Cebolinha (Allium  fistulosum)
Ervas e Temperos

Cebolinha (Allium fistulosum)

Eu adoro cebolinha e queria ter um pé em casa para usar fresco e poder cultivar de forma orgânica como faço com todas as minhas plantas. Fiquei pesquisando sobre a cebolinha até achar uma dica ótima que eu testei e vale a pena repassar.

Ao invés de buscar sementes de cebolinha para plantar compre no mercado ou na feira um maço, mas verifique se há raízes.  Se tiver raízes basta cortar as folhas deixando somente dois dedos de talo e plantar num vaso. No dia seguinte você já verá novas folhas brotando. Depois disso é só cuidar adequadamente da sua planta e não vai faltar tempero em casa. : )

101_0142 (1)
A Eliane, leitora do blog, me mandou essa foto do canteiro de cebolinhas dela todo florido

Mas vamos falar um pouco sobre a cebolinha e como cuidar dela.

A cebolinha é uma planta perene, que gosta de sol pleno, mas vai bem à meia sombra. A minha não pega sol direto e vai muito bem. É uma planta que não exige muitos cuidados. A terra deve ser regada regularmente, mas evite encharcar ou mantê-la constantemente úmida, apenas procure deixar o substrato secar levemente entre as regas. Se ficar muito seco elas murcham.

A flor da cebolinha é linda. A Patricia Scalco, leitora do blog, gentilmente me mandou essas fotos quando a dela deu flor.

Flor da cebolinha por Patricia Scalco

Ao colher folhas da sua cebolinha, corte deixando dois dedos da base da folha. Você pode cortar a quantidade de folhas que precisar para usá-las bem frescas ou cortar todas de uma vez e armazenar na geladeira, se usar bastante, ou congelar se usar pequenas quantidades.

Vale lembrar que a cebolinha cultivada em casa de forma orgânica não vai ficar com as folhas tão grossas quanto às que são vendidas no mercado. As folhas normalmente ficam mais finas e compridas, mas o sabor é mais acentuado e mais gostoso, claro.

14 respostas para “Cebolinha (Allium fistulosum)”

  1. Olá. Discordo de vc quando disse que as folhas da cebolinha orgânica é mais fina e longa. As que cultivo em casa são viatosaa, possível folhas longas e bem grossas, iguais as compradas na feira. O que falta para a sua ficar assim é o sol e a adubação. Com certeza se acertar na adubação e colocá -las no sol, em pouco tempo notara suas folhas nascendo mais fortes, grossas e com mais sabor até.

  2. Oi, boa tarde. Estava pesquisando na net sobre como plantar cebolas pois fiz uma experiência usando uma cebola que começou a crescer na minha geladeira. Preparei a terra, cavei não muito fundo e depositei a cebola. Tempos depois ela floriu. Minha dúvida é; VAI NASCER CEBOLAS?

    1. Olá Pollyane! Pode nascer sim. Sinceramente eu nunca colhi as cebolas das que plantei porque usava a cebolinha, mas sempre que morriam por algum motivo, quando eu tirava do vaso tinham pequenas cebolas formadas. Como eram bem pequenas nunca usei, mas sempre estavam lá.
      Abraços Floridos

  3. primeiro , vcs pegam a cebola , cortam a no meio , vc só vai usar a parte debaixo (das raízes) , coloca num copo com água espera 1 semana e depois vc planta na terra sem cobrir toda a cebola ai vc rega 1 dia sim outro não e espera cerca de 80 dias para colher.Vcs podem usar as folhas da cebola tbm para temperar a comida .

  4. oi pessoal, eu tive problemas de saúde egpor isso fiquei impossibilitada dde fazer qualquer coisa, mas agora estou bem graças a Deus,e amanhã mesmo vou fazer o plantio da ceboliha q eu adoro. obrigada a todos. bom dia p/todos.

  5. Pessoal eu fiz outro teste e deu certo!!! eu peguei cebola mesmo os bulbos no mercado com broto(folhas) fica tipo uma cebolinha verde no bulbo da cebola, ai eu coloco na agua a parte da raiz ateh criar raizes novas onde estao as secas e inacreditavelmente quando vc planta derrepente em poucos dias vira uma moita enorme e volumosa de cebolinha verde bem grossas e com o sabor da cebolinha original, faço a mesma coisa com dentes de alho para aproveitar as folhas verdes do pe de alho para picar em refogados e saladas no arroz fica otimo tbem, meu nome eh lucas meu email eh [email protected] se quiserem fazer essa experiencia… vale a pena…mas vc tem que deixar a cebola em agua raza para nascer raizes novas depois plantar na terra sem cobri la toda de terra coloque so da metade para baixo.

    1. Olá Lucas! Eu com certeza vou testar isso, rs. Vou comprar cebola e alho e testar essa técnica e vou documentar tudo para depois postar aqui no blog. Adorei a dica : )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *