Cactos
Cactos e Suculentas

Cactos

Desde que voltei a colecionar suculentas, comecei a caçar sementes delas para plantar. As sementes de suculentas mesmo não deram muito certo, a taxa de germinação foi baixa, já os cactos me surpreenderam com uma ótima taxa de germinação e toda sua fofura.

Plantar cactos é especialmente interessante para aqueles que gostam de plantas pequenas e fofas, tipo eu que adoro mini plantas.  Sugiro para quem quiser começar que compre as sementes da Feltrin, que são bem baratas e fáceis de encontrar.

Se você pretende plantar sementes de cactos prepare-se para exercitar a sua paciência. Se você sofre de ansiedade aguda  já vá meditando desde agora e aprendendo técnicas de respiração porque eles demoram muito para crescer, mas são tão fofos, mas tão fofos, que vale a pena. Enquanto eles crescem vá plantando outras coisas que se desenvolvem rápido para não ficar paranóico com os vasos de cacto.

O crescimento dessas sementes é tão lento que eu achei que o problema era eu, mas conversando com a Camila, do blog Diário de uma Sementeira, cheguei a conclusão que está tudo dentro da normalidade no mundo fantástico dos cactos, um universo paralelo onde o tempo passa mais devagar.

Para o plantio das sementes uso duas partes de substrato biomix, duas partes de cascalho de rio sem ser o moído (em lojas de aquário se encontra com facilidade) e uma parte de húmus de minhoca. Acomodo bem a mistura deixando a superfície plana sem muito relevo. Por cima da mistura coloco areia de rio bem fina e deixo o substrato umedecer como mostrei no post Técnica para Germinar Sementes I. Em seguida coloco as sementes de cacto por cima da areia e por fim cubro com plástico filme. Caso as sementes sejam visíveis (tem umas que quase não são) aperte levemente na areia antes de cobrir de preferência usando o cabo de uma colher ou coisa parecida para elas não grudarem no seu dedo.

O ideal, pelo menos pra mim, é fazer dessa forma que descrevi, no entanto você pode optar por colocar a areia depois que as sementes germinarem, mas ela é importante. Os cactos quando nascem praticamente não tem raiz, ficam muito soltos na terra e tombam com facilidade.

As sementes de cacto vão precisar de calor para germinar, então se for o caso faça uma estufa. Apesar do crescimento lento, elas germinam bem rápido, levam de 3 a 7 dias para brotar, normalmente.

As minhas sementes de cacto eu planto em mini vasinhos fofura porque nem adianta ocupar espaço com um vaso maior já que eles germinam super pequenos e assim permanecem por algumas encarnações. Depois que as sementes germinarem, mantenha no vasinho e quando o substrato secar umedeça novamente sem encharcar. As regas devem ser feitas sempre que o substrato secar, diferente das plantas adultas.

Quando os cactos já estiverem um pouco maiores coloque-os no sol da manhã, mas mantenha com o plástico.

Clique na primeira foto e passe uma a uma para ver toda a galeria ou clique em cada foto individualmente para ampliar.

46 respostas para “Cactos”

    1. Gabi dependendo da espécie eles demoram muito para crescer, muito mesmo rs. Então a mudança só deve ocorrer quando eles estiver ocupando a maior parte do vaso em diâmetro, até lá não preocupe.
      Abraços Floridos

  1. Olá… Gostaria de saber se dentro de 30 dias o mini cacto tem um tamanho considerável para dar de lembrancinha? Pois estou à procura de grande quantidade e estou tendo dificuldade. Então gostaria de saber se planto dia 17/05 estará germinado e com tamanho favorável para lembrancinha dia 17/06 ? Por favor, sua resposta me tirará de uma grande dúvida. Desde já te agradeço.

  2. Oi Bruna, eu botei as sementinhas no algodao ha uma semana e tampadas com plastico filme e uma pequena entrada de ar, com 3 dias uma ja estava germinando e ja passei ela para um vasinho e minha curiosidade estava tao grande q procurei fotos do processo de crescimento e achei sua pagina e “resolvi meu problema” . Agora é aguardar. Obrigada e suas ficas foram de grande valia. Sucesso e beijos!

  3. Olá, estou começando hoje a germinação das sementes de cactus, eu fiz o processo ideal da areia que a vendedora me recomendou. Minha dúvida é a estufa, pois eu tenho um abajur que emana luz led e moro em um local quente, estou em dúvida se deixo os potinhos com o plástico fora de casa para pegar o sol natural ou dentro com o abajur em cima…

    1. Thalita acho que já te respondi por e-mail, mas recomendo a luz natural, porém se você mora em local de sol quente deixe apenas com muita luz indireta nessa fase inicial de germinação e muito cuidado com as regas.
      Abraços Floridos

  4. poderia por gentileza tirar uma duvida minha.. se mini cactus podem ficar no quarto a noite toda e so ficar no sol na parte da manha? cactus mini de loja de plantas aqueles piquenos e tambem suculentas; e que do lado de fora e mais arejado e normalmente as plantas presissam respirar… mas cactus da secura ne? poderia tirar minha duvida?

    1. Wellington cactos precisam de bastante sol, então o ideal é uma exposição maior do que apenas na parte da manhã.
      Abraços Floridos

  5. ola. plantei as sementes de cacto e já germinarao mas tenho duvida se devo colocar no sol, germinou 3 sementinhas porem uma delas ainda esta terminando de cair a casca da semente. Mas elas não chegou abrir como a segunda foto que vc postou estão pequeninos oquê eu faço..

    1. Claudiana mantenha apenas no sol da manhã por enquanto se for possível ou em local com sol filtrado, próximo a uma janela. Aguarde crescerem um pouco mais até colocar no sol pleno.
      Abraços Floridos

  6. Parabéns pelo site! Suas postagens são muito ricas! Fiquei horas por aqui lendo!
    Tenho uma mini coleção de cactos e suculentas! É realmente um universo difere te que nos ensina muitas coisas, entre elas a ter muita paciência!
    Mais uma vez parabéns pelo trabalho!

  7. olha suas dicas me ajudaram muito os primeiros 3 vasos que plantei dia 25 ja estouraram duas sementes coloquei em estufa de garafa pet; MAS O OUTRO VASO QUE PLANTEI DIA 28 COLOQUEI EM ESTUFA COM PLASTICO TRANSPARENTE TAMPANDO A BOCA DO VASO, E UMIDEÇEU O PLASTICO , TO PREOCUPADO POIS ACHO QUE O VASO PRESSISA DE AR QUE NAO ENTRA POIS TA TAPADO; SERA SE FUNÇIONA ASSIM MESMO? TOTALMENTE TAPADO E UMIDO? E A HUMIDADE NAO ATRAPALHA A ENTRADA DE CALOR? sera se voçe me ajudaria nessas duvidas?

    1. Wellington não tampe totalmente. Estando tampado o calor é mais preservado, mas o excesso de umidade pode apodrecer as sementes. Deixe destampado ou faça vários furos nas laterais para entrar ar.
      Abraços Floridos

    1. Não. Enquanto estiverem no processo de germinação deixe fora do sol direto, mas com muita luz indireta. : )
      Abraços Floridos

  8. notei nas fotos que seu cactus germinou 7 dias apos o plantio? e isso mesmo? depois demorou muitos dias para creser e isso entao?

  9. olha quero plantar cactus queria saber que tipo de vaso devo usar.. so tenho dos pequenos do tamanho dessa sua ultima foto; devo plantar varias sementes num vasinho como esse?

    1. O ideal seria um vaso um pouco maior, mas eles demoram muito para crescer, então por enquanto pode deixar em um vaso pequeno.
      Abraços Floridos

  10. Oi bruna! Gostaria de saber como vão os cactos, afinal ja é 2017.
    Poderia dizer se vingaram? teria fotos de algum ? Obrigado! 😀

    1. Mateus eu postei recentemente fotos deles nas redes sociais do blog a pedido de outra leitura. : )
      Abraços Floridos

  11. Oi bruna! Como estão seus cactos? tem como postar um upate pra gente? Plantei os mesmos e estou super ansiosa! rs Origada!

    1. Tem sim Aline. Vou publicar nas redes sociais do blog atendendo seu pedido. ; ) Posto no Facebook, insta e Pinterest. Se você segue o blog em alguma delas verá como eles estão.
      Abraços Floridos

  12. Ola achei muito interessante e gostaria de tirar uma duvida a respeito do sistema de estufa em garrafas pet, também ando me perguntando o pq das mudas q retirei de outros cactus demoram tanto a crescer ai vivo pesquisando alguma técnica para acelerar seu crescimento, vc recomendaria esse método estufa para mudas de cactus?

    1. Já vi quem usasse, no início do crescimento recomendo sim, mas não acho que faria tanta diferença no crescimento, porque o desenvolvimento é mesmo lento, talvez melhorasse, mas não acho que seria nada muito significativo.
      Abraços Floridos

    1. Jan essas sementes você encontra das marcas Isla e Feltrin e podem ser difíceis de achar em lojas de jardinagem, mas você encontra on-line. Germinam com facilidade.
      Abraços Floridos

    1. Não é possível, rs! Você viu a última foto? O vasinho é pequeno. Nas fotos eles parecem maiores porque tirei bem de perto, mas acho minúsculos. Bem que você me falou que era normal… estou quase completamente convencida, rs.
      Beijos Floridos

  13. Ai Bruna, eu já tinha desistido de plantar cactos, mas esse seu post me animou! Eu sofro de ansiedade, imagina! Tô refazendo meu jardim (deu um surto de ácaros e perdi quase tudo…) e talvez eu compre o mix da feltrin. Seus babys estão tão fofurinhas nesse vaso s2

    1. Olá Juliana! Se anime sim, eles são uns fofos. Mas se você é ansiosa plante uns rabanetes ao mesmo tempo, umas ipoméias ou uns tomates pra aliviar a tensão, rs.
      Abraços Floridos

  14. Fantástico, Bruna! Parabéns. São mesmo fofinhos (não fossem os espinhos…) Já agora, muito obrigada por tanto que aprendo aqui.

  15. olha, bruna, é fora de série a cultura do cacto, sou um velho apaixonado por éstas plantinhas. nota dez pelo teu blog. um abraço deste gaúcho vélho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *