Catálogo da Horta

 

Fiz esse catálogo como uma forma de facilitar a busca por informações sobre hortas e variedades no blog. Aqui vou aos poucos reunindo informações sobre as plantas que cultivei e os posts que fiz sobre elas mostrando todo o desenvolvimento, na maioria dos casos desde a semente.

Para quem pretende iniciar uma horta sugiro ver primeiro o post “Projeto Horta” para ter uma idéia de como começar e depois o post “Horta em Casa“, que dá dicas sobre o planejamento e a manutenção de uma horta e tem links para vários outros posts do blog. Por último sugiro vir aqui para pensar com carinho nas variedades que deseja e pode cultivar, optando preferencialmente pelas que têm baixo nível de dificuldade.

Para pessoas mais experientes e que já têm suas hortas esse post vai servir para tirar dúvidas sobre variedades específicas com as quais se tenha mais dificuldade ou como inspiração para plantar algo que ainda não foi cultivado.

Independente do público que acesse o post, sejam iniciantes ou jardineiros experientes, os comentários e as trocas de experiência são muito bem-vindos, assim como sugestões de variedades que ainda não estão no catálogo.

*Para acessar os links dos posts referentes a cada variedade basta clicar na foto correspondente.

Nome: Agrião

Nível de dificuldade: baixo

Rega: substrato úmido

Luminosidade: sol pleno

Observações: Cultivei agrião pela primeira vez recentemente, mas ele já se tornou a verdura mais popular da minha horta. Atualmente tenho 4 vasos com agrião e consigo colher quase todos os dias.

O agrião é rústico, fácil de cultivar e se propaga loucamente. Recomendo para qualquer horta e especialmente para iniciantes. Depois de germinar a primeira semente não há necessidade de plantar mais, basta cortar um ramo do agrião e replantar, tomando os devidos cuidados, e essa verdura nunca faltará na horta.

Agrião

Nome: Alface

Nível de dificuldade: baixo

Rega: substrato levemente úmido

Luminosidade: sol pleno

Observações: Alface é algo que não pode faltar numa horta, convenhamos, mas há muitos tipos e é preciso pensar bem na hora de escolher qual plantar. De uma maneira geral são plantas de fácil cultivo, pouco exigentes e resistentes, mas novas sementes precisam ser plantadas frequentemente para que se tenha uma colheita contínua.

É interessante observar que quando o caule da planta está bem grosso e as folhas começam a liberar um líquido leitoso ao serem colhidas, o sabor se torna mais amargo. Desse momento em diante sugiro considerar colher toda a planta de uma vez e plantar novas sementes.

Fiz um post no blog mostrando o crescimento da alface regina desde o plantio da semente até a floração, mas essa espécie cresce muito e não recomendo para vasos pequenos.

Alface Regina

Também já cultivei alface mostarda, que é linda e faz jus ao nome, realmente tem gosto de mostarda, mas é outra espécie que não recomendo para vasos pequenos.

Alface Mostarda

Atualmente cultivo alface mimosa que é ótima para vasos menores e deliciosa. Espero em breve fazer um post sobre o crescimento dessa espécie desde a semente.

Alface Mimosa Vermelha
A alface mimosa é ótima para vasos menores e tem variedades lindas como essa vermelha

Nome: Alho

Nível de dificuldade: baixo

Rega: substrato deve secar levemente entre uma rega e outra

Luminosidade: sol da manhã

Observações: Se tem algo que é fácil de cultivar, cresce rápido e é delicioso é o alho. Tenho sempre por aqui e é sem dúvida o que recomendo para qualquer iniciante começar uma horta. Não há nada mais inspirador do que conseguir plantar, colher e comer algo pela primeira vez e com o alho esse processo é muito rápido.

Eu planto a partir dos bulbos, mas nunca colhi o alho em si, o que gosto de consumir são as folhas, que são como cebolinhas só que com um suave sabor de alho. Simplesmente maravilhosas!

Eu prefiro cultivar os meus no sol da manhã, acho que no sol pleno amarelam e exigem muito mais rega. No sol da manhã as plantas até duram mais tempo, consigo fazer mais colheitas. O substrato deve secar levemente entre uma rega e outra e ele não é tão exigente com adubo como outras variedades da horta.

Alho

Nome: Cebola

Nível de dificuldade: baixo

Rega: substrato deve secar levemente entre uma rega e outra

Luminosidade: sol da manhã

Observações: Também é muito fácil de cultivar e recomendo para iniciantes. Basta cortar uma cebola ao meio, enraizar na água e depois plantar. Em pouco tempo as folhas começam a surgir e após alguns dias já podem ser usadas.

Eu planto sempre a partir da cebola, nunca plantei sementes e nunca colhi as cebolas em si, sempre aproveito somente as folhas.

Assim como o alho prefiro manter no sol da manhã e pelos mesmos motivos. O substrato deve secar levemente entre uma rega e outra e a cebola também não é tão exigente com adubo como outras variedades da horta.

Cebola
Um brotinho já querendo crescer

Nome: Cebolinha

Nível de dificuldade: baixo

Rega: substrato deve secar levemente entre uma rega e outra

Luminosidade: sol da manhã

Observações: A tradicional cebolinha eu planto a partir dos talos das que compro no mercado e assim como o alho e a cebola também é ótima para iniciar uma horta. Todas essas podem ser plantadas em vasos pequenos e são excelentes opções de tempero, especialmente para hortas de apartamento ou pequenos espaços.

Sugiro a experiência de plantar os três tipos, alho, cebola e a cebolinha tradicional para experimentar cada uma e ver o quanto são saborosas, porém bem diferentes.

Cebolinha

Nome: Cenoura

Nível de dificuldade: médio

Rega: substrato levemente úmido

Luminosidade: sol pleno

Observações: Essas me fizeram sofrer. Demorou bastante até que eu tivesse sucesso com as minhas cenouras, mas finalmente consegui e agora planto regularmente. Além de colher as próprias cenouras, também retiro as folhas para incrementar a minha salada e são deliciosas.

As cenouras exigem muito sol e o substrato deve ser mantido levemente úmido. Precisam de um vaso alto para se formarem e espaçamento adequado entre as sementes.

Não recomendo iniciar a horta com elas para quem não tem experiência alguma, mas acho válida a experiência de cultivar as cenouras em conjunto com outras variedades que sejam mais fáceis e indicadas para iniciantes.

Cenoura

Nome: Amora-silvestre

Nível de dificuldade: médio

Rega: substrato deve secar entre uma rega e outra

Luminosidade: sol pleno

Observações: Finalmente descobri que o que eu achava que era uma framboesa é na verdade amora-silvestre, também conhecida como blackberry, especificamente Rubus fruticosus. Essa planta realmente tem mais semelhança com a frambroesa do que com a amora tradicional, mas o sabor é de amora.

Essa variedade é muito rústica, mas percebo que é suscetível a ferrugem, pelo menos a minha já foi tratada duas vezes por causa desse fungo. O substrato deve secar entre uma rega e outra e ela precisa de muito sol e adubo orgânico para ficar bonita e frutificar.

A amora-silvestre é ótima para vasos, mas é espaçosa, se alastra lateralmente, criando muitas ramificações.

Amora
Fruto completamente maduro e negro

Nome: Laranja kinkan

Nível de dificuldade: médio

Rega: substrato deve secar entre uma rega e outra

Luminosidade: sol pleno

Observações: Eu tive, anos atrás, uma muda dessa variedade. Essa foi minha primeira frutífera, mas eu era inexperiente, na época não tinha o conhecimento que tenho hoje e acabei perdendo minha kinkan ao usar adubos químicos. Mesmo sabendo que foi erro meu, apesar de ter sido um erro pequeno de dosagem, decidi não usar mais adubos químicos e foi a melhor decisão que tomei, mas até hoje sinto por ter perdido minha laranjinha, a adorava.

Por causa da perda não pude ter tanta experiência com ela, mas como as outras variedades cítricas prefere que o substrato seque entre uma rega e como a maioria das frutíferas adora sol e adubo.

Laranja kinkan

Nome: Limão siciliano

Nível de dificuldade: médio

Rega: substrato deve secar entre uma rega e outra

Luminosidade: sol pleno

Observações: Fiquei encantada quando vi a foto de uma caneca com várias mudinhas de limão e, como tenho baixa resistência a coisas fofas, fiz um post mostrando todo o processo que deve ser feito para germinar as sementes do limão até o desenvolvimento da muda.

Eu plantei limão siciliano e é uma planta bem resistente. O crescimento da muda foi rápido, especialmente depois que a transplantei para um vaso grande e profundo bem adubado com esterco bovino.

O limão prefere que o substrato seque entre uma rega e outra e gosta de muito sol e adubo como a maioria das frutíferas.

Limão Siciliano

Nome: Pepino

Nível de dificuldade: baixo

Rega: substrato levemente úmido

Luminosidade: sol pleno ou pelo menos sol da manhã

Observações: Pepinos também são uma boa opção para hortas de apartamento, basta um vaso de tamanho razoável e uma treliça para ter uma trepadeira que produz legumes saudáveis e que são ótimos para saladas.

Ainda sofro um pouco para cultivá-los, não descobri todos os segredos deles e meu maior problema costuma ser o excesso de flores macho ou fêmea. O mais comum é que eu tenha muitas flores macho e poucas fêmea e ainda estou tentando entender porque isso ocorre.

Mesmo com algumas dificuldades ainda recomendaria os pepinos para jardineiros que estão iniciando suas hortas. Eles germinam rápido e crescem rápido. Precisam de bastante sol, gostam do substrato levemente úmido e muito adubo orgânico.

Pepino

Nome: Pimenta

Nível de dificuldade: médio

Rega: substrato deve secar levemente entre uma rega e outra

Luminosidade: sol pleno, sol da manhã ou meia-sombra, mas com muita luminosidade

Observações: Eu sou fã de pimentas, especialmente as de baixa e média ardência, e já falei muito sobre elas aqui no blog. Há um post com informações gerais sobre o cultivo, um sobre polinização manual, um catálogo que atualizo sempre que tenho espécies novas e alguns posts mostrando o desenvolvimento desde o plantio da semente até os frutos. Pesquise “pimentas” no blog e encontrará bastante informação.

Pimentas são plantas que germinam e frutificam relativamente rápido. Não são plantas de difícil cultivo, mas precisam de atenção já que são suscetíveis a algumas pragas como ácaros, cochonilhas, moscas brancas e pulgões.

Elas preferem que o substrato seque levemente entre uma rega e outra, gostam de substrato rico em adubo orgânico e são versáteis com relação ao sol, vão bem tanto no sol pleno, quanto no sol da manhã ou em local bem claro com muita luz indireta e em todas essas situações elas frutificam, o que é incomum entre as frutíferas, que normalmente precisam de muito sol para frutificar bem.

Pimenta Sweet Pickle

Nome: Rúcula

Nível de dificuldade: fácil

Rega: substrato deve secar levemente entre uma rega e outra

Luminosidade: sol pleno

Observações: Demorei a ter sucesso com essa verdura. Sempre perdi minhas mudas de rúcula por tombamento, mas depois de muitas tentativas consegui algumas. Se elas passam da fase inicial é difícil perdê-las, tornam-se bem mais resistentes.

Rúculas gostam de sol pleno e substrato secando levemente entre uma rega e outra. Como meu vaso é menor do que deveria e por isso fica com muitas raízes, necessita de regas mais frequentes e água em maior quantidade.

É uma planta de fácil cultivo. Mantenho só com água, sol e adubo líquido uma vez por semana. A minha de tão satisfeita deu até flor. Eu só não diria que é fácil a partir de sementes já que as mudas jovens são super frágeis. Sugiro plantar em maior quantidade porque normalmente a perda é grande, pelo menos comigo sempre foi.

As folhas são mais gostosas quando novas, mas se passarem do ponto de colheita e ficarem amargas basta comer as folhas descartando os talos.

Horta - Rúcula

Flores da Rúcula
Botões e flores da rúcula
Flor da rúcula
Flor da rúcula

Nome: Salsa crespa

Nível de dificuldade: médio

Rega: substrato deve secar levemente entre uma rega e outra

Luminosidade: sol da manhã

Observações: Eu tive sorte com a minha, mas as sementes de salsa têm uma taxa de germinação baixa e demoram para germinar. É uma variedade que não recomendo para iniciantes.

Eu cultivei a salsa crespa e ela prefere que o substrato seque levemente entre uma rega e outra, gosta do sol da manhã e não é tão exigente com adubo.

Eu não costumo cultivar temperos, tenho mais verduras, legumes e frutíferas, mas a salsa foi um dos poucos que cultivei com bons resultados.

Salsa Crespa
Salsa Crespa

Nome: Shiso

Nível de dificuldade: fácil

Rega: substrato deve secar levemente entre uma rega e outra

Luminosidade: sol da manhã

Observações: O shiso é uma erva anual, linda e de fácil cultivo. São plantas resistentes e saborosas que servem para fazer chás, sucos e para serem usadas cruas ou cozidas.

As minhas são cultivas pegando apenas sol da manhã e não recomendo deixá-las em local com sol forte. Uso bastante adubo orgânico e elas florescem muito, gerando um número enorme de sementes, mas sugiro que pelo menos alguns pendões sejam cortados logo que as flores secam porque a planta perde boa parte do seu aroma com a floração.

Shiso Perilla Frutescens
Como estão hoje

Nome: Tomate

Nível de dificuldade: médio

Rega: substrato levemente úmido

Luminosidade: sol pleno

Observações: Uma planta que tenho sempre aqui é o tomate. Mantenho um vaso grande, que pega sol boa parte do dia, só para ele. Sempre que uma planta encerra seu ciclo de vida, eu planto uma espécie diferente para provar.

Sementes de Tomate

Os tomates em geral são complicados, normalmente vão bem até certo ponto depois começam as doenças e pragas se uma série de cuidados (e são muitos) não forem tomados. Tomates são suscetíveis a fungos, mas há várias outras pragas e doenças que eles podem ter. Precisam ser sempre observados e exigem, eu tenho com os meus, diversos cuidados especiais como leite, aspirina, adubo, etc.

Gostam do substrato levemente úmido, mas as folhas não devem ser molhadas. Precisam de sol pleno e muito adubo orgânico. As flores, quando não estiverem gerando frutos, devem ser polinizadas.

26 comentários em “Catálogo da Horta

  1.  

    Parabéns pelo site amigo…… Eu me chamo Caio e sou do interior de sp, desde 2006 tenho uma horta e cultivo: alface, rucula, almeirao, coentro, espinafre, couve e salsinha…. Gostaria de poder ajudar quem tenha interesse de cultivar algumas dessas culturas….
    Dicas sobre como manejar canteiros…..espaçamento…..numero de sementes por cova….adubaçäo……tempo de germinação e etc…

  2.  

    BOA NOITE E PARABENS PELO SITE.MEU PROBLEMA ESTA NA RUCULA EO SEU TOMBAMENTO.PERCO MUITOS PES(PLANTO EM JARDINEIRAS E BACIAS).QUANDO SAI A 3° FOLHA COMEÇA A TOMBAR E PERCO QUASE TUDO.QUE DEFEITO É ESSE?PODE ME AJUDAR? OBRIGADO

    1.  

      Fabio o tombamento ocorre por um fungo no substrato e normalmente está associado ao excesso de regas. O que recomendo é deixar o vaso com elas no sol pleno e usar cobertura morta para manter a umidade e evitar que as mudas sintam. Só coloque o vaso no sol quando estiver com cobertura morta e mesmo assim fique atento às regas. Tem um post só sobre cobertura morta aqui no blog e vou em breve publicar um post sobre hortas mostrando o cultivo a partir da germinação direto no sol pleno usando a cobertura morta.
      Abraços FLoridos

      1.  

        pergunta para quem tem dificuldade com a rucula…..
        irrigacao por micro aspersao….e agua mais vezes ao dia e em menor quantidade eu recomendaria…
        outraa dica é plantar as sementes com uma profundidade maior….caso opte por replantar a partir de bandeijas, apertar bem a mudinha….mais ou menos igual a couve….para que nao haja tombamento…..

  3.  

    Começei a cultivar ervas e pimentas ( ainda no nivel -1) depois que conheci este blog. Que maravilha de horta!! Parabéns!! Se você declara que é uma moradora de APERTAmento e consegue ter uma horta e um jardim inspiradora ,imagine se morasse em uma chacara .
    Fico curioso do layout da sua varanda para tantas plantas,minha maior dificuldade é pensar em plantas +layout = harmonia.
    Obs
    Voce já esperimentou tempura de Shisô ou picles ?

    1.  

      Sergio eu fico muito feliz de saber que o blog te inspirou : ). No post Projeto Horta na Varanda eu mostro minha varanda completa, mas, apesar dos vasos não mudarem muito de lugar por falta de espaço rs, as plantas mudam muito. De qualquer forma eu levei anos para chegar em um layout que eu realmente achasse que estava ideal em termos de material usado nos vasos, cores, tamanho dos vasos, etc. Ainda quero fazer modificações na minha varanda, mas o posicionamento dos vasos não deve mudar muito. Recomendo muita pesquisa de imagens no google para ter boas idéias e pensar sempre em como aproveitar o máximo do espaço, inclusive vertical com treliças e vasos suspensos.
      Nunca experimentei o tempura de shisô, mas o chá e o suco são muito bons. Gosto especialmente de shiso batido com maçã ou abacaxi, fica delicioso.
      Abraços Floridos

  4.  

    Plantei sementes de rabanete, nasceram todas, varias. Agora minha horta só da rabanete! Haha
    Mas estou vendo o que mais dou conta de plantar, que delicia que é fazer Horta, mesmo que seja mini.

    1.  

      Rabanetes realmente são uma benção, rs. Você pode consumir inclusive as folhas em saladas. Recomendo como erva shiso, que você planta uma vez e não se vê livre nunca mais porque nascem sozinhos por todo lado, rs. Entre as hortaliças recomendo a couve se você tiver espaço.
      Abraços Floridos

    1.  

      Cátia isso varia para cada região, por isso prefiro não mencionar. Futuramente, em outro post, pretendo fazer a tabela por região. : )
      Abraços Floridos

      1.  

        Existe cultivares com variedades de verão é inverno, importante e saber a variedade que suporta a época do ano e se divertir com a hortinha.

      2.  

        Você tem razão Adolfo, realmente há essa diferença, na hora de plantar deve-se pesquisar para saber qual a variedade mais indicada para cada época do ano. : )
        Abraços Floridos

  5.  

    Parabéns pelo site. Me perco pelas pesquisas no Google e sempre acabo nele, sempre encontrando as informações do jeito que gosto. Já estou usando várias dicas, me animei porque agora com suas dicas minhas sementes estão geminando.

  6.  

    Adorei o seu blog. Estou começando com doações de mudinhas de plantas. Tenho um pequeno quintal, e qdo surgia muitas plantinhas, transplantava para latinhas de cerveja e oferecia aos vizinhos. Já plantei tomates, através das sementes das próprias frutas. e fiquei entusiasmada. Encontrei seu blog, em busca de informações de como cuidar do agrião, e fiquei encantada. Vou sempre consultar sua página, bem explicativa. Parabéns!

  7.  

    Boa tarde, amei seu blog, sempre gostei de plantas , e até tentei plantar algumas vezes em minha casa mas nunca deu certo, sempre morriam. Mas, depois que comecei a ler seu blog, tomei gosto novamente. E, agora, já estou com vários tipos aqui no meu quintal, e até comprei alguns tipos de sementes, só nao sei se vao viver, mas continuo tentando. Gostaria de saber como planto alho num vazinho com aqueles que compramos em um supermercado? coloco um dente de alho na agua ou na terra? precisa cortar?

    1.  

      Darley tem um post no blog chamado “Como Plantar Alho” e com certeza vai te ajudar, mas adianto que você pode plantar tanto na terra quanto deixar na água. Fico feliz de saber que o blog te inspirou a plantar novamente : )
      Abraços Floridos

  8.  

    olá gostei muito do seu Blog parabens pelas otimas dicas,estou como problemas com agrião,rucula e couve geralmente essa epoca do ano da muita largatas e pugoes,ja tentei o repelente de fumo, e nao deu certo,será que se eu usar o enxofre resolve? obrigado desde já!!!

    1.  

      Jorge o enxofre eu indico para ácaros, para pulgões não. Vejo o post “Combo Super Top Plus Defensivos”, nele tem uma receita que uso muito e ajuda demais com as pragas que tenho por aqui, especialmente cochonilhas. Só sugiro tirar o fumo se for usar a receita nos tomateiros.
      Abraços Floridos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!