A Primavera Está Chegando …
Adubos e Fertilizantes

A Primavera Está Chegando …

Já me adiantando à chegada da primavera que ocorre no dia 22 de setembro, vou falar sobre três questões muito importantes: adubar, replantar e podar. Lidar com elas antes do início da estação mais florida do ano faz toda a diferença e vou explicar porquê.

Antes de começar a falar sobre cada tópico separadamente vale a pena lembrar que além de levar em consideração a estação do ano, também deve ser considerada a fase da lua adequada e para isso recomendo o post Fases da Lua.

Adubar

Esse é um assunto muito importante, mas que nessa época torna-se ainda mais relevante.

Eu recebo muitas perguntas por e-mail e através dos comentários do blog questionando sobre a periodicidade com que a adubação deve ser feita e nesse caso me refiro à mistura dos elementos ao substrato. O ideal é que isso seja feito 3 ou 4 vezes por ano, mas como sei que quase ninguém segue essa regra, se eu tivesse que escolher um único período do ano para recomendar que isso fosse feito seria agora no fim do inverno.

Primavera - Framboesa

Ao longo do inverno a maioria das plantas que cultivamos entram em um estado de repouso. O crescimento e a emissão de novos brotos diminui consideravelmente e a produção de flores e frutos é quase nula. Porém na primavera as plantas vão usar toda a sua energia para retomar o ciclo de crescimento e é importante que elas comecem a estação bem nutridas, por isso a adubação antes do início da primavera é fundamental. Então mesmo que ao longo de todo o ano você não consiga manter uma boa rotina de adubação, uma vez por ano, especificamente no fim do inverno, faça esse esforço para que as suas plantas comecem a primavera divando.

Parece ser uma questão muito simples, mas não é. Há um tipo de adubo e método de adubação apropriado para cada fase de crescimento da planta. Falei de forma mais detalhada sobre isso no post Cardápio das Plantas, no qual explico cada tipo de adubo que uso, como uso e em qual momento uso. Esse post é bem útil para quem quer começar com a adubação orgânica e até para quem já usa.

Além de levar em consideração a necessidade da planta em determinada fase de desenvolvimento, também é preciso considerar qual o tipo de planta para definir o adubo a ser usado. Plantas que produzem flores e frutos têm uma necessidade maior de fósforo, que aumenta a floração e frutificação. Plantas que não produzem flores e frutos e são essencialmente folhagens vão preferir adubos mais ricos em nitrogênio, que favorecem as folhas e estimulam as brotações.

Para saber mais sobre cada tipo de adubo e seu uso veja o post Adubos Orgânicos.

Replantar

O período do inverno é excelente para replantar mudas. Nessa época as temperaturas são mais amenas e o sol não é tão forte (quando há sol), portanto o substrato demora mais para secar e as plantas recém replantadas correm um risco bem menor de sofrer até que estejam mais estabelecidas nos seus novos vasos.

Primavera - Gerânio

Quando esse processo é feito na primavera ou verão, que são épocas bem mais quentes, o substrato seca muito mais rápido, as plantas precisam de mais regas e por estarem em processo de crescimento gastam mais energia. Durante essas estações qualquer falta de água para uma planta que acabou de ser replantada pode ser fatal já que as raízes ainda não estão estabelecidas para retirar daquele novo ambiente a água e nutrientes de que ela precisa.

Claro que nesse processo de replante deve-se tomar o máximo de cuidado para preservar o torrão e isso é fundamental em qualquer estação. Há um post e um vídeo no blog que mostram o processo de replante de uma muda.

Podar

Algumas plantas precisam ser podadas periodicamente, outras não, mas em regra é bom fazer podas de limpeza, pelo menos para retirar galhos secos ou mortos, pouco produtivos ou mal formados.

Primavera - Hypoestes

O ideal é fazer podas no inverno, quando as plantas ainda estão no seu estado de repouso, dessa forma elas começam a próxima estação já renovadas. Durante a primavera elas entram novamente em um ciclo de crescimento e começam a emitir novos brotos, botões, flores e frutos. Nesse período uma poda atrapalharia o desenvolvimento. Portanto se houver necessidade de podar faça agora no inverno e na primavera somente se houver necessidade por causa de pragas ou alguma doença.

8 respostas para “A Primavera Está Chegando …”

  1. Amo os seus posts, são sempre tão informativos e uma delícia de ler.
    Adoraria saber se você tem o costume de ler livros voltados para botânica e jardinagem, se sim, qual você recomenda? 🙂

    1. Mel basicamente tudo que leio é on-line, pesquiso muito e gosto de pesquisar rs. O ruim é que é mais difícil achar boas fontes, mas recomendo o site da embrapa principalmente , apesar de ser muito técnico e voltado para grandes produções tem boas informações sobre pragas principalmente.
      Abraços Floridos

  2. Ótimo postagem! Tenho alguns pés de pimenteiras que ficou sem podar é que tbm estão crescendo bastante e já estão atingindo muita altura, mais ou menos 1metro é meio, elas estão crescendo demais para cima e não estão criando arbustos em seu crescimento. Estão plantadas direto na terra e esta terra é bem adubada pelas folhagens e frutos das próprias árvores., Quero saber como podar estás pimenteiras para criarem os devidos arbustos para a produção máxima de pimentas?Tanto as dedos de moça como as pimentas Cayenna.
    Agradeço pelo Blog! Está de parabéns e espero por dicas para a melhoria da produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *