Como Fazer Mudas de Jiboia

 

A Olívia, minha jiboia, é uma planta super querida aqui em casa. Ela é tão querida que tem até nome e já estou preparando um post para apresentá-la e para falar sobre o cultivo.

Como eu adoro a minha Olivia e também gosto de presentear, decidi fazer uma muda a partir de estaquia para dar de presente e vou mostrar como é o processo. Já posso adiantar que é muito simples e os resultados super rápidos, o que torna o cultivo da jiboia algo ainda mais interessante. Ela é planta especial por ser perfeita para ambientes internos, sendo uma das poucas espécies que realmente se desenvolve bem mesmo apenas com luz indireta e muita luminosidade.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

Eu vou mostrar passo a passo com fotos todo o processo de retirada da muda até o plantio já com raízes, que é algo tão simples que uma breve explicação textual bastaria. No entanto vou falar mais sobre alguns detalhes que considero importante observar.

Livro sobre Plantas de Sombra. Clique na imagem para Comprar na Amazon!

Antes de pensar em fazer mudas o ideal é avaliar o que é possível retirar de acordo com o tamanho da planta. Eu não recomendo tirar mudas de jiboias que ainda são muito jovens ou pouco desenvolvidas sem ramos mais longos. Quanto menor a planta, menor a muda que poderá ser retirada dela, exceto se a intenção é dividir a planta como um todo.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia
A Olívia, minha jiboia

Se a planta não tiver um tamanho razoável até é possível tirar uma muda, mas deverá ser bem menor. Uma folha com uma parte do ramo já é suficiente para ter crescimento de raízes e depois dos brotos.

Se for possível pelo tamanho da planta, recomendo pegar parte de um ramo que tenha pelo menos duas ou três folhas já bem formadas e brotos novos, que foi o que eu fiz. O ideal é retirar sempre uma parte da planta que já está com um broto em formação na ponta, assim o crescimento será melhor e mais rápido.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

O corte deve ser feito com uma tesoura de poda ou outra tesoura afiada e na diagonal, cortando o ramo de forma que o corte fique levemente inclinado.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia
Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

Após cortar basta colocar em um copo ou outro recipiente com água, de forma que cubra parte do ramo que foi cortado.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

Se o copo ou recipiente for deixado dentro de casa não há necessidade de trocar a água, apenas completar se for necessário. Caso fique exposto ao vento e a chuva deve-se trocar a água quando houver detritos ou estiver suja ou todos os dias para evitar problemas com larvas de mosquito e mesmo dentro de casa deve-se observar essa questão.

Eu não usei nenhum tipo de fertilizante, hormônio ou enraizador e não vejo necessidade. Jiboias enraízam muito bem na água sem qualquer ajuda. Pra quem fizer questão de usar apenas recomendo que use uma dosagem baixa, sem exageros.

Outra dica é colocar vários ramos para enraizar caso a intenção seja fazer um vaso mais cheio. No meu caso queria apenas montar um vaso pequeno, então tirei uma muda só.

Depois de colocar o ramo na água basta esperar alguns dias e a raiz começará a surgir. A minha muda foi cortada no dia 22/11 e apenas 7 dias depois estava com a raiz se desenvolvendo.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia
Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

A evolução da raiz foi muito rápida. O crescimento podia ser percebido com nitidez diariamente.  Após 20 dias notei outras raízes se formando a partir da principal e eram muitas. Nesse ponto eu retirei a muda da água e plantei no substrato.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia
A muda de jiboia já com a raiz bem desenvolvida e crescendo rápido

Eu optei por plantar minha muda quando ela estava com essas raízes bem desenvolvidas, mas não existe uma regra quanto a isso. Ela pode ser plantada assim que cria raízes, mesmo que não haja tanto desenvolvimento, ela pode ser plantada depois com raízes maiores ou até cultivada na água.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

Caso a decisão seja por cultivar na água recomendo que sejam usados fertilizantes ao longo do crescimento. Afinal ela precisa tirar nutrientes de algum lugar. Eu recomendaria o adubo líquido que mostrei no blog, sendo uma parte do adubo líquido para 5 partes de água.

Caso a muda seja plantada no substrato o ideal é uma mistura bem leve. Jiboias não gostam de substrato compactado nem pesado. Precisam de substrato leve e com boa drenagem. Eu usei minha tradicional mistura de substrato pronto e húmus de minhoca em partes iguais e acrescentei um pouco de areia, numa proporção de duas partes da mistura de substrato e húmus para uma parte de areia. Apesar de ter optado por preparar o substrato dessa forma eu não considero a areia essencial caso a mistura feita fique leve.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

Com a muda plantada no vasinho usei alguns poucos detalhes para criar um mini jardim. Cobri o substrato com areia de rio, coloquei alguns seixos levemente enterrados e uma corujinha de pedra para morar com a muda de jiboia que fiz com carinho e dei de presente.

Jiboia - Como Fazer Mudas de Jiboia

Apesar de ter ficado simples, esse mini jardim me agradou bastante e eu espero que ele vá para outra casa trazer tão boas energias quanto a Olivia traz para a minha.

6 comentários em “Como Fazer Mudas de Jiboia

  1.  

    Ola. Tenho uma dúvida. Depois que tiramos o ramo onde tem a folhagem nova, onde foi tirada continua a crescer depois ou ali já era, fica estagnada?

  2.  

    É uma planta linda, mas depois que descobri que ela é uma planta invasora e exótica fiquei com o pé atrás. Fiz um estudo na Ilha Grande e ela domina toda a floresta, mas as pessoas não notam… de qualquer forma para uso em casas em áreas urbanas acho tranquilo.
    Bom site.
    Parabéns

    1.  

      Sim, realmente ela é muito invasiva se plantada em áreas abertas onde não se tem controle do crescimento.
      Abraços Floridos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!