradecer a dica. Estou aos poucos conseguindo controlar o ácaro nas minhas pimenteiras (Buht Jolokia) graças a este produto. Obrigado!

  23. Olá Bruna,achei seu blog ontem e te mandei um email hoje,pois estou com uma planta que não sei o nome que está acho que ficando doente ,para ver se você pode me ajudar,amei seu blog,e ajuda muito com dicas maravilhosas,agradeço a atenção.

  24. Oi, Bruna! Seu blog é o máximo!! Estou adorando os posts!! Estou com problemas de ácaros nas pimenteiras (pimenta habanero) e tb nos morangos (igual à foto da Elizabeth, no post sobre os ácaros, mas não tão grave…). Como ainda estou no começo do tratamento passando a cada 2 dias, queria saber se eu posso guardar a mistura de enxofre e água q sobra, ou é melhor q a cada aplicação uma nova calda seja preparada. Se eu posso armazenar, qual seria a forma certa de se fazer? Ah! estou dissolvendo o pó de enxofre num copinho de acrilico com um pouquinho só de água e depois de bem misturado, coloco no borrifador e completo a água… Achei mais fácil assim… =)

    Super obrigada!!

    1. Olá Fátima! Eu guardo a mistura, não jogo fora enquanto não acabar e deixo no próprio borrifador. Talvez o ideal até seja fazer uma nova mistura, mas nunca tive problemas por guardar e funciona da mesma forma.
      Abraços Floridos

      1. Estou aproveitando a mistura, Bruna… mas o q sobrava tava colocando numa garrafinha e guardando no meu armário de coisinhas de jardinagem… rs…rs… deixar no proprio borrifador é mais prático.. .rs…rs..
        Já na segunda aplicação notei diferenças! Os novos brotos das pimenteiras estão nascendo mais bonitinhos… uffa… achei q ia perder minhas pimentas! Seu blog foi a “salvação da minha lavoura”!!
        Super obrigada!!!!
        Bjos!

  25. Oi Bruna, ótimo post, vou tentar nas minhas pimenteiras! Dúvida: Elas estão plantadas junto a outras plantas (arruda, salsinha e cebolinha) que não parecem ser afetadas pelos ácaros. O tratamento com enxofre deve ser feito apenas nas pimenteiras? Ou devo passar em todas as plantas para uma melhor contenção? Obrigada.

    1. Olá Renata! Há dois posts sobre ácaros no blog e mostram os sintomas que eles causam. Pesquise por ácaros e você vai encontrar. Nos dois posts falo de 3 tipos diferentes de ácaros. Se mesmo assim você tiver dúvidas em identificar me mande um e-mail com fotos.
      Abraços Floridos

  26. My spouse and I stumbled over here by a different internet address and thought I might check items out. I like what I see so i am just following you. Appear forward to checking out your web page again. adbgdbdddefa

  27. Vejo suas plantas e em não vi que coloca algo para mantê-las em pé. Tenho usado palitos de hashi japones mas quando crescem mais não sei o que usar. Pesquisei na net e achei bambu (taquara) a 38 reais cada. Achei um absurdo.

  28. Com suas dicas do alcool + pimenta, alcool + alho, Sabão de coco + agua a mistura de uma colher de cada em meio litro de agua acabou com as pragas da hortelã e manjericão. Ainda tem na pimenteira-vou tentar o enxofre. Vou mandar umas fotos de minhas plantas pelo seu email. Meus filhos ficam plantando coisas e acabo sem saber que planta seriam. Seu blog é muito bom.

      1. Me aposentei e para variar fizeram uma lei que mesmo pagando sobre 20 até 72 e sobre 10 até 1994 não tem direito pois já que a inflação tirou 12 zeros no periodo, o que você pagou é irrisório e vale neste periodo apenas 1 salario minimo. Não pode acionar pois é lei. Tentei receber de volta corrigido e nem achei advogado. Assim não dá para fazer muita coisa. Meus filhos me deram os vasos e sementes (boa parte plantada em copos de plastico. Ao crescer fui transplantando e muitas nem sei o que é. Outras como maracujá, cenoura, parreira, salsa, cebolinha estas eu sei. Anexei as fotos para ver se você saberia o que são. Desculpe a amolação mas não tenho onde pesquisar isso. Passo meu tempo na internet, lendo alguns livros (teoria das cordas, o universo numa casca de noz, relatividade, e outros) e cuidando de uma pequena horta e algumas plantas. Achei ótimo seu blog. Ajuda muito. O endereço das lojas foi algo muito bom. Poderia mandar por lá mas não vi como mandar as fotos. Um grande abraço, muito sucesso e obrigado Alvaro

        Date: Fri, 8 Nov 2013 10:44:55 +0000 To: [email protected]

  29. Bruna, tem umas flores lindas (não sei o nome) brotando aqui na frente de casa, mas ultimamente tem aparecido muitos percevejos e não tem como eu matar por causa do cheiro que eles deixam, esse enxofre afasta ou mata eles? Tem alguma coisa que eu possa fazer pra eles irem embora? Obrigado!

    1. Olá Allen! Os percevejos estão fazendo mal às plantas? Aqui eles aparecem, trazem a família toda, aumentam a família por aqui mesmo, mas não faço nada e nunca tive problemas. Se eles estiverem causando problemas você pode tentar o fumo, mas não sei se realmente vai funcionar porque nunca usei. Veja o post sobre a cartilha de defensivos naturais e faça o download porque tenho quase certeza que tem alguma coisa lá para repelir percevejos e outros insetos.
      Abraços Floridos

  30. Boa tarde Bruna,

    Estou com um sério problema com o desenvolvimento da minha planta, ela está com duas pimentas e não cresce mais a semanas.. Plantei ela em substrato, acho que é por isso, qual a combinação que vc utilizou pra plantar as suas?

    1. Olá Víctor! Pode ser que seja pela época do ano mesmo ou pelo fato dela estar frutificando e as pimentas quando estão frutificando ficam com crescimento vegetativo bem lento porque a energia da planta está concentrada na formação de flores e frutos. No seu caso pode ser uma soma desses dois fatores. Se a planta está saudável pode ficar tranquilo. Quanto ao substrato eu uso biomix e acrescento humus de minhoca.
      Abraços Floridos

    1. Ola Dilson! A Calda Bordaleza eh um produto natural? serve pra combater Acaro em qualquer planta de jardim ou somente hortaliças?

  31. Cara Bruna estou lutando com pragas nos meus geranios. Uma delas é o ferrugem, será que esse enxofre daria cabo dos ferrugens? você ja experimentou alguma vez Obrigada 

    ________________________________

  32. Bruna,
    As roseiras da escola estão amarelando as folhas e com pontos, caem com muita facilidade.Que fazer.
    Abraços

    1. Olá Adeita! Pode ser fungos, mas também podem ser ácaros. Veja o post sobre ácaros e observe os sintomas. Se achar que não são ácaros, então provavelmente são fungos, aí nesse caso use o leite.
      Abraços Floridos

  33. Eu estou começando a plantar agora, plantei duas sementes de pimenta usando a tecnica da mini estufa, ja fazem dois dias e a ansiedade esta me matando! ><

    A minha duvida é sobre esse enxofre que voce usa, ele é próprio pra plantas, ou é enxofre comum?
    Eu tenho um aqui em casa, mas nao sei se tem outros tipos.

    1. Olá Allen! Imagino sua ansiedade. Eu sugiro que você plante outras variedades de plantas que germinam mais rápido (tomates, pepino, ipoméias, etc) para ir curtindo enquanto as pimentas não aparecem.
      O enxofre que eu uso é o enxofre dimmy que é próprio. Que eu saiba o enxofre puro é diferente e mais tóxico. Procure o enxofre dimmy.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *