Como Polinizar Tomateiros
Da Semente à Flor

Como Polinizar Tomateiros

Tomateiros têm suas particularidades e, apesar de ter alguns por aí vivendo maravilhosamente sem cuidado algum, são plantas que podem ser difíceis de cultivar para quem não tem prática, mas alguns aspectos do cultivo são bem simples, entre eles a polinização.

Esse é um assunto que eu adoro estudar e abordar aqui no blog! Polinização é algo que me fascina no mundo das plantas. Na maioria dos casos eu preciso pesquisar bastante e testar técnicas para conseguir ter sucesso, mas os tomateiros realmente não me dão trabalho para produzir frutos.

Polinizar Tomateiros

Apesar de frutificarem com certa facilidade, eu recebo muitos e-mails e comentários no blog sobre tomateiros que não produzem e na grande maioria dos casos o problema é a falta de polinização. Nesses casos a solução é a polinização manual que vou mostrar nesse post.

Mesmo sendo comum que a falta de polinização seja a causa dos frutos não se formarem, é importante observar se não há pragas ou outros fatores que possam estar afetando a planta.

Alguns outros problemas que afetam a polinização são bem nítidos, como cochonilhas, pulgões e fungos e há posts no blog indicando como tratar cada um, basta clicar nos links para ler. Mas alguns podem não ser facilmente vistos ou interpretados, entre eles a falta de nutrientes ou uso de adubos químicos de forma incorreta.

Quanto à falta de nutrientes recomendo a leitura do post Tomates, que fala sobre a rotina de adubos que sugiro para essas plantas. Quanto ao uso de adubos químicos de forma incorreta recomendo que simplesmente não sejam usados na época de floração, porque podem causar a queda das flores e até problemas mais graves.

Polinizar Tomateiros

Mesmo considerando a existência de outros fatores recomendo que a polinização manual seja feita enquanto eles são tratados.

No meu caso, e na grande maioria dos demais, sequer seria necessário polinizar, a natureza com seus insetos polinizadores e o vento já faria isso, mas eu não arrisco e sempre polinizo as flores. Fazendo dessa forma tenho boas produções, considerando que meu cultivo é em vasos.

Aqui na minha varanda tenho o privilégio de ter muitos insetos que ajudam, mas a grande maioria dos jardineiros de apartamento talvez não tenha a mesma sorte e nesses casos a polinização manual é indispensável para que haja colheita.

A polinização que faço nos meus tomateiros e recomendo é simplesmente dar petelecos nas flores, nada mais! Eu faço isso todos os dias enquanto as flores estão abertas. Depois que começam a secar já não há mais necessidade de fazer, porque provavelmente estarão polinizadas e se não estiverem também já não adianta mais polinizar.

Existem outros métodos que podem ser usados para polinizar tomates. Alguns são mais complexos e outros até são simples, porém mais trabalhosos. Normalmente eu apresento várias opções, mas dessa vez não vou explicar nem publicar o passo a passo mostrando outras técnicas mais complicadas ou trabalhosas, porque realmente acho desnecessário. Recomendo que esse método seja usado e posso garantir que funciona muito bem. Apesar de ser muito simples os resultados são excelentes!

35 respostas para “Como Polinizar Tomateiros”

  1. Olá, Bruna! Muito obrigada pelas dicas, seu blog é muito bom. Tenho um pé de tomate cereja que cultivo num vaso, no meu apartamento (na sala, pois não tenho varanda…rs). Foi polinizado e já tem uns cachos de tomate :). Gostaria da sua opinião sobre a poda dos ramos. Nos vídeos, em geral, vejo as podas dos “chupões”, essa tenho feito e está ok. Porém, como o meu pé está alto (~1,8m) e cheio de ramos, gostaria de saber como podá-los. Procurei em vários sites e achei algumas informações, mas nada foi detalhado o suficiente para eu ter segurança para fazê-la sem danificar a planta. Por exemplo, será que posso cortar os ramos maiores para aliviar o peso da planta e promover o desenvolvimento dos tomates? ou isso faria com que a planta ficasse fraca por falta de “área” para a fotossíntese e absorção de nutrientes? Agradeço sua atenção, obrigada.

    1. Karina eu não costumo podar meus tomateiros. Não retiro nem esses ramos auxiliares porque eles também frutificam. Há quem só cultive tirando porque as mudas frutificam mais, mas não vejo tanta diferença assim e tirando-os as mudas crescem mais em altura, então deixo porque prefiro que fiquem mais cheias e baixas. Eu não sugiro podas de ramos principais. Tomateiros são muito sensíveis a podas e podem pegar Fungos com facilidade. Apesar de ser ruim uma muda tão alta e cheia não sugiro a poda, exceto a retirada de ramos amarelados ou secos e daqueles ramos mais jovens e ainda mais finos que vão crescendo ao longo do caule e entre os ramos mais antigos.
      Abraços Floridos

  2. Bom dia, Bruna
    Tenho um é de tomatinhos. Vi seu vídeo e fiz conforme citado (os petelecos e a sacudidinha na planta) e mesmo assim, até agora só tem três tomatinhos, muitas flores estão morrendo. Poderia me ajudar?
    Obrigada 🙂

    1. Deyva pode ser que seja alguma praga ou algum outro problema. Os petelecos costumam ser infalíveis quando a planta está saudável.
      Abraços Floridos

    1. Fernanda use uma das técnicas de polinização do post. Eu só dou petelecos nelas todos os dias e sempre tenho muitos tomates por aqui.
      Abraços Floridos

  3. Olá, eu decidi plantar em cima da laje e com +- 1 mês elas começaram a dar flores, mas elas ainda não tinham nem 20 cm de altura. E além disso, as flores não frutificam mesmo usando esses dois métodos. Por elas serem mt novas que as flores não estão dando frutos?

    1. João pode ser por a planta ser jovem sim ou pode ser alguma praga. Observe a planta com cuidado, mas continue polinizando.
      Abraços Floridos

  4. Boa noite…me perdoe se já foi publicado e eu não achei…
    Os tomates depois de colhidos, o pé morre? Eu devo arranca-lo? Ou nascem mais frutos?
    Amei seu blog…parabéns. Me ajudou muito…

    1. Sonia os tomateiros secam a partir da base depois que produzem, mas você pode fazer uma, duas ou até três colheitas dependendo da época do ano, da espécie, etc. Quando o tomate morre ele seca por completo e você deve arrancar a planta e se renovar o substrato do vaso.
      Abraços Floridos

  5. Olá bruna, seu site é perfeito, e sua dica da polinização é vital pra amadores como eu. Fiz o procedimento e dois dias depois ja havia tomatinhos =D. Obrigado mesmo.
    Mas restam algumas dúvidas:
    1 – Quantas vezes devo fazer esse procedimento de dar petelecos? só uma vez basta?
    2- Qual a hora exata para fazer? assim que a flor abre?
    3- Em um dois pés de tomate, os tomates estão ficando pretos, alguma dica do que seja?

    1. Que bom! Essa técnica é simples, mas é ótima ; ). Eu espero a flor estar completamente aberta para fazer e aí dou alguns petelecos. Não costumo voltar para fazer isso de novo na mesma flor, mas como todos os dias abrem flores novas e vou fazer nas que abriram acabo fazendo também nas demais. Quanto aos tomates estarem ficando pretos veja se esse link te ajuda: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Tomate/TomateIndustrial_2ed/doencas_fisiol.htm
      Abraços Floridos

  6. Boa Tarde! Que maravilha seu blog. Quantas ideias e dicas! Estou fazendo uma experiência em casa. Moro em apto. Meu filho de 3 anos gosta muito de tomate grape, e eu não encontrei sementes no mercado. Resolvi fazer por minha própria conta. Ontem transplantei, e elas já têm bom tamanho. Estou ansioso por saber se dará frutos, e se serão da mesma qualidade do grape vendido em mercado. Alguém já fez alguma experiência desse tipo?
    André

    1. Olá André! Não entendi sua dúvida. Você comprou as sementes de saquinho, é isso? Se for o caso e se eram da variedade sweet grape serão parecidas com a do mercado, mas iguais é difícil. Eu mesma já plantei as sementes de sweet grape dos próprios frutos que comprei e os meus tomates ficaram bem mais gostosos (na minha opinião) do que os do mercado. Os sweet grape vendidos em mercado são muito doces, pelo menos para o meu paladar, já os que cultivei ficaram com um sabor perfeito, sem ser doce demais.
      Abraços Floridos

  7. Ola Bruna, conheci seu blog ha uns 15 dias. Pena nao ter conhecido antes. Perdi varias flores do meu tomateiro por achar que a natureza faria tudo sozinha. Dei uns petelecos nas flores que restaram e ja tenho uns seis tomatinhos. Moro em apertamento e e a primeira vez que planto. Gostei da dica do leite, estou usando como prevencao aos fungos. Um abraco.

    1. Olá Luciane! Algo tão simples e que funciona tão bem não é! ; ) Eu também demorei para aprender essa dica, mas assim que descobri postei no blog. O uso do leite também é ótimo e faz toda a diferença.
      Abraços Floridos

  8. Bruna estou construindo duas estufa germinadas de 40 metros por 7 cada uma ,vai dar + – uns 900 pés de tomate, já pensei em colocar do lado de fora com uma entrada de meia caixa de abelha para que elas possam tanto circular fora da estufa como dentro mas tem o problema das abelhas com ferrão , vc pode me ajudar.obriga luis

    1. Olá Luis! Infelizmente não faço ideia de como te ajudar nesse caso. Nunca tive uma estufa nessas proporções, nem tenho experiência com abelhas. Sou uma mera jardineira de apartamento, rs.
      Abraços Floridos

  9. Eu estou com um grande tomate, mas perdi dezenas de flores. Então eu li aqui, mas decidi fazer outro método. Que é tirar uma flor e e ir passando entre todas as flores. Já q tem um encaixe legal, mistura-se bastante os polens, e não é tão trabalhoso. Depois q eu fiz isso, já nasceram 7 tomates em 2 dias. Agora minha luta é contra as cochonilhas. Preciso de óleo de neem D:

    1. Olá Junior! Essa técnica também funciona muito bem, mas é mais demorada. Aqui eu só balanço o tomateiro e dou uns petelecos nas flores e está tudo certo, rs. Hoje vou testar uma receita que me passaram com alho para os tomateiros e outras plantas com pulgões e ácaros, se você quiser pode testar ao invés de usar o óleo de neem. A receita com o alho, pimenta e sabão de côco você encontra na cartilha de defensivos naturais. Tem um post só sobre ela.
      Abraços Floridos

      1. Vou fazer a aplicação hoje. Houve uma chuva, então apareceu mancha alternaria só em um tomate, então eu o arranquei e vou passar este defensivo de alho. Você tem algo experiência se funciona para evitar a progressão desse fungo?

      2. Olá Junior! Não sei da eficácia do alho para fungos, comecei a testar agora para cochonilhas e pulgões. O que sugiro para fungos é o leite. Funciona muito bem.
        Abraços Floridos

    2. O defensivo de alho não funcionou aparentemente com as cochinilhas, e já que esse era o único problema, não sei sua eficiência aos outro. Porém eu percebi que elas sumiram com o frio que veio. Estou colhendo cerca de 30 tomates por tomateiros e de bom tamanho =D. Porém agora decidi usar uma técnica que li de deixar somente dois galhos, para ver se consigo mais tomates.(Os meus tomateiros antigos possuem 4 ou mais galhos). Quantos galhos você deixa crescendo?

      1. Olá Junior! Eu tiro somente aqueles ramos que nascem entre os galhos principais do tomateiro e mesmo assim às vezes deixo passar. Aqui também tentei o defensivo de alho mas não achei que deu bons resultados comparado à mistura de fumo, neem e sabão.
        Abraços Floridos

  10. Olá Bruna antes de tudo parabéns pelo ótimo site q tem graças a varias ótimas dicas aprendi muito com suas portagens, e venho pedir mais uma dica me arrisquei nos tomates e acho que estou indo bem portanto cresceram bastante e gostaria de uma dica para escoras pq estao esparramados rsrs

    1. Olá Leandro! Que bom que o blog tem te ajudado ; )
      Quanto aos tomates uma opção é colocar o vaso ou jardineira próximo a uma parede e colocar atrás uma treliça onde eles poderão ser amarrados para não quebrarem. Você também pode colocar no próprio vaso arames, varas de bambu ou varas específicas de jardinagem para dar suporte.
      Abraços Floridos

  11. Adoro teu blog,rio muito de algumas coisas,do jeito que descreves—queria um favor,eu comi meus tomates,peguei dois copos plásticos,puz terra e joguei ali sementes-agora as mudas estão do tamanho do meu dedo,em toda a extensão do diametro do copo,parece um matagal–até aquelas folhinhas caracteristicas do tomate já tão saindo–mas eu não sei que faço com tanta muda,meus deuses,puz umas sementes e deu tudo aquli lá no copo,me ajude dona Bruna-obrigada–lidia

    1. Olá Lídia! Você precisa despejar toda a terra do copo em algum recipiente e ir separando as mudinhas com muito cuidado, mas dificilmente todas vão sobreviver. Muitas ficam frágeis e morrem depois de ser feita a separação. : (
      Plante sempre apenas uma muda por copo ou vasinho.
      Abraços Floridos

  12. Bruna, estou com uma dúvida quanto a construção de 01 canteiro para produção de mudas de alface, couve, tomate, etc. O canteiro deve ser coberto ou ao ar livre? minha região é muito quente. De meio dia o sol é causticante. Aguardo resposta.

    Abraço

    José Pedro

    1. Olá Jose Pedro! Acredito que você possa sim cultivar ao ar livre, mas vai precisar manter as mudas mais tempo a meia sombra para que elas se desenvolvam bem e não estejam tão sensíveis quando forem para a terra a sol pleno. Eu faria primeiro experiência com uma ou duas mudas de cada espécie. Se a experiência for ruim e as mudas não suportarem o sol coloque-as em local protegido com muita claridade ou apenas sol da manhã ou mantenha no mesmo local porém coloque sombrite para protegê-las.
      Abraços Floridos

  13. Oi Bruna, estou começando uma hortinha aqui em casa e no momento nossas sementinhas de tomates estão brotando. Já li vários posts seus para garantir que os vermelhinhos cresçam bem entre os outros verdinhos que estamos plantando. Adorei o blog! bjs

    1. Olá Bárbara! Fico feliz que você tenha gostado do blog. Espero que sua horta seja muito produtiva e saudável : )
      Qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

  14. Achei muito interessante os videos. Estou iniciando uma horta de m´rdio porte. No início estou produzindo coentro numa média de 1000 molhos por semana. Mais pretendo incluir outra variedades, como: Alface, tomate, etc. Estou aprendendo muito com os videos. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *