Crisopa ou Lacewings (Chrysoperla Carnea)
Pragas e Doenças

Crisopa ou Lacewings (Chrysoperla Carnea)

Vou apresentar a crisopa ou lacewings, um inseto benéfico para as plantas e pouco conhecido. 

Da mesma forma que é importante conhecermos as pragas de jardim, que podem atacar nossas plantas, também é super importante conhecermos os insetos e outros animais que ajudam no nosso cultivo.

Crisopa - Lacewings - Chrysoperla carnea

Alguns animais são bastante conhecidos, como as joaninhas, e mesmo essas sofrem quando alguém encontra uma ninfa e não sabe o que é. A crisopa passa pelo mesmo problema com seus ovos, muito fofinhos, mas que podem ser confundidos com algum tipo de praga e são retirados das plantas.

O Inseto

O nome científico é chrysoperla carnea, popularmente conhecida como crisopa ou lacewings.

Foram raras as vezes que vi o inseto adulto, normalmente só encontro os ovinhos, mas a crisopa é pequena, verdinha e comprida com asas grandes e cheias de nervuras finas, que as fazem parecer rendadas, por isso o nome lacewings.

Ela é bonitinha, mas é uma predadora voraz. Quando adultas elas nem sempre são predadoras, mas as larvas se alimentam especialmente de pulgões, ácaros, cochonilhas, moscas brancas, entre outras pragas.

Os Ovos

Os ovos da crisopa são fofíssimos! Eles ficam na ponta de filamentos que grudam na superfície de folhas, vasos, etc. 

Como se pode observar a crisopa é uma mãezinha muito organizada e coloca os ovos bem alinhados. A que desovou recentemente na minha varanda além de organizada tem muito bom gosto, já que escolheu a minha mini phalaenopsis mais florida para colocar os ovos.

Eu já vi algumas fotos de ovos desorganizados, sem esse alinhamento perfeito, então isso não é algo que será observado em todos os casos. Por aqui devo ter uma crisopa virginiana ou capricorniana porque os ovos estão sempre perfeitinhos rs.

Crisopa - Lacewings - Chrysoperla carnea

Toda vez que vejo esses ovos fico observando e com muita sorte (muita mesmo) eu acabei vendo o momento que os pequenos insetos nasciam. O vídeo é bem curto e a imagem não está das melhores, mas achei que valia a pena mostrar.

Como Atrair

Eu nunca fiz nada especificamente para atraí-las e eventualmente acho os ovinhos por aqui, mas já vi algumas indicações nas minhas pesquisas sobre elas.

Uma das sugestões que vi, e achei interessante, foi a de usar uma pasta feita com fermento e açúcar para atrair lacewings e joaninhas. Como eu adoro uma experiência estou testando essa pasta, mas ainda não posso falar sobre os resultados. Para quem também quiser testar basta misturar partes iguais de fermento e açúcar. Depois acrescente um pouco de água, bem pouca mesmo, para virar uma pasta grossa e meio pegajosa. Eu usei uma colher de café rasa como medida para o acúcar e o fermento, acrescentei algumas gotas de água e rendeu bastante. 

A pasta deve ser aplicada em pedaços de madeira e colocada no meio dos vasos. Eu usei cascas de pinus do substrato das orquídeas como base para colocar a pasta. Por enquanto estou observando os resultados e futuramente faço um post sobre isso se der certo.

Outra sugestão é colocar uma garrafa pet sem a tampa, claro, no meio das plantas para os insetos se abrigarem no inverno.

Também li sobre algumas plantas que parecem atrair a crisopa, como angélicas, girassóis, endro e dente de Leão, mas eu mesma não tenho nenhuma delas.

2 respostas para “Crisopa ou Lacewings (Chrysoperla Carnea)”

  1. Olá, ganhei uma muda de Capim – Santo ou Capim – Limão e felizmente ele acabou vingando no vazo aonde eu plantei. Porém de uns tempos para cá suas folhas ficaram totalmente secas e me aparentava estar morto, mas esses dias percebi umas filhinhas pequenas nascendo no vazo e se parecem muuuito com a do capim. Sabe me dizer se é normal o capim santo secar e germinar novamente?

    OBS: Poderia fazer um texto falando mais sobre essa planta !

    Agradeço 🙂

    1. Isso não é normal já que o capim santo é uma planta perene. Tire um pequeno pedaço dessas folhas novas, esfregue e cheire. O cheiro do capim é inconfundível : )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *