Plantando Alho
Ervas e Temperos

Plantando Alho

Eu admito que o principal motivo de fazer essa experiência, além do fato de adorar alho, é que eu achei mega fofos esses brotos na xícara transparente. Quis fazer algo semelhante e testar se essa técnica de enraizar na água funcionaria tão bem para o alho como funciona para cebola.

Eu não tinha uma xícara como a dela para colocar meus alhos, então usei um pote de geléia de vidro, mas o problema é que o pote era fundo demais, então coloquei seixos para dar altura e deixei preparado.

alho_01

alho_00

Segundo os sites e blogs que pesquisei deve-se tirar somente a camada mais externa e separar os dentes.

Devo admitir que no processo de arrumar os dentes no pote eu tive que exercitar a virtude da paciência, porque eu colocava um dente arrumadinho e caiam dois, arrumava mais um, caiam três e assim foi até eu conseguir arrumar tudo.

Dias depois de montar esse pote eu fiz outro para testar também com o alho inteiro, mas não deu certo, então o negócio é arrumar um pote apertadinho que deixe os dentes organizados sem tanta dificuldade.

Na foto você vai ver que deixei dois dentes descascados e foi para teste mesmo. Queria ver se faria diferença no tempo de brotação, apesar de ter lido que não se deve tirar toda a casca dos dentes, apenas a mais superficial.

alho_03

Na hora de colocar os dentes de alho no recipiente coloque com a parte mais alongada virada para cima que é de onde saem os brotos e a parte chata virada para baixo que é de onde saem as raízes.

alho_04
Olhando assim até parece que foi fácil botar todo mundo arrumadinho

Coloque água até cobrir a parte de baixo dos dentes de alho, sem cobrir demais, caso contrário eles podem apodrecer.

alho_05
Botei os seixos fechando quase todo o pote para que os dentes ficassem apenas com uma pequena parte dentro d’água

alho_06

Feito isso você vai apenas esperar os alhos brotarem e ir trocando a água sempre que ela começar a ficar turva. Eu trocava dia sim, dia não.

Depois de 17 dias o primeiro broto apareceu e logo no que eu menos esperava, no dente que eu descasquei. Lembrando que eu li que não devia fazer isso, por isso tirei a casca de apenas dois dos dentes que coloquei para enraizar.

alho_07
O primeiro broto

Depois de quase 30 dias na água, somente os dois dentes que eu descasquei formaram raízes e brotos. Ficaram lindos, lotados de raízes e com brotos bem vigorosos. Os outros não deram sinal de vida.

alho_08
Os dentes que brotaram formaram muitas raízes

Fiz ainda um teste colocando o alho inteiro na água sem separar os dentes e aí a tragédia foi completa. Não se formou nenhuma raiz, muito menos brotos. Deixei também 30 dias e desisti. Pensando bem eu devia ter descascado os dentes que não enraizaram e colocado na água de novo, mas estavam bem nojentinhos e a maioria acabou indo pro lixo (os mais nojentinhos). Alguns eu plantei do jeito que estavam no substrato no mesmo vaso que coloquei os enraizados, mas até agora nada.

Após 15 dias os brotos já estavam bem crescidos, mas em comparação com a cebola o crescimento do alho é bem mais lento.

alho_09
Eles gostam de substrato mais úmido, sem ser encharcado. O substrato deve secar apenas levemente entre uma rega e outra
alho_10
Como eles gostam de substrato mais úmido coloquei no vaso da minha érica japonesa que também tem essa preferência

Nesse ponto já dá para colher, pelo menos dessa haste mais alta que aparece na foto acima. Basta ir cortando à medida que for usar. A autora do post que me inspirou sugeriu cortar as pontas tirando no máximo um terço do tamanho da haste e assim você terá sempre essas cebolinhas super saborosas em casa.

Eu ainda não fiz o teste (muitas outras experiências rolando no momento), mas é muito provável que também daria certo enraizar os dentes de alho direto no substrato usando a técnica da estufa como faço com as sementes.

33 respostas para “Plantando Alho”

  1. Muito bacana sua experiência … já há fiz há um tempo atrás e tive bastante sucesso após 6 meses as folhinhas começou à morrer .. E colhir a cabecinha de alho 🙂 E tornei replantar alguns dentinhos de alho.. Embreve terei mais colheita de alho …

  2. Parabéns pelo blog! Era exatamente o que eu procurava! Moro num sitio a 8 anos, e estou me aventurando com algumas mudas de alecrim e hortelã, e amei as dicas! Vou experimentar a de alho agora tbm!!

  3. olá, agradeço pelo ótimo blog, estou tentando iniciar uma mini horta aqui em casa, e comecei com o alho por parecem bem fáceis. os coloquei na água há dois dias e ja tem muitas raizes e os brotos estão crescendo. meus próximos projetos serão as folhas de cenoura e cebola. gostaria de saber se posso plantá-los, depois de brotarem na água, no substrato e só retirar as folhas, a medida que for usando como tempero.

    Agradeço pela atenção

    1. Olá Carlos! Pode sim, eu faço isso aqui com alhos, mas não planto na água antes, coloco direto no substrato e é algo que sempre tenho na horta.
      Abraços Floridos

  4. Bruna, boa noite! Adorei o seu blog. Tenho muitas dúvidas e gostaria, se possível da sua ajuda.
    Atenciosamente
    Alan Ribeiro

  5. Realmente os brotinhos são deliciosos! adooooooooro! Saborosos como o alho, mas muito suaves!
    Os meus plantei direto no substrato e deram super certo! Não sabia sobre a cebola, vou tentar!

  6. Legal esse brog…vc está de parabéns…, fiz uma horta vertical lá em casa com tubo de pvc…e a cada dia to aprendendo coisas novas…mas essa técnica de enraizamento é fantátisca, de rápido retorno e não desanima os iniciantes, ao contrário do plantio da semente, já virei fã…

    1. Olá Jefferson! Essa técnica é ótima mesmo e de rápido retorno, excelente para iniciantes. Mas eu adoro plantar sementes, mesmo sabendo que às vezes vou sofrer, rsrsrs
      Abraços Floridos

  7. Oi Bruna, eu sou uma iniciante no ramo de hortinhas em casa rs e estou adorando ver minhas mudinhas crescendo. Ja estou com duas cebolas pequenas na agua desde ontem e hj vou fazer com o alho tb. Mas minha duvida é que quantas cebolas e alhos nascem? E as cebolinhas do alho tem o gosto de alho ou é igual a cebolinha que adoro.

    1. Olá Simone! Isso é difícil saber. Eu normalmente não tiro as cebolas ou alhos uso apenas os ramos que são uma delícia. As cebolinhas do alho e da cebola tem um gosto diferente da cebolinha normal. Eu gosto mais da cebolinha do alho. Pra mim é a mais saborosa. ; )
      Abraços Floridos

  8. Descascar os dentes de alho, por dentro de uma garrafa de plastico transparente, e tampar.Alguns dias,vc tera uma bela surpresa
    .

  9. Acabei de fazer, coloquei os dentes de várias maneiras (com toda casca, descascado, com as pontas cortadas…) em uma taça de vinho que eu não usava. Faz dois dias que estão lá, quatro já brotaram!

  10. Oi, Bruna!
    Eu acho que não precisa ser desse jeito, rs. Eu descasquei três dentes de alho e coloquei num potinho de vidro pequeninho com água suficiente para os cobrir. Eles ficaram deitados no pote. No dia seguinte já tinham raízes. Hoje é o segundo dia e as folhas já estão crescendo =). Acho que vou plantar dois na terra e o outro criar na água e usar só as folhas! Estou adorando seu blog e as dicas! Abraço

  11. Bruna, eu sou dqueles que gosta de plantar, tenho em minha varanda uma amoreira, um pé de café, alface, inhame e resolvi plantar o alho, qdo vi que ao cozinhar o alho estava com uma pontinha verde ( broto ), simplesmente coloquei na terra e molhei todo dia, está com 20 cm e bem forte. Sou curioso, plantei do mesmo jeito em um pote transparente ( o alho ), e já está com 2 meses e muitas raizes. Detalhe, moro em apto com uma boa varanda e no RJ.

    1. Olá Mario! Eu, como sou carioca, sei bem como são esses apartamentos com varandas enormes que tem no RJ. Aqui em SP é algo raro de se ver. Como eu queria uma mega varanda. Ia virar uma floresta, rs.
      Imagino que sua amoreira deve estar frutificando. Aqui em SP estão todas carregadas.
      Abraços Floridos

  12. Bruna ja cosegui tbm fze brota alguns dentinhos de alho q sobraram do uso e tava sem casca coloquei o substrato num potinho plastico nao enterei so coloquei em pe sobre a terra e dexei numa prateleira na area tdos brotaram mas nao foi pra frente prq plantei no quintal jnto com as roseiras ai os perdi prq nasceu muito mato no lugar

    1. Olá Cláudia! Isso mesmo, use as cebolinhas que nascem do alho. Pode usar tanto crua quanto refogada. Crua o sabor é mais acentuado. São uma delícia.
      No post sobre o alho tem um link para o post sobre o cultivo da cebola. É só clicar na palavra cebola no começo do post.
      Abraços Floridos

  13. Adorei o post Bruna! Já estou testando!
    Podemos comer essa “cebolinha” como a original?

    Sim, te mandei um email com dúvidas sobre outras plantas.
    Seria ótimo se você pudesse me ajudar!

  14. Ola !!! Que legal seu post !!! Eu alguns dias atras tambem plantei dois dentes de alho , e um deles apodreceu e o outro esta igual ao seu da foto !!! Gosto demais de alho. E assim, plantando o dente de alho, sera que desenvolvera para uma cabeça de alho, ou como e que e ? Achei muito interessante, obrigada. Ah, minhas Belas da Manha criadas na estufa, estao lindas, bem desenvolvidas, logo postarei fotos aqui !!! Minhas petunias (dois vasos) ja estao com botoes, mas percebi que elas “sentiram” quando mudei de lugar, tive que recoloca-las no mesmo lugar !!! Enfim, postarei fotos !!! Ah, e minha gata ama alpiste, plantei para ela e agora ela nao mexe mais nas minhas plantas !!!Abraço e otimo final de semana !!!

    Date: Sat, 21 Sep 2013 12:41:06 +0000 To: [email protected]

    1. Olá Luzia! Eu pesquisei sobre o desenvolvimento do alho e, pelo que li, para que se forme a cabeça de alho a temperatura deve ficar baixa por um certo período. Eu não tenho interesse no alho em si e sim nas cebolinhas então não me aprofundei muito, mas o que encontrei de informação foi isso.
      Aqui os meus gatos também amam alpiste, erva do gato, orégano e afins, mas deixar de comer as minhas plantas eles não deixam não. Eu já me conformei com isso,rs.
      Abraços Floridos

  15. Bruna, minha mãe plantava alho qdo eu era criança, e eu sempre ajudava. Então me lembro que ela cortava um pouco as pontinhas, tanto a parte q ficaria para baixo qto a que ficaria para cima. Bom, lembro q colhíamos todos os anos então dava certo né. Faça este teste. Mas plantávamos desta forma direto na terra. Ah, e com casca, so tirava o excesso.

    Sent from my iPhone

    1. Olá Leila! Acho que o segredo é mesmo cortar em ambas as extremidades ou descascar, o que acaba fazendo com que você faça esses cortes. Só achei mesmo curioso ter lido que não se deve fazer isso. Vivendo e aprendendo, rs.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *