Mini Rosas (Rosa Chinensis)
Flores

Mini Rosas (Rosa Chinensis)

Eu sempre gostei de rosas, são plantas de flores lindas e perfumadas. É difícil, senão impossível, achar quem não goste delas.

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Não faz tanto tempo assim que tentei cultivar rosas pela primeira vez. Minhas mudas estavam lindas e crescendo bem até terem uma infestação de ácaro aranha. Eu tentei, mas não consegui eliminar e elas definharam até o ponto de não ser possível salvá-las. Infelizmente na época eu não tinha o conhecimento e a sensibilidade que tenho agora e talvez hoje em dia eu as tivesse salvado. Acabei perdendo as rosas e ficando com uma impressão de serem plantas super difíceis de manter e muito sensíveis e na verdade eu não estava totalmente enganada.

As rosas, assim como outras plantas que compramos em lojas de jardinagem, são cultivadas com quantidades absurdas de agrotóxicos agressivos que evitam pragas e doenças. Quando as compramos elas não tem resistência nenhuma e facilmente sucumbem. Muitas vezes deixamos de gostar de uma planta pela dificuldade e precisamos apenas de mais experiência e outras tentativas.

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Recentemente decidi tentar de novo e minhas mudas dessa vez estão lindas, crescendo e florindo muito.

Plantio

Eu tenho 4 mini rosas e assim que as trouxe para casa transplantei cada uma para um vaso pequeno. Elas estavam se desenvolvendo bem e começaram a crescer bastante, então decidi colocá-las em um vaso bem grande, no qual faziam companhia para a minha laranjinha do mato.

Quando ainda estavam nos vasos menores

Nesse vaso maior ficaram ainda mais lindas, porém eu preferi depois colocá-las em outro vaso só para elas, também de bom tamanho, e elas adoraram o local que escolhi.

As rosas criam muitas raízes e é importante para elas ter espaço, mesmo as mini, especialmente porque gostam de substrato levemente úmido e se tem raízes demais para pouco espaço o substrato seca muito rápido. Por isso recomendo fazer o plantio em um vaso que tenha pelo menos 20 cm de altura para que elas possam crescer confortavelmente.

Quanto ao substrato as rosas gostam de bastante matéria orgânica. Eu uso uma mistura de duas partes de substrato pronto, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino. Eventualmente, quando eu tenho disponível, também acrescento uma parte de torta de algodão.

Sol

As rosas gostam bastante de sol. As minhas mudas ficam em um vaso que pega sol quase o dia todo e adoram. O desenvolvimento é ótimo e sempre estão com flores.

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Minhas rosas mudaram algumas vezes de vaso, mas sempre ficaram no sol pleno e é disso que elas gostam. Acredito que possam ser cultivadas apenas com sol da manhã, mas não vão florescer tanto ou ter um desenvolvimento tão bom nem tão rápido.

Rega

Rosas gostam de água. O ideal é manter o substrato levemente úmido ou deixando secar apenas levemente entre regas. Não recomendo deixar secar demais.

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Algo que faz toda a diferença é a cobertura morta. Notei que minhas roseiras ficaram bem mais bonitas e saudáveis depois que comecei a usar. A melhora no aspecto das plantas foi muito nítida e passei a regar com uma frequência menor.

Adubos

Os adubos que uso nas minhas roseiras são os mesmos das demais plantas. Uso o adubo líquido uma vez por semana borrifando as plantas e uso o leite diluído com a mesma frequência. O leite diluído é importante para as rosas porque elas têm fungos com muita facilidade e ele ajuda a prevenir e tratar.

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Além desses adubos, que uso como foliares, utilizo também o esterco bovino, o húmus de minhoca e eventualmente a torta de algodão misturados ao substrato no plantio, nos replantes e como adubos de manutenção como já mencionei no começo do post.

Pragas

A maioria das minhas tentativas de cultivar rosas fracassou justamente por causa de pragas. Eu tinha plantas lindas e floridas que começavam a definhar e morriam porque as pragas eram muitas e elas sucumbiam rápido.

Mini Rosas - Rosa Chinensis

Mini Rosas - Rosa Chinensis

As rosas, as compradas em lojas de jardinagem, parecem não ter muita resistência, provavelmente por causa da grande quantidade de agrotóxicos que recebem. Os tratamentos faziam efeito, mas não eram suficientes e a planta ficava tão debilitada que eu desistia.

Hoje já é muito mais difícil eu desistir. Se for necessário apelo para podas drásticas associadas a tratamentos com defensivos orgânicos que resolvem o problema. Mas é fato que as rosas dão trabalho no que diz respeito à pragas e doenças.

Claro que rosas, como a grande maioria das plantas, estão sujeitas à inúmeras pragas, entre elas cochonilhaspulgões e etc. Mas a praga mais comuns das rosas são os ácaros, especialmente o vermelho e o aranha.

Ambos os ácaros que costumam atacar roseiras são chatos para combater. Eles são pragas que exigem atenção e uma rotina de cuidados até serem erradicados. Não dá pra ser negligente se são notados sintomas. O tratamento com enxofre deve ser mantido corretamente.

Se mesmo com o tratamento os sintomas forem persistentes e a planta estiver muito infestada com a maior parte das folhas comprometidas, recomendo uma poda drástica como a que mostrei no post Revitalização de Pimenteiras. O tratamento com enxofre deve ser mantido mesmo após a poda e até que apenas brotos saudáveis estejam surgindo na planta, sem sinais de ácaros.

Infelizmente os fungos também são muito comuns nas roseiras e os sintomas são bem nítidos. As folhas da base da planta começam a amarelar e ficam com manchas escuras.

Mini Rosas - Rosa Chinensis - Fungos
Folha com fungos
Mini Rosas - Rosa Chinensis - Fungos
Folha com fungos

Para tratar recomendo usar leite diluído e regular bem as regas, porque em geral os fungos aparecem quando ocorre algum excesso.

2 respostas para “Mini Rosas (Rosa Chinensis)”

  1. Há uns dias atrás comprei uma muda de mini rosa, tava linda e com um botãozinho prestes a abrir. Mas de repente, começaram a aparecer uns bichinhos minúsculos branco (acho que deve ser ácaro-aranha), e rapidinho as flores e folhas murcharam.
    Fiz uma poda drástica, para ver se ela se recuperava.. uns galhos começaram a ficar bem escuros, e no desespero para salvar as rosinhas, apelei para o Fertilizante Mineral Misto NPK 04-14-08 (após assistir a vários tutoriais no Youtube), no dia seguinte todos os galhos ficaram pretos. Acho que perdi minha mini rosas 🙁

    1. Jessica se eram brancos deviam ser mosca branca ou cochonilha. Os galhos escuros não são sintomas característicos dessas pragas, isso costuma ocorrer por excesso de rega ou queima pelo uso de defensivos ou fertilizantes químicos de forma exagerada, mas infelizmente se os galhos ficam todos escuros a partir da raiz não há o que fazer mesmo : (((
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *