Os Refúgios das Pragas 
Pragas e Doenças

Os Refúgios das Pragas 

Hoje eu escrevo esse post para fazer um alerta sobre as pragas e mostrar algo que eu mesma demorei muito para perceber. As pragas nem sempre estão só nas plantas e grandes colônias podem estar escondidas em locais que jamais iríamos pensar em verificar.

Pragas - Cochonilhas

Foi por acaso que um dia eu notei cochonilhas nos vasos das minhas plantas e quando eu digo nos vasos é no vaso mesmo, grudada na parte externa direto no barro. Eu fiquei chocada de saber que apesar da planta não ter cochonilhas elas estavam ali tão próximas e em grande quantidade.

Pragas - Cochonilhas

Pragas - Cochonilhas

Um fato interessante é que nem sempre a planta que está no vaso, que tem cochonilhas ao redor,  está infestada com a praga. Em muitos casos a planta do vaso não tem sintomas, mas quem tem é a planta vizinha ou outras próximas. Então se você está lendo esse post agora e já pensando em correr pra fazer uma busca minuciosa nos seus vasos que têm plantas infestadas, não deixe de olhar os vasos próximos também.

Para quem tem bem poucos vasos uma inspeção semanal ou quinzenal é recomendada quando houver infestação. Para quem tem muitos, e que ainda são grandes e pesados, como eu já começa a ficar complicado, mas eventualmente eu tento limpar os vasos e se tem infestação eu já olho tudo e faço uma limpeza onde encontro os focos de cochonilhas.

Para limpar o vaso eu uso uma esponja ou uma escova de dentes com álcool de limpeza puro ou sabão de côco, que também pode ser substituído por detergente de côco ou neutro.

Não uso o defensivo tradicional para limpar o vaso nesses casos porque não acho necessário. Ao limpar o vaso as pragas serão retiradas completamente com a limpeza. Então não é um caso de tratar e sim de simples remoção e o vaso não é sensível e delicado como as plantas.

Vale lembrar também que normalmente as pragas se escondem embaixo das folhas.

Pragas - Cochonilhas

Pragas - Cochonilhas

Quanto aos vasos é nítido que elas gostam mesmo é dos de barro e cerâmica. Nos vasos de plástico e nos de metal eu nunca encontrei colônias.

Outros locais que escondem pragas são os suportes de madeira, elas adoram eles. Se tiverem orifícios como os de bambu elas amam mais ainda. Elas também gostam de paredes com textura e é comum encontrar no rejunte das paredes de tijolinho. Então como se não bastasse a vigilância com as plantas, recomendo observar todos esses elementos que podem ter colônias de pragas também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *