Horta em Casa
Ervas e Temperos Legumes e Verduras

Horta em Casa

Eu recebo muitos e-mails e comentários aqui no blog com dúvidas sobre como fazer hortas em casa e como estou ampliando as variedades da minha horta, resolvi fazer esse post para mostrar para vocês que o principal não é como fazer uma horta, mas sim como cuidar das plantas.

pep_dia_42__
Flor do pepino

Vou dar algumas dicas específicas sobre temperos, legumes e ervas, mas no geral a preocupação deve ser com o cultivo em si. Vou passar por todos os estágios do processo de criação de uma horta.

Escolher

Antes de se empolgar e sair plantando tudo que seja remotamente comestível, pense bem no que quer e no que pode cultivar. Eu sei que tudo que eu disser nesse parágrafo vai ser inútil para muita gente, mas não adianta você plantar melancia em um vaso de 40l ou numa sacada um pé de abóbora, porque ela vai brotar na sacada, mas você vai colher a abóbora no pé da sua cama. Então pense antes de plantar. Não compre as sementes pensando só naquilo que você gosta de comer, também tem que ser viável.

Para facilitar a sua vida, evitar futuras decepções e estimular você a começar a sua horta, vou dar sugestões do que é fácil de germinar e de cuidar.

Salsa Crespa
Salsa Crespa

– Verduras: rúcula, alface e agrião. Recomendo que você comece sua horta com eles.

– Legumes: pepino, pimentão, tomates, pimentas. Nem vou esconder que os tomates são minha preferência absoluta, até porque o blog me entrega. Mas eles germinam rápido e dão frutos maravilhosos, sem contar que há uma variedade enorme para você plantar e provar. Os pepinos também germinam muito rápido e crescem loucamente. Esses dois são minha sugestão para os iniciantes, mas pesquise sobre tomates no blog e leia tudo que achar antes de plantar.

– Frutas: morango e romã. Morango, apesar de popular, eu não recomendo para quem não tem experiência nenhuma com jardinagem. Romã é uma ótima opção mesmo para iniciantes. A romã pode ser encontrada no tamanho normal, que fica bem grande, e na variedade anã, que é a recomendo se o espaço for pequeno.

101_0143 (1)
Foto gentilmente enviada pela Eliane, leitora do blog, do canteiro de morangos dela. Difícil ver uma imagem como essa e não ficar com vontade de plantar umas sementes ou comprar algumas mudas.

– Tubérculos: esses precisam de espaço para se formar e vasos bem fundos. São mais difíceis para quem mora em apErtamentos. Mas se você tiver uma casa e um vaso grande e profundo cenouras, beterrabas e batatas são ótimas opções. Em apartamentos dá pra cultivar cenouras bolinha e até cenouras normais desde que o vaso tenha pelo menos 30cm de profundidade.

– Ervas e Temperos: praticamente todos, mas têm alguns como o alecrim e o capim-limão que crescem bem e precisam de um vaso maior e mais espaço. Para a horta em vasos eu sugiro manjericão anão ou de folhas finas, tomilho, orégano, salsinha e cebolinha.

Seria interessante que mesmo que você plante outras coisas experimente pelo menos alguns itens dessa lista que vão certamente te animar a plantar mais e continuar sempre com sua horta.

Plantar 

Para ter uma horta orgânica, porque se é pra comer agrotóxico basta ir ao mercado, eu sugiro duas opções: ou faça estaquias de temperos e ervas orgânicos (orgânicos mesmo, hidropônico não é orgânico, que fique claro) ou plante as sementes.

Sementes de manjericão recém germinadas
Sementes de manjericão recém germinadas

A vantagem das estaquias é que você tem mudas desenvolvidas mais rápido, porém suas opções são limitadas ao que você encontra no mercado ou na feira e mesmo assim não é toda espécie que se propaga dessa forma. A vantagem das sementes é que você tem muitas opções, o que não encontra em lojas de jardinagem encontra on-line, mas é um processo mais demorado, apesar de ser muito gratificante.

Rúcula 3 dias após a germinação
Rúcula 3 dias após a germinação

Dependendo do que você for plantar aqui no blog há posts sobre estaquia, enraizamento de ervas e como plantar cebola e cebolinha.

Caso você prefira começar com sementes, especialmente se for difícil achar orgânicos, e em geral é, leia os posts como plantar sementes e técnica para germinar sementes III e III.

Se você for plantar mais de uma espécie por vaso escolha as que são compatíveis entre si. Algumas como manjericão, por exemplo, eu acho melhor plantar sozinha, mas você pode plantar pimentas e usar orégano como forração (quando as pimentas já estiverem bem desenvolvidas) ou plantar tomilho e alecrim no mesmo vaso, entre outras combinações. Para saber quais são as combinações possíveis você precisa pesquisar sobre as espécies que quer plantar e ver quais tem necessidades semelhantes.

Cuidar

Tudo que eu poderia dizer aqui está no post como cuidar de mudas. Só tem um detalhe muito importante no que diz respeito a hortas: em geral as plantas precisam de muito adubo, especialmente frutíferas como o morango, pimenta e tomate. As outras ervas e verduras não dependem tanto assim de adubo, mas faz toda a diferença.

Use pelo menos uma vez por semana o adubo líquido na rega, mas especialmente para as frutíferas eu sugiro duas vezes por semana.

Pimenta variegata
Pimenta variegata

Outra questão é a rega. Normalmente as ervas e temperos gostam de solo mais seco. Elas preferem que o substrato seque bem entre uma rega e outra. Há quem goste de mais água como a hortelã e a salsinha, mas não é o mais comum. De qualquer forma, sempre pesquise sobre as espécies que vai plantar.

Manter

Ou não. Algumas plantas você simplesmente não vai manter como os tomates, por exemplo. Eles são anuais e secam e morrem depois de algumas produções. Nesses casos você deve semear periodicamente para ter sempre disponível para consumo.

Algumas plantas você vai manter por anos como o alecrim e outras você vai precisar podar quando a produção começar a diminuir para que cresçam com mais vitalidade como as pimentas.

A manutenção depende muito da espécie então sempre pesquise sobre o que vai plantar.

Colher

Se o seu intuito é realmente desfrutar da sua horta e não apenas cuidar dela, não plante um vasinho de cada espécie porque na hora de colher você vai ficar com dó e vai acabar não colhendo ou vai usar uma vez só e vai ter que plantar de novo porque vai colher a planta inteira. Então minha sugestão é que você plante 3 vasos de cada ou, dependendo da espécie, um vaso grande ou médio  com 3 ou 4 mudas. Na dúvida, sempre plante em vasos separados.

Fruto maduro da Jamaican Yellow
Fruto maduro da Jamaican Yellow

Não deixe de colher. Mesmo que esteja sem tempo e mesmo que naquele momento não queira consumir, faça a colheita e congele se for o caso, dê para alguém, mas não deixe de colher. Os frutos vão cair, as folhas vão murchar e serão simplesmente perdidos ao invés de serem saboreados. Mais prazeroso do que ter uma horta é desfrutar dela.

alface_colh
Alface com folhas murchas (e perdidas) que não foram colhidas

Dependendo da planta o ideal é que você plante periodicamente (a cada 30 dias por exemplo), porque elas morrem ou porque você acaba consumindo demais como tomates e alfaces.

Ter uma horta é um aprendizado como na jardinagem em geral. Você vai plantando, cuidando, consumindo e à medida que passa por esses processos você percebe as suas necessidades de consumo e cultivo e os seus limites de tempo e espaço. Da mesma forma você percebe as necessidades de cada planta e como cuidar delas.

Comece com algumas espécies tentando ter um pouco de tudo (verduras, ervas, legumes, etc), mas ao mesmo tempo pensando naquilo que quer consumir e que é viável plantar. Você depois vai perceber o que consegue manter, o que terá que estar sempre plantando, o que se adapta ao local onde você mora, qual cantinho é melhor para deixar qual planta, quem pode ficar com quem, entre outros aprendizados que você só vai ter na prática, porque tudo depende principalmente das condições do local (incidência de sol, temperatura, etc).

O importante é planejar sua horta, começar o cultivo e daí em diante é só aproveitar.

29 respostas para “Horta em Casa”

  1. Olá! que canteiro de morangos lindos. Nunca tinha visto um assim. Ela poderia dar uma dicas para nós. Até mesmo a decoração do lugar que elas estão ficou especial. Adorei.

  2. Eu tenho pés de alface Na sementeira na falta de substrato plantei com terra misturada com 15 % de areia de rio elas cresceram algumas já estão com a primeira folha verdadeira mas agora começaram a murchar Vivo em Angola o clima é quente elas estão numa estufa feita por mim com rede sombra E apanham sol 4 horas por dia O que faço para Resolver esta situação ??

    1. Helio depende da causa. Pode ser alguma praga, pode ter sido o calor excessivo, pode ter sido tombamento, há uma série de possíveis problemas e é difícil dizer com exatidão qual. Análise se o substrato está úmido demais ou se secou demais quando murcharam. Veja também se o caule delas afinou entre a base e a metade da altura ou se está bem mais escuro na base, se for o caso o excesso de água contribuiu seja para tombamento ou apodrecimento das raízes.
      Abraços Floridos

  3. Oiii, não conhecia seu blog, dai comecei minha horta (a partir de sementes plantadas em vasos) loucamente há 3 meses, plantei tomates “italiano” e cereja, coentros, pimentões vermelhos. E tenho também 2 Ipê Roxo.Tudo, menos o pimentão germinou. Os coentros cresceram cerca de 5cm e depois morreram. De 5 pés de “tomate italiano” só restou um (que vou começar a tratar com leite), tem quase 3 meses e cerca de 15 cm, era pra estar maior? e dando frutos? Passo o dia fora de casa, então tenho que escolher entre sombra ou sol, escolhi a sombra, sou de Pernambuco (estou no interior), os dias são MUITO quentes e as noites frias (pra não dizer menos quente…hehehe). Em relação aos tomates e coentros, é melhor deixa los no sol? (o dia inteiro) ou deixar um dia no sol outro dia na sombra? E mais uma dúvida posso usar o leite em todas as plantas, até nos Ipê? Amei seu blog tem dicas maravilhosas e você escreve de uma forma muita clara, obrigada por partilhar! Abraços

    1. Flávia com 3 meses um tomateiro poderia estar dando frutos sim, mas com 15cm está bem pequeno ainda, vai crescer mais antes de frutificar. Coentro nunca cultivei, então não sei dizer exatamente o que é ideal porque prefiro analisar pelas minhas experiências, já os tomates sim, com certeza o ideal é deixar no sol e não precisa alternar os dias. Pode usar o leite em qualquer planta sim. Fico feliz de saber que você gostou do blog e está te ajudando ; )
      Abraços Floridos

  4. Meus alfaces estão com o mesmo problema da tainara… ficando compridos e com caules.. não acho nada na internet a respeito disso.. diminui as regas mais ficaram murchos.. voltei a regar normalmente e eles continuam compridos… pode socorre-los??

    1. Olá Gabriel! Provavelmente é falta de sol. Coloque em local onde tenha mais sol direto e regue diariamente. Alfaces precisam de muito sol para se desenvolver, mas quando estão em boas condições crescem loucamente. O meu alface é prova disso. Em breve farei um post sobre ele.
      Abraços Floridos

  5. adorei suas dicas são otimas,estou iniciando uma pequena horta em casa,ja plantei :pimentão verde e vermelho,pimenta dedo de moça,pepino…e ja colhi alguns ….agora vou plantar morangos,tomates alfaces, e com suas dicas tenho certeza que vão ficar otimas

  6. Meus alfaces estão com problemas 🙁 estão parecendo ema arvore não param de crescer, não sei se é água de mais, água de menos ou falta de algum nutriente e não acho informação. Me ajuda e tem alguma dica para acabar com praga de couve ? Já fiz de tudo, Óleo Neem, fumo de rolo, já plantei temperos (que dizem agir como inseticida).

    1. Olá Thaiana! Não entendi se seus alfaces estão formando caules ou ficando compridos ao invés de formar folhas mais largas. Se puder me mande uma foto. Quanto à couve preciso saber qual é a praga para poder te indicar um defensivo.
      Abraços Floridos

  7. Olá, parabéns pelo blog, gostei muito. Estou começando minha hortinha e gostaria de dicas de compatibilidade, quais temperos eu posso plantar junto c a cebolinha ?

    Abraços

  8. ops.. nao segui sua dica e, e joguei sementes de melancia num vaso(pote de açai) de 500ml .. e brotou rsrs …. agora fica a duvida.. . deixa pra ver no que vai dar ou encontro um espaço ideal na casa de alguem ….

    1. Olá Rafael! O ideal é tentar separar os brotinhos em vasos individuais, mas com muito cuidado para não danificar as raízes. Use uma colher para pegar a muda por baixo trazendo o torrão junto, sem desplantar totalmente as raízes. Sem dúvida vai ser difícil manter muitos pés de melancia se você tem pouco espaço, rs, mas você pode curtir um pouco o crescimento das mudas antes de doar. ; )
      Abraços Floridos

  9. Adorei a Pimenta variegata. Li que vc ganhou as sementinhas e que está brotou no ultimo fio de esperanças. Vc sabe onde posso comprar as sementes?

  10. Meses atrás plantei pepino, comprei as mudas pequeninas em uma loja. Cresceu tão rápido que até me assutei! E todo dia comíamos um pepino na salada. Lindos e grandes. Um belo dia fui arrancar os matos de perot do pé…não prestei atenção e arranquei as raízes do pepino… elas são bem pequenas e mesmo enterrando-as novamente, a planta morreu. Agora que o tempo está ficando mais quente vou comprar outra plantinha.

    Abraçõ

    Eliane

  11. Eu tenho preguiça de plantar verdura pq dão mto pulgão e lagartinhas! Tenho aqui umas mudinhas que plantei de semente de couve-de-bruxelas e mostarda e toda semana tiro um ou mais bichos de lá pelo menos… os tomates não estou tendo sucesso, estão fungando demais! =( As minhas pimentas estão saudáveis depois que comecei a regar com leite. As ervas acho mais fácil de cuidar, tenho várias: coentro, salsinha, cebolinha, boldo, alfazema, alecrim, manjericão roxo, orégano, funcho… Mas algumas como o orégano, um tipo de salsinha e a arruda costumam dar ácaros e tripes. Comprei o enxofre, vou começar a usar essa semana. Ah, suas pimentas acho que não vão vingar mesmo, só uma cayenne brotou =(

    1. Olá Camila! Para tripes usei o neem com sabão e deu jeito. Até agora não voltaram mais. Ácaros o melhor é enxofre mesmo e os tomateiros tem que regar com leite desde pequenos. Depois que comecei a fazer isso nunca mais tive problema com fungos. Às vezes mesmo usando o leite melhora, mas se a planta estiver muito comprometida não adianta mais ; ( Que pena que só a cayenne brotou. As sementes eram antigas mesmo. Estou com algumas plantas aqui frutificando e dando flores, aí tiro as sementes frescas.
      Abraços Floridos

  12. Gostei muito do seu blog =) Comecei a me aventurar pela jardinagem ano passado (por contas das orquídeas) e este ano estou planejando uma horta na sacada. Com certeza suas dicas serão bem úteis!
    Abraço,

  13. Como sempre, muito boas suas dicas !!!! As sementes que plantei seguindo suas dicas, estao lindas !!!! Logo postarei fotos !!!! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *