Como Polinizar Morangos 
Frutíferas

Como Polinizar Morangos 

Eu vejo muitas dúvidas sobre morangos e há vários aspectos dessa plantinha que não são tão simples assim, mas felizmente a polinização não é um deles, polinizar é super fácil.

Morangos

Não só o morangueiro, mas toda frutífera gera aquela espera e ansiedade pelas primeiras flores e fazemos praticamente qualquer coisa para que elas tornem-se frutos, mas de todas as técnicas que apresentei aqui no blog a de polinização dos morangos é a mais simples. A própria forma como a planta emite os pendões facilita.

Flores dos Morangos

 

Para polinizar as flores do morango há duas opções, sendo uma delas a mais simples e prática, porém não custa mencionar a outra.

A primeira, e a que uso, é simplesmente esfregar uma flor na outra. Não há necessidade de esfregar uma flor em várias outras flores, apenas fazendo com a mais próxima é suficiente. Ao esfregar deve-se segurar uma das flores e circular o meio dela com a outra, onde se formará o morango, transferindo o pólen. Não há necessidade de fazer isso com força, movimentos suaves são suficientes.

Veja também o vídeo mostrando passo a passo como polinizar morangos e assine o canal do blog no Youtube.

A segunda opção é transferir o pólen de uma flor para outra usando o dedo ou um pincel. Acho que esfregar é mais pratico e fácil, mas vai do coração de cada um.

Após polinizar, normalmente no dia seguinte, as pétalas das flores começam cair e os morangos começam a se formar.

Morango

Ao longo dos dias é nítida a mudança no miolo da flor, que aos poucos vai se transformando em um moranguinho até amadurecer por completo.

Ao todo os meus levaram 20 dias da polinização até o amadurecimento dos frutos e posso dizer que a taxa de sucesso usando essa técnica na minha muda foi de 100%. Todas as flores que polinizei dessa forma formaram frutos.

2 respostas para “Como Polinizar Morangos ”

  1. Quando a gente acha que já sabe o suficiente sobre determinadas plantas, vem Bruna e mostra que você ainda precisa aprender muito mais..rs.

    Obrigado pelas dicas e parabéns pelo excelente vídeo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *