O Tripes é uma praga pouco conhecida, mas causa grandes estragos. Infestações avançadas debilitam muito a planta e normalmente chegam a um ponto crítico justamente por desconhecimento.
Quem não conhece essa praga tem dificuldades para identificar e enquanto isso a planta sofre. Por isso é importante conhecer o inseto causador do problema, saber reconhecer os sintomas e tratar de forma adequada.
A Praga
O inseto que causa os sintomas, conhecido popularmente como tripes ou lacerdinha, pode ser um dos muitos da ordem Thysanoptera. Normalmente ele é preto, alongado e bem pequeno, difícil de ver. Na verdade, para quem já o conhece pessoalmente, ele lembra um piolho e dá uma coceira louca (e totalmente psicológica), principalmente na cabeça, depois de vê-los andando pelas plantas, ou talvez só eu tenha essa reação bizarra.
O tripes que apresento aqui é o tipo específico que apareceu nas plantas que ficam no meu local de trabalho, mas ainda que os insetos que você encontre tenham um aspecto um pouco diferente, provavelmente serão tripes se os sintomas baterem. Apesar de muitos serem pretos, há também insetos amarelados, alaranjados e castanhos-escuros.
Pelo que pesquisei o responsável no meu caso é o Selenothrips rubrocinctus. Caso entomólogos ou agrônomos leiam esse post por favor me corrijam se eu estiver errada quanto à espécie.
É importante explicar que nem todo inseto da ordem Thysanoptera é prejudicial para as plantas, mas todos aqueles que são efetivamente responsáveis pelos sintomas causados pela praga tripes são dessa ordem e causam danos porque são fitófagos e sugam a seiva das plantas.
Sintomas
É muito comum confundir os sintomas de tripes com fungos, principalmente antracnose, por causa das manchas que essa praga causa nas folhas e dos danos que podem ocorrer também em frutos. É importante verificar o verso das folhas e ver se há adultos ou pontinhos pretos sugerindo a presença deles.
É interessante observar que as manchas surgem um pouco diferentes em cada espécie e algumas mal aparentam sintomas. Nesse último caso, ao invés de folhas muito manchadas e amarelando, o mais evidente é o pouco ou nenhum desenvolvimento da planta, o que dificulta mais ainda a identificação da praga já que esse sintoma pode estar associado a inúmeras causas.
De uma maneira geral os sintomas mais típicos do tripes são folhas com manchas de cor marrom, cobre ou prateadas.
Apesar do primeiro sintoma evidente ser as manchas, elas não são evidência concreta da presença do tripes, são apenas uma consequência da presença deles e podem ser sintomas de outras pragas ou doenças. O que dará a certeza de que o problema é o tripes é que, ainda que as manchas na parte de cima das folhas sejam de cor marrom ou cobre, normalmente o verso delas é prateado e nele são encontrados pontinhos pretos e insetos adultos, o que carateriza a presença dessa praga.
À medida que a planta fica infestada as folhas começam a amarelar, as brotações surgem deformadas e a maioria já com manchas. O desenvolvimento da planta como um todo fica muito prejudicado e ela só definha.
As fotos abaixo são da Debora, uma leitora muito querida do blog, que teve uma planta bastante debilitada por essa praga.
Veja também o vídeo com um dos insetos andando numa folha e fotos de plantas com os sintomas característicos dessa praga.
Tratamento
O tratamento que testei e deu super certo foi feito com óleo de neem e sabão de côco, seguindo a receita abaixo para borrifador de 500ml::
– 1 colher de sobremesa rasa de detergente neutro ou de côco direto no borrifador ou dissolver 10g de uma barra de sabão de côco (meu preferido) em um pouco de água quente ou morna. Para conseguir as 10g (aproximadamente) basta cortar uma barra de 200g de sabão em 4 partes iguais. Depois corte cada parte pela metade e depois corte pela metade novamente e dilua esse último pedacinho. A diluição não precisa ser perfeita. Se sobrarem pedaços do sabão não há necessidade de esperar que todos se dissolvam, basta coar;
– 1 tampa (a do próprio frasco) de óleo de neem.
Coloque tudo isso no borrifador e o que faltar complete com água. Se a água ainda estiver quente não borrife de imediato, espere esfriar.
Essa mistura deve ser aplicada a cada 2 dias inicialmente para conter a infestação e depois passar para 1 vez por semana até que não sejam notados mais sintomas ou vistos insetos adultos.
Recomendo aplicar uma vez por semana também o adubo líquido borrifando toda a planta, exceto flores e frutos se houverem, para ajudar na recuperação. Outros tipos de adubos podem ser usados, dependendo da rotina do cultivo.
Olá, por favor, gostaria que me tirasse uma dúvida… no artigo fala pra usar a tampa do óleo de nim como medida, mas como saber a qual tamanho de tampa/frasco se refere? Poderia, por favor, indicar quantos ml seriam o equivalente a essa medida de tampa do óleo de nim(neem)?
Priscila, mesmo em frascos maiores a tampa costuma ter o mesmo tamanho, porque a rosca é igual, só aumenta o tamanho do frasco, mas uma tampa costuma ter (em média) 15 ml, a questão é que raramente alguém terá um becker pra medir 15 ml, sendo mais fácil a medida por tampa : )
Abraços Floridos
Olá Bruna…eu identifiquei uns bichinhos desses, que parecem piolhos na terra da planta, não na folha… não é a mosca do fungo gnhats é pequeno e parece piolho. Fui trocar um cacto de vaso e a terra estava bem seca e tinha esses bichinhos na terra. O que posso fazer?
Os bichinhos podem ser ácaros e tem tipos que não são prejudiciais para as plantas ou podem ser colêmbolos. Como eu não sou nenhuma especialista nesse aspecto, recomendo falar com quem tem muito conhecimento sobre insetos e aracnídeos, que é o pessoal do site Insetologia.
Além disso, por hora, enquanto não tiver confirmação da identificação, recomendo não tomar nenhuma atitude contra eles, pode ser que sejam inofensivos.
Abraços Floridos
Ganhei um vaso grande com a laranjinha kinkan, já com algumas frutinhas, porém as folhas parecem estar melado….Borrifei com água mas elas voltam a ficar melada…vc podem ajudar??
Pode ser resquício de algum produto que usavam na muda antes de você recebê-la ou pode ser que sejam pulgões, que podem deixar as folhas meladas. Veja embaixo delas se acha pragas.
Abraços Floridos
Eu suspeito que minhas rosas estejam sendo atacadas por tripes. Fiz uma receita com óleo de neem e detergente, mas acrescentei aquele concentrado de alho no álcool que você ensinou. Acha que pode trazer algum prejuízo nesse combate?
Não vai trazer prejuízo nenhum Marco, pode ficar trânquilo, mas tripes é um porre de combater, sinto de te dar essa notícia triste. Faça aplicações a cada dois dias no início, depois uma vez por semana como preventivo e mantenha um bom tempo.
Olá! Eles voam baixo e picam? Achei que eram colembolos por conta da umidade, mas pelo que fala, podem ser esses. Tenho poucas plantas em casa, mas eles estão nos cantinhos, embaixo de vasos e estão a morder que dói tanto. Esfarelam-se na mão facilmente, mas pulam quando tento pela-los. Saberia dizer se são eles? Obrigada
Não Fernanda, eles são muito pequenos e ficam nas folhas. Nunca os vi voando. Pesquise piolho de pombo. Como você disse que picam pode ser que sejam eles.
Parabéns pelas postagens! São muito claras para identificarmos as pragas do jardim. Meus tomateiros estão sendo atacados por tripes, mas nesse período de quarentena não tenho nem óleo de neem, nem sabão de coco em casa. A única coisa que tenho é enxofre, que uso na minha pimenteira para combater ácaros. Será que o enxofre pode ser eficaz contra os tripes no tomateiro?
Eu recomendo que você compre on-line o óleo de neem, caso não consiga use pelo menos detergente de côco se tiver, diluído como o sabão. O enxofre não vai resolver, mas vai pelo menos ajudar a planta temporariamente se usado bem diluído porque atua como fertilizante foliar. Você pode tentar usar vinagre também, já ouvi falar bem do uso como defensivo, porém nesse caso não posso passar indicações de diluição porque nunca testei.
Abraços Floridos
Muito obrigada pela atenção! No final das contas, tive que sair para ir atrás do óleo de neem e do sabão de coco. Felizmente, encontrei em uma floricultura perto de casa. Tudo isso porque entrei em desespero ao ver que o problema não eram apenas os tripes, mas também um inseto branco, tipo uma mosquinha, mas bem pequena, em grandes quantidades, atacando não só os tomateiros como também minha pimenteira. E elas começaram a fazer estrago muito rápido. Várias folhas dos tomateiros foram afetadas, assim como todas as folhas novas da minha pimenteira (que, por serem novas, não tinham resíduo do enxofre). Hoje fiz a primeira aplicação do óleo de neem com sabão de coco. Tomara que dê certo.
Abraço!
Os insetos brancos provavelmente são moscas brancas. Essas são fáceis de combater. Bem mais fáceis que tripes, serão as primeiras a sumir. Boa sorte no cultivo. Qualquer dúvida estou à disposição : )
Olá.. Tudo bem?… Somos 5 vizinhos com árvore Ficus na calçada. Cuidamos delas com o maior carinho mas todas estão com essa praga. As folhas dobram e dentro tem uns pontinhos pretos, parecem poeira, sei lá… Tem um senhorzinho que vem podar de 3 em 3 meses e ele aconselhou jogar uma 2 colheres de sabão em pó diluído em 4 litros de água nas folhas… Você acha que pode resolver?
O sabão pode ajudar sim. Mas deve ser aplicado a cada 2 dias até melhorar consideravelmente, depois uma vez por semana para evitar a volta das pragas por aproximadamente um mês. Tripes são pragas muito recorrentes depois que surgem pela primeira vez.
Abraços Floridos
Minha primeira planta é uma comigo ninguém pode e ela estava ótima até eu trazer um pé de manjericão do mercado. Agora já sei o que está atacando minha planta e vou começar a tratar!
Na verdade como eu não sabia que remédio passar, limpei as folhas com produto de higienizar frutas e até funcionou temporariamente mas as bichinhas voltaram.
Na parte do tratamento, vc diz para usar a “mesma água do preparo do fumo”…
Do que se trata esse fumo? pelo que vi não menciona em nenhum outro lugar no texto, pode me ajudar com isso?
Sou iniciante então me perdoe se a pergunta for ruim.
Adrianne na verdade esse trecho foi escrito por engano, obrigada por me avisar. Já corrigi o post. : )
Abraços Floridos
acompanho seus posts ja faz tempo e gosto demais dos seus comentarios e de suas pesquisas. o carinho com que vc trata cada assunto e o que mais gosto, pois faz com que suas explicaçoes fiquem muito interessantes, ando aprendendo muito com vc… abraços…
Eu agradeço imensamente o carinho Maria Isabel! Fico muito feliz de poder ajudar e qualquer dúvida estarei à disposição. : )
Abraços Floridos