Como Plantar Mudas
Da Semente à Flor

Como Plantar Mudas

Eu planto muito mais sementes do que compro mudas, mas acho fundamental, na grande maioria dos casos, plantar a muda assim que é comprada em um vaso maior. As plantas que vem de floriculturas normalmente estão lotadas de raízes, sufocadas dentro dos vasos e precisam do transplante para continuarem se desenvolvendo.

Recentemente comprei mudas de antúrio e as plantei em vasos maiores. Aproveitei a compra dessas mudas para mostrar como faço esse processo, que apesar de muito simples, tem alguns detalhes que precisam ser observados e fazem diferença para evitar perder a planta.

Como Plantar Mudas

Pode-se pensar que a primeira coisa a fazer é tirar a muda do vaso, mas antes eu sugiro já deixar o substrato preparado. Eu faço uma mistura com duas partes de substrato pronto, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino.

Antes de começar a mexer na muda eu também já faço no vaso uma camada com o substrato pronto puro (sem os adubos), que varia entre 3 e 5 cm. Para definir a altura dessa primeira camada considere que o ideal é que a muda fique com as raízes cobertas, mas sem cobrir o caule.

Como Plantar Mudas
O vaso que receberá a muda e o original, bem menor

Com a mistura de substrato pronta e o vaso preparado, a próxima coisa que se deve fazer, e muitas vezes não é feita, é regar bem a planta. Isso é fundamental para que o torrão saia inteiro, sem danificar as raízes ou deixá-las expostas, o que pode contribuir para a perda da planta após o plantio.

Depois de regar vá rodando o vaso e apertando as laterais para que as raízes e o torrão se soltem. Após apertar todo o vaso coloque-o levemente inclinado e segure a planta pela base, rente à terra, tentando puxar sem forçar. Se sentir que está presa volte a rodar e apertar e vá tentando puxar sem forçar até a planta sair com o torrão inteiro. Preservar o torrão é a parte mais importante e delicada do plantio das mudas.

Se estiver muito difícil de tirar a muda use uma colher ou pá passando pelas laterais do vaso, isso ajudará a soltar. Verifique também se não há raízes saindo pelo fundo do vaso, se houver corte o excesso.

Depois de retirar a planta, basta posicionar no centro do vaso e aos poucos ir completando com o substrato que foi deixado previamente preparado ao redor do torrão.

Como Plantar Mudas
Muda centralizada no vaso

Deixe espaço para fazer uma última camada bem fina de substrato puro.

Como Plantar Mudas
Última camada de substrato puro

Essa última camada cobre os adubos usados no plantio e ajuda a evitar drosófilas, que provavelmente apareceriam se os adubos ficassem expostos.

Vale a pena lembrar que o ideal é fazer plantios no fim da tarde sem sol e com a temperatura mais amena. Evite fazer esse processo em dias muito quentes ou em horários que a planta ficará exposta ao sol logo em seguida.

Veja o vídeo mostrando passo a passo como fazer o plantio.

Curtam o vídeo, se inscrevam no canal e compartilhem!

4 respostas para “Como Plantar Mudas”

  1. Olá!
    Muito obrigada pelas dicas.
    Estou aprendendo muito por aqui.
    Gostaria de saber se posso manter antúrios num lugar com bastante luz mas que não bate sol.
    Muito obrigada novamente.

    1. Nancy isso é o ideal para eles. O sol queima as folhas do antúrios. Os meus ainda pegam um pouco de sol, mas é filtrado pela janela, estão no escrituro, então não causa danos. Eles são plantas ótimas de interior. Gostam de substrato úmido. Depois vou fazer um post mais detalhado sobre eles.
      Abraços Floridos

      1. Muito obrigada, Bruna.
        Vou aguardar o post e depois comprar outra muda.
        Gosto muito de antúrios. Fazem-me lembrar de minha avó, que tinha vários.
        Muita luz pr’ocê!
        Um “xêru”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *