Revitalização de Pimenteiras
Legumes e Verduras

Revitalização de Pimenteiras

Chega um momento na vida das pimenteiras em que elas já não têm mais o mesmo vigor, ficam mais suscetíveis a pragas, praticamente param de produzir, o crescimento vegetativo é lento, quase nulo, e as folhas às vezes até ficam com aspecto feio e sem brilho. Nesse momento percebe-se que a planta já completou seu ciclo, mas as pimenteiras normalmente não secam como os tomateiros, por isso quando chegam nesse ponto é hora de revitalizá-las.

Revitalizar uma pimenteira basicamente é fazer uma poda drástica e adubar. Nem sempre dá certo. Algumas vão engrossar o tronco, ficar mais bonitas e frutificar, outras podem não suportar ou não responder tão bem. Infelizmente, pelo menos para mim que não sou nenhuma super especialista em podas, faz parte perder uma ou outra planta, mas normalmente, se for feito da forma certa e na época certa, o resultado é ótimo.

Pimentas - Revitalização de Pimenteiras
Primeiros botões da lemon drop após a revitalização

rev_pim_14

Sugiro esse procedimento de revitalização em duas situações: infestação muito grave de pragas ou para revitalizar após queda na produção e no crescimento vegetativo.

A época ideal para fazer isso é a partir de meados do outono, quando a temperatura já começou a cair, e durante o inverno. Eu só sugiro que seja feito fora dessa época se for por causa de uma infestação grave de pragas e nesse caso aguarde a lua correta e só faça se não estiver em época de chuvas.

Além da época do ano ideal há também a lua ideal que é a crescente. Sei que tem quem não acredite nisso, mas faz muita diferença podar na crescente, que é uma lua que favorece um crescimento mais rápido. Se a planta for podada na minguante vai demorar mais para crescer e não cresce com a mesma vitalidade.

Mesmo na época e lua corretas evite podar se o tempo estiver úmido demais e com chuvas frequentes ou coloque a planta em local protegido.

Quando todas as condições forem favoráveis faça uma poda retirando a gema apical, gema terminal dos galhos secundários e folhas. Os cortes devem ser feitos um pouco acima das gemas auxiliares, nem muito distantes nem muito próximos.

poda_gemas
Gemas dos galhos secundários. Fonte: http://bonsai.andretoledo.com.br/2013/05/podando-bonsai/

Há quem só faça a poda da gema apical e gema terminal dos galhos secundários e deixe as folhas. Se as folhas estiverem saudáveis eu deixo uma parte, mas tiro as da parte mais baixa da planta e as mais velhas. Se a planta apresenta qualquer sinal de praga eu tiro todas as folhas.

Lemons drop logo após a poda
Lemons drop logo após a poda

rev_pim_01

Recomendo usar canela em pó na ponta dos galhos podados para ajudar na cicatrização. Basta aplicar com um cotonete, com a ponta do dedo ou polvilhar direto sobre o galho.

Após a poda ou logo antes faça uma boa adubação com húmus de minhoca e outros adubos que costuma usar. Eu sou sempre a favor dos orgânicos, mas especialmente nesse caso acho melhor evitar químicos. Além de usar húmus misturado ao substrato eu mantenho as regas com adubo líquido 1 ou 2 vezes por semana.

A planta não deve ser trocada de vaso após a poda. Se for transplantar faça antes da poda e espere por volta de 30 dias até a planta estar estabilizada no novo vaso.

Enquanto não começarem a surgir novas brotações não borrife nada na planta já que os cortes podem ainda estar cicatrizando, então nada de adubação foliar, apenas use adubos líquidos na rega ou sólidos misturados ao substrato e aguarde a recuperação.

Posts Relacionados

17 respostas para “Revitalização de Pimenteiras”

  1. Bom dia,
    Eu tenho um pézinho de pimenta biquinho, e eu passei um dia inteiro fora e não coloquei água. O lugar q normalmente ela fica não bate muito sol, porém ela simplesmente secou, coloquei fertilizante líquido, mas não fez efeito… Não sei mais o q fazer… As folhas estavam lindas, e depois disso murcharam drasticamente. Já faz 4 dias. Me ajuda!

    1. Ana se ela secou completamente e após colocar água não reagiu infelizmente não há o que fazer. : (
      Abraços Floridos

    1. Luismar depende da causa. Veja os posts sobre ácaros e pode ser que te ajude a identificar o problema.
      Abraços Floridos

  2. Olá se possível gostaria que me tirasse uma dúvida, eu enho uma muda de 15 cm de uma arvore que eu ia plantar, mas infelizmente aconteceu um acidente que foi que quando eu estava mudando as mudas de lugar acabei esbarrando na gema apical superior da muda, e com isso acabou quebrando a gema,justamente o lugar de onde nasce as folhas que depois se tornam galhos, mas foi a pontinha mesmo,não foi um grande pedaço. Com isso as folhas não irão mais sair de lá ? Agora só irá sair folhas das gemas laterais e não mais da superior ? Não irá nascer uma nova gema no lugar que quebrou ?
    Tinha plantado desde a semente e é uma tristeza quando acontece esses infortúnios.
    Desde já agradeço a resposta.

    1. Dessa gema não, mas a planta criará novos brotos. Só pode ser que demore porque nessa época do ano muitas espécies começam a ficar com um crescimento mais lento. Mas ela irá se desenvolver. : )
      Abraços Floridos

  3. Boa tarde Bruna,
    Você por acaso tem algum vídeo fazendo a poda?
    Estou com alguns pés de aji amarilia, biquinho, bode, habanero e Jalapeno, e como aqui na minha cidade faz muito frio, acho que seja bom fazer uma poda nelas, qual sua opinião? Obrigado

    1. Heitor eu só costumo podar as minhas no inverno para revitalização. Só faço podas antes se for por ataque de pragas e algo muito severo. Se você acha que daqui para frente não irão evoluir ou produzir pode podar sim , mas vai demorar meses pra vc ver resultados expressivos já que o frio inibe muito o crescimento das pimenteiras.
      Abraços Floridos

  4. boa noite bruna pimentel. olha só, minha pimenteira já deu todos os frutos, e agora onde tinha os frutos ficaram como se fosse uma espécie de verugas depois que elas caíram. sou um principiante ajude-me por favor, o que devo fazer ?

  5. Olá Bruna!

    Segui suas dicas de poda, inclusive com a lua ideal.

    Resultado: sucesso! Pimenteira revigorada. Fiz a adubação com o humus que produzimos da composteira em casa.

    Obrigado!

  6. Olá! Tenho uma dúvida, na poda devo cortar a gema terminal do galho principal também ou só as folhas dessa extremidade?
    Obrigada. (:

  7. Fantástica essa matéria, obrigada, estou com 70 pés de pimenta…rsrsrs e algumas doentinhas….boa semana, saúde e paz. Valeu pela dica. Adoroooooooo seu blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *