Zinnias Cactos
Flores

Zinnias Cactos

Eu sempre gostei de zinnias, elas são lindas e tem cores muito vivas e alegres. Eu já tive algumas por aqui, mas eram das comuns, por isso quando vi as zinnias cactos quis experimentar o cultivo.

Zinnia Cactos

Quando tive zinnias há alguns anos atrás comprei mudas numa viagem a Holambra, não plantei as sementes, então a experiência foi bem diferente. Cultivar a partir de sementes traz outra perspectiva a respeito da planta e a zinnia me impressionou bastante.

Se eu tiver que pensar numa planta ansiosa, penso na zinnia cactos. Essas criaturas lindas levaram dois meses do plantio das sementes até as primeiras flores, o que é muito rápido, muito mesmo.

Zinnia Cactos

As sementes que usei foram de saquinho e a germinação foi tão incrivelmente rápida quanto o crescimento. Apenas 5 dias após o plantio as sementes já estavam germinadas e as mudinhas desesperadas para crescer. Com as zinnias é assim, tudo para ontem! Como se não bastasse elas tiveram uma taxa de germinação de 100%, ou seja, todas as sementes que plantei germinaram.

Quando germinaram as mudas permaneceram na treliça, que é o berçário/creche, dependendo do tamanho da criança. Mas elas não ficaram muito tempo, porque cresceram bem rápido e precisaram ser replantadas.

Ao fazer o replante já as coloquei no vaso definitivo, um vaso grande com 45 cm de altura, que pega sol da manhã e parte do sol da tarde. Apesar desse vaso estar em local que tem por volta de 4 horas de sol diárias, recomendo que as zinnias sejam plantadas onde tenham o máximo de sol possível.

 

As raízes das zinnias não são profundas e por isso elas se tornam uma ótima opção para vasos e inclusive para fazer companhia para outras plantas. O vaso no qual plantei as minhas mudas era grande, mas vasos menores podem ser usados sem problemas. Só não recomendo vasos pequenos demais. Eu diria que pelo menos 20 cm de altura são necessários para que a planta tenha um pleno desenvolvimento e espaço suficiente para crescer sem aperto.

A partir do replante o crescimento foi ainda mais rápido, afinal elas tinham muito mais espaço para crescer.

Mantive o substrato levemente úmido desde o início do crescimento das mudas. Elas apreciam umidade então é preciso ter cuidado com as regas, especialmente nos dias mais quentes.

Zinnia Cactos

No plantio das sementes usei apenas substrato pronto e húmus de minhoca em partes iguais. Quando replantei acrescentei o esterco bovino bem curtido, sendo duas partes da mistura de substrato e húmus e uma parte de esterco.

Além dos adubos que citei usados misturados ao substrato, usei também o leite e o adubo líquido uma vez por semana, bem diluídos, borrifando as plantas sempre pela manhã e em dias com sol. Usei também o adubo líquido uma vez por semana na rega.

Dois meses depois do plantio das sementes as flores começaram a aparecer. As flores são grandes e possuem várias camadas de pétalas, algo típico das zinnias e uma de suas características mais bonitas na minha opinião.

Zinnia Cactos

As zinnias sao plantas bastante resistentes e rústicas. As únicas pragas que minhas mudas tiveram foram pulgões, mas foram rapidamente eliminados.

Para quem quer plantar sementes, ver resultados rápidos e ter uma planta linda e florida recomendo muito a zinnia. Simplesmente maravilhoso cultivar essas beldades e apreciar suas flores em tão pouco tempo. Eu que estou acostumada a praticar a virtude da paciência com muitas das minhas sementes posso dizer que cultivar as zinnias é muito gratificante e elas trazem uma imensa alegria para qualquer jardim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *