Ipoméia (Ipomoea Purpurea)
Flores

Ipoméia (Ipomoea Purpurea)

A ipomoea purpurea é uma planta muito especial pra mim. Minha paixão pelo plantio de sementes começou com ela vários anos atrás. Na época ela foi uma das melhores experiências que tive com sementes e a primeira super bem sucedida.

ipomoea purpurea - Ipoméia

Quem acompanha o blog sabe que eu adoro plantar sementes e ver minhas plantinhas crescendo. É uma enorme satisfação para mim acompanhar esse processo e as ipomoeas nunca decepcionam. Essas plantas trazem uma alegria imensa ao longo do crescimento, porque crescem muito rápido e as flores são lindas, deixam qualquer lugar com mais vida.

Esse post sobre as ipomoeas na verdade foi um dos primeiros do blog e não tinha muita informação sobre o cultivo delas, apesar de trazer o registro de todo o processo de crescimento. Como planto ipomoeas com frequência, decidi revitalizar o post acompanhando novamente todo o crescimento, mas dessa vez vou colocar aqui todos os detalhes sobre essa espécie maravilhosa pela qual tenho tanto carinho.

ipomoea purpurea - Ipoméia - Azul Clara

Na loja Sementes do Jardim você pode comprar sementes de ipomoea purpurea separadas por cor.

Germinação

As ipomoeas já começam a trazer alegria a partir da germinação, que é bem rápida. Se forem colocadas para germinar no algodão ou no paninho limpa-seca-germina as sementes estarão visivelmente germinando em dois ou três dias. Se forem colocadas para germinar direto no substrato entre 5 e 10 dias as brotações surgem, mas isso considerando que as condições de germinação são as ideais. Para germinar ipomoeas é necessário calor, temperaturas acima de 25 graus, e umidade constante, porém sem excesso.

As minhas sementes eu costumo colocar para germinar antes fora do substrato e depois, quando já estão iniciando a germinação, eu planto. Com as ipomoeas foi assim. O plantio foi feito no dia 11/09/17 e as mudas estavam já plantadas e germinadas no substrato em 17/09/17.

ipomoea purpurea - Ipoméia
Muda de ipomoea purpurea 6 dias após a germinação

Para o plantio das sementes em processo de germinação preparei uma mistura de partes iguais de húmus de minhoca e substrato pronto para preencher o vaso.

As mudas ficaram nesse vaso por volta de 20 dias até estarem um pouco maiores e mais resistentes para serem plantadas no local definitivo.

Plantio

Ipomoeas podem sentir bastante o replantio para outro vaso, portanto recomendo seguir três regras básicas para fazer esse processo. Essas regras servem para qualquer planta, mas para as ipomoeas são fundamentais para evitar a perda da muda.

ipomoea purpurea - Ipoméia
Uma das características fofas dessa variedade são as folhas em formato de coração

A primeira recomendação é sempre fazer replantios no fim da tarde sem sol e quando a temperatura já está mais amena ou fazer em dias frios, chuvosos ou nublados. Dessa forma a planta não sentirá tanto a mudança. Replantar uma muda em um momento que o sol está quente e sobre ela pode ser fatal mesmo para variedades mais resistentes.

Após esperar o momento certo ou o dia certo para fazer o replantio o ideal é regar o vaso antes de replantar. Isso deve ser feito imediatamente antes. Então regue e já comece a retirar a muda.

A última recomendação, e muito importante, é sempre preservar o torrão. Deve-se retirar a planta do vaso mantendo todo o substrato original ao redor das raízes. Quanto mais do substrato for possível aproveitar melhor e quando digo aproveitar não é simplesmente pegar de um vaso e jogar para outro independente da planta, tem que ir tudo junto em um bloco único. Se o vaso do qual for retirada a planta for pequeno use uma pá e pegue tudo de uma vez, assim fica bem mais fácil evitar que na transferência de um vaso para outro o substrato se solte das raízes.

Tem um post e vídeo no blog explicando como fazer esse processo.

Normalmente eu replanto as mudas em vasos que serão só delas, então preparo o vaso, preenchendo-o inteiro com substrato e adubos, fazendo as devidas proporções. No caso das minhas ipomoeas o vaso já estava montado e tinha uma muda de pimenta, que foi plantada usando duas partes de substrato vendido pronto, duas partes de húmus de minhoca e uma parte de esterco bovino. Recomendo essa mesma mistura para o plantio das ipomoeas em um vaso no qual ficarão sozinhas.

Para fazer o replante das mudas primeiro retirei um pouco do substrato das pimentas, passando para outro vaso que estava próximo e tinha espaço. Depois acrescentei uma pá bem cheia de esterco bovino bem curtido e misturei ao restante do substrato. Plantei as mudas de ipomoea e reguei todo o vaso em seguida.

Como as ipomoeas podem sentir bastante mudanças de vaso se o processo não for feito adequadamente, não recomendo ficar trocando. Então no máximo germine em um e depois coloque em outro definitivo ou já plante direto no definitivo.

Sol

Essas criaturas lindas amam sol. Ipomoeas purpurea são plantas de sol pleno, mas vale aquela regra básica, quanto mais sol de mais água elas vão precisar e elas gostam de umidade.

Se elas forem cultivadas com pouco sol irão crescer, porém mais lentamente, as folhas vão ficar verdes bem escuras e elas vão florescer menos, muito menos. No sol elas crescem e florescem loucamente, então sugiro achar um cantinho para elas crescerem que tenha pelo menos algumas horas de exposição direta.

ipomoea purpurea - Ipoméia
Algumas folhas danificadas pelo vento

Normalmente, mas não necessariamente, locais com mais sol são abertos e mais expostos ao vento e isso pode ser um problema se for um vento forte. Elas não gostam de vento, mas toleram, porém se for forte pode danificar a planta.

Rega

Ipomoeas gostam de umidade, então o ideal é manter o substrato levemente úmido entre as regas. As minhas são cultivas em um vaso grande de cerâmica e são regadas todos os dias, exceto em dias frios ou chuvosos.

ipomoea purpurea - Ipoméia
As folhas vão ficando cada vez maiores ao longo do crescimento

Essas plantas não toleram substrato seco. Elas murcham rápido, podem sentir muito e não se recuperar, então é importante ter atenção com as regas e evitar que falte água, especialmente em épocas de muito calor como verão e primavera.

Claro que mesmo que elas gostem de umidade não se deve encharcar o substrato, isso também não fará bem à planta.

Adubos

Essas não são plantas exigentes com adubo, mas é claro que faz toda a diferença no crescimento e floração delas.

Eu uso e recomendo húmus de minhoca na mesma proporção do substrato pronto ou outra mistura que for preparada e esterco bovino ou de aves bem curtido. Quanto ao esterco a proporção vai depender do tipo usado. Para quem usa farinha de ossos também é uma boa opção para estimular a floração.

ipomoea purpurea - Ipoméia

Além desses adubos misturados ao substrato uso também leite diluído e adubo líquido, borrifando a planta uma vez por semana. O leite deve ser aplicado sempre pela manhã em dias de sol. Clique nos links e veja os posts para mais informações.

Pragas

A ipomoea costuma ser uma planta resistente a pragas, mas é bom estar sempre atento à pulgões e cochonilhas, principalmente.

Outra praga que eventualmente aparece nas minhas mudas é o ácaro vermelho, que prejudica bastante a planta e exige cuidado e um tratamento bem feito para ser erradicada.

Além dessas pragas que mencionei tive uma vez problema com um fungo chamado antracnose, que é muito agressivo, mas não é algo comum nas ipomoeas, felizmente.

Floração

É sensacional cultivar ipomoeas pela beleza das flores e pela rapidez com que elas surgem. Essas são plantas anuais, portanto tem um ciclo de vida breve, no qual crescem, florescem e produzem sementes (muitas sementes) em um curto período de tempo.

As minhas mudas germinaram no dia 17/09/17 e a primeira flor abriu no dia 16/12/17, 3 meses depois. Isso é muito rápido!

Claro que o cultivo influencia muito. Se estão crescendo nas condições ideias certamente vão florescer logo, senão podem não florescer, podem demorar mais ou até morrer antes que isso aconteça.

As flores das ipomoeas são lindas e algo que me chama muito a atenção nelas é que parecem ter luz no seu interior. Elas são encantadoras, não canso de admirar!

ipomoea purpurea - Ipoméia
Toda a luz das ipomoeas

Outra característica marcante das flores dessa variedade é que elas duram apenas um dia. Abrem pela manhã bem cedo e depois que fecham já começam a secar. Apesar da vida curta das flores elas aparecem em grande quantidade. Ipomoeas florescem muito, então todos os dias há flores secando, mas muitas outras abrindo.

74 respostas para “Ipoméia (Ipomoea Purpurea)”

    1. José Renato infelizmente eu não tenho no momento sementes de ipomoea dessas variedades que você gostaria. Algumas marcas de sementes têm ipomoeas, mas são sortidas e você só descobre a cor das flores depois que ela floresce.
      Abraços Floridos

  1. Olá minha amiga Bruninha das Pimentas,

    Essa mensagem é só pra desejar a você e aos seus mais queridos ótimas festas e um Ano Novo que germine e floresça em todos os aspectos da sua vida. Felicidades.

    Abração

    Yucatan

    1. Muito obrigada pelo carinho Yucatan : ). Desejo o mesmo a você e seus familiares. Que o próximo ano seja iluminado para todos nós!
      Abraços Floridos

  2. Sou apaixonado por Ipoméias. A primeira vez que plantei foi em vasos, mas não tive muito sucesso pois não se desenvolveram muito bem. Uns 2 meses atrás eu resolvi plantar elas direto no chão, e pra minha surpresa estão crescendo MUITO bem e MUITO rápido! Estou sempre em busca de outras variedades para aumentar a minha coleção. Segue o link com algumas das minhas. Eu tenho a Ipoméia alba também, uma variedade com flores um pouco menores e com um tom lilás.
    https://drive.google.com/folderview?id=1Nthmd4FzmKQrMr69sStrgC5cbgf9aIX6

    1. Maravilhosas as suas ipomoeas Lucas! : )
      Eu sempre cultivei em vasos e elas crescem super bem, bem até demais, rs, tenho que ficar monitorando e orientando o crescimento senão elas vão para todos os lados, rs. Mas com certeza quando plantadas direto na terra crescem mais e mais rápido.
      Abraços Floridos

  3. Oi Bruna. Achei seu post super interessante e gostaria ainda de tirar algumas dúvidas. Tenho 60 sementes da morning glory e gostaria de plantá-las. No caso de eu usar uma sementeira parecida com a sua, em cada receptáculo da sementeira eu devo colocar apenas 1 semente? No caso de ser mais de 1 semente, eu coloco por exemplo 3 sementes no mesmo buraquinho da sementeira ou 1 semente em cada buraquinho? Quando eu for passar para um vaso maior e caso eu tenha mais de 1 semente no receptáculo da sementeira, eu coloco todas que germinaram no mesmo receptáculo no mesmo vaso ou devo separar em 3 vasos? Eu tenho um ferro no meu quintal que gostaria de cobrir com a trepadeira da morning glory, você acha que devo colocar um vaso com a planta já grande perto e ir amarrando, ou acha melhor eu plantar na terra que tem em volta do ferro?

    1. Sim Claudia, coloque apenas uma semente por célula. Dependendo do tamanho do vaso recomendo o plantio de até 5 mudas se for um vaso maior, se for médio 3 mudas. Pode plantar na terra. Só tome cuidado com as regas porque elas são sensíveis à desidratação. Se murcham sentem bastante. Como elas produzem muitas sementes depois você deve ter varias mudas nascendo espontaneamente. : )
      Abraços Floridos

  4. Bom dia Bruna!
    Obrigada por sua resposta.
    Vejo sempre a gentileza com que você responde a todos. Eu tenho muitas dúvidas. Vou voltar a te incomodar.
    Você é uma flor…
    Abraços floridos pra vc também.
    PS: Adorei essa frase!
    Rita

    1. Fique à vontade para perguntar Rita, não é incômodo algum e até peço desculpas por alguma eventual demora para responder. : )

  5. Parabéns pelo blog. Como você, também adoro ipomoeas. Gostaria de saber onde comprar essas sementeiras de plástico verde, com vários receptáculos (36) que aparecem nas suas fotos. Só encontro contendo 6. Obrigada.

    1. Juliana as de ipomeia rubra eu já vi na loja Tabutins, se não me engano. Veja o post “Onde Comprar Sementes Raras”. Se comprar nessa loja depois comente lá se deu tudo certo ; )
      Abraços Floridos

    1. Olá Deborah! Uso um adubo líquido que eu mesma faço e húmus que minhas minhocas fazem, rs. Você pode ver todo o passo a passo sobre como fazer o adubo líquido no post Adubo Prático-II e como fazer o minhocário em Programa Meu Minhocário Minha Vida. Eu uso também outros adubos orgânicos como torta de algodão e um adubo à base de algas.
      Abraços Floridos

  6. Nossa, eu tinha um vaso fofo de Ipoméia, mas não sabia que era ela. Eu deixei crescer porque amei ver coraçõezinhos no vaso, mas ela acabou morrendo enquanto se enroscava na janela, mas dai vai que tem no meu quintal !!!! Lindas essas florezinhas !!!

    1. Olá Luzia! A ipomoea dá muitas sementes e normalmente nasce espontaneamente nos anos seguintes. Mas caso a sua não tenha deixado sementes para trás, é bem fácil encontrar para vender, tanto da isla quanto da topseed.
      Abraços Floridos

  7. ola eu Luciana adoro flores e achei muito lindo as flores dessa trepadeira a ipomeia já vi essa em um matto perto de uma arvore e com muitas flores azul fico fascinada por elas e gostaria de saber se elas dao sementes ou se pega pela raiz ou estaca poderia tirar minha duvida sobre essa trepadeira desde já eu agradeço a sua resposta

    1. Olá Luciana! Estaquia acho mais difícil, mas ela dá muitas sementes. Veja se encontra as cápsulas. Devem ser semelhantes as das ipomoeas purpurea. Tem um post no blog só sobre a colheita das sementes da ipoméia.
      Abraços Floridos

  8. Ola! Bruna, gostei muito de encontrar mais dicas sobre o cultivo desta trepadeira, semeie algumas sementes em sementeiras; como sempre nascem outras de mato, minha dúvida era saber qual era de fato a semente de epoméia entre elas, mas agora vendo as fotos das sementes germinando fiquei mais tranquilo em saber quais são, me ajudou muito, tenho uma tia idosa querida e uma outra avó que são apaixonadas por plantas e flores, as mudinhas vão ganhar uma tela e vão cobrir uma extensa parede forrando-a toda de verde ate uma altura de 3 metros, a intensão e formar toda a parede de flores bem misturadas em um comprimento de 10 metros de extensão ao lado de um gramado, um grande abraço. Márcio.

  9. Boa tarde bruna , comecei a algumas semanas uma horta suspensa e tambem resolvi tentar germinar sementes de amor perfeitos sortidos topseed eu usei as duas tecnicas e nao germinaram vc poderia me ajudar por favor , e tambem consegui germinar dalia no guardanapo, depois transferi para um copinho, mas estou na duvida de quando mudar para o vaso definitivo.

    1. Olá Elisabeth! Eu também tive pouca sorte com as sementes de amor-perfeito, mas ainda pretendo tentar germiná-las. Se um dia eu conseguir dou as dicas no blog, rs. Quanto às sementes de dália você pode transferir quando tiverem 30 dias ou quando as mudas tiverem a partir de 10cm de altura. Isso é uma regra geral, mas sugiro que você avalie se a planta está desenvolvida o suficiente para um transplante.
      Abraços Floridos

  10. Fiz a semeadura de seis sementes de Ipoméia Púrpura e esta iniciando o quinto dia. Fiquei muito surpresa porque no segundo dia a primeira semente ja brotou, no terceiro, brotaram as demais. Hoje, o vasinho improvisado esta cheio, vou precisar transplantar. Nao sei porque foi tão rápido, será que isso se deu por conta do clima? Moro em Manaus e estamos no verão, +/- 35°.

  11. Olá…. gostaria de começar o plantio de uma trepadeira, para cobrir um muro de 6m por 4m (altura) e preciso muito da sua ajuda!!!!! preciso q seja resistente ao sol, q seja perene e que possa ser plantada em vasos. Li um pouquinho sobre a Ipomea e achei as flores lindas, mas qual tipo devo plantar? e qual o tamanho do vaso? SOCORRO!!!!!!rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    1. Olá Paula! Você pode plantar tumbérgias, alamanda, entre outras. No caso da ipoméia só a rubra é perene e aliás uma das espécies mais bonitas. O vaso deve ser grande, por volta de 40 litros pelo menos.
      Abraços Floridos

      1. Muito obrigada pela ajuda!!!!! ; ) vou dar uma pesquisada nas que vc indicou pra me decidir. rsrsrsrsrs Mas acho q vou ficar com a Alamanda… lembra minha infância!!! 😀

  12. Obrigada, Bruna, plantei a minha ipoméia semana passada e hoje me surpreendi com muitos botõezinhos, acredito que daqui alguns dias ela estará florida, mas fiquei triste em saber que a Gloria da manhã não floresce o ano todo. mas enfim , as flores são maravilhosas. bjo e gostei de te conhecer, seu blog é muito interessante. espero uma visitinha sua.
    bernadethrocha . blogspot.com

  13. olá, sou novata na arte de plantar, mudei à dois anos em uma chácara e estou começando um jardim. Comprei uma muda da ipoméa rubra e uma da purpúrea e plantei próxima a um alambrado achando que cobriria como aconteceria com uma tumbérgia. Mas estou tendo dificuldade em conduzir a trepadeira. Tem alguma maneira certa de fazer isso? Por favor me ajude. aguardo resposta e obrigada.

    1. Olá Bernadeth! Eu aqui já desisti de tentar direcionar as minhas ipoméias. Como são rebeldes! Eu coloco pra um lado e no dia seguinte ela já está totalmente enroscada para o lado contrário, rs. A minha ipoméia rubra eu tentei conduzir como eu queria por mais de um ano, mas certamente devo estar fazendo algo errado, rs, conduzir trepadeiras é uma arte que preciso aprender. No entanto, depois que eu desisti ela começou a crescer pra onde queria e está mais linda do que nunca. Como eu mesma desisti, nesse caso não posso te ajudar com dicas mais precisas, mas o importante é que elas fiquem lindas. ; )
      Abraços Floridos

  14. Oi, Bruna!

    Plantei as minhas no dia 4 de junho, fazendo tudo timtim por timtim do que vc falou. Ontem, 28 de junho, notei que minhas mudinhas estão “tombando”. Será que estão morrendo? O que faço? Socoooorro!!!

    Beijos!

    1. Oi Luana! Me mande uma foto por email assim consigo ter uma idéia do que pode ser. Ela pode realmente estar morrendo ou simplesmente crescendo e precisando de algum tipo de suporte para se enroscar. Vamos torcer que esteja só crescendo : )
      Abraços floridos

      1. Então, Bruna…
        Não tenho teu e-mail, então postei aqui:
        http://www.flickr.com/search/?q=ipom%C3%A9ias%20dod%C3%B3is.
        Perdão, pois também não sei mexer direito no Flickr, mas acho que dá pra ver…
        Hoje borrifei (pela primeira vez) aquele adubinho líquido que vc ensinou para flores (com farinha de osso), para ver se consigo salvar, mas como são bbzinhas, estou temerosa de perdê-las, pois estava sonhando muito com meu muro de ipoméias…
        Aproveitando, eu e minhas plantas agradecemos por suas dicas. Pena eu não ter fotografado o “antes e depois”, mas a diferença é incrível! Exceto pelas Ipoméias; que será que fiz errado? =(

        Bjbj!

  15. Oi! Obrigada por me responder! Eu e meus filhos achamos as sementes … Junto tinha ate uma taturana, rsrs. No susto quase perco as sementes, hehe. Mas tudo bem, e muito bom ver as criancas aprendendo a amar e respeitar a natureza. Aqui eles valorizam muito isso… Arigato ne, abracos.

  16. Ola! Moro atualmente no Japao e meus filhos estudam em escola japonesa. Na primeira serie, eles plantam e cuidam de ipomeias. Estamos agora nas ferias de verao e eles trouxeram as plantas para cuidar em casa. Todos os dias dao uma garrafa de 500ml de agua e anotam quantas flores sairam. Todos os dias saem flores e o professor deles me pediu para observar se saiu alguma semente. Nao entendo nada de plantas… A semente sai de onde… Ela sai dura ou mole… Por favor, se alguem souber… Eles terao que fazer uma redacao sobre a planta e eu nao sei como ajuda-los… Obrigada

    1. Olá Fernanda!

      As sementes saem do mesmo local onde estavam as flores. As flores murcham, secam e no local onde elas estavam se forma uma cápsula. Essa cápsula é verde da mesma cor do caule no início e aos poucos ela seca. Quando a cápsula estiver bem seca você pode abrir e dentro você deve encontrar de 2 a 4 sementes. Abraços Floridos

  17. Olá pessoal!
    Estou plantando algumas sementes de Ipoméia Violacea, mas eu sou uma pessoa muito ‘urbana’, não vivi nem acompanhei muitos plantios ao longo da minha vida.

    Adoraria uma ajuda, estou começando o plantio de varias flores e arvores no meu quintal, pois acredito que a natureza traz luz e vida, mas eu tenho muitas duvidas…
    desde regar ou não a sementeira até quando colocar no quintar e etc… Seria muito encomodo pra alguem de vocês me corresponder por e-mail?

    PAZ E LUZ!

  18. sou apaixonada pela Ipomoea Alba ou dama da noite como é conhecida aqui em São Paulo, lembra minha infância e as pessoas que comigo viviam e não estão mais comigo. Aqui na Capital são poucas pessoas que tem jardim e porisso ficou mais difícil achar um pé dessa planta maravilhosa. Por favor me ajudem. Obrigada.

  19. as minhas estão em uma sacada onde pega sol da tarde agora no verão ..elas chegam a murchar, mas depois que escurece e elas esfriam eu rego e elas sobrevivem…

  20. Oi, Bruna 🙂
    Hoje saiu a primeira flor da minha ipomoea plantada em novembro.
    Após a germinação, na metade de dezembro eu viajei umas 2 semanas e as mudinhas quase morreram, mas eu continuei a cuidar delas assim mesmo e deu certo !!!
    Vou enviar a foto da minha primeira flor para o seu e-mail, se quiser pode postar aqui.
    Bj

  21. Olá, Bruna: também palntei minhas sementes de ipomeia, agora já as transplantei para o local onde vão ficar em definitivo, porem estou com uma duvida, quanto tempo demorão para florescer?? a ramada esta enorme, muito bonita, mas nada de flroes ainda. obrigada Tânia

      1. Olá, Bruna:

        onde as ipomeias estão plantadas pega o sol a partir do meio dia e durante toda a tarde, abraços Tânia

      2. Tânia se elas pegam sol direto devem florescer em breve. : )

        Não deixe de recolher as sementes da sua muda depois. Normalmente a ipomoea purpurea dá bastante semente depois da floração.

        Beijos

  22. A Ipomoea Alba tem na casa da minha família no interior de SP (moro no RS), mas ela não dá sementes e se propaga por estaquia. Já tentei trazer várias vezes as mudas, mas ainda não consegui que sobrevivessem aqui. Se um dia ela produzir sementes eu te falo e se quiser te envio uma. É incrível no final da tarde com o vento vc ver uma a uma se abrir daquele jeito do vídeo 🙂

  23. Oi, Bruna 🙂
    Obrigada pelo retorno… não aguentei a ansiedade e plantei naquele dia mesmo em um substrato qualquer e muitas sementes já brotaram e estão com 2 folhinhas !!!!! Lindas !!!!!
    Você conhece a IPOMOEA ALBA? (moonflower)

    Enquanto a Ipomoea purpurea (morning glory) abre as flores de manhã, a alba abre ao anoitecer, é um espetáculo !!!!!! É maravilhosa !!!

    1. Oi Patrícia!

      Essa eu não conhecia, é linda.

      Gosto muito também da ipomoea horsfalliae (ipomeia rubra). A minha está crescendo muito vigorosa agora e está com muitos botões, em breve vou ter fotos ; )

      Fico feliz que suas sementes tenham germinado. Ver as ipoméias crescerem é muito gostoso, crescem a cada dia. Você vai se apaixonar por elas.

      Abraços Floridos

    1. Olá Patrícia. Tudo bom!

      Eu gosto muito do biomix, principalmente para germinar. Ele costuma manter bem a umidade, então é bom tomar cuidado com as regas para não exagerar. ; )

      Abraços Floridos

    1. Se for a ipomoea purpurea ela se propaga por sementes. Todos os tipos de ipomeia que eu conheço se propagam somente por sementes.

      Procure pelas sementes em cápsulas marrons claras que se formam algum tempo depois que a flor murcha. Nessas cápsulas é possível encontrar de 1 a 4 sementes.

      Abraços

  24. Plantei varias sementes de ipomeia em jardineiras na minha varanda. Elas brotaram bem, e em pouco tempo já estavam se enrolando na grade e produzindo flores lindas. Porem, pouco tempo depois começaram a morrer. Como dão muitas sementes vou replantando sempre, mas nunca consigo que elas cubram a grade, como eu vejo em fotos. O que acontece? Já fertilizei, fiz de tudo mas eleas crescem um pouco e morrem. Por favor, me ajude.

    1. Olá Mara!

      Essa variedade de ipomeia (ipomoea purpurea) é anual, então elas crescem muito rápido, dão flores, sementes e depois de algum tempo morrem.

      As minhas costumam ficar por meses muito bonitas e dão muitas flores, mas depois morrem mesmo. Os galhos secam e ficam só as sementes, que como você eu recolho e planto novamente. Se for isso que acontece com você é normal, esse é o ciclo de vida dessa planta.

      Se você quer uma ipomeia linda, que dê flores o ano todo e que seja perene (não morra após a floração) eu sugiro outra espécie que é a ipomeia rubra (ipomoea horsfalliae):

      http://www.jardineiro.net/br/banco/ipomoea_horsfalliae.php

      Ela é linda, rústica, dá muitas flores e quase o ano inteiro. O único porém é que ela tem um crescimento mais lento do que a ipomoea purpurea.

      Espero ter ajudado. : )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *