Adubo de Casca de Banana
Adubos e Fertilizantes

Adubo de Casca de Banana

Enquanto estava tentando fazer meus rabanetes darem certo pesquisei sobre as possíveis causas para eles não formarem raízes e descobri que podia ser deficiência de potássio. Pesquisando mais sobre o assunto encontrei receitas de fertilizantes feitos de casca de banana para solucionar o problema, já que cada 100g dessa fruta têm cerca de 350 mg de potássio.

Devo dizer que nunca achei que o problema fosse deficiência de potássio porque cultivei cenouras no mesmo substrato que uso para rabanetes e elas crescem normalmente. De qualquer forma é um ótimo fertilizante, fácil de fazer em todas as versões, o que não significa que seja agradável em todas as versões.

Existem algumas formas de preparar o adubo. Para testar com os rabanetes eu fiz o líquido e o adubo em pó e já usei em outra oportunidade as cascas diretamente no substrato, mas vou falar sobre cada uma de forma mais detalhada.

Algo interessante a respeito da idéia desses fertilizantes é que é possível verificar o nutriente necessário e buscar qual fruta ou legume é rico nele e produzir adubo voltado para a deficiência específica da planta. Encontrei a tabela abaixo que indica os nutrientes de algumas frutas e pode ser útil.

Tabela de Nutrientes de Frutas
Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/cta/v25n4/27658t1.gif

Água de Cascas de Banana

Para fazer esse adubo líquido eu simplesmente separei as cascas, coloquei em um recipiente e as deixei de molho na água por 2 dias antes de usar na rega. Deixei o recipiente em local sombreado e fresco e para evitar moscas e drosófilas eu o cobri com um pano.

Quando o adubo estava pronto, mal cheiroso, meio nojento, mas cheio de nutrientes, eu usei na proporção de 1 para 1 na rega das plantas, mas também pode ser usado como fertilizante foliar. Nesse último caso sugiro uma diluição de 1 para 3, sendo 1 parte de água das cascas de banana para 3 partes de água pura.

Água de Cascas de Banana
Nojento, mas nutritivo

Esse adubo líquido deve ser usado imediatamente ou guardado na geladeira por até 48 horas. As cascas de banana eu retirei da água e coloquei no minhocário.

Cascas de Banana Picadas

As cascas também podem ser usadas picadas misturadas ao substrato como já mostrei no post Receitas de Plantio.

Adubo de Cascas de Banana

Adubo de Cascas de Banana
Cascas de banana secando no sol

As cascas picadas também podem ser usadas frescas no minhocário.

Farinha de Cascas de Banana

Outra forma que testei para usar as cascas de banana foi transformando-as em farinha. Foi a que deu mais trabalho, mas achei que seria a melhor para usar depois, já que pode ser conservada por mais tempo e usada misturada ao substrato.

Simplesmente separei as cascas de banana e coloquei no forno em uma assadeira, dispostas sobre papel alumínio.

Adubo de Cascas de Banana

Poucos minutos são suficientes para deixar as cascas bem secas e desidratadas. Deve-se ter muita atenção para não queimar. O fato das cascas queimarem não retira a qualidade dos nutrientes (que eu saiba), só retira a qualidade do odor do ambiente.

Adubo de Cascas de Banana
Como se pode perceber as minhas passaram um pouco do ponto

Depois que as cascas estiverem desidratadas o suficiente, quebrando com facilidade e bem sequinhas, devem ser passadas no processador até virarem uma farinha. O ideal é retirar os pedaços mais duros porque provavelmente vão danificar o processador.

Adubo de Cascas de Banana
Pedaços como esses da foto ficam muito duros e não devem ser colocados no processador

Após ter a farinha pronta basta usar nos vasos misturada ao substrato. Eu costumo espalhar uma camada bem fina na superfície do vaso ao redor do caule.

Adubo de Cascas de Banana

Adubo de Cascas de Banana
A farinha das cascas de banana pode ser conservada por muito tempo

Se tem alguém ansioso o suficiente para ler esse post e querer fazer alguma das variações desse fertilizante sem ter paciência de comer as bananas antes, sugiro fazer sorvete de banana. Basta congelar as bananas descascadas e cortadas em rodelas e depois bater no liquidificador ou processador. Já fiz várias vezes e fica fantástico! Normalmente faço quando as bananas estão começando a ficar muito maduras e sei que não vou dar conta de comer antes que passem do ponto.

27 respostas para “Adubo de Casca de Banana”

  1. Boa noite. Eu fiquei impressionado com os nutrientes da casca da tangerina naquela tabela que você postou. Tem algum problema usar como adubo?

    1. Cilso eu também fiquei, rs, e você pode usar sim, mas já pesquisei sobre outras frutas cítricas e pelo que li elas devem ser usadas em pequena quantidade pela alta acidez e mesmo assim precisam ser secas ao sol antes do uso na composteira ou minhocário, por exemplo.
      Abraços Floridos

    1. Se for em bem pouca quantidade pode colocar sim, mas o ideal é esperar decompor numa composteira ou minhocário.
      Abraços Floridos

  2. Eu uso banana batata mamão melão e ovo batidos no liquidificador com água, deixo alguns dias numa pet misturo na terra depois uso a terra pro plantio e outra parta dilui com bem mais água pra folear ta errado ?

    1. Mateus se o que você usa como foliar for bem diluído não tem problema e essa terra você pode usar sim, mas recomendo usar uma parte dela e uma parte de substrato puro, porque se os ingredientes ainda não estiverem bem curtidos podem fermentar na terra e isso prejudica as plantas.
      Abraços Floridos

  3. Oi, Bruna!! com que frequencia vc aplica o adubo foliar de banana?? e para todas as etapas (mudinha e adultos)??

    obrigada pelas informações super interessantes sempre 🙂

    1. Carol eu uso muito o adubo líquido feito com húmus de minhoca e esterco bovino, mas você pode usar o adubo à base de casca de banana uma vez por semana também ou preparar o adubo de casca de banana e misturar com o feito com húmus e esterco.
      Abraços Floridos

    1. Pelo que pesquisei na época que fiz esse adubo elas não perdem. Mas você pode optar por outras formas de uso se preferir. : )
      Abraços Floridos

  4. Adorei ter encontrado seu blog. Apesar de morar em casa, não tenho muito espaço disponível. Planto também em vasos. Agora posso tirar minhas dúvidas que são muitas.

  5. Nossa eu ganhei um pé de pimenta malagueta, e como eu nunca cuidei de nenhum ser vivo e não entendo nada de botânica fui pesquisar… Encontrei teu blog amei muito bom mesmo Bruna parabens gostei, mais me surgiu uma duvida esse adubo de casca de banana serve pra ser utilizado no pe de pimenta?

    1. Adorei a parte “…nunca cuidei de nenhum ser vivo…”, kkk. Conte comigo pra que ela continue viva e bem. : ) Você pode usar para pimenteiras sim, as aconselho que use principalmente húmus de minhoca e esterco bovino. Tem posts detalhados sobre adubos aqui no blog.
      Abraços Floridos

  6. Bruna, boa tarde!
    Gostaria de saber, o que serve a aspirina, para que você usa?
    Pode usar o leite, e a aspirina juntas, e por dias na geladeira, como devo usar?

    1. Valeria veja o post “Receitas de Plantio” e lá explico o uso da aspirina. Não aconselho a guardar o leite, o ideal é usar tudo e se sobrar regar os vasos. Pode usar aspirina e leite juntos sem problemas.
      Abraços Floridos

  7. Perfeito, vou fazer estes passo a passo.
    E esse Pote da Hemmer, hein? kkk Melhor mostarda que já comi. E é de Santa Catarina. A versão com Curry ficou ótima.

  8. Olá! Gosto muito do seu blog, parabéns pelos belíssimos artigos. Sobre a casca de banana, atenção aos possíveis tóxicos que a casca pode ter, devido a tratamentos contra doenças. A não ser que a banana seja de agricultura biológica, é melhor não confiar muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *