Laranjinha Kinkan
Frutíferas

Laranjinha Kinkan

Depois de uma gripe volto para para falar da Laranjinha Kinkan (Fortunella margarita), uma frutífera de pequeno porte que pode ser cultivada em vaso.

As pequenas laranjinhas produzidas por essa espécie originária da Ásia podem ser redondas ou ovais, de cor amarela bem forte, têm a casa doce e a polpa bastante ácida. São ideais para fazer compotas, geléias e doces.

De uma forma geral é uma frutífera de fácil cultivo. Não gosta de solo úmido e como as romãs ela precisa que a terra seque entre uma rega e outra.  Claro que sendo cultivada em vaso a Laranjinha Kinkan precisa ser adubada regularmente e precisa de muito sol. Eu uso húmus de minhoca e farinha de osso a cada 30 dias e minha Laranjinha vai muito bem.

As flores aparecem na Primavera e no Verão, mas os frutos somente no Outono. No entanto ela pode frutificar mais de uma vez por ano.

Flor da Laranjinha Kinkan

75 respostas para “Laranjinha Kinkan”

  1. Bom dia, estou com um pé de Kikan no caqueiros. Estava muito bonita, deu muitas flores e já está c muitas frutinhas bem pequenas ( n tem mais, pq choveu forte qdo estava florindo). As folhas estão caindo :(. O q posso fazer ? Aqui essa semana choveu bastante.

    1. Marcia você usou algum produto na planta? Pode ter sido algo que usou ou pode ser que a chuva tenha apodrecido a raiz. Veja se o caule está meio mole e escurecido. Se estiver não há o que fazer, caso não esteja há outras possibilidades, mas se não há sintomas de pragas ou outras doenças mantenha os cuidados e talvez ela rebrote se não houve apodrecimento das raízes.
      Abraços FLoridso

  2. Adquiri um pé de laranja Kinkan bem formadinho, que já estava produzindo. Os frutos demoraram para amadurecer (eram três). Ela cresceu e se encheu de folhas, mas nunca mais deu frutos. Está plantada no quintal, com boa luminosidade, mas não frutifica. O que será que aconteceu?

    1. Angélica eu tenho problema semelhante com minha laranjeira, apesar de ser agora uma espécie diferente, mas elas precisam de uma boa rotina de adubação em vasos e muito sol. Tente uma adubação com esterco bovino e/ou farinha de osso se já não adubou recentemente. Recomendo também usar o adubo líquido que mostrei no blog no post Adubo Prático – II.
      Abraços Floridos

  3. Olá Bruna!
    Bom dia!

    Eu tenho uma LARANJINHA KINKAN, porém ela secou por falta de água.. é… infelizmente isso aconteceu!!! Restou somente dois galhos verdes e por sorte a planta não morreu. Consegui recuperar e agora está repleta de folhas verdes, porem não floresceu e sucessivamente não deu mais frutos. Isso faz ja faz um ano. Posso ter a esperança que ainda vai dar frutos? O que posso fazer?
    Agradeço demais a sua resposta.
    Um abraço.

    1. Maru se está com folhas é ótimo sinal. Recomendo que você use adubos com regularidade, frutíferas em vasos precisam muito. Recomendo húmus de minhoca e esterco bovino bem curtido e farinha de osso, caso você utilize. Use adubo líquido uma ou duas vezes por semana borrifando a planta também. Ajudará muito!
      Abraços Floridos

  4. Ganhei um pezinho de laranja kinkan, esta lindinha, mas tem um tronco só grandinho e forte, gostaria de saber se devo retirar as folhas, esta om bastante folhas bem verdinhas e grandes. Obrigada

    1. Eu não vejo motivo para retirar as folhas. Deixaria como está e cuidaria bem da adubação que é muito importante para frutíferas.
      Abraços Floridos

  5. Boa tarde
    Tenho um bonsai de laranjinha e ele veio já com frutos, tinha uma copa frondosa e muitas laranjas verdes que começaram a amadurecer… eu tenho-a perto da janela e tem luz direta todo o dia. Porém, agora cairam todas as laranjas e a folha está a cair e a ficar acastanhada e dois ramos de baixo até já secaram. Comprei adubo liquido e iniciei hoje, mas não tenho muitos conhecimentos e estou muito preocupada

      1. Coloquei as sementes de kincan para germinar e acabo de passar para os vasos, posso deixar no sol da manhã?

      2. Pode sim. O sol da manhã é o ideal, mas isso depende de onde você mora. Tenho como referência SP está ótimo, tendo como referência o Rio de Janeiro, nem tanto, rs. Mas se for um sol da manhã ameno pode sim. ; )
        Abraços Floridos

  6. Olá, tenho um pezinho de kinkan em vaso. Ele já deu muitos frutinhos, as folhas já foram visivelmente saudáveis. Porém mudei do Paraná para o Rio de Janeiro e, embora tenha um solão onde agora está o vaso, a minha kinkan está passando por uma fase bem difícil — queda das folhas, folhas recém-nascidas já pegando tonalidade verde-amareladas , brotinhos que há semanas não se desenvolvem… Passei a usar adubo de liberação lenta pra ajudar, mas ela não está bem. Você pode me dar umas dicas?

  7. Boa tarde! Tenho um pé de laranjinha kinkan de 7 meses. Só tem um caule principal, não tem ramos. Gostaria de saber se devo podar.
    Obrigada

    1. Tais não sou grande especialista em podas pra dizer se isso resolveria ou faria uma grande diferença nesse momento. Mas o pé é bem jovem, análise às condições de cultivo, sol, adubo, etc, talvez algo precisa ser ajustado.
      Abraços Floridos

      1. A hortelã é bem mais exigente com água do que a kinkan, não seria uma boa combinação. Você pode colocar, mas é grande a probabilidade de ter problemas com uma ou outra.
        Abraços Floridos

  8. Olá, boa noite, estou com duas sementes frescas de kinkan, como faço para plantá-las, preciso deixar na água primeiro para que saia pequenas raízes ou não? Posso plantá-las assim mesmo?

    1. Mayara eu nunca plantei sementes de kinkan, mas se fosse plantar experimentaria o método que passei no post sobre o limão, “Casa Cheirosa, #sqp”.
      Abraços Floridos

  9. Tenho um pé de laranja kinkan o mesmo está cheio de laranjinhas. Sendo que as 3 primeiras que caíram quando foi cortá-las para a minha surpresa estão ressecadas por dento. Você saberia me informar o que pode está acontecendo?

    Obrigada.

    1. Ana Lucia você pode ter colhido depois da hora, deixado amadurecer demais. Se acha que não foi o caso me fale e me diga se notou outros sintomas.
      Abraços Floridos

      1. Bruna, não colhi depois da hora não. Hj mesmo peguei uma no pé, ela é doce, mas a polpa não é normal, como diria a minha mãe é empedrada…rsrsrs. Tô quase comprando outra muda para substituir essa!

      2. Pode ser excesso de calor ou outra condição de solo ou clima que não favoreça ou a clorose variegada dos citros, pesquise por essa doença e veja se acha que pode ser o caso.
        Abraços Floridos

    2. Boa noite!
      Colega a minha laranjeira nao para de produzir mais esta igual a sua seca e a casca grossa.
      Se você tiver uma solução pode me participa?
      Grato.

    3. Tenho kinkan também plantada em vaso, adubo a cada 15 dias e são mudas enxertadas. Já deram uma porção de laranjinhas mas elas não amadurecem, fazem meses q estão formadas porem verdes. Experimentei uma delas e estava doce. Porque sera que não amadurecem?

      1. Nicolau não sei dizer, realmente nunca tinha ouvido falar dessa situação. Mas que tipo de adubo você usa? Talvez tenha relação.
        Abraços Floridos

      2. Nicolau – Meu pezinho de kinkan também está com o mesmo problema, carregou com 36 frutinhas, desbastei e deixei com apenas 12. Faz 2 meses que eles estão formados e verdes.
        Gostaria que alguém que tem a floração e frutificação normais, informasse o tempo da floração até o ponto da colheita, quanto tempo levou. Saudações!

  10. Estou procurando informações sobre poda da laranjinha Kinkan, como e quando deve ser feita a poda, obrigado!

    1. Olá José Carlos! Faz tempo que não tenho mais essa minha muda e nunca podei, então não sei como te orientar nesse caso.
      Abraços Floridos

  11. Oi bruna!Eu queria saber saber se o vaso que eu planto a minha laranja tem que ser bem comprido.A minha laranja ta bem forte e eu já colhi umas laranjas e ta vindo mais,mas me preocupo com a questão do vaso!

    1. Olá Isabela! A kinkan não cresce muito, mas tem raízes fortes, o ideal é ter um vaso grande. Se você acha que o vaso pode estar pequeno é melhor trocar. Acho melhor vasos altos do que largos no caso da laranja.
      Abraços Floridos

  12. OI BRUNA BOA NOITE!
    EU COMPREI UMA MUDA DE LARANJINHA KINKAN E PLANTEI EM UM VASO E ELA SE DEU MUITO BEM E RAPIDAMENTE CARREGOU DE FLORES ….MAS FIQUEI TRISTE NÃO VINGOU NENHUMA FRUTA
    SERÁ PORQUE É PRIMEIRA FLORADA ? EU TO USANDO ESTERCO DE VACA E USO O SISTEMA DE COTEJAMENTO PARA AGUAR….AGUARDO RESPOSTA
    ABRAÇO LUCINDA

    1. Olá Lucinda! Pode ter sido falta de polinização, mas deu muitas flores pelo menos algumas deveriam ter dado frutos. ; ( Eu já tive esse problema com a minha, mas nunca descobri a causa.
      Abraços Floridos

  13. Minha kikan estava no chão, passei para o vaso e todas as folhas caíram no dia seguinte e em três dias já não tinha mas nenhuma folha e agora com uma semana os galhos estão secando o que eu faço, será que vai morrer?

    1. Olá Camila! É difícil dizer o que aconteceu com precisão. Se os galhos estão secando provavelmente a planta sentiu falta de água no transplante ou foi feito em horário quente demais ou com sol sobre a planta.
      Abraços Floridos

  14. TENHO UM PE DE LARANJA KINKAN DE 1 MT DE ALTURA ,JÁ SAIU VARIAS FLORZINHAS, ME DISSERAM QUE EU DEVERIA ARRANCA-LAS E VENHO LHE PEDIR AJUDA , DEIXO OU TIRO AS FLORZINHAS .
    SILVERIO GIMENEZ

    1. Olá Isabela! Espere até a muda ter pelo menos 30 dias ou estar com 10cm aproximadamente. Evite fazer o transplante em épocas muito quentes porque você corre grande risco de perder a muda.
      Abraços Floridos

  15. Olá, tenho um pé de laranjinha kinkan no vaso, ja comprei com frutos, agora esta cheinha de botões, gostaria de saber se precisa de mais de uma para polinização ou não, a minha é de encherto e ja comprei com mais de 1 metro de altura. Obrigado

  16. Olá Bruna, eu me apaixonei pela laranjinha, tenho umas frutas, gostaria de saber se há como plantar a fruta? ou só por muda? abraços

  17. olá tenho um pé de laranjinha kinkan no jardim , ele tem mais de 15 anos e não da frutos ….o que devo fazer ? Foi eu que fiz a muda atraves de sementes …abrç obrigada

    1. Olá Lucinda! Eu sugiro que você adube sua muda. Veja o post sobre adubos orgânicos e passe a usar. Faça uma adubação com os adubos sólidos, depois passe a usar o líquido, se possível, uma vez por semana na rega.
      Abraços Floridos

  18. Olá tenho uma arvorezinha que está sendo comida por algum bicho q ainda não identifiquei, tem algo q possa ser feito. Não sei o q fazer, algumas folhas foram quase comidas totalmente.

    1. Cíntia aqui na rua que moro plantamos algumas frutíferas e estava acontecendo a mesma coisa, resolvi investigar a noite e para a minha surpresa eram as formigas. Elas estavam comendo as folhas e as laranjinhas de um dia p/outro. Elas só atacam à noite, então fique de olho e coloque remedinho p/elas…

  19. Ola Bruna,

    meu pé de kinkan ta lindo, passou bem no inverno e manteve até várias folhas verdes. E Nesta semana começou a dar flores…são muitas, até no tronco.
    Só tenho uma dúvida, como não adubei no inverno…qual adubo devo dar a ela agora?
    Agradeço do fundo do meu coração.
    bjkinhas

    Sol

    1. Olá Solange! No máximo use o adubo líquido, mas faça bem diluído ou coloque húmus misturado ao substrato, mas nada em grandes quantidades para não correr o risco de perder essas flores. Adubo químico nem pensar durante a floração.
      Abraços Floridos

  20. Olá! Comprei uma muda da kinkan e plantei num lugar bem ensolarado. Ela já veio com vários frutos ainda verdes). Estava ganhando aquela cor bem amarelada até que choveu forte terça e ontem. Eis que fui dar uma olhada agora e suas folhas parece que viraram para baixo e os frutos murcharam um pouco (ela é bem firme, a casca dura, não?). Tirei imediatamente a água acumulada. Queria saber o seguinte:
    Ainda tem chance de aproveitar os frutos?
    O que fiz de errado? Sempre que chove dois dias seguidos tenho que tirá-la da chuva?
    Valeu!!

    1. Olá Rafael! Não sei se ainda dá para aproveitar os frutos. Acho que é provável que caiam. ; (
      Qualquer planta sofre com chuva forte, algumas aguentam melhor outras não. A kinkan até que aguenta bem, mas dois dias seguidos e de chuva foi muito forte prejudicam bastante.
      Você pode até deixá-la onde está, mas sempre correrá o risco de acontecer isso de novo. Se for possível deixe em local que pegue sol, mas esteja protegida da chuva.
      Abraços Floridos

    1. Olá Fabio! O crescimento nessa época do ano é lento mesmo. Você pode até adubar, mas sugiro que isso seja feito no fim do inverno logo antes do começo da primavera porque você terá melhores resultados. Você pode usar o adubo líquido nas regas a cada 15 dias, mas não há necessidade nesse momento.
      A adubação com os adubos sólidos deve ser feita a cada 3 ou 4 meses, misturando-os ao substrato e a adubação líquida pode ser feita uma vez por semana ou a cada 15 dias tanto na rega quanto como adubo foliar.
      Abraços Floridos

  21. Tenho um pé de kinkan plantado no chão; está com muitas folhagens e bonitas, porém não dá uma flor sequer em duas temporadas. Qual seria o problema? Seria o tipo de solo? Como posso adubar? Aguardo retorno. Obrigado.

  22. Comprei uma muda de Kinkan ha cerca de um mês…ela já veio com tres frutinhas quase maduras…..passei para um vaso maior…..e desde então mantive em meia sombra para garantir a “pega”….bom ela se encheu de florzinhas…. assim que cairam as pétalas vi os pequenos frutinhos…..fiquei feliz, mas hj percebi que todos amarelara e estão caídos em volta do vaso! :S…o q pode ser isso? Obrigada . Marcia Lima.

    1. Olá Marcia! Ela pode estar perdendo os frutos por vários motivos. Pode ser falta de sol, excesso ou falta de água, excesso ou falta de adubo, adubação química durante a floração ou pode ser alguma praga. Esses são os motivos mais prováveis e a única coisa que dá para descartar é a falta de agentes polinizadores porque os frutos chegam a se formar.
      Me fale sobre como você cultiva a sua muda e se ela tem algum outro sintoma aparente, qualquer que seja. Quanto mais informações melhor para a gente tentar descobrir porque isso está acontecendo. Seria bom também se você pudesse me mandar uma foto dela por e-mail.
      Abraços Floridos

  23. Ei Bruna! Descobri seu blog hoje e estou adorando. Sempre adorei plantas e estou aprendendo a cultivá-las agora. Acabei de me mudar para um apartamento com uma varanda grande, onde dá pra cultivar muitas coisas. E a primeira muda que comprei foi de kinkan. Minha dúvida é como elas reagem ao vento: estou no 14º andar e aqui costuma bater um vento moderado. Será que você me ajuda? Um grande abraço!

  24. para quem quer saber, a kinkan nasce sim da sementa com muita facilidade, plante-as em copinhos descartaveis ou em siquinhos proprios p mudas, molhe sempre, deixe-os na sombra, com 15 a 20 dias ja se ver as novas plantinhas nascendo, quando estiverem de 05 a10 cm, transplante-as em terra ou em vasos e ai e so rezar p vc nao morrer antes dos frutos.ta?Abço! DIM SILVA…

  25. Olá , possuo um pé da laranja kikan,no verão passado deu muito fruto, porém depois dos frutos a árvore começou aparecer nos galhos como se fosse gotas de mel bem endurecido daí o galho seca e não brota mais nada.Pesquisei na internet e não consegui ajuda.Conto com sua ajuda.Obrigada.
    Rosângela-Rj

    1. Olá Rosângela! Eu tive o mesmo problema com a minha e quase a perdi. No meu caso, e eu não tenho certeza, mas suspeito, que foram as cochonilhas e demorei a perceber, por isso quase perdi minha planta. As cochonilhas nesse caso eram as verdes, que são praticamente da cor do tronco e são difíceis de perceber na planta. Só olhando com muita atenção você as encontra porque elas grudam mesmo e você só percebe um relevo no tronco, mas ao passar a mão ou a unha ela sai como se fosse uma casquinha. Elas também ficam por baixo das folhas. Veja se na sua planta você acha cochonilhas desse tipo. Normalmente, como esse tipo de cochonilha surgem formigas também. Verifique a sua planta e me diga depois se encontrou cochonilhas. Se encontrar me avise e leia esse post: http://saberesdojardim.wordpress.com/2010/09/28/cochonilhas/

      Abraços Floridos

  26. Olá Bruna, Bom Dia!
    Amei seu blog, pois vocês explica para pessoas como eu que não tem muita intimidade com jardinagem, de uma forma bem clara de entender, obrigada viu?
    Estou com umas mudas de laranjinhas kinkan em casa e quero cultivá-las em vaso.
    Como faço para preparar a terra no vaso para transplantá-las?
    Um abração
    Regina

    1. Olá Regina!

      Fico feliz de saber que o blog está te ajudando ; )

      Quanto às laranjinhas o ideal é que o vaso seja grande, no mínimo de 40L. Você deve colocar só uma muda por vaso. No furo de drenagem do vaso coloque algo que impeça que ele fique totalmente tampado, o mais comum é usar um pedaço de telha. Depois faça uma camada de drenagem com argila expandida ou brita cobrindo totalmente o fundo do vaso, em seguida complete com um substrato de boa qualidade (eu gosto muito do Biomix) até a altura que for ficar plantada a muda. Coloque a muda ao centro e preencha as laterais do vaso com mais substrato e ao final faça um círculo bem aberto ao redor da muda com húmus de minhoca, misture levemente com um ancinho ou garfo de jardinagem e regue bem. Após 30 dias do plantio faça adubações mensais com húmus de minhoca e farinha de osso, exceto no inverno.

      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *