Germinação Protegida
Da Semente à Flor

Germinação Protegida

Já fiz um post sobre como acelerar a germinação porque eu recebia e-mails e comentários com dúvidas sobre colocar ou não as sementes na água antes de plantar, mas nesse post vou falar sobre algo que considero mais importante, como proteger a germinação, evitando problemas que possam causar a perda das nossas preciosas sementes.

bom_jor_04

Algo fundamental é usar substrato novo ao invés de reutilizar o de plantas que morreram, especialmente se foi por causa de alguma praga ou doença. O mesmo se aplica aos vasos que devem ser lavados antes de serem utilizados. Isso serve não só para plantio de sementes, mas também para transplante de mudas.

Uma boa aliada na proteção das sementes, e descobri isso recentemente, é a aspirina. Já fiz um post imenso no blog explicando como utilizá-la e quais foram os resultados que eu obtive. Recomendo usar a aspirina na primeira rega das sementes, assim que são plantadas.

rec_pl_01

Outra ótima dica é usar chá de camomila bem fraco para regar as sementes até a germinação. O chá ajuda a prevenir que as sementes apodreçam e também evita o tombamento (damping off), além de outros problemas relacionados a fungos.  O tombamento é um problema muito comum em mudas jovens e é causado por fungos no substrato. É bem simples identificar quando ele ocorre porque a muda tomba literalmente, ficando com a parte inferior ou do meio mais finas e escurecidas.

*No momento não tenho fotos de mudas com sintomas de tombamento, mas assim que tiver coloco no post para ilustrar. 

Para usar o chá de camomila eu faço o preparo como se fosse para beber e coloco apenas uma parte no borrifador que uso para umedecer as sementes (eu germino no algodão). Eu não sei exatamente a medida, mas diria que uso metade da xícara do chá pronto (chá forte) em um borrifador de 300ml. Eu nunca jogo fora o que sobra, coloco no regador, completo com água e uso na rega das outras plantas.

Pesquisei muito sobre essa questão do chá de camomila (já perceberam que eu gosto de pesquisar) para decidir se valia a pena testar ou não. Acabei encontrando um estudo muito interessante com vários tipos de chá que mostra quais componentes são encontrados em cada um e em quais concentrações. Esse estudo não foi decisivo, mas ajudou porque mostra que o chá de camomila é o que tem maior concentração de enxofre, um componente que age como fungicida.

Posso afirmar que após o início do uso do chá de camomila para borrifar as sementes elas passaram a fungar menos e isso foi bem nítido pra mim. Também tive menos problemas com tombamento. O resultado foi ótimo e por isso o chá passou a fazer parte da minha rotina de cuidados com as plantas.

3 respostas para “Germinação Protegida”

  1. Gostei da dica do chá de camomila! Vou começar a aplicar.
    Tenho que melhorar a qualidade da minha terra, adubar, etc. Confesso que ando um pouco perdida, já que tenho plantado mas naquele esquema inocente de: terra + água + sol = plantinhas felizes, saudáveis, com flores e frutos. Vou descobrindo que não é beeeem assim. Rsrs.

  2. Boa noite!
    Parabéns pelo site!
    Eu tinha duas mudinhas de Araucárias que, por algum motivo, depois de um tempo tombaram.
    Agora eu sei o que fazer para não passar por isso novamente.
    Obrigado pela dica!

    1. Valmir elas ficaram com o caule fino e murcharam antes de tombar? Se foi o caso provavelmente é tombamento causado por um fungo. Tome cuidado com as regas, use o chá de camomila, use a aspirina (veja o post “Receitas para Plantio”) e não reutilize esse substrato.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *