Catálogo de Tomates
Frutíferas

Catálogo de Tomates

Quem frequenta o blog sabe que uma das plantas que eu mais gosto de cultivar é o tomate. Não bastasse a vantagem de ter frutos orgânicos, cultivar tomates a partir de sementes me dá a oportunidade de ter variedades que nunca encontraria para comprar. Assim posso ter o prazer de cultivar e provar sempre frutos diferentes e saborosos.
 
Como eu estou sempre cultivando variedades novas, decidi fazer esse catálogo para poder falar sobre os diferentes sabores, as nuances de cores e as particularidades de cada espécie. 

Links Importantes

Antes de publicar esse catálogo eu já falei muito sobre tomates aqui no blog. Recomendo a leitura do post Tomates, nele é possível encontrar informações importantes sobre o cultivo. Também recomendo o post Fungicida Natural para Tomateiros e, para uma fase mais avançada do cultivo, o post Como Polinizar Tomateiros.

Loja de Sementes

Depois da loja Sementes do Jardim ficou mais fácil para qualquer leitor do blog ter também o prazer de cultivar suas próprias variedades exóticas de tomates. Na loja disponibilizo sementes das variedades que estou cultivando e dou todas as informações sobre elas. Clique AQUI para conhecer a loja e fazer suas compras. 

Ideais para Vasos

Veja as variedades de tomates que crescem até 45 cm e são perfeitas para o cultivo em vasos e pequenos espaços.

Plantas Médias

Veja as variedades de tomates que crescem entre 45 cm e 1,5 m e podem ser cultivadas em vasos grandes.

Plantas Grandes

Veja as variedades de tomates que crescem acima de 1,5 m e precisam de mais espaço para um bom desenvolvimento.

Ideais para Vasos

Heartbreakers Vita

 

Tamanho dos frutos: pequenos

Cor dos frutos: vermelhos

Produção: muito produtivo

Esses tomates são bonitos, saborosos e muito fofos com seu formato de coração. É lindo ver os cachos de coraçõezinhos crescendo e amadurecendo na planta. 

Os frutos dessa variedade são verdes quando imaturos e vermelhos quando maduros. São maiores que os tomates grape, mas ainda assim são pequenos e possuem pouca acidez. 

Essa é uma variedade de pequeno porte e ótima para vasos. As plantas ficam baixas e são compactas, porém produzem muito bem. 

O tomate heartbreakers vita é de fácil cultivo e resistente à pragas e doenças. Se cultivados nas condições adequadas levam de 5 a 15 dias para germinar, crescem muito rápido e frutificam em pouco tempo, por volta de 3 a 5 meses após o plantio. 

Patio Cherry Gelb

 

Tamanho dos frutos: pequenos

Cor dos frutos: amarelos

Produção: muito produtivo

O tomate patio cherry gelb é a menor variedade de tomate que já cultivei. As plantas são bem pequenas e não passam de 45 cm de altura. Entre as minhas a grande maioria não passa dos 30 cm.

Essa variedade é perfeita para o cultivo em vasos. Recomendo para qualquer um que queira provar uma variedade saborosa e diferente, mas especialmente para quem tem pouco espaço e não pode ter vasos grandes. Um vaso de tamanho médio é suficiente para o cultivo do tomate patio cherry gelb, mas não recomendo vasos pequenos demais porque tomates criam muitas raízes.

Os frutos são pequenos e com uma acidez um pouco mais elevada,  porém muito saborosos. Eles são verdes quando imaturos e amarelos quando maduros. 

O patio cherry gelb é uma variedade resistente e de fácil cultivo, que tem um crescimento muito rápido. Se cultivados nas condições adequadas levam de 5 a 15 dias para germinar, se desenvolvem muito rápido e frutificam em pouco tempo, por volta de 3 a 5 meses após o plantio.,

Plantas Médias

Green Zebra

 

Tamanho dos frutos: médios

Cor dos frutos: verdes listrados

Produção: média

O green zebra é um tomate belíssimo. Eu particularmente adoro tomates listrados e essa variedade é uma das mais bonitas na minha opinião. Além do sabor ela tem como atrativo também a beleza e a cor exótica. Os frutos são verdes listrados e a polpa também tem uma cor verde bem intensa, tão linda quanto a parte externa. 

Os frutos são de tamanho médio e muito saborosos. Essa é uma variedade de pouca acidez. Quando maduros eles ficam levemente amarelados. Recomendo vasos médios a grandes pra essa variedade pois ela cresce bem e cria muitas raízes. Recomendo que os vasos tenham no mínimo 30 cm de altura. 

O green zebra é uma variedade de fácil cultivo e resistente. Se cultivados nas condições adequadas levam de 5 a 15 dias para germinar, crescem rápido e frutificam em pouco tempo, por volta de 4 a 5 meses após o plantio. 

Plantas Grandes

Em breve novas variedades no catálogo. 

4 respostas para “Catálogo de Tomates”

  1. Olá! Sou apaixonada pelo seu blog!
    Tenho uma dúvida: plantei meu pezinho de tomate cereja em um saco de terra misturada com um saco de terra de húmus de minhoca. Preciso adubar com húmus semanalmente ainda sim?

    1. Essa mistura para o plantio está ótima, mesmo assim eu ainda recomendo o uso do adubo líquido nas regas semanalmente, faz diferença e tomates são exigentes com relação a matéria orgânica. Não precisa usar o húmus misturado ao substrato, faça o adubo líquido e use nas regas que é mais prático e eles adoram rs.
      Obrigada pelo elogio Gabi : )
      Abraços Floridos

  2. Alguém poderia me ajudar ?
    Comprei uma caixinha de tomate cereja e resolvi plantar um num vaso, deixei as sementes secarem e plantei .
    Porém nasceu uma planta cheia de espinhos nos talos e folhas , procurei saber na Internet é descobri que eles fazem enxerto de tomates em pés de jua e jurubeba ,mas se o fruto já foi enxertado não deveria nascer tomate ?

    1. Alziro essa planta não é tomate, tomates não tem espinhos. Ela deve ter nascido porque na terra que você usou tinha sementes ou algum passarinho trouxe.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *