Orquídea Koellensteinia Graminea
Orquídeas

Orquídea Koellensteinia Graminea

A koellensteinia graminea é uma espécie terrestre, diferente da maioria das orquídeas mais conhecidas, que são epífitas e crescem apoiadas em outras plantas. É encontrada na mata atlântica da América do Sul, mas principalmente no Brasil.

Ela é de porte pequeno, considerada uma micro orquídea, e por isso ótima para quem tem pouco espaço. Além de ser pequena, por ser terrestre ela vai muito bem vasos, então recomendo para jardineiros e orquidófilos de apartamento.

koellensteinia graminea

Essa certamente não é uma planta que se encontra em qualquer lugar pra vender. A minha eu adquiri em um orquidário e é onde sugiro que ela seja procurada, mesmo que seja uma loja on-line.

Quando comprei a minha muda mantive boa parte da mistura de substrato que veio originalmente com ela, que parecia bem adequado, mas acrescentei um pouco da mistura de carvão e pinus no fundo do vaso para drenagem e fiz uma cobertura com musgo sphagnum.

koellensteinia graminea

Como a koellensteinia gosta de um pouco mais de umidade sugiro mais regas e como sempre uma boa observação do substrato. Para que fique mais fácil verificar a umidade e perceber se há necessidade de regar ou não, recomendo o plantio em um vaso de plástico transparente.

Essa espécie deve ser regada o sufciciente para ficar úmida. Normalmente rego dia sim, dia não em dias quentes. Quando está mais ameno rego a cada três dias ou 4 dias. Isso considerando o substrato que uso que é de excelente drenagem e sempre faço as regas observando o vaso para ver se realmente é necessário regar. O equilíbrio nas regas é fundamental para qualquer orquídea!

koellensteinia graminea
Dá pra perceber o quanto ela cresceu pela coloração das folhas. As mais escuras são as mais velhas e as mais claras são as que cresceram depois que a comprei.

A planta não deve ficar no sol direto pois isso pode queimar as folhas. Minha muda pega sol da manhã nas primeiras horas do dia e por pouco tempo e tem um ótimo desenvolvimento. Mesmo assim não sugiro sol direto sem a proteção de um sombrite, ainda que pela manhã, em locais onde o sol seja muito forte.

Desde que adquiri minha muda ela cresceu, desenvolveu novas folhas e muitas raízes novas e até floresceu. Parece realmente ter ficado muito satisfeita com o local que escolhi para ela.

koellensteinia graminea
Raízes novas crescendo

A época de floração dessa espécie é no outono e a minha planta seguiu seu ciclo. A floração começou em 7 de maio, quando a flor finalmente abriu, e se estende até agora. Estamos no dia 04 de junho e a flor continua aberta.

A flor da koellensteinia graminea é bem pequena e muito bonita. A planta como um todo é delicada, bem diferente das conhecidas phalaenopsis e cattleyas, e suas flores não são diferentes.

Eu estou apreciando muito o cultivo dessa espécie. Ela é pequena, bonita, delicada, tem um aspecto bem diferente da maioria das orquídeas e até agora tem se mostrado de fácil cultivo. Recomendo principalmente para quem tem pouco espaço por se tratar de uma micro orquídea.

7 respostas para “Orquídea Koellensteinia Graminea”

  1. Onde você comprou a sua Koellensteinia graminea? Pesquisando na internet, eu encontrei um único orquidário anunciando uma “Koellensteinia graminifolia” (não sei se é um sinônimo ou se confundiram “graminea” com “graminifolia”), mas a foto mostra uma Coelogyne flaccida. Fica difícil confiar, não é?
    Saudações e parabéns pelas flores!

    1. Marcos eu comprei a minha muda no orquidário paulista. Eles enviam, mas não sei se no momento tem essa variedade. A minha chegou jovem, mas muito saudável, teve a primeira floração com uma haste apenas e agora está novamente Florindo com três hastes florais. Recomendo essa loja.
      Abraços Floridos

      1. Não encontrei a Koellensteinia graminea no Orquidário Paulista… de qualquer modo, obrigado pela resposta.
        Saudações e sucesso com as flores.

  2. Linda essa orquídea, eu não conhecia.
    Você já conhece a ludísia? é uma orquídea muito delicada também.
    Gosto muito do seu blog, sempre pego algumas dicas!
    Um abraço

    1. Luciane eu tenho ludisia. A minha está florida agora. Ela é linda! Se você acompanhar o face, instagram ou pinterest do blog vai ver as fotos das flores da minha ludisia. : ) Em breve faço um post sobre ela. E vou tentar publicar essa semana um post bem completo sobre as phalaenopsis.
      Abraços Floridos

      1. Olhei no face. Está linda. A minha também está florida, me alegrando com sua delicadeza.
        Fico aguardando o post.
        Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *