Maçã
Frutíferas

Maçã

Eu sempre tenho maçãs em casa, é uma fruta que como com frequência, adoro fazer suco de maçã com shiso, e como estou fazendo experiências cultivando frutíferas a partir das sementes já tinha em mente que depois do pêssego essa seria a próxima da lista.

Maça

Claro que fiz uma extensa pesquisa antes de começar a cultivar essa variedade como sempre faço e tudo que eu coloquei em prática e descobri sobre ela vou mencionar aqui.

Germinação

As sementes de maçã assim como as de pêssego precisam de um processo de estratificação a frio, leia-se colocá-las na geladeira.

Sementes de Maça

Antes de iniciar esse processo eu deixei as sementes de molho na água por 24 horas para facilitar a germinação.

Sementes de Maça

Passado o tempo que ficaram de molho retirei as sementes e imediatamente as coloquei na geladeira, para isso cobri o fundo de um pote com papel toalha úmido dobrado ao meio, posicionei as sementes e cobri. Esse foi exatamente o mesmo processo que fiz com as sementes de pêssego, a única diferença é que não tive a preocupação com a temperatura ideal antes. Simplesmente coloquei as sementes no potinho para germinar e deixei na prateleira mais baixa, logo acima da gaveta.

Germinação da Maça

Apenas 6 dias depois notei as primeiras sementes germinando.

Plantio

As mudas só foram plantadas no substrato 15 dias depois do início da germinação porque eu queria deixar as raízes crescerem um pouco mais antes do plantio.

No plantio das sementes usei apenas substrato e húmus de minhoca em partes iguais.

Como era uma época de pouco sol e temperaturas mais baixas eu deixei o vaso em local que pegava um pouco do sol da manhã, sem plástico filme. As sementes começaram a brotar e as mudinhas cresceram rápido e foram ficando lindas. O desenho das folhas é muito bonito!

Depois, quando estavam maiores e resistentes, mudei para onde pegavam sol durante toda a manhã e parte da tarde.

As mudas foram plantadas no substrato no dia 10/07 e poderiam estar bem maiores, mas eu estava sem espaço para plantar em vasos dignos, então ainda estão pequenas.

Cultivo

Depois de pesquisar sobre as maçãs eu já sabia que não ficaria com elas, então não transplantei para vasos maiores porque não teria onde deixá-los. Mantive as mudas nos vasos que estavam para serem doadas, mas acrescentei esterco bovino e adubo à base de algas para deixá-las bem nutridas antes de irem para suas futuras casas e eu digo isso com um aperto no coração.

Confesso que não foi fácil doar todas as minhas mudas, mas foi uma decisão racional sabendo que eu não teria possibilidade de prover para elas o espaço que precisariam e além disso jamais teria frutos. As maçãs para frutificarem precisam de polinização cruzada, ou seja, precisam do pólen de outra planta, mas não bastasse isso precisam que o pólen seja de outro cultivar (outra variedade), caso contrário não geram frutos.

Resumidamente, para uma macieira dar frutos é necessário que haja uma planta da variedade red (a que plantei) e outra da variedade fuji, por exemplo, e que o pólen seja transferido de uma planta para outra. Só assim elas geram frutos. Não adianta sequer ter duas plantas se elas forem da mesma variedade porque as macieiras são auto-estéreis. Existe uma explicação para isso e encontrei um blog que trata bem dessa questão. O texto é longo, mas para quem tem interesse em saber mais sobre o assunto vale a leitura.

Maça

As mudas tiveram um crescimento rápido e vigoroso, poderiam estar bem maiores, mas eu estava sem espaço para plantar em vasos dignos então ainda estão pequenas.

As plantas devem ser mantidas em local de sol pleno, precisam de bastante sol, mas não indico o cultivo em locais muito quentes, as maçãs são de clima frio.

O substrato do vaso deve secar levemente entre uma rega e outra. Quando as mudas ainda são bem pequenas o substrato deve ser mantido um pouco mais úmido, mas sem exageros porque isso pode matar os brotos.

Como qualquer frutífera sugiro uma excelente rotina de adubação para elas, preferencialmente com adubos orgânicos como húmus de minhoca e esterco bovino. Nas minhas além de usar esses adubos que mencionei misturados ao substrato ainda regava duas vezes por semana com adubo líquido e borrifava leite diluído uma vez por semana.

As minhas mudas não tiveram problemas com pragas, exceto algumas poucas cochonilhas que sugiram, mas era uma ou duas por planta. Sequer usei defensivo, apenas catei manualmente e não tiveram nenhum outro tipo de problema. Elas se mostraram bastante resistentes e de fácil cultivo.

13 respostas para “Maçã”

  1. Olá Bruna, estou amando seu blog, e já aprendi muita coisa 🙂
    Bem, eu fiz todo esse processo de germinação da semente da maçã, e agora estou com uma muda bem grandinha, porém no inicio do seu crescimento vi que havia folhas atrofiando, e logo constatei a presenta de pulgões, e com algumas medidas eles sumiram e a mudinha continuou crescendo, mas agora apareceram mais outras folha atrofiadas, não consegui encontrar nada que possa estar acontecendo com ela, e o que me preocupa mais é que parece que está demorando de aparecer brotos novos, não sei o que fazer..
    Obrigada!

    1. Sim, existem variedades que até dão frutos sem necessidade de outra planta, mas não é o caso da variedade que eu plantei.
      Abraços Floridos

  2. Boa noite , não entendi o pq mas até agora fico me perguntando o fato o meu caso foi deferente coloquei as sementes no vaso com estrume e com 4 dias brotou e elas já estão bem grandinhas achei até estranho pq aqui no Piauí é muito quente

    1. Pode ser alguma variedade mais adaptada ao calor ou sua maçã estava guardada geladeira na sua casa ou refrigerada no local que vc comprou.
      Abraços Floridos

  3. Oie! Adoro muito seu blog! Aprendo demais contigo. Como vc faz com suas plantas e mudas quando necessita viajar? Estou com esse dilema agora e não sei o que fazer! Help! Bjs

    1. Keyla se for uma viagem bem curtinha, só de fim de semana, eu rego bem antes de viajar e só. Se for uma viagem de mais dias eu tenho uma babá, rs, na verdade ele cuida dos meus gatos e sempre peço para regar as plantas também. O ideal é pedir pra alguém cuidar se você tiver muitas plantas ou usar garrafas pet cheias de água e colocar um cordão grosso que vai da garrafa até o substrato e deixar bem enterrado. Nunca testei, mas já vi pessoas que usaram e disseram que funciona.
      Abraços Floridos

  4. Oi Bruno!!
    Amo teu blog!! Te acompanho a uns 2 anos e meio, e tudo que você cultiva eu tento cultivar!
    Eu tenho duas mudas de maçã e perdi outras duas por excesso de umidade 🙁
    Elas estavam em um local com pouco sol acho q por isso que morreram. Agora eu consegui que peguem todo sol da manhã e parte da tarde, e por enquanto estão se saindo bem.
    Obrigado pelos teus ensinamentos!!!
    Beijinhos

    1. Angélica obrigada pelo carinho com o blog. : ) Espero que dê tudo certo com as duas mudinhas e qualquer dúvida estou à disposição.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *