Como Secar Temperos e Ervas
Ervas e Temperos

Como Secar Temperos e Ervas

Secar ervas e temperos é a melhor forma de conservá-los por mais tempo e nesse post vou mostrar duas formas de fazer isso. A primeira técnica é a que eu prefiro usar, já a segunda é uma outra opção, mas acho menos prática, porém vale a pena mostrar.

Seja para uma ou outra, o material usado é super simples. Basicamente só é necessário ter as ervas ou temperos frescos, papel toalha e paciência, muita paciência.

Como Secar Ervas e Temperos

Ambos os métodos que vou mostrar precisam de semanas para que tudo esteja bem seco e a desidratação fique perfeita. Há formas de acelerar o processo e ter as ervas e temperos frescos em apenas alguns minutos usando o forno ou microondas, mas eu prefiro usar métodos naturais, que apesar de levarem semanas, não deixam de ser práticos e não tem risco de queimar ou os efeitos nocivos do microondas.

Para secar naturalmente a primeira coisa a ser feita é lavar as ervas ou temperos e recomendo que isso seja feito quando houver uma boa disponibilidade de tempo, porque dependendo da quantidade demora bastante.

Como Secar Ervas e Temperos
Alguns dos ramos de quebra-pedra que serão desidratados

Após a lavagem das folhas e ramos sacuda bem para tirar o excesso de água. O próximo passo é enrolar no papel toalha, fazendo uma trouxinha. Eu uso duas ou três folhas no máximo para fazer isso.

Como Secar Ervas e Temperos

Após enrolar os ramos basta amarrar o papel toalha envolvendo os talos na base e para isso pode ser usado arame de pão, fio de lã, linha de costura, nylon ou qualquer coisa parecida.

Como Secar Ervas e Temperos
Usei uma fita para amarrar a base

Como Secar Ervas e Temperos

Depois pendure com a parte aberta virada para baixo em local seco e fresco dentro de casa, onde fique protegido para não pegar poeira.

As ervas vão levar de 3 a 6 semanas para estarem completamente secas e só devem ser recolhidas e armazenadas quando estiverem todas quebrando com facilidade.

Como Secar Ervas e Temperos
Ervas completamente secas após 4 semanas desidratando

Outra opção para secar as ervas é fazer um processo semelhante. Nesse caso deve-se forrar um tabuleiro, por exemplo, com papel toalha e colocar as ervas. Elas não devem ficar sobrepostas, devem de preferência ser colocadas lado a lado. Depois cubra-as com mais papel toalha ou dobre a própria folha da base sobre elas, dependendo da quantidade.

O tempo de espera para que todas estejam completamente secas é o mesmo do método anterior.

Após secar e observar que estão todas bem secas e quebradiças, partindo com muita facilidade ao toque, devem ser armazenadas, preferencialmente em um recipiente de vidro, mantido em local seco e fresco.

As ervas e temperos conservados dessa forma duram alguns meses, podendo variar muito dependendo das condições climáticas e do local.

3 respostas para “Como Secar Temperos e Ervas”

    1. Desculpe, não entendi bem a pergunta, mas se foi para saber se pode tampar as vasilhas após as ervas estarem secas, sim, deve manter tampada.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *