Pepino
Legumes e Verduras

Pepino

Eu gosto de pepino, não amo, mas gosto, e como tudo é motivo para plantar alguma coisa aqui em casa resolvi procurar as sementes e começar uma nova experiência já que nunca tinha plantado pepino antes.

Fui toda feliz ao mercado comprar um pepino, mas depois de partir o dito cujo cheguei a conclusão que retirar as sementes não era tão simples quanto eu pensava e fui então à Cobasi e comprei o bom e velho saquinho de sementes.

Como sempre esperei a lua certa e plantei uma única semente e já no vaso definitivo. Confesso que eu fiquei tensa porque sempre faço as estufas com o plástico filme como já mostrei no blog, mas eu estava sem espaço por conta de uma superpopulação de mudas de pimenta. Felizmente não fiquei tensa por muito tempo porque depois de 5 dias a semente germinou.

Depois da germinação bem rápida a muda cresceu absurdamente. A única outra planta que eu já vi crescer tão rápido foi a ipomoea purpurea e acho que o pepino foi ainda mais rápido! Em poucos dias a muda estava imensa, com folhas enormes e subindo loucamente pelos bambus que eu usei como suporte.

A floração também foi muito rápida e com cerca de 35 dias a muda estava lotada de botões. Nem as ipomoeas que são bem ligeirinhas dão flores em tão pouco tempo.

Os cuidados que tive com a muda foram os básicos: muito sol (ele é bem resistente ao sol forte) e as regas mantendo sempre o substrato ligeiramente úmido porque quando seco demais a muda sentia e ficava murcha, mas depois se recuperava. Além disso usei adubo por volta dos 30 dias misturado ao substrato e adubo líquido nas regas a cada 7 ou 15 dias.

A planta em si tem o caule muito parecido com o do tomateiro, mas as folhas são completamente diferentes, são enormes e bem largas. O pepino também tem gavinhas (como as dos maracujás) que usa como suporte para se agarrar e crescer verticalmente então se for plantar sementes não deixe de colocar bambus ou varetas quando a muda estiver com dois pares de folhas e pense que ela cresce muito então espeto de churrasco não vai resolver. As flores são de cor amarela bem forte e você encontra tanto machos quanto fêmeas na mesma planta e é bem fácil de diferenciar. Na minha muda nasceram apenas duas flores fêmeas, uma delas eu perdi porque não polinizei manualmente a tempo e a outra eu polinizei, mas o pepino não se desenvolveu completamente.

Como eu disse plantei direto no vaso definitivo, então nunca houve um transplante e provavelmente o fato do vaso ser bem grande ajudou muito no crescimento do meu pepino precoce.

Clique na primeira foto e passe uma a uma para ver toda a galeria ou clique em cada foto individualmente para ampliar.

22 respostas para “Pepino”

    1. Fabíola o pepino japonês é uma espécie diferente sim. Você pode comprar um pepino japonês e tirar as sementes para o plantio ou ver se encontra sementes da Isla, feltrin ou topseed dessa espécie. : )
      Abraços Floridos

  1. Plantei pepinos em vaso e estava feliz porque estava florindo muito e com muitos filhotinhos, porém quase todos acabam amarelando e morrendo. Até agora poucos frutos vingaram, e não não foi por falta de regas, adubação ou tutoramento. Mas me frusto porque 90% delas amarelam e morrem!!!. O que está errado???

      1. Meu tempo é muito limitado e não consigo responder tão rápido quanto eu gostaria. Mas já consegui responder sua pergunta. Qualquer dúvida estarei à disposição.
        Abraços Floridos

    1. Irene a planta secou ou os próprios frutos? Se foi a planta é normal, ela é anual e morre depois de produzir. Se amarela e morrem ainda bem pequenos provavelmente é porque não houve polinização. As flores fêmeas já nascem com pequenos pepinos, mas para vingarem precisam ser polinizaras.
      Abraços Floridos

  2. oi querida, acompanho seu blog sempre que posso, sou entusiasta e super iniciante, tenho aprendido mto aqui! Eu plantei pepino japonês, tirei as sementes mesmo. Não vi qual é este que vc plantou, mas tou pra te dizer que os meus japinhas tão cansados. Saiu um brotinho bemmm discreto faz varios dias, já plantei há uns 30 dias e tá nisso… Depois de ler seu relato fiquei encucada!!! k Vou ver se compro sementes, ahco que vai ser melhor, sabe? kkk Bjs!

    1. Olá Marcia! Pode ser falta de sol. Eles crescem mais rápido no sol e quanto mais sol, mais rápido. Você pode plantar mais sementes, mas não descarte essa muda. Acho que uma simples mudança de local pode resolver. É bom também observar a planta e ver se não há pragas.
      Abraços Floridos

  3. Oi Bruna tudo bem?
    Gostei de ver que o pepino cresceu rápido. Você plantou uma única semente e deu vários botões, que legal!!
    O método de polinização é só pegar o pólen da flor macho e por na flor fêmea? A florzinha macho tem que polinizar também?
    Abraços!!

    1. Olá Ana Paula! Para polinizar você pode pegar o pólen da flor macho com um pincel pequeno e passar nas flores fêmeas ou retirar da planta uma flor macho, abrir as pétalas dela e ir passando nas fêmeas. As flores macho não geram frutos, então não precisam ser polinizadas.
      Abraços Floridos

    1. Olá Jessie! Já tentou polinizar a flor fêmea? Basta pegar uma flor macho, puxar as pétalas para trás e esfregar nas flores fêmeas. Tente fazer isso e me diga se deu certo depois ; )
      Abraços Floridos


      1. As flores caem sem formar frutos, mas pode haver a polinização por algum inseto e mesmo sem a polinização manual você terá pepinos.
        Abraços Floridos

    1. Olá Rodrigo! Eu já tinha visto esses melões e quase comprei sementes deles nas minhas últimas compras, mas desisti porque achei que a planta era enorme, mas depois do seu comentário fui pesquisar e vi um blog com fotos da planta numa varanda de apartamento e dando frutos. Ao invés dele comprei sementes de melão andino, mas esse demoram mais para germinar e tem crescimento lento. Com certeza o melão tigre estará na minhas próximas compras. Muito obrigada pela dica! Fiquei louca agora para ter uma muda, rs.
      Abraços Floridos

    1. Oi Camila! Adorei seu blog. Vou adicionar o link aqui : )
      Eu gostaria de poder viver para cuidar das minhas plantas e publicar no blog, mas trabalhando e estudando para concurso eu não tenho tempo pra nada mesmo.
      Abraços Floridos

  4. Eu adoro pepino Bruno. Faço uma saladinha com fatias bem fininhas do pepino e tempero com shoyu, azeite, orégano desidratado e um pouco de vinagre balsâmico (se não o limão). Deixo na geladeira para dar uma marinada, fica uma delícia. Vou comprar sementes para testar.
    Plantei abobrinha menina (semente de pacotinho e sem defensivos da isla) e eu abobrinhas enormes. Uma chegou a medir 48 cm. O jiló só vingou um pé, mas em contrapartida dá muitos frutos. E olha que não cuido muito por falta de tempo, só molho a horta. Mas irei me dedicar mais ao plantio.
    Parabéns pelo pé de pepino, rs

    1. Olá Cláudia! Gostei dessa receita, vou experimentar.
      Plantar nossos próprios legumes e frutas é muito gratificante por todo o processo de crescimento da planta que podemos acompanhar e também porque normalmente são bem mais suculentos e saborosos do que os de supermercado cheios de agrotóxicos. Parabéns pelo sucesso que você teve 🙂
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *