Casa Cheirosa #sqn
Frutíferas

Casa Cheirosa #sqn

Eu vi no Facebook um link que uma amiga compartilhou mostrando uma caneca cheia de mudinhas de limão dizendo que elas aromatizavam o ambiente, deixando a casa cheirosa. Surtei com aquela imagem fofa, não que eu precise de muito para surtar, e logo coloquei em prática, então agora vim mostrar no blog minha experiência com o plantio das sementes de limão.

Vou postar um passo a passo até o crescimento da muda como está hoje para falar sobre todas as dúvidas ou dificuldades que eu tive durante o processo.

Quando decidi fazer o plantio só tinha limão siciliano em casa, então fiz com ele mesmo. Primeiro retirei as sementes e coloquei de molho na água das 11:00hs às 20:00hs.

limao_00
Sementes recém colhidas
limao_01
As sementes ficaram de molho na água por várias horas

Quando tirei as sementes da água elas estavam bem gosmentas e difíceis de manusear. Como eu tinha que descascar uma por uma eu secava a semente e secava as mãos em um pano antes de começar o processo de retirada da casca, e que processo chato. Achei que fosse ser simples, mas não foi.

Talvez se eu tivesse deixado muito mais tempo na água tivesse sido melhor, porque as cascas não estavam tão moles a ponto de sair facilmente. Eu tinha que cortar a ponta da casca com uma faca ou romper com a unha e ir tirando as lascas e isso foi demorado e bem chato de fazer. Eu quase desisti e plantei com casca e tudo, mas segui as recomendações do site e tirei uma por uma.

limao_02
Momentos de puro sofrimento para minhas mãos

Com todas as cascas retiradas eu lavei as sementes como recomendado e plantei.

limao_04
As sementes devem ficar assim após a sessão de tortura
limao_03
Diferença entre uma semente ainda com casca e outra descascada

No plantio eu coloquei as sementes com a ponta para cima, depois cobri levemente com uma camada fina de substrato e em seguida coloquei pedriscos para decorar. Ficou fofo.

limao_05
Sementes plantadas com a ponta para cima

limao_06

Fiz o plantio no dia 17/02 e no dia 25 já dava pra ver que tinham sementes germinando, mas achei que a camada de pedriscos estava atrapalhando minha percepção da necessidade de água e o substrato podia estar encharcado. Fiquei cismada e não queria perder as sementes, então removi todas elas e tirei o substrato do vasinho, que estava completamente encharcado. Troquei o substrato e transplantei para outro vaso usando a técnica do plástico filme.

A boa notícia foi que quase todas estavam germinando, umas em estágio mais avançado do que outras. A má notícia foi que algumas das sementes podiam já ter sido prejudicadas pelo excesso de água e os brotos não iam vingar, mas naquele momento eu só podia torcer.

limao_07
Germinando…

No dia 3 de março o primeiro broto surgiu e para minha felicidade a maioria das sementes vingou. O crescimento das mudas não é super rápido, mas achei que se desenvolveram bem considerando a árvore que podem se tornar.

limao_08
O primeiro brotinho ainda pequeno, mas vigoroso

limao_09

A partir daí só observei o crescimento das mudas, que com certeza poderiam ter crescido mais em um vaso maior, mas eu não tinha nenhum disponível.

limao_10
As mudas com exatos 30 dias após a germinação

Por volta de 30 dias depois do surgimento dos brotos eu transplantei as mudas para vasos individuais. Mantive todas no sol da manhã por um período e depois passei para um local de sol pleno.

limao_11
Uma das mudas já transplantadas com 58 dias

Em geral as frutiferas cítricas não gostam de muita água, então eu regava quando o susbtrato secava e usava adubo líquido nas regas uma ou duas vezes por semana.

limao_14
Muda com 101 dias
limao_15
Com 125 dias

Eu doei todas as mudas exceto uma porque eu não tive coragem de doar todas e ficar sem nenhuma. Eu me apego às minhas plantas, principalmente quando cultivo a partir de sementes.

limao_18
A única muda que ficou comigo aos 133 dias

Algo que me chamou atenção é que o link menciona que as mudas de limão deixam o ambiente cheiroso e até acredito que deixem mesmo, mas não foi o que aconteceu com as minhas. Talvez pelo fato das mudas ficarem na varanda ou talvez por serem de limão siciliano, mas mesmo cheirando as folhinhas bem de perto eu não senti nenhum aroma.

12 respostas para “Casa Cheirosa #sqn”

  1. Olá, tenho um pé d limão siciliano d um metro mais ou Menos, deu um limão somente ate agora, mas toda vez q começa a brotar novos brotinhos d folhas, passa alguns dias, vou ver, está tudo podado por algum intruso q não consigo identificar, e é sempre d noite. Será q pode ser morcego ou gafanhoto? O q fazer???

    1. Morgana pode ser que sejam lagartas. De qualquer forma, sendo lagartas ou algum inseto use o óleo de neem com alho curtido no cravo para eliminar a causa. Use dia sim dia não até resolver o problema, mas borrife sem excessos. Para ver como preparar veja o post Guia de Defensivos Naturais, lá tem os links para os posts que você precisa.
      Abraços Floridos

  2. Olá, eu também plantei muda de limão siciliano e ela ainda está bem pequena, uns 15 cm, já fazem uns 4 meses…. Ela não solta cheiro não…O que tem cheiro são as flores, mas quando a muda já virar uma mini árvore. Tenho aqui um pé de limão (comprado) está no vaso e quando dá flores antes dos frutos é que solta cheiro. abs

  3. Vi esses dias um link falando sobre isso, eu eu plantei também com a pele e tudo rsrs, li que germinam em duas semanas, estou aguardando. O que eu sei é que as folhas são super perfumadas, mas só se vc tirar um pedacinho delas é esfregar na mão, eu fazia muito isso no interior quando criança rsrs

    1. Com pele acho que vai demorar bem mais, mas deve germinar Neuza. Eu também adoro o aroma das folhas maceradas, mas dizia a lenda que apenas o fato de estarem no ambiente já perfuma o que não é verdade, rs. O que são perfumadas também são as flores, essas sim super cheirosas. : )
      Abraços Floridos

  4. Oi! Eu vi esse link e fui fazer a mesma coisa (isso foi ano passado, faz uns meses já). Só que não tive a mesma paciência para tirar as casquinhas, e plantei com tudo. No momento, tinha limão rosa e mixirica, e foi tudo junto! No início, afobada, acho que molhei demais e como demorou várias semanas para germinar, achei que tivesse estragado as sementes. Aí então usei o vasinho e o substrato para plantar um pezinho de hortelã. A hortelã foi crescendo mas aos poucos fui percebendo pequenos brotinhos diferentes crescendo também. Deixei crescer um pouco, e quando estavam com umas 2 folhinhas, lembrei das sementes de limão e de mixirica, havia tanto tempo que já estavam na terra. Transplantei os brotinhos para vasinhos individuais ou de 2 (rendeu uns 4 vasinhos) e observei… em questão de 3 meses eles têm crescido um pouco, mas nada de muito expressivo. Alguns deles não cresceram nada, mas continuam bem verdinhos e vivos. Estão no pátio mas à sombra. Perfumar, não perfumam. Quer dizer… se enfiar o nariz nas folhas, até dá para sentir um cheirinho meio cítrico, mas só. O que me deixa encucada é a lerdeza do crescimento! Fácil faz uns 6 meses que plantei as sementes, e os brotos maiores tem uns 8-10 cm!

    1. Mari vejo três causas possíveis para esse crescimento tão lento, a falta de espaço por estarem em vasos muito pequenos, a falta de sol direto que já poderiam estar recebendo e falta de adubo orgânico que faz muita diferença para frutíferas.
      Minha sugestão é: transplante para vasos maiores, sendo cada muda em um vaso. No transplante faça uma boa adubação com húmus de minhoca e esterco bovino (veja os posts do blog sobre adubo para usar as quantidades corretas). Depois do transplante aguarde por volta de 30 dias mantendo as mudas à meia-sombra, depois coloque-as no sol.
      Abraços Floridos

    1. Pior que não porque no link que postei no blog e que inspirou o post as mudas ainda são bem pequenas. Já vi outras pessoas comentando que as folhas são cheirosas, mas no meu caso não senti esse aroma todo não, rs.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *