Visitantes: Percevejos
Meu Jardim

Visitantes: Percevejos

Faz tempo que tem uma família de percevejos que mora na minha varanda. Já até falei sobre eles em outros posts aqui no blog. Há outras espécies além dessa que costumo ver por aqui, mas são visitantes mais esporádicos, já esses das fotos são praticamente meus inquilinos.

Percevejos

Essa espécie é de percevejos fitófagos, que são os que sujam a seiva das plantas. A princípio pode-se pensar que eles são uma ameaça, mas se não aparecem em grande quantidade, causando danos visíveis, não há necessidade de exterminá-los ou usar defensivos.

Eu gosto muitos desses meus visitantes. Gosto de acompanhar o desenvolvimento dos ovinhos até o nascimento quando ficam bem juntinhos por alguns dias até se separarem.

Percevejos

Percevejos
Ovinhos abandonados

Normalmente quando encontro esses percevejos são os ovinhos ou os filhotes recém-nascidos. É raro encontrá-los nas minhas plantas e quando vejo é um só ou no máximo dois.

Por enquanto convivo feliz com meus visitantes, os percevejos. Se eles começarem a causar danos às minhas plantas vou simplesmente coletá-los e levá-los para o jardim do condomínio, como já fiz com outra espécie.

4 respostas para “Visitantes: Percevejos”

  1. essa espécie não faz mal para nós? em casa vejo varios na porta de casa, agora no retrovisor do meu carro!!! tb acompanhei varios mas hoje fiquei preocupada se estou ajudando uma especie que faz mal para minhas plantas , casa e meus animais??

    1. Selma ele é fitófago, suga a seiva das plantas, mas em quantidade controlada não causa danos. Ele é bem comum em áreas urbanas, mas é inofensivo, pode ficar tranquila.
      Abraços Floridos

  2. Que alegria encontrar este post!! Acredita que nasceram uns na minha mochila? Vi a mãe botando os ovinhos e não tive coragem de tirá-la. Depois, fiquei observando os ovinhos e ne tinha esperança que eles eclodissem… Mas hoje, para minha surpresa, nasceram os percevejinhos. Estou procurando na internet o que posso fazer com eles, mas como você diz que eles ficam uns dias juntinhos, acho que vai dar para chegar em casa para coloca-los no jardim. Bom final de semana!!

    1. Gabriele eu me divirto com os percevejos que nascem aqui em casa. Ultimamente tenho encontrado alguns dentro de casa, aí coloco na varanda para os gatos não pegarem. São uma graça quando estão juntinhos nos primeiros dias. ; )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *