Planta Murchou e Morreu do Nada? Pode ser Fungus Gnats

 

O fungus gnats é uma praga pouco conhecida, porém devastadora. Ela age nas raízes das plantas, debilitando-as por baixo da terra e sem que possamos observar os danos e muitas vezes, quando conseguimos observar, é tarde demais.

O Inseto e as Larvas

Apesar do nome talvez dar a entender que trata-se de um fungo, na verdade o fungus gnats é um mosquitinho safado que parece aqueles que ficam rodeando frutas bem maduras.

Praga - Fungus Gnats

A diferença do fungus gnats para os mosquitinhos ou mosquinhas de frutas é que eles não ficam voando, o mais comum é encontrá-los andando no substrato ou nas bordas dos vasos.

Outra diferença é que eles são mais estreitos, parecem mais um mosquitinho mesmo, e são menores do que as mosquinhas de frutas.

O grande problema na verdade não são os insetos adultos e sim suas larvas. Os mosquitinhos são inofensivos para nós e para as plantas, pelo menos diretamente, porque eles próprios não causam dano algum.

Livro sobre Pragas e Doenças. Clique na imagem para Comprar na Amazon!

Os insetos adultos, esses que vemos rodeando a planta e o substrato, vivem pouco e durante sua curta vida colocam muitos ovos nos substrato. Quando os ovos eclodem há centenas de larvas minúsculas (elas medem aproximadamente 2 mm), que devoram loucamente matéria orgânica, o que pode incluir as raízes das suas plantas e muitas vezes inclui.

Quando digo que eles devoram pode parecer um pouco exagerado, mas quem já teve uma planta morta por fungus gnats, e tem consciência disso, sabe que não é exagero. A raiz é devorada até a base do caule, não sobra praticamente nada.

Praga - Fungus Gnats
As larvas de fungus gnats são muito pequenas, transparentes e difíceis de achar, mas fazem um estrago enorme

Muitas pessoas se preocupam quando veem colêmbolos (também conhecidos como tatuzinhos) andando no substrato, normalmente porque confundem com cochonilhas. Porém, os colêmbolos consomem matéria orgânica e nunca causaram dano à nenhuma planta minha e de fato não consomem a planta em si como expliquei no post sobre eles, nenhuma de suas partes. Meus vasos são lotados deles e nunca tive problemas, por outro lado, o fungus gnats já matou várias plantas minhas.

Os Sintomas

O principal sintoma dos danos que o fungus gnats causa é a planta começar a murchar sem razão aparente.

Praga - Fungus Gnats

Você coloca água, às vezes já até colocou, e ela não apresenta melhora. O grande problema é que esse sintoma óbvio só aparece quando praticamente não há mais o que fazer.

Se retirar a planta do substrato ou tentar replantar vai ver que a raiz praticamente não existe mais ou está muito reduzida, porque as larvas já comeram boa parte.

Praga - Fungus Gnats
Planta sem nenhuma raiz depois de um ataque de fungus gnats

Normalmente quando a planta chega a murchar ao mexermos no caule sentimos que ela está leve, como se estivesse solta no substrato e está, porque não tem mais raiz que a prenda.

O Tratamento

A primeira coisa a fazer ao notar mosquitinhos (ou mosquinhas se você os chama assim) é reduzir a umidade e a matéria orgânica no vaso, já que eles são atraídos por ambos.

Inicialmente reduza as regas e se tiver colocado adubos recentemente cubra bem com substrato pronto puro ou terra.

Além das medidas citadas, você pode usar armadilhas para mosquitos, daquelas amarelas convencionais, caso seja uma infestação muito grande.

O que foi sugerido até então serve para combater os mosquitos, mas também é necessário combater as larvas, que são as que causam danos diretos à planta. É importante ter em mente que o combate deve abranger tanto o inseto adulto quanto a larva, só combater um ou outro não será eficaz.

Para eliminar as larvas de fungus gnats a única solução que encontrei até o momento é usar uma parte de água oxigenada 10 volumes para 4 partes de água. Essa mistura deve ser usada para regar todo o substrato a cada 3 dias até notar que não há mais larvas. Considerando que nem sempre é fácil achar larvas no substrato, porque elas são minúsculas e transparentes, faça esse tratamento por pelo menos 15 dias depois de eliminar os insetos adultos.

Um detalhe importante é que não é o ideal usar água oxigenada sempre. Ela deve ser usada apenas para tratar essa praga de maneira pontual, porque ela pode matar também insetos benéficos para a planta que vivem no substrato. Busque sempre o equilíbrio.

16 comentários em “Planta Murchou e Morreu do Nada? Pode ser Fungus Gnats

  1.  

    Olá, o site está com algum bloqueio e eu não consigo mais clicar na opção “abrir link em outra guia”, aí eu acabo perdendo ppsts que gostaria de ler pois não tem como abrir várias janelas ao mesmo tempo. Por favor, tente resolver isso, pois antes eu conseguia e a leitura era bem melhor. Uma boa semana!

    1.  

      Marco essa é uma questão que não consigo resolver. O que sugiro é clicar com o botão direito na aba do navegador, duplicar aba e aí clicar para abrir o link que gostaria nessa outra. Terá o mesmo efeito ; )
      Abraços Floridos

  2.  

    Olá
    Meus Dendrobiuns estão infestados, raízes sendo devoradas, vou usar a água oxigenada, o denguetech e o vector dimy também.
    Muito obrigado

  3.  

    Que interessante. Vejo estes insetos por aqui as vezes. Se eu te mandar um vídeo de uma população habitante de um vaso, você conseguiria me ajudar a identificar se seria isso ou coembulos???
    Obrigada.

  4.  

    Opa, ótima dica! Não cheguei a testar a água oxigenada!! Eu uso nas minhas suculentas (que já matei mto por apodrecimento de raiz!!)

    Tive uma super infestação de fungus gnats, pior que foi num período que, por problemas de covid familiares, precisei deixar minhas plantas à própria sorte por 1 semana. Sério, foi devastador! eram muitas mosquinhas e era fácil de achar larvas no solo, tamanha era a infestação!

    Não quis nenhum veneno, então tentei deixar a superfície seca, coloquei uma camada “isolante” pra evitar os mosquitinhos, óleo de neem… nada disso resolveu.
    Parti pra saída tecnológica e usei BTI – Bacillus thurigiensis israelensis (aparentemente difíiiiicil de achar aqui no Brasil). Usei 2 produtos! o Denguetech e depois o Vector Dimy! Comecei com esse Denguetech, que já resolveu o problema, mas como eu comprei o Vector Dimy, emendei nele. Sigo até hoje aplicando e vez ou outra vejo uma mosquinha dessas voando por aqui. Suspeito que algum vizinho tenha infestação também!

    Bom, é isso! espero que ajude também e desculpa a propaganda, mas levei um bom tempo até chegar nessas 2 marcas que funcionaram.

  5.  

    Tive muitos problemas com esses mosquitinhos, posso dizer que a dica da agua oxigenada funciona.
    Mas oq mudou minha vida foi a torta de neem! Polvilho bem pouquinho dela por todo substrato, bem espalhadinho, pronto, resolve. No começo rego com a ox, pra matar mais rapido depois a rega normal, só o neem da conta.
    Espero ter ajudado!

  6.  

    Oi Bruninha das Pimentas,

    Artigo importante, bem detalhado tecnicamente, bem ilustrado como você sempre faz e cheio de boas dicas. Se me permite meter o nariz e sugerir mais alguma, conto que aqui na minha horta/jardim de varanda eu meio que liquidei essas figurinhas – que não é uma espécie, são insetos vetores de fungos de diversas famílias – com umas plaquetas hiper adesivas amarelo bem forte que tem ainda maior atração para as fêmeas maduras capazes de se reproduzir, o que as vezes é uma questão de horas. Inicialmente era troca semanal – sim, elas se enchiam de outros insetos também – mais depois de um mês quase liquidei com eles. Pulverizar e regar com solução reforçada de E.M. é ótimo porque o coquetel de fungos e bactérias saprófitas literalmente come ovos e larvas, além de fortalecer a planta aumentando a intensidade da sua respiração. O EM comprei numa Coop de agricultores orgânicos e a plaqueta adesiva num desses canais de venda da web. Um abração a você e a todas e todos agricultores de varanda, com o desejo que se protejam bem da pandemia de COVID -19. Boas festas para todos nós.

    1.  

      Yucatan, sempre um prazer ler seus comentários aqui no blog! : )
      Ótima dica a do EM! Eu até fiz uns anos atrás e depois usei poucas vezes e acabei não acompanhando os resultados ou voltando a usar. É relativamente simples de fazer em casa e rende muito. Vai pra lista (enorme) de próximos testes.
      Fico grata pela sua presença constante no blog e desejo que seja um natal e um ano novo com saúde e alegria para você e todos os queridos leitores do blog!

      1.  

        EM são microorganismos eficazes, pode ser feita em casa ou comprada pronta. Ajuda a melhorar as defesas da planta e melhora a biologia do substrato, entre outros benefícios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!