Sementes de Ipomoea (Ipoméia)
Da Semente à Flor

Sementes de Ipomoea (Ipoméia)

Vejo (graças ao wordpress) que muita gente entra no blog pesquisando sobre como colher sementes de ipomoea por isso resolvi fazer esse post mesmo que ninguém me aguente mais falando dessa trepadeira, de tomates e de pimentas.

É muito fácil colher sementes de qualquer tipo, pelo menos que eu conheça, de ipomoea. As cápsulas com sementes são bem visíveis e se abrem com facilidade, bem a cara das ipomoeas em geral que adoram sair se espalhando por aí.

Vou mostrar para vocês como colher as sementes de dois tipos de ipomoeas que costumo cultivar: a purpurea e a quamoclit. Basta plantá-las uma vez e você as terá sempre pegando as sementes e plantando a próxima geração e assim por diante. Isso se elas não se “plantarem” pra você.

Todos os anos eu retiro as sementes para plantar no ano seguinte e todos os anos tenho flores lindas na minha varanda.

8 respostas para “Sementes de Ipomoea (Ipoméia)”

  1. Gostaria de saber, se é a mesma que vejo nos campos.Moro em MG, vejo azul e branca. A semelhança é muito. Obrigada

    1. Neusa sem ver fotos não tenho como te dizer se é a mesma, mas acredito que não. Existem muitas variedades de ipomoea.
      Abraços Floridos

  2. Bruna,
    Onde achamos ipomoea vermelha e purpúrea? Hoje mandei buscar a azul, na Toca do Verde, só encontrei essa.
    Abraços.

    1. Olá Adeita! A vermelha seria a rubra? Se for, dessa eu nunca vi sementes para vender. A minha muda eu comprei em Holambra porque não encontrei em SP capital.
      Já a purpurea você encontra com facilidade. Na Toca do Verde deve ter dela. A isla e a Topseed tem sementes também e você pode encontrar em casas de jardinagem e às vezes em grandes supermercados e em lojas de animais.
      Depois me avise se encontrou ; )
      Abraços Floridos

    1. Olá Caio! Sementes de morango normalmente se acha com facilidade até em supermercados, mas se você não encontrar os saquinhos de sementes à venda pode retirar da própria fruta e acho até bem melhor do que as de saquinho, apesar de pouco prático : )
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *