Redescobrindo as Suculentas
Cactos e Suculentas

Redescobrindo as Suculentas

Como vocês já sabem eu sou maníaca por sementes, tomates, pimentas, ipoméias, etc, e agora também maníaca por suculentas. Como se eu precisasse ser maníaca em relação a mais alguma coisa…

suc_07 (1)

Eu sempre adorei suculentas, não que eu me lembre de alguma planta que eu não gosto, mas achava lindas as formas, cores e texturas diferentes delas. Vivia comprando mudas, mas mais cedo ou mais tarde as perdia. Nunca tive “mão boa” para elas e sempre matava as pobrezinhas por causa do meu excesso de zelo (leia-se de água).

suc_03 (1)

suc_00 (1)

Por causa desse passado negro, fiquei muito tempo sem ter suculentas, mas ao ler o blog da Camila, que eu adoro, o Diário de uma Sementeira, e ver o post sobre suculentas no qual ela mostra várias mudinhas eu fiquei louca de vontade de voltar a ter suculentas, só que dessa vez eu decidi que ia pesquisar muito para ter sucesso com elas.

suc_08 (1)

Obviamente eu pesquisei e isso só piorou meu estado de loucura. Encontrei idéias fantásticas, plantas lindas, imagens maravilhosas de vasos de suculentas, descobri os jardins de fadas (óbvio que já estou providenciando um) e a cada blog ou site que eu visitava a situação piorava. Eu queria muitas suculentas, queria todas as suculentas que eu via.

suc_09 (1)

Pesquisando mais descobri que são super fáceis de propagar por semente e começou a caça enlouquecida às sementes de suculentas e cactos. Depois de conseguir as sementes comecei as experiências, aquelas que eu sempre publico depois passo a passo, e por enquanto estão indo muito bem para minha felicidade. Além do plantio das sementes estou aprimorando a propagação por folhas e depois também vou mostrar passo a passo a mistura de dicas e técnicas que deu o melhor resultado.

suc_05 (1)

suc_04 (1)

Feitas as devidas pesquisas e experiências e muitas sementes e mudas depois, fiz esse post para mostrar as minhas novas preciosidades. Por enquanto elas estão ótimas, se desenvolvendo bem e sem sinais de morte por afogamento. Além de conseguir mantê-las saudáveis, já tenho muitas folhas criando raízes, algumas já formando as mudinhas novas e várias sementes germinando.

suc_06 (1)

Estou preparando alguns posts sobre as suculentas, como cuidar, como preparar o substrato, propagação por folhas, cultivo a partir de semente, etc. Até lá, quem tiver dúvidas pode me escrever e vou tentar ajudar na medida do possível, se eu não souber ajudar indico quem saiba e se alguém tiver sementes de suculentas me mande um e-mail e podemos combinar trocas.

suc_02 (1)
Fiz dois vasos com mudas variadas de suculentas
suc_01 (1)
Aos poucos, à medida que elas crescerem, vou tirando as mudas e passando para vasos individuais

25 respostas para “Redescobrindo as Suculentas”

  1. Oi Bruna! Comecei a me aventurar agora nesse “mundo” das suculentas e consigo entender bem como você se sente rss… E vou ficar de olho nas suas dicas! Um grande abraço!

  2. Oi Bruna ! depois de ler seu blog e ficar seguidora, resolvi comprar 2 mudas de suculentas, que estavam em um mini vasinho cada uma, resolvi trocar para um maior, depois de algumas semanas algumas folhas estão caindo, venho tentado propagar estas folhas sem resultado. Pergunta: é normal cair assim? Não usei o o tal biomix,
    eu molho 1 v por semana.

    1. Daniela demora bastante, o crescimento é bem lento, mas não sei dizer exatamente o tempo. Chutando eu diria que por volta de 1 ano.
      Abraços Floridos

  3. Oi Bruna! Também sou colecionador de suculentas, porém tenho uma echeveria que despetálou toda e no seu topo cresceu uma nova muda. Como faço o cultivo dessa nova muda?
    Bjs
    Obrigada
    Renata

    1. Renata acredito que você poderia cortar o topo e plantar novamente, mas sugiro que você converse com a Camila do blog Diário de uma Sementeira, ela é super fã de suculentas e sabe muito sobre elas. : )
      Abraços Floridos

  4. Oi Bruna, sou uma viciada em suculentas, seu blog é maravilhoso! Parabéns! Tenho muitas suculentas e a cada dia vou fazendo testes de qual forma tratá-las melhor. Comprei algumas sementes da China e não nascem nem com bomba… Aliás nasceram umas plantas estranhas, vc sabe qual a melhor forma de plantar? Eu plantei em estufas de garrafa pet, mas depois que as sementes nascem e eu abro a estufa elas morrem , estou triste com isso.

    1. Layana eu nunca plantei suculentas, apenas cactos e mostrei todo o processo no blog. Veja o post “Cactos”, mas que eu saiba as suculentas seguem o mesmo processo. Tente usando as dicas desse post, mas se as sementes não foram viáveis ou não forem de suculentas não dará certo de qualquer forma. : ( Também já ouvi dizer que algumas suculentas demora muito para germinar e já até plantei algumas sementes e nenhum germinou.
      Abraços Floridos

  5. Mt show seus relatos de extresse hidrico por excesso. foi bem verdadeiro, ja que sao plantas adaptadas ao deficit. To tentando fazer uma coleçao dessas plantas pra começar os meus terrariuns.

  6. olha eu novamente,vou colocar um endereço virtual,de uma olhada talvez ache plantas diferentes.Sambalina sementes-Nova Petrópolis RS.

  7. Boa noite, Bruna! Adorei seu blog e, por isso, te mandei um email pedindo umas diquinhas. rs… Mas, ainda não tive resposta sua! :(… Poderia dar uma olhadinha, quando possível. Obrigada! Simone.

    1. Olá Simone! Vou ver se já respondi, mas eu realmente não consigo, atualmente, responder tão rápido quanto eu gostaria. Eu trabalho o dia todo e quando não estou trabalhando estou estudando até de madrugada, então não tenho tempo. Respondo na medida do possível, mas não deixo ninguém sem resposta, pode ficar trânquila ; )
      Abraços Floridos

  8. A Camila e a Bruna são tesouros! É bem mais fácil consultar as vossas publicações para ter algum sucesso com plantas, do que simplesmente ir a uma floricultura!

    As suas suculentas estão de “dar água na boca”… Lindas!

  9. Olá Bruna! Parabenizo voce pelas suculentas, realmente são lindas demais. Também sou fascinada por elas. Tenho algumas, mas não sei tirar sementes delas. Gosto mais de tirar mudas pelas folhinhas, são fáceis de brotar. Ás vezes, quando vou regar sempre cai alguma folhinha e deixo no cantinho do vaso, quando volto já está cheia de mudinhas, acho lindinho quando elas brotam. Esses dias, estava com uma cheveria linda  no vaso, quando vi esta semana me roubaram ela, fiquei bastante triste. Mas deixa prá lá. Compro outra, e tudo bem, só espero conseguir outra igual, por que ela era diferente pouco  já vi dela. Estava aqui pensando, voce bem que podia passar a gostar também de GERANIOS, esses é que são lindos demais. Estou começando uma coleção. E seria bom, se voce também gostasse p/ voce me ajudar, conseguindo mudas, sementes e nos orientando como cuidar. Tenho tentado comprar mudas ou semente de geranios diferente, só que é tão difícil. Sobre as suculentas não jogue muita água elas adoram ficar sequinhas, elas sobrevivem somente com a água do ar. Jogue somente 1 vez por semana se tiver muito seca, senão, deixe ficar mais seca p/ aguar. Quando voce souber como tirar semente das suculentas, passa p/ mim. Obrigada. A Paz.

    ________________________________

    1. Olá Tania! Quanto às sementes das suculentas você só consegue tirar se elas derem flor e posteriormente formarem os frutos. As minhas sementes eu comprei as sementes no Garden Mania e gostei muito do atendimento. Quanto aos gerânios eu amo! Tenho gerânios pendentes em dois vasos e eles não gostam de muita água. Rego uma vez por semana normalmente, borrifo leite uma vez por semana porque eles são sensíveis à fungos, principalmente ferrugem, e uso o adubo líquido na rega uma vez por semana. Nunca plantei sementes de gerânio, então nesse caso não tenho experiência para te passar.
      Abraços Floridos

  10. Amo suculentas !!! Eu tenho plantadas em xicaras e fica um charme !!! Ja “matei” algumas por excesso de zelo tambem, mas a gente aprende ne ? Plante numa xicara, vc vai amar !!! Abraço. Queria enviar as fotos, mas nao sei como fazer, kkkkk. Quando meu filho chegar peço para ele me ensinar, kkkkkkkk, ai, tecnologia !!!!!!

    1. Olá Luzia! Eu já vi várias plantadas em xícaras, mas aqui em casa só se for pra colocar na varanda, senão os exterminadores de mudas (leia-se os gatos) vão destruir tudo, rs.
      Abraços Floridos

  11. Olá, Bruna Havia falado com você que estou experimentando o cultivo de tomates exóticos, não sei se lembra, pois é, dois dos meus vasos, logo no início deram tomates com uma doença que não consigo achar o nome, já busquei em vários sites e nada, talvez você consiga me ajudar. Envio em anexo as fotos dos tomates. Obrigado

    *♫ ♪ ♫ Paulo Fabiano*

    http:// guiafabiano.blogspot.com

    *PROTEJA MEU ENDEREÇO COMO ESTOU PROTEGENDO O SEU* *Sempre que repassar mensagens, faça através de “CCO – com cópia oculta”, e não esqueça de EXCLUIR todos os endereços de e-mail presentes no corpo da mensagem (inclusive o meu) antes de enviá-la. DIVULGUE ESTA DICA!!! *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *