Ácaro Vermelho
Pragas e Doenças

Ácaro Vermelho

Infelizmente existem vários tipos de ácaros. Já mostrei dois no post anterior e nesse vou mostrar mais um. Não sei dizer exatamente qual é o pior. Acho que todos são igualmente perversos, mas, fiz esse post para apresentar os sintomas específicos causados pelo ácaro vermelho.

Eu levei um bom tempo para identificar que era essa a praga maltratando as minhas plantas. A princípio achei que eram fungos, tratei com leite, mas não havia sinais de melhora. Perdi uma muda de ipoméia sem saber qual foi a praga que a atacou.

Depois de muito pesquisar finalmente descobri ser um tipo de ácaro, mas que trazia sintomas bem diferentes dos que eu estava acostumada a tratar nas minhas pimenteiras.

Esse ácaro causa sintomas, na minha opinião, mais evidentes do que os do post anterior e de progressão rápida. As folhas começam a apresentar manchas brancas como se fossem uma descoloração. Essas manchas são diferentes das causadas por fungos porque parecem estar dentro da folha e não ser algo superficial. À medida que ocorre a piora, as manchas vão tomando toda a folha até ela amarelar e cair.

As manchas brancas sem dúvida serão o primeiro sintoma a ser notado, mas nota-se também que as folhas começam a amarelar e a planta não se desenvolve.

ac_04

ac_05
Uma folha muito infestada pelos ácaros.

É muito comum confundir essa praga com um ataque de fungos. A melhor forma de diferenciar um do outro é olhar as folhas por baixo e procurar sinais dos ácaros, e não é difícil identificá-los.

Se você olhar por baixo das folhas e ver pequenos pontinhos avermelhados como dos das fotos abaixo tenha a plena certeza de que está diante de ácaros vermelhos.

ac_03

ac_01
Normalmente são muitos ácaros em cada folha.

ac_02

Felizmente o tratamento é o já conhecido enxofre. Minha sugestão é usar a cada dois dias na primeira semana e na segunda semana a cada 3 dias se estiver no começo da infestação ou se os sintomas não estiverem muito avançados.

Caso a infestação esteja séria e a planta muito comprometida, na primeira semana de tratamento use todos os dias sem encharcar as folhas, apenas borrife, especialmente por baixo das folhas, sem exagero. Na segunda semana use dia sim, dia não. Na terceira semana a cada 2 ou 3 dias e mantenha assim até não ter mais sintoma algum. Depois de controlado pode-se manter uma vez por semana a aplicação como prevenção.

14 respostas para “Ácaro Vermelho”

  1. O clina está para isso sempre peso ao grupo, cuidem de suas, plantas,não dá pra brincar, um ero custa vida de uma planta, hoje não temos predarores, sapos, passaros emtre outros, que se alimentam, das lesma formigas entre, outros,abraço pela dica

  2. Obrigada pela dica e pelos estudos, afinal nossas plantas são nossos bebês e temos que cuidar com muito carinho e como fico feliz quando as vejo reproduzindo para aquilo que foram criadas! É tão lindo! Deus te abençoe muito!

  3. Bom dia, Bruna!
    Sua dica do enxofre foi essencial para minhas frutas. Após a segunda aplicação já começaram a aparecer brotos saudáveis. Muito obrigada!
    Gostaria de saber se é possível intercalar a aplicação do enxofre com o defensivo super top, com intervalo de dois dias entre um e outro, por exemplo. Aqui onde moro é bem selvagem e temos todos os tipos de pragas!
    Ótima semana!
    Um abraço

    1. Léa fico muito feliz de saber que deu certo. Desde que descobri o enxofre os ácaros não foram mais problema na minha vida. Quanto à sua pergunta… eu não gosto de intercalar, prefiro usar um depois outro se for o caso.
      Abraços Floridos

  4. Olá Bruna, obrigado pela sua existência, suas informacões são vitais para os nossos jardins. você saberia o que combate aranhas minúsculas branquinhas, quase transparentes.Me informaram que ela pertence a espécie de ácaro. Combato-as com um inseticida chamado Econim, é excelente, porém muito caro (500 ML R$45,00), ainda mais que elas sempre voltam para destruir minhas roseiras. Grata

    1. Mariza acho que nunca vi essa aranha, mas tem uma cartilha de defensivos naturais no blog, procure por cartilha de defensivos, nele há várias receitas que funcionam como repelentes para esses insetos, especialmente as que tem alho e pimenta.
      Abraços Floridos

  5. Olá, Bruna ! Muito bom o seu site ! Os sintomas das fotos que você postou é exatamente como estão as folhas da minha Dália! Vou tratar com Enxofre da Dimmy. Na embalagem diz 3g/L. Depois conto os resultados !

  6. Nossa! Que felicidade encontrar seu post! Estava sofrendo também para descobrir que praga é essa que está acabando com meus Tagetes.. Muito obrigada! Não vejo a hora de começar o tratamento! =)

  7. Foram exatamente ácaros que acabaram com meu pequeno jardim…eu desanimei, mas depois catei uns pedacinhos sobreviventes, estou tratando e elas já estão crescendo de novo. Uma semana sem olhar atentamente o jardim e eles tomaram conta!

  8. Aqui tenho muito desse ácaro, mas são de época. Agora no frio quase não tem pragas. Eu quando vejo vou podando a planta onde está infestada, e parece que ela cria uma resistência e depois vem sadia. Nas minhas pimentas o que mais tenho aqui é larva minadora e mosca branca.

  9. realmente muito interessante ésta matéria, pois já perdi algumas plantas pelos terríveis ácaros, vou começar a usar o enxofre. qual a dose para aplicar? misturo uma parte de enxofre, e quantas de agua? fico no aguardo, um abraço do gauho velho

    1. Olá Denis! Eu uso o enxofre dimmy que já vem pronto para ser usado, é barato e rende bastante. No pacote tem as informações de diluição, mas costumo usar uma colher de sobremesa para um borrifador de 300ml e acrescento um pouco de sabão de côco bem diluído na água.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *