Shiso (Perilla frutescens)
Ervas e Temperos

Shiso (Perilla frutescens)

Adoro shiso e sou apaixonada por ele desde a primeira vez que o vi. Não vou negar que foi o roxo das folhas que me conquistou (é minha cor preferida) e daquele momento em diante comecei a caçar sementes.

 A beleza das folhas do shiso
A beleza das folhas do shiso

Primeiro comprei no ebay (quando isso ainda era possível) sementes do shiso vermelho. A maioria não germinou e as que germinaram eu perdi em um ataque de cochonilhas, mas na época ainda não lidava tão bem com elas.

Como não dava mais para comprar pelo ebay, você até compra, mas não chega, comecei a procurar novamente no Brasil. Achei sementes de um shiso ainda mais lindo do que o vermelho, o que tem as folhas verdes bem escuras na parte de cima e roxas por baixo. Plantei as sementes, que levam de 2 a 4 semanas para germinar, e a taxa de germinação foi boa, mas no geral a germinação dos shisos pode ser difícil.

Shiso Perilla Frutescens

O crescimento das mudas não foi tão rápido, mas elas cresceram lindas e vigorosas. Em um determinado momento já estavam enormes para os vasinhos nos quais estavam e as transplantei para um vaso bem maior quando fiz uma mudança radical na varanda.

Pouco tempo depois que as transplantei para o vaso maior os primeiros botões começaram a aparecer e logo vieram as flores.

Shiso Perilla Frutescens
A linda e delicada flor do shiso

O único problema que minhas mudas tiveram foram cochonilhas, mas foi rapidamente resolvido.  Elas resistiram bem ao calor, mas deve-se tomar mais cuidado com as regas. Quando está quente eu rego o vaso todos os dias e se faz sol, mesmo não estando tão abafado e quente eu mantenho a rega diária, mas em menor quantidade. De uma forma geral deixo o substrato secar apenas levemente entre uma rega e outra.

As minhas mudas pegam sol da manhã e não gostam de sol forte, mesmo com regas freqüentes elas não suportam bem.

Uso adubo líquido no vaso duas vezes por semana e misturo ao substrato húmus, esterco e adubo à base de algas a cada 2 ou 3 meses.

Essa erva é uma planta linda, muito resistente e saborosa. Ela é anual, então depois da floração fica bem feia e deve ser replantada, mas isso não é problema já ela dá muitas sementes e normalmente elas se propagam sozinhas, germinando por onde caem. Eu conheci como shiso, mas também é comum ver como perilla, já que seu nome científico é perilla frutescens.

Os shisos são ervas usadas em chás, sucos e consumidas também em saladas ou refogadas. Normalmente usa-se mais o shiso vermelho e o com folhas de duas cores em sucos e chás e o shiso verde em saladas e refogados.

Eu gosto muito de fazer o suco ou chá. Uma característica interessante dos shisos é que o chá é verde bem escuro quando feito, mas ao adicionar algumas gotas de limão ele fica com uma cor vermelha linda. É bacana fazer a experiência e basta ferver por alguns minutos de 5 a 7 folhas de shiso para fazer uma xícara de chá e depois de pronto acrescentar açúcar a gosto e algumas gotas de limão. Quanto mais limão, mais viva a cor vermelha. Se for colocar uma quantidade maior de limão fica melhor gelado para ser tomado como suco e não como chá.

O shiso tem origem japonesa e contém vários nutrientes como betacaroteno, vitaminas B1, B2 e C, cálcio e ferro, segundo os sites e blogs que visitei. Além disso possui propriedades antiinflamatórias.

Para colher as folhas para fazer o chá uso uma tesoura de poda, mas qualquer tesoura mais afiada serve.

Para os que têm interesse em adquirir sementes de shiso sugiro que vejam o que há disponível na loja Sementes do Jardim. Todas as sementes disponíveis lá são de plantas que eu cultivei.

Loja Sementes do Jardim

10 respostas para “Shiso (Perilla frutescens)”

  1. Eu ja plantei varias vezes e nunca deu certo, alguem sabe de algum telefone de algum lugar que venda MUDAS DE SHISO?

    1. Geverson eu acabei de germinar na estufa novas mudas de shiso de sementes colhidas das minhas próprias plantas. As sementes podem demorar para germinar, mas nas condições adequadas germinam. Eu não conheço quem venda mudas para te indicar, infelizmente, mas caso queira sementes pode adquirir na loja Sementes do Jardim, sementesdojardim.com
      Abraços Floridos

    1. Janaina eu uso óleo de neem, sabão de côco e álcool. Veja o post Guia de Defensivos Naturais que deve te ajudar e qualquer dúvida estarei à disposição.
      Abraços Floridos

  2. Sou de Portugal (Algarve). Tenho a planta, que conheci e adquiri em Espanha, na Associação Dulce Revolução. Das sementes da planta, que já só tive no início do Inverno , começaram a nascer e já estão crescidinhas algumas plantas. Agradeço a informação da tua experiência. Quero tratalas bem para recolher folhas e flores para efeitos terapêuticos. Agradecido. Joaquim Sobreiro

    1. Olá Joaquim,

      Sou de Ílhavo, Aveiro, e também adquiri Perilla e maisalgumas plantas na Dulce Revolucion em 2014. Também uso a planta como antí-histamínico principalmente. O problema é que as sementes com que fiquei não germinaram e neste momento não tenho como produzir a planta. Será que me podes fornecer ou vender algumas sementes.
      Abraço
      [email protected]
      Luís Cerqueira

      1. Luís eu até tenho sementes, mas não vou conseguir enviar agora. Sugiro que você veja no site Tabutins. Lá vc deve encontrar.
        Abraços Floridos

  3. Olá meu nome é mônica e sou louca por horta e jardim, e o teu blog é maravilhoso pra quem gosta disso, parabéns adoro ler o teu blog, eu tmbm tenho uma pequena horta, tive que fechar toda ela com telinha pois tenho muitos gatos e cachorros, mas to me saindo bem, quando tenho dúvidas olho no teu blog e me inspiro a plantar também, um grande abraço, adoro as tuas dicas!!!

    1. Obrigada Monica! Tambem tenho gatos e eles não têm acesso às minhas plantas, se tivessem não sobraria muita coisa, RS.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *