Rabanetes
Legumes e Verduras

Rabanetes

Fiquei muito tempo tentando cultivar rabanetes, mas finalmente consegui obter sucesso e agora vou falar sobre tudo que é necessário para fazer o cultivo dar certo.

Variedades

Todo mundo conhece aquele rabanete vermelhinho ou meio rosado, mas existem muitas variedades de rabanete por aí.Rabanetes

Algumas variedades têm desenvolvimento bem rápido, outras bem mais lento. Eu já plantei muito a variedade bright lights e agora estou plantando o melancia, ambos eu comprei no ebay na época que isso ainda era possível. O primeiro se desenvolve muito rápido, já o segundo é de desenvolvimento lento.

Também tenho aqui em casa o rabanete comprido branco, mas têm outras como o rabanete negro que é bem exótica e os rabanetes sparkler e cometa que são super comuns.

Vale a pena começar com o sparkler, cometa ou bright lights que são fáceis de cultivar e crescem muito rápido.

Plantio

Para cultivar rabanetes é necessário um vaso entre 10 e 15 cm de altura se for algum rabanete do tipo redondinho e pequeno como bright lights, sparkler e cometa. É nesse vaso que as sementes serão plantadas. Sugiro uma mistura de substrato e húmus de minhoca em partes iguais.

É muito importante semear direto no local definitivo. Se as sementes forem plantadas em outro local e depois transplantadas, corre-se o sério risco de ter rabanetes deformados.

Muda de Rabanete

Outro fator que é importante para evitar deformações é o substrato, que deve ser leve, solto e sem pedras ou compacto demais. Por isso não coloque o substrato no vaso e fique apertando porque eles gostam de terra fofa e com boa drenagem.

Diferente das cenouras, os rabanetes não precisam de vasos altos, nem muito grandes, mas deve-se tomar muito cuidado para que o caule não fique exposto, o ideal é que fique todo ou quase todo abaixo do substrato, afinal é ali que vai se formar o rabanete. O problema é que os rabanetes tendem a germinar e ficar super compridos, saindo demais do substrato. Para resolver isso, como eu uso vasos pequenos para eles, planto as sementes dois a três dedos abaixo da borda do vaso. Quando eles germinam eu só completo o substrato cobrindo o caule.

Sabe aquela distância que sempre deve ter entre uma planta e outra quando semeamos, mas ninguém respeita? Com rabanetes ela tem que ser respeitada e eu descobri isso depois de muitas tentativas mal sucedidas, sem saber porque meus rabanetes não se formavam. Um belo dia experimentei plantar uma semente apenas por vaso, ao invés de duas ou três, e pronto, nunca mais tive problema para ter rabanetes. Às vezes as soluções são mais simples do que a gente imagina.

As sementes de rabanete germinam muito rápido, entre 3 e 7 dias mesmo em épocas mais frias, por isso eles são excelentes coringas na horta, porque podem ser plantados o ano inteiro. Pode ser usado o plástico filme para cobrir o vaso, mas com os meus não uso. Uso essa técnica apenas para as cenouras que demoram mais para germinar.

Assim que as mudas germinarem vão começar a crescer em altura, deixe crescer por uns 3 dias e então cubra toda ou quase toda a altura do caule com substrato.

Cultivo

O sol é fundamental, quanto mais sol melhor. A falta de sol pode ser uma das causas para os rabanetes não se formarem, então nem adianta plantar em local com muita luminosidade, mas sem sol.

Rabanetes gostam de substrato levemente úmido, sem ser encharcado e como também gostam de muito sol deve-se ter cuidado com as regas, que devem ser frequentes. O substrato nunca deve estar seco demais.

Rabanetes

Após o plantio eu uso apenas o adubo líquido uma vez por semana e mais nada até a colheita, até porque rabanetes têm um ciclo de vida bem curto. Não há necessidade de abusar de adubos, eles realmente não precisam e deve-se evitar excesso de adubos ricos em nitrogênio porque pode prejudicar o crescimento das raízes.

Normalmente eu falo sobre pragas quando faço um post detalhado como esse sobre algum tipo de planta, mas meus rabanetes nunca tiveram qualquer tipo de praga, mais um motivo para eles serem presença obrigatória numa horta.

Fazendo o plantio como foi recomendado, tendo sol suficiente e mantendo a umidade não deve haver problemas no cultivo dos rabanetes, isso no mundo ideal, mas no mundo real há muitos problemas. Eu já mencionei no começo desse post que levei muito tempo para conseguir cultivar essas criaturinhas e foram vários testes e experiências até eu entender onde estava errando, por isso segue uma breve lista das possíveis causas para os rabanetes não se formarem:

– Muitas mudas para pouco espaço => Tente cultivar apenas uma por vaso, especialmente se o vaso for pequeno.

– Falta de sol = > Troque o vaso de lugar.

– Temperaturas muito altas = > Algumas variedades de rabanete preferem temperaturas mais amenas, procure adequar a variedade ao clima de onde mora ou à estação do ano.

– Excesso de nitrogênio = > O abuso no uso de adubos pode prejudicar o crescimento das raízes, diminua ou suspenda os que são ricos em nitrogênio.

– Substrato compactado demais = > Deixe o substrato mais leve e solto antes de plantar e retire qualquer pedra que possa ter para que as raízes cresçam saudáveis.

Colheita

A colheita de rabanetes normalmente ocorre entre 30 e 45 dias após o plantio, mas esse prazo pode se alongar se for uma variedade de crescimento mais lento.

O momento da colheita depende da variedade e só observando é possível saber quando colher. Os bright lights eu costumo colher quando estão com a cor bem forte e com 3 a 4 cm de diâmetro. Essa regra pode ser usada para todos os rabanetes do tipo redondinho e pequeno como sparkler, cometa, entre outros.

Rabanetes

Para colher não tem segredo, basta segurar firme na junção entre a folhagem e a raiz e puxar. Eles costumam sair do substrato com muita facilidade. O ideal é consumir logo após a colheita ou no mesmo dia, mas se não for consumir já lave e guarde caso contrário as folhas ficarão murchas.

Consumo

Os rabanetes são legumes picantes, alguns mais suaves outros muito fortes. Diz a lenda que as regas mais frequentes podem suavizar o sabor, mas nunca testei isso. Felizmente os que colhi até agora eram crocantes, suaves e muito sabororos, mas ainda não provei o rabanete melancia, que dizem ser mais picante.

Ao colher não descarte as folhas. Toda a planta pode ser aproveitada, inclusive as cápsulas de sementes, caso seu rabanete passe do ponto de colheita e é nítido que passaram do ponto quando estão mais duros e picantes do que deveriam ser.

13 respostas para “Rabanetes”

    1. José isso pode ter muitas causas e é bastante comum, por isso mencionei no próprio post as causas que podem levar a esse problema e como resolver cada uma. Veja se você identifica algo que pode estar relacionado ao seu cultivo.
      Abraços Floridos

  1. Olá! Para o rabanete é preciso fazer a camada de drenagem no fundo? Tenho visto alguns vídeos sobre e nenhum faz… Fiquei na dúvida!

    1. Não Helena, não há necessidade. Pode completar todo o vaso com a mistura que preferir sem fazer essa primeira camada de drenagem.
      Abraços Floridos

  2. Finalmente rabanetes! Como foi a emocao da colheita?

    Vou usar suas dicas quando o sol bater na janela do meu quarto.

    Meus tomates red robin estao crescendo, mais doq eu esperava – agora tenho experiencia! Acredito q em algum momento quando o sol batetr na janela da sala os frutos virao!

    Nao sabia q vcn gosta de cozinhar, tenho uma receita de focaccia q serve p usar as coisas da horta… :p

    1. Denise foi ótimo colher pela primeira vez e estavam tão saborosos. Colher o que produzimos é sempre muito bom. : ) Tomates mesmo sem sol frutificam, mas demora bastante e os frutos vem em menor quantidade.
      Abraços Floridos

  3. Olha, como já tinha falado no Instagram, comprei sementes de rabanete melancia, mas como estou para me mudar, tinha decidido esperar para plantar quando estivesse no ap novo. Mas vi os seus e decidi tentar duas sementinhas.
    Pena que não li o post antes de plantar, e coloquei 2 sementes, mesmo que separadas, no mesmo vaso.
    Vamos ver o que acontece.
    Outra coisa que fiz errado, não coloquei direto no sol. Tive medo pelas sementes. Que tontice a minha! Quando plantamos numa horta, elas não ficam logo de cara à intempérie? Claro que sim! Rsrs.

    1. Pode deixar as duas no mesmo vaso Mari, depois você separa porque pode ser que só uma germine. Eu aconselho a colocar no sol considerando que o sol do outono não é tão forte, mas na primavera e verão é melhor deixar só no sol da manhã até germinar, regando sempre.
      Abraços Floridos

  4. Boa tarde,
    Eu cheguei a plantar em uma bacia de plastico e tive 50% de sucesso. No meu caso não teve um desenvolvimento muito grande. Apesar de ter colhido aproximadamente com quase dois meses.
    Mais estavam saborosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *