Pêssego
Frutíferas

Pêssego

Durante o período que fiquei na casa da minha família no Natal, recolhi várias sementes para plantar, entre elas sementes de pêssego e eu estava super animada para ter meus próprios pessegueiros.

Eu sempre pesquiso sobre sementes que nunca cultivei antes de plantar, mas, como publiquei fotos na página do blog, a Camila me deu a dica mais valiosa (e fundamental) sobre elas, abrir a casca e plantar a amêndoa. Continuei pesquisando e descobri que além de abrir é necessário deixá-las na geladeira para germinarem.

É lógico que eu já ia fazer um post sobre o plantio e crescimento dos meus pessegueiros, mas as particularidades da semente e da germinação me deixaram ainda mais empolgada.

Sementes

Já mencionei que descobri que as sementes ficam dentro daquela casca mega dura que retiramos da fruta, mas não basta saber, é preciso tirá-las de lá e isso é um problema.

Eu tentei abrir as sementes com cuidado usando um martelo, depois tentei com um alicate, mas sem sucesso. Voltei para o martelo, deixei o cuidado de lado e nada. Imaginei que ela já estivesse fragilizada  após tantos golpes e voltei para o alicate, que continuou sendo inútil. Chamei meu marido para ajudar e algum tempo depois ele já queria desistir, mas desistir não é algo que eu faço na vida.

Resumindo a saga jardineira versus sementes de adamantium, leia-se pêssego, eu consegui abrir usando uma faca de serra e o alicate. Fui serrando a semente e rodando, quebrando as laterais até abrir uma fresta, então colocava o bico da faca na fresta e forçava para abrir, retirando a amêndoa.

pêssego

pêssego
As cascas das sementes já abertas

Sugiro que esse processo seja feito assim que retirar a semente da fruta porque quanto mais ressecada pior.

Germinação

Para as sementes de pêssego germinarem precisam de frio e pesquisando encontrei estudos sobre o efeito da temperatura na germinação. Lendo alguns descobri que o ideal é manter as sementes a 10 °C graus, é com essa temperatura que se consegue os melhores resultados.

Para conseguir a temperatura ideal eu coloquei um copo com água na geladeira e monitorei a temperatura com um termômetro de aquário. Não é um método super confiável, mas era o que eu tinha. Fui ajustando a temperatura para mais ou menos até chegar aos 10 °C graus e mantive assim até as sementes germinarem.

Termômetro
O termômetro de aquário
termômetro
Como ficou na geladeira

Eu usei um potinho de plástico qualquer que tinha vago em casa, dobrei um papel toalha ao meio e usei metade para forrar o fundo. Depois posicionei as sementes e dobrei a outra metade do papel toalha sobre elas.

Sementes de Pêssego
As sementes no potinho

Sementes de Pêssego

Mantive o papel toalha sempre úmido, sem ser encharcado e deixei o pote fechado na geladeira, abrindo todos os dias para olhar as sementes e arejar.

As sementes foram colocadas na geladeira no dia 29/12 e só começaram a germinar em 21/02.

Sementes de Pêssego germinando
Começando a germinar

Uma das sementes germinou mais rápido e foi a primeira a ser plantada. Ainda esperei as raízes crescerem um pouco antes de transferir para o substrato.

Sementes de Pêssego
Quando as raízes estavam com esse tamanho foram plantadas

Plantio

Apesar do desenvolvimento lento na geladeira, após o plantio a evolução foi muito rápida.

Plantei usando inicialmente apenas húmus de minhoca e substrato na proporção de 1 para 1.

Plantei a semente no dia 14/02 e no dia 16/02, apenas dois dias depois, fui regar e mexi com cuidado para verificar se estava enraizando, para minha surpresa estava lotada de raízes novas e começando a se abrir.

Semente de Pêssego
Apenas dois dias depois de ir para o substrato

Ao longo dos dias seguintes a muda começou a se desenvolver rapidamente.

No dia 27/02 ela já estava com raízes demais para permanecer no vaso que estava, então transplantei para um vaso maior e usei uma aspirina esmagada na cova, húmus de minhoca e esterco misturados ao substrato.

Cultivo

Meu pessegueiro está plantado em um vaso que pega sol praticamente o dia todo, que é o ideal.

Faço as regas quase todos os dias, já que tem feito muito calor em SP, para manter o substrato levemente úmido entre uma rega e outra. Se percebo que está úmido não rego, deixo secar mais até o dia seguinte.

Uso leite diluído uma vez por semana borrifando as folhas. Também uma vez por semana uso o adubo líquido feito com húmus e esterco nas regras.

Até agora o único problema que o meu pessegueiro teve foram ácaros vermelhos, mas está sendo tratado com enxofre e está melhorando e se desenvolvendo bem.

Agora basta manter os cuidados, adubar novamente daqui a alguns meses e esperar as primeiras flores e frutos, o que deve levar de 2 a 3 anos para acontecer.

29 respostas para “Pêssego”

  1. Boa tarde fiz minha primeira experiencia com abacate. Comi a fruta e plantei o caroço. Daí pra frente comecei a plantar tudo quanto foi caroço e hoje já tenho pés relativamente grandes, todos em vasos.
    Estou com 3 pés de pêssegos e 6 de maçã pelo método da extratificação. Os pêssegos estão com 0,50 cm de altura e as maçãs 30cm. A minha dúvida é com quantos cm de altura se faz o transplante para o vaso definitivo? Estão num vaso do tamanho que se planta crisântemos.
    Se puder ajudar aos amigos plantadores, faço a germinação da muda e depois planto numa célula das caixas de ovos, quando aparecem mais de duas folhas tipo indo para 3ª ou 4ª passo para o vaso com a célula e tudo, pois vira adubo. Até agora não perdi nenhuma com este método. Saudações.

    1. Ótima dica a das células de caixas de ovos! Quanto ao replante, com esse tamanho que estão pode colocar no definitivo. Árvores frutíferas eu costumo plantar no definitivo quando as mudas tem por volta de 20 cm, mas a observação também vale muito. Se percebe que estão fortes, bem desenvolvidas e enraizadas pode replantar preservando o torrão.
      Abraços Floridos

  2. Olá, eu visualizei as fotos da sua muda de pêssego e notei que são parida com a minha muda. A propósito, qual pêssego é esse da sua foto, o dourado ou o amarelado?

    1. Davi os meus são os mais tradicionais que achamos em mercado, amarelos que vão ficando alaranjados.
      Abraços Floridos

  3. ola! tenho um pe de maçã ja esta com 2 anos de idade e bem desenvolvido nais ainda nao deu nem flores. por que sera?

    1. Rogério a macieira pode levar alguns anos para produzir e o tempo vai variar muito entre as variedades. Além disso elas são plantas de clima frio, o que também influencia negativamente no tempo que ela leva para produzir. Há alguns cultivares adaptados a climas mais quentes, mas não sei se é o caso do seu, dependendo de onde você mora.
      Abraços Floridos

  4. Olá fiquei sabendo que as sementes de pêssego podem ser venenosas, há algum perigo em manipular a germinação? Tem que usar luvas ou algo do gênero?

    1. José Carlos eu nunca ouvi falar que as sementes de pêssego são venenosas, vou pesquisar sobre o assunto inclusive rs, mas eu não usei nenhum tipo de proteção, manipulei as sementes normalmente e não tive problema algum.
      Abraços Floridos

  5. Oi, comprei uma muda de pêssego já com flores, pesquisando por aí li que tem que ser um vaso de 85×85. No momento disponho de um vaso 28×28, posso plantar agora é mais a frente replantar em um maior?

  6. Bruna, plantei uma muda de amora, mas me enganaram na venda, ela não produz frutos, é o tipo “macho” da amora. E agora quero tirá-lo pra liberar o vaso pra plantar pêssegos e ta tão enraizado, que as
    raízes saem por baixo do vaso…e tá lindo, mas não é produtivo…sabe como posso matá-lo, pra liberar meu vaso?


    1. Lúcia eu nunca ouvi falar sobre amora macho. Me mande fotos da sua planta e tento identificar. Quanto a matar a planta é realmente desnecessário. Basta retirar do vaso, cortando as raízes que estão saindo por baixo e plantar em outro para doar para quem a queira.
      Abraços Floridos

  7. Oi, Bruna. Você já tentou germinar sementes de maçã?
    Pois bem, as minhas sementes já estão com raízes na geladeira. A minha dúvida seria quando colocá-las na terra. Tenho medo delas sofrerem com a mudança de temperatura da geladeira para a terra. Será que tem algum meio para não prejudicá-las nessa mudança?

    1. Thaylane por acaso eu estou plantando agora, RS, até postei na página do blog no face as fotos das mudas. Deixe as raízes crescerem um pouco ainda na geladeira, depois plante normalmente. Não precisa de estufa, nem cobrir com plástico filme. Apenas mantenha o substrato levemente úmido, sem encharcar e elas vão começar a crescer bem rápido.
      Abraços Floridos

      1. Bruna, consegui plantar normalmente. O crescimento está sendo bem rápido e estou gostando. Fiz o mesmo procedimento que você fez. Coloquei na geladeira e as que estavam com raízes grandes coloquei na terra. Meu medo é que moro na Bahia, mas aqui está fazendo frio e chovendo, creio que quando o verão chegar, elas já estarão grandes.

        Beijinhos

        Vou acompanhar a sua página no Facebook

      2. Thaylane pêssegos são plantas de clima mais frio, mas quem sabe plantadas desde a semente consigam se adaptar aí. Vamos torcer!
        Abraços Floridos

    1. Thiago veja o post Receitas de Plantio, lá explico melhor, mas a aspirina melhora o sistema imunológico da planta.
      Abraços Floridos

  8. Adoro ver seus posts cultivando árvores e plantas !!

    Queria muito um post seu cultivando sementes de Flamboyant, você já tentou??

    1. Hugo já tentei sim. Na cidade onde meus pais moram tem muitos e um dia quando saí pra correr coletei um monte de sementes na volta, mas nenhuma germinou. Da próxima vez que eu estiver lá vou recolher outras sementes e tentar novamente.
      Abraços Floridos

    1. Diely a amora é uma ótima opção e as romãs também. Espero que meu pêssego dê certo e frutifique. Não vejo a hora de ver as flores dele, que são lindas! ; )
      Abraços Floridos

  9. Menina! Para que sofrer tanto? Eu abri os caroços após 1 dia só de retirado da fruta. Fiz assim: Coloquei o caroço apoiado sobre a borda lateral, ou seja, de pezinho, sobre a bancada, e na borda que ficou para cima coloquei a ponta de uma faca. Daí com uma colher de pau bati no fundo do cabo da faca, umas batidas leves, até as metades do caroço irem se descolando.
    Teve um caroço (de nectarina, na verdade) que deixei secar uns 3 dias antes de fazer isso, e foi um sufoco. Não queria abrir de jeito nenhum. Mas os que estavam “frescos” abriram fácil fácil.
    Coloquei na geladeira exatamente do jeito que você mostrou com o papel toalha. Coloquei também sementes de maçã e pera, já que ouvi que também é recomendado fazer a germinação assim a frio. Porém não botei muita fé nas peras, porque as sementes pareciam atrofiadas. Pois bem, isso foi lá em janeiro e até agora estou esperando a germinação! Kkkkk só a maçã está começando, meio tímida, a dar ares de querer germinar.
    A nectarina, nada.
    O pêssego na verdade é mais recente. Coloquei em começo de março. Ainda aguardo.
    Mas sabe de uma coisa? O que não fiz do jeito que você fez foi deixar arejar de vez em quando. Vai ver que falta isso. Vou tentar!
    Um abraço!

    1. Mari no meu caso o problema foi justamente deixar secar demais a semente antes de abrir, isso dificulta muito, por isso fiz essa observação no post, para outras pessoas não sofrerem tanto quanto eu sofri, rs.
      Abraços Floridos

  10. Amei este post; há muito tempo estava querendo saber como plantar pêssegos. Longa vida para seus bebês-pêssegos!

  11. Muito bom o post, Bruna! Acompanho sempre o seu blog. Parabéns e obrigado por compartilhar suas experiências.
    Utilizei o mesmo método para tentar germinar semente de damasco. Com sucesso consegui uma mudinha que está bem vigorosa.
    Para quebrar a casca da semente utilizei um martelo, só que apoiei a casca em um pedaço de madeira para absorver melhor o impacto.
    Posicione a semente com a linha da divisão simétrica na vertical e golpeie com o martelo, assim a casca se abre e a semente não se danifica.

    1. Marcos eu tentei de tudo, RS, foram cenas violetas que protagonizei as sementes, mas meu erro foi deixar as sementes secarem. Como coletei na casa dos meus pais só fui tentar abrir quando voltei para SP dois dias depois. : (
      Bom saber que deu certo a germinação da sua semente de damasco. Vou ver se tento também.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *